31 de jan. de 2020

NORDESTE BRASILEIRO TEM A PRIMEIRA SUSPEITA DE INFECÇÃO POR CORONAVÍRUS



O nordeste brasileiro registrou nos últimos dias a primeira suspeita de infecção por coronavírus. A suspeita é um caso no Ceará e, ainda que esteja sendo investigado, suscita a importância de todos entenderem melhor a ocorrência que rapidamente se espalha por todo o mundo. O novo vírus já infectou mais de 8 mil pessoas, matou mais de 200 pessoas na China e chegou a outros 19 países. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, há nove casos de suspeita da doença sendo acompanhados.
Nesta quinta-feira, também foram atualizadas pelo Ministério da Saúde as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil. Até o momento, os nove casos se enquadraram na definição de “caso suspeito” para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório. Os pacientes com suspeita viajaram para a área de transmissão local, na China, nos últimos 14 dias e, por isso, são acompanhados.
Nesta última quinta-feira (30), a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou emergência global por conta do novo coronavírus. A decisão foi tomada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, após uma reunião em Genebra, entre especialistas e os governos dos países afetados.
No Maranhão, ainda não há suspeita de casos de infecção, mas conhecer sobre o vírus e adotar atitudes de prevenção pode ajudar. “Lavar bem as mãos, cobrir o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres e copos, evitar ficar muito próximo de pessoas que são suspeitas de apresentar a doença e evitar aglomerações e ambientes fechados”, previne a biomédica e professora do curso de Biomedicina da Facimp Wyden, Caroline Gonçalves.
Coronavírus
O coronavírus é um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Os estudos sobre a transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo pelo ar ou pelo contato pessoal.
O nome vem dos picos de sua membrana que lembram uma coroa e seus principais sintomas são a tosse, a febre e a dificuldade de respirar.

30 de jan. de 2020

CARNAVAL A GENTE FAZ 2020 REÚNE ATRAÇÕES LOCAIS E NACIONAIS



A Prefeitura de Imperatriz confirmou as principais bandas que irão fazer a animação dos foliões durante os quatro dias do carnaval. A festa, que já é tradição na cidade, realizada pela Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, acontecerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro. Seguindo o itinerante já pré-estabelecido, a concentração inicial será na Praça da Cultura, com a jardineira e os blocos da cidade, e os shows ocorrem na concha acústica da Avenida Beira Rio.
O presidente da Fundação Cultural, José Carneiro Buzuca, relata que "a programação foi montada pensando na diversidade de estilos musicais para agradar o público imperatrizense e os visitantes de outras cidades. Além de realizarmos uma grande festa, também estamos impulsionando a economia local. Com a cidade se consolidando como polo turístico, muitos foliões virão de fora, movimentando hotéis e pousadas".
Além de bandas locais, ainda a serem confirmadas pela organização, os brincantes do Carnaval A Gente Faz 2020, também contarão com os shows da banda de axé Chiclete Com Banana, com grandes sucessos carnavalescos. Da dupla Humberto e Ronaldo, com repertório sertanejo. A cantora Gilmelândia, autora do sucesso "Bate Lata". E do cantor Wallas Arrais, com o ritmo forró eletrônico.
Buzuca destaca ainda que a festa não irá parar por aí, "além de garantir a programação do carnaval, a Prefeitura, em parceria com outros órgãos, também organiza toda a logística para que nossos foliões possam aproveitar a comemoração com conforto e segurança. Teremos iluminação adequada, equipamentos de som de qualidade, banheiros químicos e policiamento durante todos os dias do evento".
Prefeitura de Imperatriz

29 de jan. de 2020

Bahia vence o Imperatriz na 2ª rodada da Copa do Nordeste

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

No "duelo de aço" desta terça-feira, o Tricolor de Aço levou a melhor diante do Imperatriz, que também leva uma alcunha semelhante: Cavalo de Aço. O Bahia já demonstrava qual seria o enredo da partida, mesmo com um jogador a mais desde os 11 do primeiro tempo. Coletividade atrelado com intensidade fizeram o time baiano triunfar diante dos maranhenses, no Estádio Pituaçu.
Com boa atuação, faltou ao Bahia calibrar mais a pontaria. Teve de tudo, bola na trave, de raspão, gol anulado. O placar também só não foi maior graças a uma boa performance do goleiro cavalino Rafael Pascoal, que inúmeras vezes salvou o Imperatriz de tomar uma goleada. Os gols da partida foram marcados por Gilberto aos nove do primeiro tempo e Élber aos oito do segundo tempo.
Os gols
O primeiro gol saiu logo no início do primeiro tempo, em ótima trama do ataque tricolor. Gilberto tabelou com Flávio, que enfiou uma bola rasgando a defesa na direção de Juninho Capixaba. O lateral-esquerdo invadiu a área e viu Gilberto, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes. O segundo também saiu nos primeiro 10 minutos de jogo. Élber fez grande jogada individual, passa por dois marcadores, invadiu a área, chutou e correu para o abraço
Globoesporte.com