26 de jun. de 2026

Tarifa Social de Energia Elétrica: mais de 325 mil maranhenses precisam atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz

 



A Equatorial Maranhão reforça o alerta para que os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No Maranhão, mais de 325 mil famílias correm o risco de perder o desconto na conta de energia por ainda não terem realizado a atualização cadastral exigida pelo programa.

Atualmente, mais de 1,1 milhão de consumidores maranhenses são contemplados pela Tarifa Social, que concede descontos na conta de energia elétrica para consumidores inscritos no CadÚnico, com renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo, além de famílias indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para ter direito ao benefício, o titular informado no cadastro da Tarifa Social deve pertencer ao mesmo grupo familiar vinculado ao Código Familiar do CadÚnico, e o município de origem do Número de Identificação Social (NIS) deve ser o mesmo do local de residência do cliente.

Para continuar recebendo o desconto, é fundamental manter os dados atualizados junto ao CadÚnico. Informações desatualizadas podem impedir a comprovação dos critérios exigidos pelo programa, resultando na perda do benefício. A Distribuidora alerta que a revisão cadastral deve ser realizada sempre que houver mudanças na composição familiar, endereço, renda ou a cada dois anos, conforme as regras do programa.


Mais de 400 mil famílias ainda podem aderir ao benefício

Além dos consumidores que precisam atualizar seus dados, o Maranhão possui um número expressivo de famílias aptas a receber a Tarifa Social, mas que ainda não estão cadastradas no programa. De acordo com o levantamento, mais de 400 mil famílias maranhenses têm perfil para receber o benefício, porém ainda não realizaram o cadastro necessário.

O cenário reforça a importância da atualização cadastral e da busca ativa por parte dos consumidores, ampliando o acesso ao programa e garantindo que mais famílias tenham acesso ao desconto na conta de energia elétrica.


Como atualizar ou solicitar o benefício

A Equatorial Maranhão reforça que os consumidores devem acompanhar sua situação cadastral e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os postos de atendimento do Cadastro Único sempre que houver necessidade de atualização.

Após a regularização dos dados no CadÚnico, o cadastro na Tarifa Social pode ser solicitado de forma simples e rápida pelos canais da Distribuidora:


WhatsApp da Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão: (98) 2055-0116;

Site da Equatorial Energia;

Agências de atendimento da Distribuidora.


Para o cadastro, é necessário ter em mãos CPF, Número de Identificação Social (NIS) ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além do número da unidade consumidora presente na conta de energia. Também é importante verificar se o NIS está vinculado ao mesmo município onde está localizada a unidade consumidora e se o beneficiário informado pertence ao mesmo grupo familiar registrado no CadÚnico.

A atualização cadastral é um procedimento simples, mas essencial para garantir a manutenção da Tarifa Social e o acesso a outros programas sociais vinculados ao Cadastro Único.

IDOMED abre inscrições para bolsas integrais de Medicina em cidades contempladas pelo Programa Mais Médicos

 



O IDOMED está com inscrições abertas até o dia 02 de julho para processos seletivos de bolsas integrais no curso de Medicina em instituições participantes do Programa Mais Médicos. As oportunidades são destinadas a estudantes que atendam aos critérios socioeconômicos e de vínculo territorial definidos em edital, reforçando o compromisso da instituição com a democratização do acesso ao ensino médico e a formação de profissionais preparados para atuar nas necessidades de saúde da população brasileira.

As bolsas são ofertadas em unidades localizadas em municípios contemplados pelo programa federal, entre eles Açailândia (MA), Castanhal (PA), Iguatu (CE) e Quixadá (CE). Ao todo, os processos seletivos disponibilizam vagas integrais destinadas prioritariamente a moradores das próprias cidades, promovendo oportunidades para talentos locais e contribuindo para a fixação de futuros médicos em regiões estratégicas para a assistência à saúde.

Além das vagas de ampla concorrência, parte das bolsas é destinada ao Programa Mediversidade, iniciativa do Instituto Yduqs e do IDOMED voltada à ampliação da diversidade na formação médica. As vagas reservadas são destinadas a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e quilombolas que atendam integralmente aos critérios previstos em edital. Em Castanhal, por exemplo, das três bolsas integrais oferecidas, duas são reservadas para o programa.

Os candidatos serão selecionados com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podendo utilizar resultados das edições realizadas entre 2020 e 2025. Para participar, é necessário obter pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das provas objetivas e nota igual ou superior a 300 pontos na redação. A classificação será definida pela maior média aritmética das cinco áreas avaliadas no exame.

Entre os critérios obrigatórios para concorrer às bolsas integrais estão: ter nascido e residir no município contemplado pelo edital, não possuir diploma de curso superior, apresentar renda familiar mensal per capita de até um salário-mínimo e meio e ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Mais informações sobre o edital podem ser conferidas em: https://econrio.com.br/index.php/course/processo-seletivo-medicina-bolsistas-idomed-2026-2/

As vagas para bolsistas do Edital do Mais Médicos nos possibilitam proporcionar a chance de realizar o sonho de muitos jovens de cursar Medicina, mas que muitas vezes é impossibilitado pela condição socioeconômica em que eles estão inseridos. Além disso, é uma estratégia eficaz para contribuir com a fixação de médicos nas regiões onde mais se precisa. Quando um estudante se forma próximo à sua comunidade de origem, há uma chance significativamente maior de que ele permaneça atuando nessa localidade, fortalecendo o sistema de saúde local”, destacou Silvio Pessanha, CEO do IDOMED.

Sobre o IDOMED

Com mais de 27 anos de tradição, o Instituto de Educação Médica – IDOMED é um grupo que reúne 18 escolas de medicina e conta com mais de 11 mil alunos distribuídos em várias regiões do Brasil. A instituição é reconhecida por sua excelência no ensino médico, com foco em práticas educacionais avançadas, infraestrutura de ponta e uma forte conexão com o mercado de trabalho. Além de cursos de graduação, o grupo oferece pós-graduação, especializações e programas de atualização, sendo um dos líderes em inovação tecnológica na educação médica no país.

19 de jun. de 2026

Procon Municipal disponibiliza canal para denúncias sobre transporte por aplicativo em Imperatriz

 



A Prefeitura de Imperatriz, por meio do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Cidadão (Procon Municipal), disponibilizou um canal exclusivo para recebimento de denúncias relacionadas aos serviços de transporte por aplicativo. O atendimento tem como objetivo receber relatos de consumidores sobre possíveis irregularidades durante a contratação de corridas.

A coordenadora do Procon Municipal, Socorro Lima, explica que a criação do canal aconteceu após o aumento no número de reclamações registradas pelo órgão envolvendo cobranças acima dos valores inicialmente apresentados nas plataformas. “Criamos esse canal porque o PROCON passou a receber inúmeras reclamações de consumidores que contratavam uma corrida por um valor e, posteriormente, eram pressionados a pagar mais. Nosso objetivo é reunir essas denúncias, identificar possíveis abusos e garantir que o preço aceito pelo consumidor seja respeitado”.

Por meio do novo canal, os usuários podem encaminhar informações sobre a corrida, como comprovantes de pagamento, capturas de tela e demais registros que auxiliem na análise do caso. Após o recebimento da denúncia, os dados enviados passam por avaliação técnica. A análise considera as informações apresentadas pelo consumidor e a legislação de proteção e defesa do consumidor. “Além disso, observamos se existem reclamações semelhantes para identificar padrões de irregularidades e adotar as medidas administrativas cabíveis”, detalha a coordenadora.

Os usuários de transporte por aplicativo possuem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), entre eles o acesso à informação clara sobre o serviço contratado, o cumprimento da oferta apresentada na plataforma e a proteção contra cobranças indevidas. “Se o preço foi informado e aceito na plataforma, ele deve ser respeitado, salvo alterações realizadas dentro das regras do próprio aplicativo. O Código de Defesa do Consumidor ensina que aquilo que foi ofertado ao consumidor deve ser cumprido com transparência, respeito e lealdade”, afirma Socorro Lima.

Como orientação aos usuários, o Procon recomenda que toda contratação e pagamento sejam realizados pelos canais oficiais dos aplicativos, evitando negociações paralelas ou cobranças sem registro na plataforma. “Nossa orientação é que o consumidor sempre realize a contratação e o pagamento da corrida pelos canais oficiais da plataforma, guarde os comprovantes e prints da viagem e nunca aceite cobranças extras sem o devido registro no aplicativo”.

Como denunciar

Os consumidores que identificarem possíveis irregularidades em serviços de transporte por aplicativo podem encaminhar denúncias pelo WhatsApp do Procon Municipal: (99) 99131-0111. Para facilitar a análise, o órgão orienta que sejam enviados prints da corrida, comprovantes de pagamento, informações sobre o trajeto, registros de conversas, quando houver, e outros documentos que ajudem a comprovar a situação relatada.

Muito além das figurinhas: álbum da Copa fortalece laços entre gerações e promove desenvolvimento infantil

 



Ruas pintadas, bandeiras estendidas e decorações por toda parte em verde e amarelo: esses são só alguns exemplos de tradições resgatadas de quatro em quatro anos com a chegada da Copa do Mundo. Outra tradição que nunca perde força durante o principal torneio de futebol do planeta são os álbuns de figurinhas: o álbum da Copa foi a publicação mais vendida do Brasil em maio de 2026, com 125.708 exemplares da versão brochura vendidos apenas naquele mês, segundo levantamento do mercado editorial.

Entre 30 de abril e 27 de maio, aplicativos e empresas relacionados à venda de figurinhas relatam movimentação financeira de mais de R$ 45 milhões, entre vendas e entregas de álbuns e pacotinhos. A demanda está tão alta que diversos países registraram falta de pacotinhos e necessidade de reposição emergencial, com a própria Panini admitindo que a procura superou as expectativas. Vale lembrar que, com 980 figurinhas comuns e 68 especiais, o álbum atual é o maior da história das Copas, representando um crescimento de 46% em relação ao torneio de 2022. 

OS BENEFÍCIOS

Além da diversão que é colecionar, trocar figurinhas e preencher os espaços em branco no álbum, um dos principais pontos positivos do álbum da Copa é a sua capacidade de unir gerações. É o caso, por exemplo de José Orlean Borges e seu filho, Heitor Borges, de 8 anos, que hoje colecionam as figurinhas do álbum da Copa do Mundo de 2026.

José Orlean explica que o futebol faz parte de sua vida desde a infância, seja na prática esportiva ou acompanhando tudo o que envolve o esporte. Ele também compartilha que sente um enorme prazer em abrir cada pacote e colar cada figurinha ao lado do filho, já que essa era uma atividade que realizava anos atrás e que, há algum tempo, se transformou em um programa de pai e filho.

“Fico muito feliz em ter esse momento junto ao Heitor. Ficamos muito animados, principalmente na expectativa de tirar figurinhas de ídolos mundiais do futebol, como Messi e Cristiano Ronaldo. É um prazer e um privilégio imenso poder compartilhar isso com meu filho”, completa, emocionado.

O coordenador do curso de Psicologia do UniFacimp Wyden, Judson Alves, comenta que, em uma época dominada por telas, redes sociais e interações digitais, um objeto simples e carregado de nostalgia, como o álbum de figurinhas, acaba promovendo algo essencial: a conexão humana. 

“Diferentemente de atividades individuais, ele cria uma necessidade real de interação. Você não completa um álbum sozinho; precisa do outro. Precisa conversar, trocar e negociar. E é nesse processo que acontecem coisas muito interessantes sob a ótica do desenvolvimento psicológico, como o diálogo direto, o amadurecimento social, a leitura de expressões e até a tolerância à frustração”, acrescenta o especialista.

Além do aspecto social, os álbuns da Copa também podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes, especialmente entre crianças. O ato de organizar as figurinhas, localizar números, identificar seleções e acompanhar o progresso do preenchimento estimula competências como atenção, memória, raciocínio lógico, percepção visual e organização. Para os menores, a atividade ainda pode reforçar conteúdos matemáticos, como contagem, sequências numéricas e noções de probabilidade.

Outro benefício pedagógico está relacionado à ampliação do repertório cultural e geográfico. Ao conhecer diferentes países, bandeiras, idiomas, uniformes e símbolos nacionais, crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre geografia, diversidade cultural e até história do esporte. Em contextos escolares, o álbum pode inclusive servir como ponto de partida para atividades interdisciplinares envolvendo Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa e Educação Física.

Judson também destaca a importância da participação dos pais, como no caso de José Orlean e Heitor, que estão sempre próximos durante a atividade. Segundo ele, a proximidade de pais e filhos pode inclusive garantir que as trocas e negociações sejam justas. 

“Podem existir trocas injustas, exclusões ou até competitividade excessiva. Por isso, o papel dos adultos, como os pais, responsáveis e professores, por exemplo, é fundamental para mediar essas experiências e garantir que elas sejam saudáveis”, finaliza o coordenador do curso de Psicologia do UniFacimp Wyden.

SAIBA MAIS

Os álbuns de figurinhas da Copa do Mundo são produzidos no Brasil desde 1950. Na época, eram distribuídos pela Fábrica de Balas A Americana, conhecida pelas "Balas Futebol".

De forma oficial e licenciada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), a primeira coleção foi lançada na Copa do Mundo de 1970, realizada no México, e produzida pela editora italiana Panini, que mantém os direitos até hoje.

12 de jun. de 2026

Equatorial Maranhão apoia a cultura popular e patrocina a 16ª edição do Arraiá da Mira em Imperatriz

 



Reforçando seu compromisso com a valorização e o fortalecimento da cultura popular maranhense, a Equatorial Maranhão é, mais uma vez, patrocinadora oficial do Arraiá da Mira, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Considerado o maior festival de quadrilhas juninas do estado e reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão, o evento será realizado entre os dias 12 e 14 de junho, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz, reunindo tradição, arte e manifestações culturais que marcam o período junino maranhense.

Promovido pelo Grupo Mirante, o festival terá três dias de programação e reunirá 20 grupos juninos de diversas cidades maranhenses. A quadrilha vencedora representará o Maranhão no Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, em Recife (PE). Além das apresentações culturais, o público poderá aproveitar barracas de comidas típicas, shows de artistas locais e regionais, espaços infantis e áreas interativas com os patrocinadores.

A programação começa a partir das 18h. Na sexta-feira, dia 12, os visitantes poderão participar de atividades especiais em alusão ao Dia dos Namorados. Já no segundo dia do evento, haverá a transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, em partida contra o Marrocos, às 19h. O encerramento, no domingo (14), contará com as apresentações finais e a divulgação da campeã da 16ª edição do Arraiá da Mira.

Entre as quadrilhas juninas confirmadas para se apresentar no festival estão Flor de Mandacaru e Matutos do Rei, de Açailândia, além da atual campeã do evento, a Arrasta Pé, de Imperatriz.

São João – Essa energia tá na pele

A Equatorial Maranhão estará com um estande temático intitulado "São João – Essa energia tá na pele", pensado especialmente para receber o público nos três dias de festa. O espaço contará com ações interativas, distribuição de brindes e orientações sobre segurança e eficiência energética.

Além disso, o estande terá uma área dedicada ao Projeto Estação Futuro, com a unidade móvel e o espaço inflável da iniciativa. A ação promove a conscientização sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, incentivando práticas sustentáveis e a preservação ambiental por meio de atividades educativas e interativas. Durante a programação, os visitantes poderão conhecer mais sobre o projeto e participar de experiências que estimulam a reflexão sobre o consumo consciente de energia e a responsabilidade socioambiental.

Dentro da unidade móvel, terá:

·  Totem interativo com tela touchscreen com jogos educativos sobre segurança e eficiência energética;

·    Pilha Humana: experiência que utiliza a condutividade do corpo humano para mostrar, na prática, como a corrente elétrica percorre um circuito fechado;

·   Comparador de Lâmpadas: equipamento educativo que permite analisar e comparar diferentes tipos de lâmpadas por meio da medição de dois importantes indicadores: potência (Watts - W) e fluxo luminoso (Lumens - lm);

·    Teste de Nervos: circuito metálico com percurso sinuoso em que o participante precisa conduzir um anel sem encostar nas laterais, testando coordenação e concentração;

·  Globo de Plasma: equipamento didático utilizado para demonstração prática dos princípios da eletricidade;

·   Piezoelétrico: Equipamento didático utilizado para demonstrar o efeito piezoelétrico, fenômeno pelo qual determinados materiais geram energia elétrica quando submetidos à pressão mecânica.

·    Mini Usina Fotovoltaica: Equipamento didático utilizado para demonstrar a geração de energia elétrica por meio da conversão da radiação solar em eletricidade.

A proposta é proporcionar uma experiência que una entretenimento e aprendizado, permitindo que crianças, jovens e adultos conheçam, de forma prática e interativa, conceitos relacionados à energia elétrica, segurança e eficiência energética. Por meio das atividades do Projeto Estação Futuro, o público poderá participar de experimentos, jogos educativos e vivências que reforçam a importância do consumo consciente e de atitudes sustentáveis no dia a dia.

Para a Analista de Projetos de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins, a participação do Projeto Estação Futuro no Arraiá da Mira é uma oportunidade de aproximar o tema da eficiência energética da população de forma leve e interativa. "O Estação Futuro foi criado para despertar a conscientização sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. Estar presente em um evento tão importante para a cultura maranhense nos permite ampliar esse diálogo com a comunidade, levando conhecimento sobre sustentabilidade, consumo consciente e segurança com a energia. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora aos visitantes, mostrando que pequenas atitudes no dia a dia podem contribuir para um futuro mais sustentável", destaca.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Intercâmbio Nacional da Wyden promove vivência acadêmica, cultural e profissional para estudantes de diferentes regiões do Brasil

 



Estudantes de diversas instituições da Wyden participaram de mais uma edição do Intercâmbio Nacional, iniciativa que promove a integração entre universitários de diferentes regiões do país por meio de experiências acadêmicas, culturais e práticas. O programa reforça a importância da mobilidade estudantil como ferramenta de desenvolvimento pessoal, profissional e social.


Nesta edição, os participantes se reuniram em Manaus, onde vivenciaram uma programação que combina atividades acadêmicas, aulas teóricas e práticas, visitas institucionais e experiências imersivas na cultura amazônica. A agenda incluiu visitas ao campus do Centro Universitário Martha Falcão Wyden, ao Museu da Amazônia, ao Centro Histórico de Manaus, ao Teatro Amazonas e ao tradicional encontro das águas, um dos principais cartões-postais da região.


Mais do que uma troca de conhecimentos, o intercâmbio proporciona aos estudantes a oportunidade de ampliar a visão de mundo, fortalecer o networking e desenvolver competências valorizadas pelo mercado de trabalho, como comunicação, capacidade de adaptação, trabalho em equipe e inteligência cultural.


“Essa foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Sempre acreditei no poder transformador da educação e, durante essa vivência, tive a oportunidade de fortalecer ainda mais essa convicção. Além de conhecer uma cultura rica e vivenciar momentos únicos, fomos recebidos com muito acolhimento e carinho, o que tornou tudo ainda mais especial. Uma das frases que mais me marcou durante a experiência foi ‘vou estudar para ser gente’, porque ela traduz a importância da educação não apenas para a formação profissional, mas também para a formação humana. Aprendi que cada pessoa que cruza o nosso caminho deixa uma marca e contribui para a nossa trajetória. Levo comigo amizades, conexões, aprendizados e experiências que certamente farão diferença na minha vida pessoal e profissional. Volto para casa com um profundo sentimento de gratidão e com a certeza de que essa vivência permanecerá comigo para sempre”, destaca Jhéssica Sousa Lima, estudante de Psicologia do UniFacimp Wyden em Imperatriz, Maranhão.


Para os participantes, o Intercâmbio Nacional representa uma oportunidade única de vivenciar novas perspectivas, ampliar repertórios e fortalecer a formação universitária. Ao reunir estudantes de diferentes estados em uma experiência de imersão, a iniciativa reforça o compromisso da Wyden com uma educação conectada às transformações do mundo contemporâneo e às demandas de uma sociedade cada vez mais diversa e globalizada. 

5 de jun. de 2026

Empreende Mulher abre 60 vagas para produção do bolo de Imperatriz e capacitação em confeitaria

 



A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade (SEAC) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o Senac, abre nos dias 8 e 9 de junho as inscrições para o projeto Empreende Mulher: Bolo da Cidade. A iniciativa disponibiliza 60 vagas para mulheres de Imperatriz que desejam participar da confecção do bolo comemorativo dos 174 anos do município e receber capacitação em confeitaria e empreendedorismo.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na Prefeitura de Imperatriz, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 201, Centro, das 8h às 12h. Para participar, é necessário apresentar cópias do RG ou documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e comprovação de inscrição no CadÚnico.

O projeto oferece formação em confeitaria artística e básica, além de conteúdos voltados à gestão de negócios, precificação, marketing e organização financeira. O resultado com a lista das selecionadas será divulgado no dia 15 de junho.

A secretária municipal de Adequação e Conformidade, Rosyvânia Mendes, destaca que a proposta busca oferecer qualificação para que as participantes iniciem suas atividades na área. “O projeto Empreende Mulher tem uma característica muito importante de romper barreiras significativas que essas mulheres enfrentam ao optar pelo empreendedorismo, como a falta de recursos para investir no próprio negócio. As participantes recebem um kit de insumos, instrumentos e equipamentos necessários para começar a atividade, além de todo o conhecimento técnico adquirido durante a formação”.

As aulas terão início em 22 de junho, com uma aula inaugural. As oficinas da Turma A serão realizadas de 23 a 25 de junho. Já as Turmas B e C participarão das atividades entre os dias 30 de junho e 2 de julho. Ao final do curso, as participantes receberão um kit com utensílios e equipamentos para auxiliar no início das atividades na área da confeitaria.

Depois da edição do ano passado, diversas participantes passaram a desenvolver atividades econômicas na área da confeitaria e em segmentos relacionados, como produção de ovos de Páscoa, trufas e alimentos saudáveis. “Grande parte dessas mulheres empreende atualmente e possui negócios ativos na área da confeitaria. Outras também passaram a atuar em segmentos que conheceram por meio das capacitações. A maioria das mulheres que passa pelo Empreende Mulher acaba iniciando um novo negócio”, afirma Rosyvânia Mendes.

A empreendedora Celma Rodrigues Silva participou da edição de 2025. Atualmente, ela trabalha com produção e venda de bolos e afirma que a capacitação representou uma mudança em sua trajetória profissional. “Foi um divisor de águas na minha vida. Hoje eu empreendo, trabalho com bolos em fatias e coloco em prática tudo o que aprendi no curso. Foi uma experiência muito gratificante e que abriu portas para mim. O curso ajuda muito nós mulheres a empreender. Você amplia sua visão e passa a enxergar oportunidades que antes nem imaginava. Mostra que somos capazes e que também temos espaço no empreendedorismo. As mulheres não vão se arrepender de participar, porque é uma oportunidade de aprendizado e crescimento”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Alfredo Wagner, explica que o projeto é direcionado principalmente a mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Ele busca capacitar mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e mães solo, oferecendo conhecimento técnico e uma experiência prática por meio da produção do Bolo da Cidade. É uma oportunidade para que elas desenvolvam habilidades e possam gerar renda a partir do próprio trabalho”.

Após a conclusão do curso, as participantes também podem receber acompanhamento técnico da SEDEC, por meio de orientações voltadas ao desenvolvimento dos negócios iniciados a partir da capacitação.

Para participar da seleção, as candidatas devem residir em Imperatriz, possuir inscrição ativa no CadÚnico, ter disponibilidade para participar de todas as atividades do curso, incluindo a produção do Bolo da Cidade e não ter participado de nenhuma ação anterior do projeto Empreende Mulher. O processo seletivo dará preferência a mães solo ou principais provedoras do lar, mulheres em situação de vulnerabilidade social e desemprego e candidatas que ainda não atuem profissionalmente na área ou que não possuam atividade consolidada na confeitaria.

O regulamento completo do projeto está disponível na aba "Comunicados" do site oficial da Prefeitura de Imperatriz.

É verdade que chorar pode fazer bem? O que dizem os especialistas

 



Você já passou por aquele momento de aperto em que o choro é inevitável e um familiar ou amigo aconselhou você a deixar as lágrimas caírem? Para muitas pessoas, descarregar as emoções por meio do choro é uma forma de lidar melhor com determinadas situações e aliviar os sentimentos de forma mais imediata. Mas, do ponto de vista científico, isso realmente faz sentido? O que a ciência diz sobre isso?


A psicóloga e professora de Medicina do IDOMED São Luís, Maria Oneide Dominici, explica que o choro é uma forma natural de expressão emocional e de regulação do estresse. O choro emocional costuma ocorrer em situações de tristeza, frustração, alegria intensa, alívio ou comoção. Durante esse processo, o organismo ativa mecanismos que podem ajudar a reduzir a ensão emocional e favorecer uma sensação posterior de bem-estar. Ou seja: em vez de sinal de fraqueza, o choro pode na verdade fortalecer e promover leveza.


A docente explica que o choro traz conforto e alívio devido a diversas mudanças químicas e hormonais que ocorrem no organismo enquanto as lágrimas escorrem pelo rosto. O corpo libera hormônios associados ao bem-estar, como endorfinas e ocitocina, ao mesmo tempo em que reduz o cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Durante o choro, também são eliminadas substâncias relacionadas à tensão emocional. O ato de chorar também ajuda no controle da pressão arterial, contribuindo para restaurar o equilíbrio físico e emocional. 


“Muitas pessoas relatam sensação de alívio porque o choro funciona justamente como uma ‘válvula de escape’ emocional. Além disso, quando a pessoa recebe apoio, compreensão ou conforto nesse momento, os benefícios tendem a ser maiores”, completa Maria Oneide.


E prender o choro?

Já o oposto disso, ou seja, reprimir o choro, pode trazer impactos importantes para a saúde mental e até física. Com base em estudos sobre o tema, a professora do IDOMED São Luís pontua que negar ou bloquear constantemente as próprias emoções costuma ser menos saudável do que reconhecê-las e expressá-las de forma adequada. 


“Alguns impactos importantes da repressão emocional incluem o aumento do estresse e da ansiedade, mais dificuldade para lidar com as emoções, acúmulo emocional com possíveis explosões posteriores, prejuízos nos relacionamentos, sobrecarga psicológica e até sintomas físicos”, enumera a especialista.


Chorar pode aliviar um estado de sofrimento emocional. A professora, no entanto, aproveita para fazer um alerta final. Por mais que a prática alivie, quando o choro é muito frequente, intenso ou prolongado, ou quando vem acompanhado de sintomas que comprometem a funcionalidade diária da pessoa, ele pode indicar um sofrimento psicológico. “Pode ser sinônimo de condições como depressão, ansiedade ou um processo de luto complicado, merecendo avaliação profissional”, conclui.