30 de abr. de 2020

EXPOIMP 2020 É ADIADA PARA OUTUBRO



Na última quarta-feira (29/04), através de comunicado oficial, o Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) informa que a 52° edição da Expoimp, que estava marcada para acontecer entre os dias 4 e 12 de julho, foi adiada para 10 a 18 de outubro. O adiamento se deve à pandemia causada pelo coronavírus, que até o momento infectou 132 pessoas em Imperatriz e causou 6 óbitos.
A medida foi tomada com o objetivo de evitar aglomerações no momento atual, como uma forma de prezar pelo bem estar dos imperatrizenses e de respeitar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já declarou a pandemia como um risco humanitário, além de também considerar os decretos municipais e estaduais que recomendam a suspensão de atividades que provoquem uma grande movimentação de pessoas.
Até outubro, a diretoria do sindicato acredita que o momento crítico vivido hoje já vai ter passado e que as atividades tenham voltado à normalidade, sendo assim possível oferecer um grande evento aos imperatrizenses. A programação prevista para ser realizada em julho vai ser mantida para o mês de outubro.
Sobre a feira – A Exposição Agropecuária de Imperatriz é um evento anual que se tornou patrimônio cultural na região. Ela já é realizada há mais de 50 anos e tem uma programação diversificada que inclui palestras, cavalgada, rodeio, leilões, shows, comercialização de animais, negócios, julgamento de raças e torneio leiteiro, sendo responsável por movimentar a economia da cidade e proporcionar dias de conhecimento e lazer para as famílias.
Assessoria de Imprensa do Sinrural

29 de abr. de 2020

1.815 TESTES RÁPIDOS SÃO ADQUIRIDOS PELA PREFEITURA




A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, adquiriu um total de 1.815 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19, destes 1 mil foram adquiridos com recursos do Fundo e 815 uma doação em parceria com a Justiça Federal, depositados no Fundo Municipal de Saúde no valor de 106.257, 63 (cento e seis mil, duzentos e cinquenta e sete reais e sessenta e três centavos).
Os profissionais da linha de frente do atendimento à população serão os primeiros a serem testados. Objetivo é garantir cuidados médicos e de segurança, para que recebam o diagnóstico e tenham a oportunidade de retornar, de forma segura, às suas atividades, consideradas essenciais. Profissionais que testarem positivo serão afastados do serviço para recuperação. Serão testados também, idosos acimas de 60 anos com alguma morbidade e pessoas com quadro respiratório grave, poderão ser testadas se apresentarem histórico dos sintomas por mais de oito dias.  
A secretária Mariana Jales, adiantou “que além destes 1.815 testes adquiridos, já realizou novo pedido para a aquisição de mais testes rápidos, com previsão de chegada até a segunda semana do mês de maio. Os testes serão distribuídos para a Upa São José, Hospital Municipal de Imperatriz e o Hospital Municipal de Campanha Covid-19. 
Para aquisição do valor junto à Justiça Federal, a Procuradoria Geral do Município, contatou órgãos do judiciário. Para Alessandra Belfort Braga, da PGM, os testes rápidos servirão como um termômetro da cidade, para o direcionamento das ações. “Para combatermos o vírus, precisamos do raio-X da cidade, saber quantas pessoas estão infectadas, se os números aumentaram, diminuíram ou estão estabilizados e a quantidade de óbitos, para direcionarmos nossas ações na saúde, tanto no sentido da prevenção ou repressão”, enfatiza.
Os testes rápidos são de extrema relevância para o município, pois a partir da análise dos dados de contaminação a Prefeitura saberá se os números diminuírem ou estabilizaram e assim terá condições de estudar a possibilidade de flexibilização ou não do comércio.
Prefeitura de Imperatriz

SAIBA COMO EVITAR ACIDENTES COM ENERGIA SEGUINDO AS DICAS DA EQUATORIAL MARANHÃO


Energia é um item indispensável na vida de todos, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, também é importante seguir algumas dicas da Equatorial Maranhão sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.
Durante o período de isolamento, é preciso redobrar a atenção sobre os cuidados de segurança com energia e manter-se alerta. É importante que o cliente não faça improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados para ligar algum equipamento. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas na instalação que precisam ser corrigidos imediatamente. A instalação elétrica da residência deve ser adequada à carga dos equipamentos que serão utilizados, bem instalada, com boas conexões e aterramento.
Alguns cuidados que devemos ter para utilizar a energia de forma segura são:
  •          A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e nunca realizar consertos de instalações elétricas em locais úmidos e molhados;
  •          Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança; 
  •          Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;
  •          Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo; 
  •          Se o incêndio acontecer em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é condutora de eletricidade e quem manuseia pode tomar um choque. Desligue a chave geral imediatamente e chame os bombeiros. Se for combater o fogo com um extintor, use apenas o de classe C (a indicação está no rótulo), específico para incêndio de equipamentos elétricos energizados. 
  •          Lembre-se de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.  
  •          Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque; 
  •          Ao fazer pequenos reparos, também é necessário atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial Maranhão. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Outro cuidado especial é sobre redobrar a atenção com as crianças em casa, que costumam criar brincadeiras e utilizar objetos que não são brinquedos. Importante sempre colocar protetores nas tomadas, especialmente se houver crianças pequenas em casa. Crianças são sempre curiosas e, devido ao confinamento, pode colocar objetos metálicos nas tomadas ou ligar mais de um aparelho no mesmo ponto de energia sem as devidas precauções.
 A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192.
Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão