29 de mai. de 2020

Governo recebe mais de 80 mil EPIs doados após show beneficente de Zeca Baleiro

O Governo do Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (28), mais de 80 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), que serão destinados aos profissionais de saúde da rede pública de todo o estado que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. A doação foi realizada após transmissão on-line beneficente realizada pelo músico maranhense Zeca Baleiro, que uniu cultura a responsabilidade social em uma mesma missão. 
Foram doadas 73 mil máscaras cirúrgicas, 10 mil aventais e 2 mil face shields (protetores faciais). “Os EPIs serão muito importantes para reforçar a proteção dos nossos profissionais de saúde que trabalham diariamente na luta contra o vírus. São máscaras, aventais e protetores faciais que proporcionarão ainda mais segurança aos nossos médicos, enfermeiros e demais envolvidos na assistência direta aos pacientes e no combate à Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 
Com o título de ‘Amor no Caos’, a apresentação virtual do músico Zeca Baleiro em live realizada no dia 8 de maio buscou colaborar com o enfrentamento ao coronavírus no Maranhão, misturando arte e participação social. 
Uma das entidades de saúde beneficiadas pela iniciativa foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís. Segundo a gestora geral da organização filantrópica, Cristiane Diniz, a entrega de 500 aventais e mais 3 mil máscaras representa a continuidade de suas atividades. “É importante ressaltar que, em razão da Apae contar com as doações para continuar o seu funcionamento, não temos palavras para expressar o quanto esta oportunidade é bem-vinda”, comentou. 
A transmissão da live foi realizada por meio de parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Ceuma, Equatorial Energia Maranhão, Grupo Mirante de Comunicação, Observatório Cultural e Associação Médica Brasileira (AMB). Além da parceria das entidades públicas e privadas, a live cultural beneficente recebeu doação de 20 toneladas de cimento da empresa Cimento Bravo, o produto será usado na construção hospitais. 
Contribuições
Para o executivo de Comunicação e Marketing da Equatorial, Luiz Carlos Cardoso, a união de vários entes públicos e privados irá ajudar a proteger muitos profissionais da saúde. “O momento é também de esperança, na expectativa de, o quanto antes, superarmos este momento de aflição momentânea”, afirmou.
O assessor especial da UFMA, Arkley Bandeira, ressalta a importância da mobilização. “Ficamos muito felizes com a participação do público, mesmo que de modo virtual. Foi a contribuição financeira das pessoas, a partir da live, que possibilitou entregarmos estes equipamentos. Esperamos dentro em breve realizarmos mais ações desta natureza para beneficiar a saúde do nosso estado”, disse. 
Segundo o pró-reitor de pós-graduação do Ceuma, Fabrício Brito Silva, a doação evidencia o sentimento de hombridade. “Há mais de 30 anos fazemos educação de nível superior no Maranhão, e, ao longo deste tempo, estabelecemos parcerias. Foi com a ajuda destes amigos que resolvemos usar a estrutura da universidade para contribuirmos na luta contra a pandemia”, pontuou.

Maranhão chega a 30 mil casos confirmados e 911 mortes de Covid-19

TIME ENACTUS FACIMP PRODUZ E DOA MÁSCARAS PARA UNIDADE SOCIAL E COMUNIDADES DA REGIÃO


Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que está presente em diversas regiões do país, inclusive em Imperatriz por meio da parceria com a faculdade Facimp, que ficou conhecida como Time Enactus Facimp.  Com foco na inspiração de alunos em projetos de empreendedorismo, o Time Enactus Facimp desenvolveu a ação social de produção e doação de máscaras no combate à Covid-19. O movimento contou com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Bom Jesus.
A equipe do Cras Bom Jesus informou que diversas famílias não possuem máscaras para proteção ao Coronavírus e, diante dessa necessidade, o Time Enactus Facimp desenvolveu o projeto que consiste na confecção de máscaras para doação às famílias carentes, estendendo a ação para os municípios de Estreito e Açailândia.
As máscaras foram entregues pelos alunos e pelas professoras conselheiras nas cidades de Imperatriz e Estreito, atendendo a todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Nesta semana, está programada a entrega para o município de Açailândia para fechar a programação da ação social que, com a conclusão das doações, fará a entrega de todas as 150 máscaras produzidas.
A coordenadora do Cras Bom Jesus, Charlanny Caitano, comenta sobre a satisfação em participar de uma ação em parceria com a Facimp, que veio somar ao trabalho socioeducativo realizado pelo Cras junto às famílias. “Essas doações acrescentaram muito para as comunidades, pois atenderam à necessidade social, com cuidado e prevenção das famílias que estão vulneráveis na condição financeira e não conseguiam ter esse tipo de material”.
“Está sendo um trabalho belíssimo e caprichoso. Neste momento, todos somos tomados por extrema emoção em poder ajudar. Estamos muito gratos e satisfeitos de saber que, em meio a todo o caos, conseguimos fazer a nossa parte, fazer uma ação que pode salvar vidas”, comentou a professora conselheira do Time Enactus Facimp, Raiana Luz.
Projeto Enactus
No começo de 2019, a faculdade de Imperatriz - Facimp - firmou uma parceria com a Enactus, uma organização internacional sem fins lucrativos que atua na inspiração de alunos em projetos de empreendedorismo, por meio de ações empreendedoras na comunidade. A partir disso foi criado o ‘Time Enactus Facimp’ com alunos e professores da faculdade, configurando-se como a primeira parceria concretizada pela Enactus no Maranhão.
Nesse elo entre Facimp e Enactus o objetivo será o desenvolver projetos que a comunidade possa usufruir, através do treinamento e capacitação, de desenvolvimento de técnicas, busca de novos nichos de mercado, entre outras ações.

26 de mai. de 2020

SECRETARIA DE SAÚDE DE IMPERATRIZ RECEBE DOAÇÃO DE ÁLCOOL EM GEL PARA REFORÇAR A SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS


A pandemia da Covid19 provocou em todo o mundo extremas transformações sociais e econômicas, ressaltando a necessidade de união em prol da defesa da vida e da sobrevivência humana no planeta. A solidariedade desponta como uma grande arma para vencer esse momento tão difícil para todos. Por isso, nesta segunda – feira (25), o Grupo Potiguar, representado pelo Gerente Regional de Imperatriz Reginaldo Gonçalves, fez a entrega da doação de 500 frascos de álcool em gel para a Secretária Municipal de Saúde de Imperatriz, representada pela secretária, Mariana Jales, acompanhada da secretária adjunta, Doralina Marques.
“O Grupo Potiguar sempre atuou com responsabilidade social, e nessa pandemia não poderia ser diferente. Em um momento como esse estamos ainda mais solidários com a comunidade. Esperamos que esses frascos de álcool em gel que doamos cheguem às mãos de centenas de profissionais de saúde da região, que são verdadeiros heróis e merecem a nossa ajuda e proteção”, disse o Gerente Reginaldo Gonçalves.
A entrega aconteceu na sede da secretaria, localizada na Av. Dorgival Pinheiro de Sousa, e segundo a Secretária Municipal de Saúde de Imperatriz, Mariana Jales, essa doação vem reforçar os estoques em um momento tão importante nesse enfrentamento da pandemia:
“Nesse momento de pandemia doações como essas são muito importantes para a Secretaria de Saúde. Sentimos muita dificuldade para realizar a compra desses materiais como álcool em gel e EPI´s, principalmente no início, e os mesmos seguem sendo muito demandados para a utilização por todos os profissionais. Fizemos um centro de abastecimento aqui na Secretaria de onde distribuímos os materiais para todas as unidades de saúde do município. Essa doação da Potiguar já está em nosso estoque e será destinada a essas unidades para uso do álcool em gel pelos profissionais e pacientes, para reforçar a sua segurança. Só temos a agradecer à Potiguar por esse gesto que com certeza vai ajudar a proteger e salvar muitas vidas”, declarou a secretária.
Ela ressaltou que a luta pela saúde dos tocantinenses na guerra contra a Covid-19 segue forte e com resultados otimistas. “A Secretaria de Saúde por meio da Prefeitura tem feito várias ações nesse enfretamento da Covid19 na região. Fizemos o Hospital de Campanha, que já está tendo excelentes resultados nos tratamentos e inclusive com várias altas de pacientes. Montamos também o Centro de Referência Infantil no Hospital Socorrinho para o atendimento de crianças; reforçamos a UPA São José e melhoramos o atendimento lá que é uma porta de entrada para pacientes com essa doença. E agora, entre as últimas ações do município, destaca-se a montagem de uma estratégia de oferta de medicamentos e testagens para as unidades básicas de saúde” ela destacou.
A Potiguar, cuja gestão sempre priorizou ações de responsabilidade social em diversos segmentos, agora está também engajado em ajudar a minimizar os problemas dessa crise de saúde. O grupo investiu de forma ágil para adequar suas lojas de Imperatriz e São Luís visando garantir um rigoroso padrão de higienização; e também disponibilizando álcool em gel e pias com água e sabão para colaboradores e clientes em todos os pontos de vendas, além de outras medidas que garantem o respeito à normas de distanciamento social recomendadas pelas autoridades e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Através de seus canais de comunicação, a Potiguar tem orientado seus colaboradores sobre questões de saúde e, pelas redes sociais, tem promovido lives (eventos ao vivo nos perfis do Instagram ou do Youtube) com o objetivo de disseminar informações e dicas que ajudem de alguma forma as pessoas a passarem por esse momento de isolamento social provocado pela pandemia da Covid19 de forma mais leve, mais saudável e mais produtiva na medida do possível.
Assessoria de Imprensa Potiguar