29 de set. de 2020

Cinto de segurança: Um dispositivo que pode salvar vidas

 http://media.prefeituradeimperatriz.com.br:8080/l-miTB5fFgjYU9ahiA4J1yLG0bg=/750x0/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/50367717577_ea5374b82f_c.jpg

O uso do cinto de segurança é obrigatório em todo território nacional. Mesmo sendo um equipamento importante e que pode salvar vidas, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, seis em cada dez motoristas não fazem uso do dispositivo.

De acordo com estatísticas, o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes, quanto a ocorrência de ferimento, pois em caso de colisão, o peso pode ser 15 vezes maior.

A coordenadora de educação para o trânsito da Secretária Municipal de Transportes, Setran, Terezinha Miranda, explica que muito dos acidentes poderiam não ser tão graves se o motorista e passageiros fizessem uso correto do equipamento de segurança.

“Infelizmente mesmo com campanhas, educação no trânsito e dados que apontam a gravidade do não uso do equipamento, as pessoas ainda insistem no erro. Eu sempre digo que prevenir é melhor que remediar, ninguém sabe quando será acometido de um acidente, como será, e a gravidade do impacto da batida. É melhor estar protegido sempre e seguir a lei, que obrigatoriamente exige o uso do cinto”.

No Brasil, o uso obrigatório do cinto de segurança completa 23 anos em 2020. E pesquisas apontaram que pessoas que sofrem acidentes de transito e usam o cinto de segurança têm entre 50% e 80% mais de chances de sobreviver ou evitar lesões graves.

A coordenadora ressalta ainda a importância dos passageiros usarem o cinto, tanto em carros de passeio como em ônibus de viagem. “Eu não entendo o motivo dos passageiros não usarem o cinto, já que em todo carro o equipamento está lá para uso, e o perigo é o mesmo, pois o passageiro pode acabar ferindo os da frente. Fazer uso correto do dispositivo pode salvar sua vida e de terceiros”.

ATENÇÃO! 

Segundo o artigo 167 do Código Brasileiro de Trânsito, CTB, dirigir sem utilizar o cinto de segurança é considerada infração de natureza grave, com multa no valor de R$ 195,23 e mais cinco pontos na CNH.

Palestra encerra IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste

A palestra magna "Petrobras - Virando a página em favor da integridade", a cargo do diretor de Governança e Conformidade da empresa, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner, encerra, nesta terça-feira (29), o IV Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste. O evento começa às 9h30 e será transmitido pelo canal Banco do Nordeste Oficial, no YouTube (youtube.com/bancodonordesteoficial).

Doutor em Direito Público pela  Universidade Nova de Lisboa, Marcelo Zenkner é também mestre em Direito e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marcelo Zenkner foi secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo e recebeu, em 2016, a premiação "Top of Mind" - Public Authority pela Legal, Ethics and Compliance (LEC). Em agosto do ano passado, foi eleito pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de diretor de Governança e Conformidade.

A palestra será mediada pela advogada e professora Pâmela Roque e, logo em seguida, o diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, conduzirá a interação com o público, composto de profissionais e gestores interessados no debate sobre a atual ambiência de governança no Brasil. 

A live dá continuidade à programação do Fórum, iniciado na segunda-feira passada (21), que foca no tema "Integridade e Sustentabilidade em Tempos de Crise". O objetivo do evento é debater as boas práticas na gestão pública em meio ao processo de retomada econômica. Devido à crise sanitária, é a primeira vez que o Fórum de Integridade e Ética do BNB ocorre totalmente de forma virtual.

Projeto beneficia instalação de torre de internet na comunidade Açaí 1700

 

 


A faculdade Facimp em parceria com a empresa Suzano, através do time de acadêmicos da Enactus Facimp, beneficiou a comunidade Açaí 1700 com a instalação de uma torre de internet para facilitar os empreendimentos e os estudos dos habitantes. Localizada a 30km de Imperatriz, a região deve receber a instalação do equipamento nos próximos dias.

Com a parceria, o time Enactus Facimp conseguiu angariar recursos financeiros para a compra dos equipamentos, e em parceria com uma empresa de internet local, a America NET, devem viabilizar o acesso à internet a toda a comunidade, tecnologia que vai ajudar na divulgação dos produtos produzidos na região e também auxiliar os alunos que precisam de internet para assistirem aulas de forma remota durante o período de pandemia.

O Enactus Facimp trabalha na comunidade com ações para desenvolver o empreendimento e o potencial que a comunidade possui, principalmente no que tange aos empreendimentos sociais com a produção do café através do açaí. Com a instalação da torre de internet, a ideia é promover ainda mais os trabalhos desenvolvidos lá. A professora que coordena o time de acadêmicos, Raiana Batista, reforça a importância da iniciativa para o setor. “A aquisição da torre para o fornecimento de internet Açaí 1700 com toda a certeza é um divisor de águas em comunicação e tecnologia. Esperamos que com o acesso à internet a comunidade consiga de desenvolver ainda mais”, finaliza.

28 de set. de 2020

Costureiras comemoram resultados alcançados com projeto de confecção de máscaras apoiado pela Suzano na região

 


A pandemia do novo Coronavírus trouxe uma nova realidade para milhares de famílias brasileiras. Entre inúmeras mudanças desse cenário inesperado, as máscaras passaram a ser um item obrigatório para todos, como forma de prevenção da doença. Pensando em minimizar esses novos impactos, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, apoiou costureiras e artesãos, que ficaram sem renda durante este período, na confecção de 24 mil máscaras de tecido em Imperatriz (MA). Toda a produção foi adquirida pela companhia e doada à famílias de colaboradores da empresa e comunidades nas regiões em que a empresa atua.  

A ação está alinhada a outras iniciativas da empresa para a prevenção e combate à Covid-19 nos estados onde tem atuação, e em Imperatriz (MA) contou com a participação de 35 profissionais locais, dentre elas, costureiras de famílias apoiadas pelos projetos sociais da Suzano e artesãos de associações independentes do município. Em todo o país, o projeto de confecção das máscaras seguiu todas as normas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde e envolveu 174 costureiras e artesãos de cinco estados brasileiros: Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e São Paulo.  

Sonho realizado – E foi essa iniciativa que ampliou os horizontes da Dona Albanita Alexandre de Oliveira, moradora da comunidade de Coquelândia - município de Imperatriz.  Há sete anos, ela tinha o desejo de reformar sua casa - antes de barro - e com a renda que conseguiu durante o período da confecção de máscaras, conseguiu alcançar um dos seus maiores objetivos: uma casa de alvenaria. Convidada por uma amiga (pela presidente da Associação das Quebradeiras da Comunidade) para participar do projeto, ela comemora os resultados que alcançou. “Só tenho a agradecer! Essa minha casa irá ficar para o resto da minha vida. Estou realizando um sonho de anos. Agora posso continuar contribuindo com minha família e trabalhando como costureira”, conta. 

O projeto contemplou mais trinta e quatro mulheres de comunidades da região e associações independentes, que foram treinadas e capacitadas, e hoje, assim como Dona Albanita, podem exercer o ofício da costura com segurança, garantindo assim uma renda fixa para ajudar nas despesas da família. “Eu costurava apenas malha e costurar tecido foi um desafio! Hoje eu sei que consigo costurar qualquer tipo de tecido, graças ao treinamento e capacitação que tivemos”, reforça a costureira. 

“Com o projeto das máscaras, conseguimos como empresa, unir dois objetivos: gerar renda a costureiras durante a crise e contribuir para a segurança da comunidade, uma vez que, ao usar a máscara, a pessoa protege a si e todos à sua volta. Essa parceria com as comunidades locais onde a Suzano possui atuação tem assegurado a subsistência de muitas famílias. E durante toda a pandemia a empresa buscou garantir a segurança dentro e fora de nossas unidades, adotando todas medidas preventivas em nossas fábricas”, destaca a Coordenadora de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente da Suzano, Ana Paula Pulito. 

Sobre a Suzano 

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas. 

Assessoria de Imprensa da Suzano

Projeto Enem SPE ajuda estudantes de todo o Brasil

 


Com as datas das provas do Enem 2020 confirmadas pelo MEC, estudantes que tentam alcançar uma vaga no Ensino Superior por intermédio do exame precisam agora, além de muito foco e disciplina, se organizar e planejar uma estratégia de estudo diferenciada para não deixar a ansiedade atrapalhar toda a preparação final. À medida que o tempo parece ficar cada vez mais curto em relação ao dia da prova, os jovens devem reformular o cronograma de estudos conforme as necessidades individuais, verificando os assuntos que ainda devem ser estudados e os tópicos que precisam ser revistos.

Para contribuir com os estudantes de todo o país, o Sistema Positivo de Ensino inicia mais uma vez o Projeto ENEM SPE. Este ano, a novidade fica por conta das lives quinzenais - sempre às terças-feiras, conduzidas por assessores de áreas do Sistema Positivo de Ensino, além de convidados especiais. Com 1 hora de duração cada, as lives acontecem no canal do SPE no YouTube e são abertas para o público em geral, trazendo revisões de conteúdos de todas as áreas de conhecimento do Enem.

A fase inicial do projeto, chamada Prepara, inicia na próxima terça-feira, 22, com uma live que traz a presença do professor Ivys Urquiza, do site e canal Física Total. Urquiza tem um dos principais canais no YouTube para ensino de Física no país, sendo considerado pelo portal InfoENEM como um dos 10 melhores blogs de Física do Brasil. O canal tem quase meio milhão de inscritos e mais de 16 milhões de visualizações. Urquiza vai compor a live com a equipe de assessores da Área de Ciências da Natureza do Sistema Positivo de Ensino. As lives do projeto vão até 15/12. 

De acordo com o Diretor Editorial do Sistema Positivo de Ensino, Joseph Razouk Júnior, o projeto Enem SPE já faz parte da contribuição que o Sistema Positivo de Ensino oferece aos estudantes de todo o Brasil na preparação para o exame. "O Enem é brasileiro, já faz parte do nosso calendário educacional como um importante instrumento de acesso às universidades e este projeto é uma das maneiras que encontramos de colaborar para que estudantes se preparem melhor para as provas", afirma Razouk. 

O diretor lembra ainda que, com o adiamento das provas por conta da pandemia, os estudantes ganharam um tempo a mais para os estudos. "Com as provas acontecendo apenas em janeiro e fevereiro de 2021, o projeto pode ser uma excelente oportunidade de aproveitar esse tempo a mais de estudo para rever conteúdos, resolver exercícios e reforçar os pontos necessários", destaca.

25 de set. de 2020

Segurança e eletricidade: Tudo que você precisa saber para evitar possíveis acidentes em casa

 


Simples ações em casa podem evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nos casos de incidentes com energia elétrica um dos principais fatores de risco é a falta de atenção, por isso, a Equatorial Maranhão elencou algumas dicas básicas para que você possa tomar os devidos cuidados e garantir a segurança de toda a família.

 

·        Água e energia elétrica não combinam: Por ser um condutor de eletricidade, a água pode potencializar uma descarga elétrica, tornando o choque mais perigoso. Por isso, evite tocar em plugues ou tomadas com mãos e/ou pés molhados. Além disso, certifique-se que o ambiente esteja completamente seco e utilize um calçado com solado de borracha sempre que for manusear qualquer eletrodoméstico.

 

·        Troca de lâmpadas: Tome cuidado para que no momento da troca não haja contato com a parte metálica, pois há risco de choque elétrico. Sempre desligue o disjuntor antes de realizar qualquer tipo de manutenção elétrica, inclusive a troca de lâmpadas.

 

·        Fique atento às instalações elétricas da casa: Os cuidados com a fiação são indispensáveis, pois além de poder gerar um desperdício de energia por conta do superaquecimento dos fios, uma má instalação também pode provocar um curto circuito. Lembre-se: As instalações elétricas devem ser revisadas por um profissional qualificado, no máximo a cada 5 anos.

 

·        O uso de “T” ou benjamins podem trazer muitos riscos: Nunca conecte vários aparelhos em uma mesma tomada. O uso de benjamins pode sobrecarregar a rede elétrica e provocar curtos circuitos. Se faltam tomadas para seus equipamentos elétricos significa que a instalação não está adequada para a situação de carga que está ocorrendo.

 

·        Protetores de tomadas: Para evitar possíveis acidentes com crianças em casa o mais indicado é colocar protetores de tomadas.

 

·       Não utilize o celular enquanto estiver carregando: Isso é perigoso devido ao risco de choque enquanto o aparelho está conectado à tomada. Não utilize carregadores que não sejam os originais dos aparelhos a serem carregados e nem carregadores que apresentem problemas ou falhas.

 

·       Tenha cuidado com instalações de antenas: Para instalar a antena de forma segura é necessário que o profissional tome a distância mínima de até 3 metros da fiação elétrica. Além disso, evite realizar o serviço em dias chuvosos ou com muita ventania. Observe o ângulo de queda da antena caso ocorra algum problema, desta forma evitará acidentes.

 

·       Vai construir ou reformar? Para evitar acidentes certifique-se que a obra está distante o suficiente da fiação elétrica. Ao fazer reparos nas instalações de sua casa, desligue os disjuntores ou a chave geral. Nunca manuseie objetos metálicos próximos à rede elétrica, lembre-se de manter uma distância mínima de 2 metros da rede elétrica e obedeça ao código de postura de seu município.

 

A prevenção sempre será a melhor alternativa para evitar acidentes com energia elétrica, por isso, fique alerta aos mais simples cuidados em casa, eles podem salvar vidas e garantir uma maior segurança para você e seus familiares.

 

Outras orientações: Se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.

 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão


24 de set. de 2020

Agentes de Saúde recebem capacitação sobre Setembro Amarelo

 http://media.prefeituradeimperatriz.com.br:8080/WZwMjqUU9CC-BC18p-LekF-Ccs8=/750x0/https://d2uzqu0gkpnx87.cloudfront.net/site/content/article/50375485711_bab1b1bc6c_c.jpg

Ações da campanha Setembro Amarelo, de responsabilidade da Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, chegaram na zona rural. Nesta quarta-feira, 23, servidores estiveram na Unidade Básica de Saúde do povoado Coquelândia para uma formação com os Agentes Comunitários de Saúde, ACS.

Com as limitações impostas pela pandemia da Covid – 19, as atividades desenvolvidas ao longo da campanha pela valorização da vida, as palestras com número maior de pessoas, não estão sendo realizadas. Contudo, o foco está sendo o trabalho de conscientização dos Agentes de Saúde, para que sejam multiplicadores das informações sobre os cuidados com a saúde mental.

A ACS Marineide dos Santos trabalha no povoado há mais de 21 anos. “Tudo o que a gente houve e vê já é uma ajuda grande. Ninguém sabe tudo. Mas todo dia aprendemos algo novo. Esse treinamento veio somar muito com o nosso paciente, pois as vezes existem situações que a gente fica perdido”, conta.

Marineide chegou a relatar uma situação com um paciente que, durante a madrugada, estava com problemas mentais e precisava ajudá-lo. Naquela época, ela não sabia como reagir. Mas, a partir de hoje, por meio da palestra da saúde mental, ela sabe como reagir, caso aconteça algo semelhante, Marineide sabe que deve acionar o Corpo de Bombeiros ou o Samu.

Para o coordenador da Unidade Básica de Saúde, José Elias Mendonça, as informações levadas aos agentes são positivas e irão contribuir de forma positiva com a comunidade. “Apesar de estarmos na zona rural da cidade, aqui temos casos de suicídio, com jovens e adolescentes, ou idosos. Essas informações são importantes, já que eles moram aqui na comunidade e conhecem as pessoas.”

A UBS de Coquelândia atende seis povoados, desde Bacaba até Petrolina, além de fazendas e demais comunidades, que juntas, somam mais de 3750 pacientes.

Prefeitura de Imperatriz

Dormir bem é uma forma de prevenir doenças


 

Boas horas dormidas podem ser a diferença entre um dia produtivo de um estressante e preguiçoso. Dormir bem é acima de tudo uma questão de saúde, e o tipo certo de colchão pode evitar futuros problemas de coluna, entre outras questões que vão impactar diretamente na qualidade de vida e produtividade das pessoas.


Sintomas ocasionados por mau sono podem acarretar em doenças sérias, como: dores no corpo e coluna, distúrbio de sono, doenças cardiovasculares e crises de ansiedade, entre outros males.

Se você não consegue aumentar as horas dormidas, a escolha do colchão ideal pode ser a solução. O que poucos sabem é que existem diferentes tipos de colchões e especificidades como densidade e peso que devem ser observadas na hora da compra e a necessidade de cada pessoa.

Além de fornecer toda a orientação necessária sobre como escolher um bom colchão, a loja Potiguar Imperatriz conta com diversos tipos e tamanhos de colchões, e acessórios como capas protetoras e travesseiros a preços de sonho. Vale a pena visitar a sessão de colchões das lojas Potiguar, no bairro do Côco Grande, e garantir mais saúde e qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa da Potiguar

23 de set. de 2020

VLI conquista Prêmio Valor Inovação Brasil 2020



A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, acaba de conquistar o Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, na categoria “Transportes e Logística”. A cerimônia de entrega do prêmio, que chega à sua 6ª edição neste ano, foi realizada na noite desta quinta-feira (17), de forma on-line, e contou com a participação do Diretor Executivo de Transformação da VLI, Marcus Penteado, representando a companhia. O Prêmio Valor Inovação Brasil, realizado pelo jornal Valor Econômico e pela Strategy& – consultoria estratégica da PwC –, é uma das mais relevantes pesquisas de inovação do país.

Com o tema “Competências do Futuro”, a edição deste ano da pesquisa avaliou práticas de empresas que atuam no Brasil em 23 atividades econômicas diferentes. A elaboração do levantamento se baseou em cinco pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.

Na edição anterior do prêmio, em 2019, a VLI alcançou a 3ª colocação da mesma categoria. “Esse resultado mostra que evoluímos e seguimos no caminho certo, pois acreditamos que a inovação é uma das premissas para transformar a logística do país. A jornada tem sido muito relevante para mudar nosso mindset. Estarmos mais abertos ao erro, a descoberta, ao aprendizado. Essa é uma etapa fundamental para empreender e gerar valor”, celebra Marcus Penteado, Diretor Executivo de Transformação da VLI.

A VLI desenvolveu e priorizou mais de 70 iniciativas digitais de médio e grande porte neste ano, em conformidade com o posicionamento e as jornadas estratégicas da empresa. E essas iniciativas estão alinhadas a três direcionadores estratégicos principais: mudar mindset fortalecendo uma cultura ágil centrada no cliente, transformar o core business para gerar eficiência e desenvolver potenciais alavancas de valor decorrentes de novos negócios. Nos últimos meses, a companhia também intensificou suas atenções para processos e medidas que promovam a saúde e segurança dos empregados em razão da pandemia. Há um “novo normal” e a VLI está atenta às novas formas de trabalho e de relacionamento com os diversos públicos.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.    


Projeto ‘Você em Ação’ completa dois meses de atividades



Iniciado no dia 20 de julho, quando os professores Alex Moura e João Ricardo, deram o ponta pé inicial, o projeto ‘Você em Ação’ por mais qualidade de vida, completou dois meses de atividades. Iniciativa foi aprovada pela Prefeitura de Imperatriz e coordenada pela Secretaria Esporte Lazer e Juventude, Sedel/Juv. Objetivo é melhorar a qualidade de vida através da prática de exercícios físicos de forma estruturada e planejada.

Proposta iniciou com 50 pessoas, mas atualmente tem quatro turmas e o número de adeptos chega a 200 pessoas. Duas turmas participam das ações pela manhã, de 6h às 7h e de 7h às 8h. A tarde a atividade é de 17h às 18h e de 18d às 19h.

O professor Alex Moura demonstrou toda sua satisfação e felicidade pelo sucesso do projeto, que a cada dia conquista mais adeptos. “Estamos muito felizes por tudo que temos vivido juntamente com os alunos. Os resultados são visíveis, não somente fisicamente, mas emocionalmente e espiritualmente. Estamos alcançando o objetivo proposto, que é a melhora da qualidade de vida, através da prática de exercícios físicos”, destacou.

Uma das participantes do projeto, Guardilúcia Marques Gomes, destacou que para este é mais um desafio e mostra que você mesmo que pode sim reinventar. “Para mim, o projeto ‘Você em Ação’, foi amor à primeira vista. Temos nos encontrado todos os dias, a cada troca de exercícios, a cada corrida na areia, cada prancha que você faz e sente o seu corpo tremer todo, e você sabe que não pode parar. Estamos lá, segurando as mãos apoiando para que ninguém desista. Pessoas diferentes, com histórias diferentes, buscando uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Jalles Eduardo outro adepto do projeto ‘Você em Ação’, diz que é uma grande satisfação para ele participar desse evento. “O projeto tem contribuído muito para a melhora da qualidade de vida de todos aqueles que participam desse grande empreendimento, aprovado pela Prefeitura, coordenado pela Sedel e muito bem executado pelos professores Alex Moura e João Ricardo. Torço para que seja duradouro e que seja estendido para outros bairros, tendo em vista que além de tudo é um projeto de inclusão social’, enfatizou.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa, disse que a Sedel abraçou a proposta com a certeza de tudo daria certo o que é devidamente comprovado, pelo número de pessoas que comparecem às atividades. “Essa é mais uma ação que visa o bem estar das pessoas. A Prefeitura nos deu condições para que fosse implantado este projeto que é mais uma das políticas públicas, voltadas para o esporte e lazer”, destacou.

 

Sete das 1.100 escolas particulares do MA já suspenderam aulas devido a COVID-19

Das 1.100 escolas particulares do Maranhão, 7 chegaram a suspender as aulas presenciais devido suspeitas de COVID-19. O dado é do Sindicado das Escolas Particulares do Maranhão, que também aponta que o estado possui cerca de 330 mil alunos matriculados. Este é um dos destaques do Jornal da Difusora desta quarta-feira (23), que começa a partir das 19h18, com apresentação de Hugo Viegas.

Três escolas particulares de São Luís anunciaram na última semana a suspensão das aulas presenciais, após professores e alunos testarem positivo para a COVID-19. Em uma quarta escola, as atividades presenciais foram canceladas por suspeita de que um aluno do ensino fundamental teria sido infectado pela doença.

No Maranhão, decreto do governador Flávio Dino (PCdoB) autoriza – desde o dia 3 de agosto – a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares e municipais. Ainda não há previsão de data para a reabertura das escolas públicas estaduais.

Desde o retorno das aulas presenciais em escolas da capital maranhense, o cuidado com o distanciamento e a higiene tem sido redobrado. Além do uso de água, sabão e álcool em gel, algumas instituições têm adotado como medida sanitária a troca de máscaras, de alunos e profissionais, de duas em duas horas.

“É um protocolo da escola, a gente acabou adaptando esses protocolos sanitários expedidos pelo governo estadual. Os alunos precisam trazer, no mínimo, três máscaras para a escola e eles são sinalizados pelos monitores de salas de aula”, disse a coordenadora pedagógica de uma escola da capital, Maira Martins.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Maranhão (Sinepe/MA) garante que “todas as escolas filiadas seguem rigorosamente as exigências previstas no protocolo sanitário elaborado em parceria com consultores de saúde, com base também no decreto estadual que liberou a volta às aulas”.

“O que tem sido observado, até então, com a volta das atividades presenciais, é que adultos e jovens que voltaram às aulas e seguem todas essas medidas de segurança têm permanecido saudáveis, bem como suas famílias. Na contramão disso, o que percebemos é que o contágio pelo novo coronavírus entre adultos e jovens está mais relacionado à volta das atividades de lazer e diversão ao ar livre”, alertou.

COVID-19 MARANHÃO

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), já são mais de 168 mil casos confirmados da doença no Maranhão. Somente nas últimas 24 horas, foram quase 1.000 novos casos de coronavírus em todo o estado. (MA 10)