22 de mar. de 2021

Guarda Municipal de Imperatriz comemora um ano de atividades

 


Entre as várias promessas de campanha do prefeito Assis Ramos, em seu primeiro mandato, a criação da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, foi mais uma que se tornou realidade. Tudo começou com a Lei Ordinária nº 1.694/2017, que criou a instituição, em seguida aconteceu o concurso e todas as etapas de treinamentos. Órgão é referência para a criação e trabalho de outras guardas. 

Depois de passar por etapas de treinamento, a GMI iniciou suas atividades em 20 de março de 2020. Isso aconteceu antes dos guardas terem recebido os armamentos letais, que só foi realizado em outubro, oito meses depois do início das atividades.

A Guarda Municipal de Imperatriz é composta por 81 membros, entre homens e mulheres, tem o comando do delegado de Polícia Civil, Josenildo José Ferreira. É importante destacar o trabalho feito pelo também delegado José Ribeiro de Oliveira, o primeiro comandante. É de autoria dele o hino da Guarda.

Recentemente, Josenildo José Ferreira conseguiu local para a futura sede da corporação. Trata-se de uma área doada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária-Infraero, que fica localizada na BR-010, número 1346, Vilinha.

O prefeito Assis Ramos declarou que a instituição presta serviços à comunidade, auxilia as polícias e é uma Guarda Municipal bem preparada. “Como eu falava sempre, a GMI não é só para proteger o patrimônio do município, mas também para combater o crime. Nossos guardas tem feito prisões, tem recuperado e apreendido veículos roubados ou furtados, além da organização da cidade. Está fazendo tudo aquilo que uma guarda preparada deve fazer. Estou muito orgulhoso e todos estão de parabéns, incluindo o meu amigo delegado Josenildo, que vem comandando a GMI com grande competência. Não esquecendo também do delegado José Ribeiro, atual presidente do Conservatório Musical do Município, que foi o primeiro comandante”.

Assis Ramos explicou que a “ideia é aumentar o campo de atuação da GMI, modernizando-a e principalmente aumentando o número do efetivo, porque tem vários concursados à espera. Vamos fazer isso no momento oportuno, estamos em uma pandemia e isso cria um obstáculo”.

Josenildo José Ferreira afirmou que a GMI é motivo de alegria e satisfação. “Todo corpo da Guarda, desde o início, começou em um momento totalmente extraordinário, devido à pandemia. Algo muito novo que a sociedade não conhecia, que apesar do temor, a GMI enfrentou o trabalho com muita coragem, dedicação e zelo. Nossa equipe participa da linha de frente na fiscalização, juntamente com os demais órgãos municipais, dando segurança para que o trabalho dos fiscais seja realizado a contento”.

Balanço de ações 

A Guarda Municipal de Imperatriz vem desenvolvendo um grande trabalho na segurança pública da cidade.

Assim que foram nomeados, os guardas recém empossados realizaram serviços no Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (Socorrinho), Hospital Municipal de Campanha Covid-19, Unidade Pronto Atendimento (UPA São José), nas Unidades de Básicas de Saúde Milton Lopes, Parque Alvorada, Cafeteira, Vila Lobão e na Prefeitura de Imperatriz.

A GMI integra a força tarefa da Prefeitura de Imperatriz na fiscalização para conter o avanço da pandemia da Covid-19 e campanhas de combate ao uso irregular de linhas chilenas e linhas com cerol. Além disso, também colaborou no período de flexibilização das praias de Imperatriz. 

O Guarda Municipal M. Augusto disse que o sentimento é de orgulho por fazer parte da corporação. “Percebemos a evolução muito rápida, tendo em vista que as etapas para que todos nós pudéssemos chegar no atual estágio. Cumprimos o nosso dever, para o qual fomos formados”.

Órgão também participa de atividades em parceria com a Polícia Militar, conduzindo pessoas para a Delegacia de Polícia Civil de Imperatriz. Outras ações desenvolvidas foram de cunho cidadão, como aconteceu com o resgate de um menino que estava perdido no bairro Bom Sucesso. Guardas também recuperaram várias motocicletas com restrição de roubo, apreensão de drogas e prisões, entre elas de pessoas suspeitas de violência doméstica, enquadradas na Lei Maria da Penha.

Prefeitura de Imperatriz 

As vantagens do porcelanato de grandes formatos

 


O porcelanato é o tipo de revestimento “queridinho” de arquitetos e construtores em geral. Ele reúne características como funcionalidade, beleza, resistência e economia. E ainda oferece uma grande variedade de cores, texturas e acabamentos. Há diversos modelos no mercado, que vão desde os tipos lisos aos marmorizados e amadeirados. Outra vantagem é que ele reproduz materiais nobres como o mármore a preços mais acessíveis. E é de fácil instalação por conta do tamanho padrão das peças. 

Com a fabricação do porcelanato de grandes dimensões pela indústria, esse material antes usado apenas como piso, também conquistou outros espaços, e hoje é cada vez mais comum observarmos projetos arquitetônicos que usam o porcelanato com criatividade e acabamento elegante também em painéis de parede, revestindo paredes em diversos ambientes, ou como opção de material usado em mesas e bancadas; fachadas e onde mais a imaginação mandar.  

Esses revestimentos atuam como um elemento construtivo visualmente integrado à arquitetura, podendo esconder ou valorizar detalhes arquitetônicos de um projeto, ou ainda permitindo a criação de painéis e molduras diferenciadas. E pela sua praticidade, em tempos de pandemia destaca-se também a sua maior eficiência na higienização e manutenção; pois permite a aplicação de produtos desinfetantes como água sanitária e outros bactericidas líquidos. Mas atenção, nunca devem ser utilizados em peças de porcelanato os seguintes produtos: sabão em pó, ceras, ácidos e soda cáustica, que podem danificar o material. 

Entre tantas opções existentes, é preciso atenção e orientação profissional para escolher o porcelanato ideal para cada tipo de ambiente. É preciso observar algumas características, como explicam os consultores do Grupo Potiguar. Para cada ambiente e uso, há um tipo ideal de porcelanato; e o primeiro passo é definir se a área é interna ou externa, se é uma superfície seca ou molhada. Isso faz toda diferença para a escolha do revestimento. Vale salientar que a cor e a textura do porcelanato também devem ser adequadas para cada tipo ambiente; e tudo isso é explicado ao cliente pelas equipes de consultores e arquitetos das lojas Potiguar. 

Para quem está querendo reformar ou construir, as lojas Potiguar estão com ofertas de porcelanatos de grandes, em todas as unidades Potiguar de São Luís e Imperatriz, com preços bem acessíveis enquanto durar os estoques.

Assessoria de Imprensa da Potiguar

Banco do Nordeste e Embrapa realizam palestra online com foco na bovinocultura de leite no Maranhão

 


O Banco do Nordeste e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizam, na próxima terça-feira (23), a palestra online "Programa Balde Cheio: Ações e atividades desenvolvidas no Maranhão e no Nordeste". A iniciativa tem o objetivo de levar informações e estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da bovinocultura de leite no Estado. O evento será transmitido pelo canal da Embrapa no Youtube, a partir das 15h.

A palestra principal será ministrada pelo engenheiro agrônomo Artur Chinelato, que é pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste e criador e coordenador do Programa Balde Cheio. Reconhecido por sua execução em todo o território nacional, o Balde Cheio visa a transferência de tecnologias para produtores rurais com foco no aumento da produtividade leiteira, a partir de capacitações, palestras e articulações institucionais para promoção da atividade produtiva.

Os participantes também contarão com orientações sobre oportunidades de acesso ao crédito e à assistência técnica integrada, oferecidos pelo Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, o Prodeter.

A iniciativa tem como público-alvo produtores e técnicos que atuam na cadeia produtiva do leite no Maranhão, mas será aberta a todo público interessado na temática. Também participarão do evento online o superintendente estadual do Banco do Nordeste no Maranhão, Danivan Borges Lacerda, e o gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB, Allanison Souza.

Durante toda a transmissão, poderão ser enviadas perguntas e contribuições pelo chat, que serão lidas e respondidas ao final da palestra.

SERVIÇO:

Palestra online - Programa Balde Cheio e Prodeter Maranhão: Ações e atividades desenvolvidas no Maranhão e no Nordeste.
Data: 23/03 (terça-feira), às 15h
Local: Canal da Embrapa no Youtube (youtube.com/c/embrapa)

Palestra com Gabriel Chalita traz reflexões sobre sonhos e angústias de professores

 


Em momentos de incertezas, os sonhos são, muitas vezes, suplantados pelos medos. Quando se trata de uma pandemia global que há um ano está no Brasil, os sentimentos de impotência e incerteza afloram. Mas, quando se é professor e inspiração para centenas de alunos, como lidar com essas sensações?

Para tratar sobre o tema, a faculdade Facimp realiza uma palestra online, nesta terça-feira (23), com o professor e filósofo Gabriel Chalita. Voltado a professores, coordenadores e diretores escolares, o encontro virtual acontece às 17h, em transmissão via link enviado após a inscrição no site: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/ , com a mediação da administradora e docente Barbara Fonseca, e as inscrições são gratuitas e abertas ao público. Após o evento, os participantes recebem certificado. 

Na palestra, serão abordados temas como as mudanças nos processos de ensino e aprendizagem com a tecnologia, as perspectivas da educação e de questões cognitivas, sociais e emocionais após a pandemia, bem como sonhos coletivos e medos contemporâneos. “O professor é humano e tem direito de ter medo. O professor é o sopro iluminador dos sonhos. Nesse dual cotidiano, precisamos dar instrumentos para que o professor continue a realizar o seu ofício”, define Chalita.

A coordenadora do curso de Biomedicina e Farmácia da Facimp, Talita Pinho, com essa nova realidade inesperada da pandemia desde o ano passado, procurou de forma acelerada se reinventar e se adaptar à uma nova tendência na vida acadêmica: “São muitos os desafios e mudanças. Os pontos importantes para os coordenadores foram o de manter o equilíbrio emocional no início da pandemia, a comunicação aberta e o apoio aos alunos e professores nessa adaptação da rotina remota acadêmica”.

A docente ressalta que essas mudanças podem ser superadas com a sintonia entre os coordenadores, professores e os acadêmicos, numa comunicação clara, passando segurança, com cada um ouvindo e entendendo as necessidades do outro, para ajudar e entregar o melhor aprendizado possível aos alunos.

 

Serviço:

Palestra “Os medos e os sonhos dos professores em um mundo em transformação”, com Gabriel Chalita

Data: 23/03 (terça-feira)

Horário: 17h

Transmissão: Link será enviado após inscrição

Inscrições: https://www.even3.com.br/escolaemfoco/

Investimento: Gratuito

9 de mar. de 2021

Sebrae aposta em inovação para ajudar pequenos negócios a superarem a crise

 

Durante quatro meses, 66 empresas de Imperatriz e Açailândia vão receber consultorias especializadas para apoiá-las no enfrentamento de um contexto pandêmico, auxiliando no seu crescimento. A ideia é aumentar a competitividade e produtividade dos empreendimentos com foco na inovação e lucratividade dos pequenos negócios, já a partir deste mês de março. Quer saber mais? Leia o nosso conteúdo abaixo, e se puder, compartilhe! De certo de sua colaboração, agradecemos!

Elevar a produtividade das empresas, com a promoção de melhorias rápidas, de alto impacto e baixo custo é o objetivo do programa Brasil. Mais, parceria da instituição com o Governo Federal que começa a ser executado neste mês no Maranhão.

Durante quatro meses, 66 empresas de Imperatriz e Açailândia vão receber consultorias especializadas para apoiá-las no enfrentamento de um contexto pandêmico, auxiliando no seu crescimento. A ideia é aumentar a competitividade e produtividade dos empreendimentos com foco na inovação e lucratividade dos pequenos negócios, já a partir deste mês de março.

“Estes é o Brasil Mais, um programa executado pelo Sebrae por meio da parceria com o Governo Federal, que contará com o acompanhamento de Agentes Locais de Inovação (ALI). Serão vários ciclos de quatro meses e com empresas diferentes em cada um, até completarmos o biênio 2021-2022. Durante esse percurso, o empresário será conduzido por uma jornada em busca da inovação, do maior faturamento e da redução de custos”, aponta
a coordenadora estadual do Sebrae para o Brasil Mais, Luciana Barreto.

O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, ressalta que o programa vai contribuir para a elevação da produtividade, abrindo caminhos para empreendimentos mais lucrativos, o que será um alento no cenário de pandemia que ainda vivemos.

“As ferramentas do Brasil Mais propõem o aumento da produtividade e competitividade de empresas a curto prazo, possibilitando que, cada vez mais, tenham condições de se manterem no mercado. Não tenho dúvidas que será uma parceria de grande valia para todos os participantes das regiões Tocantina e Pré-Amazônia maranhense, principalmente porque a
crise advinda com o coronavírus nos mostrou que os recursos tecnológicos, a inovação e a criatividade são salutares nessas circunstâncias, sendo decisivos para a sustentabilidade empresarial”, avaliou o executivo.

O empresário do setor de prestação de serviços em informática da cidade de Açailândia, Aldrin Carvalho, é um dos participantes deste primeiro ciclo de atividades e destaca a importância da iniciativa para a sua empresa. “Fiz a inscrição interessado na proposta inicial, porque pretendo melhorar a minha empresa. Quando se busca aprender é sempre bom e essa parceria com o Sebrae possibilita termos orientações, aprendizagem e mudanças significativas e positivas nos nossos empreendimentos”, complementou Carvalho.

Meta estadual
No Maranhão, até o final de 2022, o Sebrae tem o desafio de atender 1.540 micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviço e indústria, via Brasil Mais. O Sebrae, em sua expertise, atuará com 14 Agente Locais de Inovação distribuídos em oito de suas 12 regionais no estado. Os ALIs farão o diagnóstico empresarial além de seis encontros
individuais e cinco coletivos com as empresas participantes de cada ciclo.

O Brasil Mais foi idealizado pelo Governo Federal por iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e, além do Sebrae, conta com a parceria do Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Para mais informações sobre o programa, acesse no Portal do Sebrae (sebrae.com.br/brasilmais) e no site do Governo Federal (brasilmais.economia.gov.br).