28 de set. de 2021

Imperatriz não registra casos de raiva humana há mais de 20 anos

 

O Município não registra casos de raiva humana há mais de 20 anos. Os dados são da Unidade de Vigilância em Zoonoses, responsável pela prevenção, monitoramento e controle de doenças transmitidas entre animais e pessoas, como é o caso da raiva. O saldo positivo do enfrentamento dessa doença infecciosa viral aguda é resultado das campanhas de vacinação regulares de animais, promovidas em Imperatriz pela Prefeitura.

Nesta terça-feira, 28, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva. Além de aumentar a conscientização sobre a prevenção, a data serve para comemorar as conquistas alcançadas na luta contra a doença. O veterinário e coordenador da Zoonoses, Cairo Vinicius, explica que justamente por conta das ações de vacinação dos animais, não existem ocorrências de raiva humana há mais de duas décadas na cidade.

Ainda de acordo o médico veterinário, a vacina em cães e gatos é a única forma de profilaxia, ou seja, de prevenção contra a doença. “A raiva é altamente letal, para animais e humanos, e tem rápida transmissão. Não se vacina os humanos com tanta frequência que os animais, apenas nos profissionais de linha de frente ou em casos de mordedura. O que podemos fazer para prevenir e continuar combatendo a doença é com a vacinação dos animais”, explica.

A campanha deste ano contra raiva em cães e gatos da Prefeitura iniciou em 28 de agosto na zona rural. Desde o inicio, até o dia 25 de setembro, foram vacinados mais de 14 mil pets. A ação da Unidade de Vigilância em Zoonoses promove o Dia D de imunização no dia 02 de outubro, em vários pontos da zona urbana da cidade. A meta é vacinar mais de 18 mil animais na data de intensificação do evento, contabilizando cerca de 37 mil animais imunizados, ao todo, na campanha de 2021.

Confira relação dos locais do Dia D da campanha antirrábica deste sábado, 02 de outubro, das 8h às 17h:

U.B.S Vila Lobão, U.B.S Vila Redenção, Escola Maria Francisca Pereira, Escola Leônccio Pire Dourado, Escola Frei Osvaldo Caronini, Unisulma, U.B.S Maria Aragão, FUNASA, UBS Três Poderes, U.B.S Nova Imperatriz, U.B.S Milton Lopes, Escola Darcy Ribeiro, Feira do Bom Sucesso, U.B.S Ouro Verde, Escola Pedro Abreu, U.B.S Santa Lúcia, U.B.S Ayrton Senna, Clube da Sucam, U.B.S Planalto, U.B.S Conjunto Vitória, Imperial Shopping, Igreja Maranata, U.B.S Cafeteira, Escola Paulo Freire e Facimp.

 

Sem tempo para cozinhar? Confira receitas práticas e rápidas para rotina de home office

 


Mesmo com o retorno gradual aos escritórios, muitos brasileiros estão satisfeitos com a rotina de home-office. 73% dos entrevistados por pesquisadores da Universidade de São Paulo aprovam essa modalidade de trabalho, mas muitos ainda identificam algumas dificuldades, como a falta de tempo para preparar refeições, principalmente entre o almoço e o café da tarde.

Por isso, a Unium - marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal - preparou três receitas saborosas e, ao mesmo tempo, rápidas e práticas para auxiliar “os cozinheiros da pandemia”. Confira:

Bruschetta cremosa

Ingredientes

Modo de preparo

Corte o salame hamburguês em cubos pequenos, rale o queijo gouda e misture ao requeijão. Cubra as fatias de pão com uma camada generosa. Para finalizar, coloque o salame sobre o creme e leve ao forno pré-aquecido em 180 °C por 10 a 15 minutos até que o queijo esteja derretido. Para servir, polvilhe a salsa fresca picada.

Carne de onça suína

Ingredientes

  • 180 g de mignon suíno Alegra moída
  • 25 ml de rum
  • 60 g cebola
  • 25 g cebolete ou cebolinha verde
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Mostarda preta a gosto
  • 1 fatia grande de broa preta úmida

Modo de preparo

Para garantir o melhor sabor possível, compre sempre o mignon suíno Alegra, de preferência, pouco antes do preparo. Quanto mais fresco, mais saborosa vai ser a carne de onça suína. Peça para moer o mignon suíno Alegra duas vezes. Após temperar a carne, deixe-a descansando na geladeira por aproximadamente 30 minutos para pegar bem o sabor dos temperos.

Coloque a carne moída em um recipiente, adicione o sal, a pimenta-do-reino, o rum e um fio de azeite de oliva. Misture todos os ingredientes na carne, mexa e deixe em repouso. Enquanto isso, corte a cebola bem picadinha, e o cebolete ou cebolinha verde o mais fino possível. Em um prato, coloque a fatia de broa úmida, adicione a carne temperada e sobre ela espalhe a cebola cortada e depois a cebolete. Por fim, regue com azeite de oliva a gosto e sirva com mostarda escura.

Bolo de Milho

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo tradicional Herança Holandesa
  • 2 xícaras de açúcar
  • 5 ovos
  • 3/4 xícara de óleo
  • 1 lata de milho
  • 1 colher (sopa) de fermento químico

Ingredientes para a calda:

  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Bata no liquidificador o milho com os ovos e o óleo. Quando ficar cremoso, sem grumos, junte o açúcar e bata para dissolver. Em um recipiente, peneire a farinha com o fermento, despeje o líquido dentro dele, e misture bem com um batedor de arames ou espátula. Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada, de tamanho 30 cm X 22 cm, e leve ao forno pré-aquecido em 180 ºC por 40 minutos – ou até que um palito espetado na massa saia limpo.

Para preparar a calda, misture o leite de coco com o açúcar numa panela e deixe amornar. Após essa etapa, corte o bolo em 12 pedaços e despeje a cobertura sobre o bolo, deixando escorrer entre os pedaços. Esse toque deixará a massa úmida e mais saborosa.

 

Últimos dias da quinzena do "Sono Potiguar”

 


Dormir bem é acima de tudo uma questão de saúde e muita gente nem imagina que o ambiente do quarto também pode influenciar na qualidade final do sono. 

  

Para garantir um sono de qualidade é bom investir em um ambiente relaxante. E isso inclui estar com o tipo certo de colchão, optar por uma luz indireta na medida certa, cores suaves nas paredes, além de bons travesseiros, lençóis e cobertores macios. 

  

Entre outras doenças causadas por um mau sono estão dores no corpo e coluna, distúrbio de sono, doenças cardiovasculares, crises de ansiedade, entre outros males. 

  

Mas a boa notícia é que na Quinzena do Sono Potiguar, que vai até o dia 30 de setembro, tem muitas ofertas e todos esses produtos que vão ajudar a ter um sono relaxante e de grande qualidade. Vale a pena visitar a Potiguar, localizado no bairro do Côco Grande, e garantir mais saúde e qualidade de vida.

Dia Mundial do Coração: converta boas práticas em saúde

 


Não é surpresa que as doenças no coração oferecem riscos graves e estão no topo da causa de mortes no mundo.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça esse alerta com dados que apontam que as doenças cardíacas matam mais de 17 milhões de pessoas anualmente no mundo. No Brasil, a média chega a mais de 300 mil mortes por ano.

O alerta, sempre presente nos debates sobre saúde do corpo, ganha ainda mais força com a data criada para conscientização do tema diante dos dados alarmantes: dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, ressalta a importância dos bons hábitos diários para manutenção e saúde do órgão.

Cuidados

O médico cardiologista e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED – FAMEAC), Pablo Germano de Oliveira, explica que, com mudanças de hábitos comuns do dia-a-dia que privilegiam o bom funcionamento do coração, é possível contornar problemas futuros.

Pablo aponta que os cuidados e esforços na terapia nutricional, perda de peso e prática de atividade física contribuem para a redução das doenças cardiovasculares.

Na parte da alimentação, a pessoa pode separar um tempo para fazer seu planejamento das compras, pois assim é possível evitar a ingestão de fast foods e alimentos industrializados, que são rápidos no preparo e danosos à saúde. 

Além disso, o especialista sugere o consumo dos alimentos in natura ou minimamente processados, e também indica a moderação no uso de óleo, sal e açúcar, além de evitar comidas ultraprocessadas.

Outro ponto citado pelo médico é sobre o exercício físico como forte aliado ao bom funcionamento do órgão. “A atividade física aeróbica regular auxilia na prevenção e tratamento da hipertensão, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares”, indica Pablo.

“É importante evitar o estresse e a ansiedade, seja por questões sociais ou profissionais, além de parar com hábitos prejudiciais como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, que são agravantes para a manutenção da saúde do coração”, completa o profissional, ressaltando que alguns detalhes da vida social, quando alterados, podem ser essenciais.

É indicado sempre consultar um médico regularmente, para realizar exames e checar como está a saúde desse órgão que é vital em nosso organismo.

23 de set. de 2021

Próxima Feira Cidadã acontece na Potiguar, em Imperatriz

 


A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai realizar mais uma edição da Feira Cidadã, nos dias 24 e 25 de setembro. Com o intuito de dar continuidade à expansão da feira de Imperatriz pelo município, o evento acontece agora no hall de entrada da Loja Potiguar.
 
São aproximadamente 30 barracas, todas padronizadas, disponibilizadas pela Prefeitura. A Feira Cidadã foi idealizada para ocorrer de forma itinerante, e atender todos os bairros, principalmente os que são localizados mais distantes do centro comercial da cidade e reúne artesãos da região, que estarão exibindo e comercializando seus trabalhos.  
 
Segundo Adriano Pestana, Diretor Comercial do Grupo Potiguar, apoiar esse evento faz parte da missão social da empresa:  
 
“O Grupo Potiguar sempre incentivou a arte e a cultura, assim como a economia criativa. Apoiar os artesãos e artesãs da região é uma grande satisfação. Estamos felizes em ceder o espaço para que eles comercializem seus produtos na Feira Cidadã, gerando renda para esses artistas da terra. Convidamos todos para visitar a Feira”, declarou.

Em parceria com a Potiguar, a próxima edição acontece das 8h às 17h, sendo aberto ao público na entrada da loja situada no bairro Coco (BR – 010, Km 252) na entrada da Vila Cafeteira.

22 de set. de 2021

Semana Cultural divulga talentos descobertos pelo Conservatório de Música de Imperatriz



Encontro de gerações e talentos com a diversidade de linguagens musicais. Foi assim a noite de terça-feira, 21, a primeira da 1ª Semana Cultural promovida pelo Conservatório de Imperatriz, órgão ligado à Fundação Cultural de Imperatriz, FCI.

A programação foi aberta pelo diretor Conservatório, José Ribeiro de Oliveira, com uma sequência para matar saudades dos anos 1970. Pela ordem ele interpretou sucessos do brega romântico “Devolvi”, gravador por Núbia Lafayette; “Alguém” de Anísio Teixeira e finalizou com “Ficou a Saudade”, composição do próprio Ribeiro.

Depois da nostalgia, foi a vez da garotada mostrar todo seu talento com outros ritmos com pegadas bem características.

Após revelar no palco que era tímido, João Felipe soltou a voz na interpretação de “Eu Feat Você”, da banda Melim; Guiliana Rayca agitou o público com “Me Namora”, de Natiruts; Jenifer Leite mandou bem “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos e Adrielly Lopes fechou a programação com uma balada mais reflexiva: “Trem Bala”, de Ana Vilela.

“Acabamos participando também pois gostamos e admiramos a arte e por causa disso estamos aqui fazendo o que é possível no conservatório, atendendo determinação do nosso prefeito Assis Ramos’, explicou José Ribeiro, que prepara a gravação de um álbum até o fim do ano.

No período da tarde, uma empresa parceira realizou uma oficina de pintura para os alunos, tendo a música como tema.

O professor e violonista Júnior Schubert, fez questão de explicar que a Semana Cultural foi uma forma encontrada pela direção para divulgar mais os trabalhos para a população, além de incentivar os alunos novatos a se aproximarem das atividades do espaço.

“Isso foi uma forma que nós encontramos de dizer assim: vamos começar nossas atividades com tudo, vamos ver o que temos e mostrar nossos talentos, mostrar uns para os outros e deixar um marco neste início de temporada de aulas”, complementou Júnior Schubert, que ministra aulas de teoria musical, flauta doce e canto infantil.

Programação

Confira a programação desta quarta-feira, a partir das 18h.

*Coral Adulto e infantil – com o tema “O Circo”.

A programação é realizada com a adoção de medidas sanitárias para não proliferação da Covid-19 e é aberta para a comunidade.

16 de set. de 2021

Festival Guarnicê de Cinema 2021 começa sexta-feira, 17, no Teatro Arthur Azevedo

 


Aabertura do Festival Guarnicê de Cinema 2021 será realizada na sexta-feira (17) às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, localizado na Rua do Sol, em São Luís. A cerimônia também será transmitida na TV UFMA (canal 16.1) e no Youtube, Instagram e site do festival.

Os ingressos para a cerimônia podem ser retirados na sexta-feira, na bilheteria do Arthur Azevedo, entre 13 e 18h. O público deve chegar ao teatro com antecedência. Não será permitida a entrada após às 19h. A solenidade será conduzida pela atriz Layla Calixto e pelo cineasta Fernando Braga. Toda a programação do Guarnicê é gratuita.

Por conta da pandemia, a lotação do teatro está reduzida. O uso de máscara no evento é obrigatório.

Filme de abertura

A edição 44 do Guarnicê terá início com a estreia nacional de ‘’O Jardim Secreto de Mariana’’, filme protagonizado por Andreia Horta e Gustavo Vaz e dirigido por Sergio Rezende. O diretor carioca, realizador de clássicos como ‘’Salve Geral’’ e ‘’O Homem da Capa Preta’’, será o homenageado nacional do Guarnicê.

Homenagens locais

A cerimônia de abertura do festival contará ainda com homenagens a Cleide Carneiro e Sandra Pinheiro, funcionárias da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que contribuíram com a produção de pelo menos 20 edições do Guarnicê.

O Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM) também será homenageado. A instituição ligada a Fundação Nagib Haickel é reconhecida como um instrumento de preservação e projeção das manifestações artísticas maranhenses.

O festival

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFMA, o Guarnicê 2021 ocorre entre os dias 17 e 24 de setembro em formato híbrido, com os patrocínios do Instituto Cultural Vale; do Governo do Maranhão; SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; do Centro Elétrico e da Equatorial Maranhão

Além de apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão; da Fundação Josué Montello; da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); Eduplay; Fundação Sousandrade; Mistika; Academia Internacional de Cinema (AIC); Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES); TV UFMA; Secretaria Estadual de Educação (SEDUC); Escola de Comunicação e Arte da USP; Escola Aberje de Comunicação; Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA); Escola de Cinema do IEMA e Hotel Blue Tree Towers.

A programação de mostras competitivas e paralelas, as ações formativas e outras informações do Guarnicê podem ser consultadas no site guarnice.ufma.br

Equatorial Maranhão traz de volta campanha para negociação de dívidas

 


A Equatorial Energia Maranhão iniciou esta semana, mais uma edição da campanha de negociação de dívidas, que oferece condições especiais de pagamento aos clientes em todo o estado. A campanha conta com ações exclusivas para facilitar a quitação de dívidas, à vista ou parcelada, aos consumidores que estão com dificuldades para manter as contas de energia em dia. As regras de negociação são válidas até o dia 30 de outubro para os consumidores da classe residencial. 

 

A campanha de negociação chega em um momento especial. Setembro é o mês em que se comemora o dia do cliente (15/09), por isso foi escolhido para levar essas facilidades, que permitirão aos clientes pagarem os débitos acumulados à vista ou parcelar no cartão de crédito, com redução de juros, multas, correção monetária, entre outras alternativas. Em caso de parcelamento, o cliente poderá ter opção de dar entrada a partir de 10% do valor do débito, a depender do total da dívida e do tipo da negociação que o cliente escolher. 

 

As novas condições para pagamento, ofertadas pela Equatorial, têm como objetivo auxiliar o cliente que ainda sofre com os impactos econômicos, em decorrência do período da pandemia e acabou acumulando as contas de energia. “Sabemos que não é um momento fácil, pois desde o início da pandemia, no ano passado, muitas pessoas tiveram sua renda atingida. Por isso, nós da Equatorial Maranhão trouxemos de volta esta grande oportunidade de negociação de débitos aos clientes residenciais. São condições facilitadas de parcelamento para que todos possam ficar em dia e continuar usufruindo de um fornecimento de energia regular”, destacou Mirelly Carvalho, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão. 

  

  

Como aderir às negociações facilitadas 

  

O cliente residencial poderá parcelar seus débitos acumulados conforme a quantidade de faturas em aberto e a faixa de consumo de cada unidade consumidora. As negociações podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio dos seguintes canais: 

  

  1. Site: acessando o www.equatorialenergia.com.br o cliente tem duas opções: 

    Pagar com cartão” - modalidade que permite parcelar débitos no cartão de crédito, com isenção de juros, multas e correção (haverá cobrança da taxa do cartão)e a opção Parcelar débitos” -  onde o cliente poderá negociar na própria conta de energia, com redução de juros, multas e correção; 


  2. Central de Atendimento Exclusivo: o titular da conta pode ligar no 0800 098 2997, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h, e solicitar a negociação com um dos atendentes; 

      
  3. Presencialmente: o titular da conta pode buscar um dos pontos de atendimento presencial da Equatorial Maranhão para realizar a negociação. Basta levar seus documentos pessoais, a conta de energia e o cartão de crédito/débito caso queria utilizar essa modalidade de pagamento. 

      
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Prefeitura convoca aprovados no concurso de 2019 para o cargo de professor

 


A Secretaria de Administração e Modernização (Seamo) divulgou nesta quinta-feira, 16, edital de convocação para 28 candidatos aprovados e selecionados no Concurso Público de 2019, referente ao Edital 001/2019 no cargo de professor nível III, zona urbana e zona rural. A apresentação dos convocados será no departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, na Rua Rui Barbosa, 201, Centro, a partir do dia 20 de setembro das 8h às 12h.

Os convocados deverão comparecer munidos de documentos exigidos no edital, como Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, Cédula de Identidade, Declaração do Imposto de Renda, entre outros.

No departamento de RH, os candidatos vão receber uma guia de encaminhamento para a realização de exame médico pré-admissional.

“O não atendimento da presente convocação, no prazo máximo e improrrogável de cinco dias úteis, contados da data inicial marcada para o comparecimento, no local e horários designados acima, será considerado como renúncia tácita de direitos, ficando o Município de Imperatriz autorizado a convocar outros classificados e aprovados no referido concurso público”, diz trecho do edital de convocação.

O secretário da Seamo, Alair Firmiano, explica que a convocação se dá em razão da necessidade de reforçar o quadro de pessoal da Educação. 

“Enquanto as aulas eram de forma remota, a Secretaria de Educação não tinha a necessidade, mas agora com a volta das aulas presenciais vamos precisar de mais professores, além dos já chamados”, justifica.

Chamada por ordem de classificação

Dia 20 de setembro

Edital: http://novo.imperatriz.ma.gov.br/media/site/notify/seamo/concurso/EDITAL_N%C2%BA_01.2019_-_PMI_1.pdf

Escola Giovanni Zanni será entregue à comunidade escolar na volta às aulas

 


No dia 20 de setembro, 1º dia de volta às aulas presencias com ensino híbrido da rede municipal de ensino, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed) irá acolher os alunos na Escola Municipal Giovanni Zanni, no Bairro São José do Egito, com prédio novinho. Com 341 alunos matriculados nos dois turnos, nesse primeiro momento, serão apenas 50% que retornam na semana. 

Para a oportunidade, a Semed prepara um grande evento de inauguração da reforma, ampliação e climatização da unidade de ensino completamente reestruturada. Investimento faz parte do pacote de obras da Educação realizada com recurso do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, a partir das 8h30, que veiculará além do retorno dos alunos, todos os benefícios executados na escola. “As melhorias na instituição contemplam a modernização de toda a estrutura física, com instalação de forro, centrais de ar, janelas em vidro temperado, cobertura do pátio com estrutura metálica e transformada em quadra de esportes. Um projeto à altura da escola e no padrão das obras da gestão Assis Ramos”, frisou o secretário de Educação, José Antônio Pereira.

Outro grande diferencial na construção, foi a elevação do piso da escola em aproximadamente 50 centímetros, para evitar os alagamentos causados com as cheias do riacho Bacuri, que passa ao lado do prédio. “Resolvemos um problema de décadas que afligia essa comunidade escolar. Não temos como lutar contra a natureza, pois o córrego do lado da escola existe, mas conseguimos manter uma escola no centro da cidade, com projeto de engenharia adequado e moderno”, reforçou o prefeito Assis Ramos.

Setembro Verde: número de transplantes no Brasil cai 25% na pandemia e reflexos são sentidos mesmo em estados referências na área

 O que fazer quando um órgão do corpo humano não funciona mais nem se recupera com tratamentos convencionais? A medicina tem uma solução radical: trocar o órgão. É um procedimento de alta complexidade, que exige muita competência médica, estrutura hospitalar e solidariedade humana. No mundo, nem mesmo os avanços tecnológicos impediram que as doações e os transplantes de órgãos fossem impactados pela pandemia. Só na primeira onda de covid-19, diminuiu 31% o número de transplantes realizados em todo o mundo, como aponta a pesquisa publicada no jornal científico The Lancet Public Health.

Ao considerar dados de 22 países, espalhados por quatro continentes, o estudo indica que 11.253 cirurgias desse tipo deixaram de ser efetuadas no ano passado, o que significa uma redução de 16% ao longo dos 12 meses. O transplante mais afetado  foi o de rim com doadores vivos, que teve queda de 40% no comparativo entre 2019 e 2020. A pesquisa mostra ainda que a diminuição na quantidade de transplantes representou mais de 48 mil anos perdidos nas vidas de pacientes.

O Brasil não ficou fora desse cenário. O país, que é um dos líderes mundiais na doação e no transplante de órgãos, viu os números despencarem com o agravamento da pandemia. A taxa de doadores efetivos caiu 13% e a efetivação de doações reduziu para 24,9%. O principal motivo desse declínio é o aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão de covid-19. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em um comparativo do primeiro semestre de 2020 com o primeiro semestre de 2021.

Como ficam estados referências

Líder entre os estados brasileiros na captação e entre os primeiros em transplantes de órgãos, o Paraná consolidou um sistema que é referência dentro e fora do país. Trabalho de ponta que é tema de estudos multicêntricos, em razão da qualidade das equipes e da estrutura apropriada. Mas a covid-19 fez as doações caírem 23,13%, segundo o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. Enquanto o primeiro semestre de 2020 registrou 41,5 doações por milhão de população (pmp), 2021 teve apenas 31,9 pmp. Mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia, o Paraná ficou à frente de todos os estados brasileiros e muito acima da média nacional, que atingiu a marca de 13,7 pmp. 

O Brasil tem a regulação de órgãos operada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), considerado o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. Dentro dessa operação, o Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba (PR), que atende 100% por meio do SUS, é referência no transplante renal. Foram 60 procedimentos realizados no ano de 2020 e 24 no primeiro semestre de 2021. “A excelência da equipe de transplante torna possível que, em 95% dos casos, não haja rejeição do órgão em um prazo de um ano, índice semelhante aos hospitais de São Paulo e também dos Estados Unidos”, afirma o diretor-geral do HUC, o médico Juliano Gasparetto. 

Bastidores da doação e da conscientização

São muitas as equipes que correm contra o tempo nos bastidores do processo de doação de órgãos. Equipes como a do Laboratório de Imunogenética do Hospital Universitário Cajuru, que realizam exames de compatibilidade para o transplante de órgãos e tecidos. Com a mais avançada tecnologia disponível no mercado, o laboratório atua como um facilitador para a eficácia do processo de doação, ao atender a Central de Transplantes, as equipes transplantadoras e as unidades de diálise do Paraná.

Um laboratório que não dorme. É assim que a coordenadora dessa equipe, Helena Cazarote, se refere ao  trabalho essencial realizado ali, que começou há 25 anos e se mantém como referência no Brasil. “A partir do momento que temos a confirmação de um potencial doador, o laboratório entra efetivamente no processo para liberar os exames de compatibilidade no menor tempo possível. Isso causará impacto direto na sobrevida desse órgão e na qualidade de vida do paciente pós-transplante”, explica Helena. 

O HUC é destaque na captação de órgãos. Com uma equipe multiprofissional, o hospital mantém o maior índice de conversão estadual de entrevistas com as famílias em doações efetivadas. Em 2020, a taxa de conversão foi de 84%, e em 2021, está em 81%, bem acima das médias dos demais estados. Enquanto que a recusa pela doação está em 39% no país e 25% no estado, sendo que o Hospital Universitário Cajuru tem a média de apenas 19% de recusa. “Somos modelo, pois o processo é muito bem estruturado e bem realizado. O resultado positivo na doação e no transplante de órgãos é fruto de um trabalho de uma equipe dedicada e capacitada no que faz”, ressalta o diretor-geral.

9 de set. de 2021

Vacinação contra raiva continua neste sábado na Vila Davi e Itamar Guará

 

Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo

No próximo sábado, 11, equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses promovem vacinação contra raiva, em cães e gatos, na Vila Davi, na Avenida Principal (Esquina com a rua Ayrton Senna), e no Itamar Guará, na Unidade Básica de Saúde (UBS) na rua Principal. Das 08h às 17h, os tutores devem levar seus pets, a partir de quatro meses de idade, para receberem a dose do imunizante. 

No dia 18 de setembro, a vacinação ocorre no Residencial Sebastião Régis, na Escola Municipal Antônio Leite Andrade, na Avenida Principal, nº 01, e também no povoado Camaçari, na UBS do local, na Rua Rafael de Almeida. No Embiral e Cacauzinha, a imunização acontece no dia 29 de setembro, com aplicação das vacinas de cães e gatos nas casas de quem precisa, nesses povoados. 

O coordenador da Vigilância em Zoonoses e médico veterinário, Cairo Vinicius, ressalta que "é indispensável para a população imunizar seus queridos animais de estimação, assim como estarem atentos aos reforços anuais. Levem seus pets, pois a vacina é o meio mais eficaz de controlar a doença”, explica. 

A expectativa deste ano é imunizar 37 mil animais, o grande dia D da vacinação na zona urbana de Imperatriz está previsto para 02 de outubro.  Além da grande campanha, a Zoonoses realiza a vacinação antirrábica durante todo o ano. A unidade está localizada na rua Coletora Um, bairro Vila Conjunto Vitória, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Com aulas gratuitas, escolinha do Balsas Futsal inicia atividades em Imperatriz

 


Imperatriz recebeu oficialmente a nova base de funcionamento da escolinha do Balsas Futsal, clube de futsal maranhense. Com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa tem por objetivo desenvolver atividades voltadas para o esporte com crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, de forma gratuita e pretende atender até 50 participantes, inicialmente. 


Para o presidente do clube, Hallyson Dias, o lançamento da escolinha traduz o valor do esporte na cidade e promove o primeiro passo no desenvolvimento das crianças no futsal, “Já participamos de competições nacionais e estaduais, e dentro desses polos já tem atletas se destacando e disputando. Para nós é muito valioso promover isso para os meninos, a oportunidade de estarem aqui participando. Hoje o time adulto já tem títulos estaduais, então esses garotos vão poder fazer parte da nossa categoria de base e futuramente participar do time adulto.”. 

 

O Assistente Comercial da Equatorial Maranhão, Lauro Nascimento, que representou a empresa no lançamento do projeto, afirma que incentivar o esporte é um dos direcionamentos promovidos pela companhia. “Acreditamos muito no poder de transformação e investimos muito no esporte e cultura no nosso estado. Dentro dos nossos projetos já são mais de 111 milhões investidos. Quando vemos as crianças treinando, ficamos felizes em proporcionar e compartilhar esses momentos valiosos”, conta. 

Ainda no mês de julho, o clube realizou processos seletivos para as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Com turmas formadas, os treinos serão realizados duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, no Ginásio da Escola Frei Gil, seguindo todos os protocolos de segurança recomendados. Quem ainda deseja se inscrever, pode ir até o ginásio durante os treinos verificar a disponibilidade da turma. A escola está localizada na Rua General Gurjão, 394 – Bacuri. As vagas são limitadas. 


Além das cidades de Balsas e de Imperatriz, em breve o Balsas Futsal irá lançar a sua escolinha em São Luís. O polo na capital maranhense será voltado tanto para o futsal masculino quanto feminino.  Com a criação destes três polos, cerca de 120 crianças e jovens serão beneficiados no total. 

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão