30 de jan. de 2022

Álcool em gel fará parte do cotidiano da maioria dos brasileiros mesmo após pandemia

 


Teorias indicam que são necessários pelo menos 21 dias para criar um novo hábito. Após quase dois anos intensificando os cuidados para evitar a covid-19, uma pesquisa realizada pela Xlear aponta que 64% dos brasileiros pretende manter a lavagem das mãos e 50% o uso do álcool em gel mesmo após o fim da pandemia. 

“Há alguns anos, o H1N1 já tinha nos mostrado a importância da higienização das mãos, mas pela gravidade da covid-19, isso foi intensificado. Difícil um local que não tenha álcool em gel disponível. Esses hábitos de higiene são muito benéficos também para evitar outras doenças, como gripes, micoses, meningite e hepatite. Manter a higiene pessoal, assim como das superfícies, é fundamental para evitar casos assim”, explica a infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens.

A pesquisa, que ouviu 600 pessoas, também aponta que 44% continuarão evitando tocar nariz e olhos sem ter as mãos limpas e 36,2% colocar a mão na boca, além de 17,4% que pretendem manter a rotina de lavar o nariz. Especialistas alertam sobre outros hábitos de higiene fundamentais para diminuir riscos à saúde como tomar banho diariamente, trocar roupas pessoais e de cama com regularidade, cortar as unhas, escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

“São hábitos simples, mas que mesmo assim ainda não foram incorporados ao dia a dia de muitas pessoas e isso é muito benéfico para prevenir outros problemas de saúde”, ressalta a infectologista.


Concluida manutenção da pista de skate da Praça Mané Garrincha

 A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), realizou manutenção na pista de skate da praça Mané Garrincha, que depois de alguns dias fechada, já está liberada para os desportistas praticantes de skate em Imperatriz.

Além dos reparos feitos na pista, que apresentava algumas fissuras, foi melhorada a iluminação pública no local que agora apresenta melhor visibilidade para a prática do skate durante a noite.

Essas fissuras acontecem, em função da pista ser em área aberta com exposição ao sol e, também, o grande volume da prática do skate no espaço destinado à modalidade esportiva que ganhou o mundo.

Em 2020 a Prefeitura de Imperatriz realizou a restauração completa da pista de skate da Praça Mané Garrincha, como também outros espaços do complexo esportivo, que incluiu a construção do Ginásio Poliesportivo Rodolfo Carvalho, além de quadra de areia para a prática de beach soccer e futvôlei.

A determinação do prefeito Assis Ramos é para que a manutenção da pista de skate da praça Mané Garrincha seja contínua, para que os amantes desse esporte, possam realizar as suas manobras todos os dias se assim desejarem. Assis afirmou ainda que aguarda o recebimento de recursos para uma nova reforma completa, ainda esse ano.

“Atendemos a reivindicação dos desportistas dessa modalidade esportiva, e já liberamos a pista inclusive com a melhora da iluminação, que vai facilitar a prática durante a noite, uma preferência dos praticantes motivados pela temperatura mais baixa’, destacou Zigomar Filho, titular da Sinfra.

Dicas para ajudar a manter a saúde pulmonar em alta

 


Com a grande incidência de fortes chuvas em todo o Estado, e ainda com o surto de síndromes respiratórias e de Covid-19, vale reforçar os cuidados para manter a casa ou o ambiente de trabalho arejado, limpo e bem longe de vilões como o mofo, um grande inimigo da saúde pulmonar. 

E muito cuidado quando há paredes com infiltrações. A presença de umidade e mofo no ambiente infiltrado favorece a proliferação de bolor, um tipo de fungo que pode causar ou agravar doenças respiratórias, provocar alergias e outros incômodos. A dica de especialistas do home center Potiguar é manter as habitações adequadamente impermeabilizadas, principalmente nos cômodos onde se dorme e trabalha; para evitar a incidência do bolor, e com ele, a possibilidade de desenvolver doenças como asma, bronquite, rinite, além de alergias que representam riscos para toda a família, em especial para pessoas vulneráveis, como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas ou pacientes crônicos, oncológicos ou asmáticos. 

Para isso, vale proteger áreas como paredes, pisos e tetos com a aplicação dos produtos impermeabilizantes certos que evitam a ocorrência de infiltrações. Entre as principais causas que provocam as infiltrações, destacam-se a grande umidade da região, a ação do tempo sobre a parede, chuvas intensas que podem comprometer a parte exterior da parede, lajes com infiltração e ainda, encanamento com vazamentos, canos furados ou rachados. Tudo isso pode levar à existência de áreas infiltradas. 

Outra dica importante da Potiguar para essa época é evitar o bolor nos armários, closets e gavetas, pois como passam mais tempo fechados, nessa época de chuvas e alta umidade, são comuns de aparecer. Mas nas lojas Potiguar há produtos bem eficientes para combater isso, os chamados Dry Closet, um desumidificador próprio para armários que elimina a umidade do ar perfumando o ambiente com suave fragrância de lavanda. Seus cristais absorvem o excesso de umidade do ambiente, depositando-o em forma líquida em sua bolsa de armazenamento. Super prático e funcional, pois basta abrir e pendurar no armário ou closet e manter lá até o liquido encher, depois é só descartar. 

E não menos importante é observar a vida útil dos travesseiros, pois após um certo tempo também são inimigos pois podem acumular fungos e ácaros. Segundo alergistas, o ideal é trocar os travesseiros a cada seis meses, tanto por questões de higiene, quanto por prevenção. É que com o uso ao longo do tempo, o travesseiro acumula grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor e todas as outras secreções da cabeça, além de perfumes, tinturas e cosméticos. Por esse motivo e, sendo o ácaro o principal agente causador de alergia numa casa, é recomendada a troca do travesseiro a cada dois anos, e ainda, o uso de capa protetora para os travesseiros também. Todos esses itens estão disponíveis em todas as lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz. 

Detran-MA não fará atendimento ao público na segunda (31) e na terça-feira (1°)


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) informa que, na segunda-feira (31) e na terça-feira (1°), não haverá atendimento ao público na sede do órgão, no bairro Vila Palmeira, em São Luís; nos postos avançados, inclusive os dos Vivas; e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran). Nesse período, será mantido somente o serviço de vistorias dos veículos com atendimento agendado pelo site.

Também estarão suspensos os serviços on-line no site do Detran-MA e o acesso ao Renavam por todos os demais órgãos usuários do sistema no Maranhão. 

A suspensão da prestação de serviços é para continuidade da implantação da nova plataforma digital DetranNet, que trará mais agilidade, qualidade e segurança na prestação de serviços à população. 

28 de jan. de 2022

Acidentes com energia durante as viagens de férias: veja como preveni-los

 


Equatorial Maranhão dá dicas para aproveitar as férias em segurança 

  

O momento ainda é de distanciamento social por conta da pandemia e das novas variantes do novo coronavírus. Para que as famílias não deixem de aproveitar as férias, casas de veraneio têm sido a opção de muitos maranhenses e turistas para durante os primeiros dias do ano. No entanto, independentemente do período do ano, algo que nunca pode tirar férias são os cuidados com a segurança.  

  

O técnico de segurança, Carlos Prazeres alerta que para evitar choques elétricos, é importante que as pessoas não estejam molhadas ao ligar ou fazer uso dos aparelhos eletrônico, já que a água pode conduzir eletricidade. “Água e energia não combinam. Por isso é preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a áreas molhadas como piscinas, banheiras, lagos e fontes. Inclusive, desde 1997 a NBR 5410 exige para áreas molhadas e externas o uso de disjuntores DR (Dispositivo Diferencial Residual). Sugerimos também não utilizar extensões em áreas úmidas, ou externas, pois uma falha de isolamento pode gerar um acidente fatal”, esclarece Carlos.  

  

Além do cuidado com as extensões, outra situação de risco muito comum é o uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha (com fusível de proteção) como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo, mantendo a distância de superfícies e áreas com água.  

  

Muitas casas de praia só são utilizadas no período das férias, quanto a isso a Equatorial alerta que o ideal é que seja feita previamente uma revisão das instalações elétricas do imóvel. “É importante verificar a fiação interna da casa se não há algum desgaste. Fios desencapados podem causar choques elétricos, curtos-circuitos, superaquecimento e até incêndios. A fiação elétrica deve ser adequada a quantidade de equipamentos instalados, bem feita e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente”, enfatiza o técnico de segurança. 

  

Confira abaixo mais dicas para curtir as férias com segurança:  

  

  • Antes de viajar, desligue os equipamentos eletrônicos da tomada (exceto aqueles que guardam alimentos ou estejam refrigerando algum tipo de comida, como geladeiras ou freezers). Esse cuidado, além de economizar energia, evita acidentes, pois esses aparelhos podem entrar em curto e causar incêndio; 
  • Localize antecipadamente o quadro dos disjuntores da casa de veraneio para que em caso de emergência consiga desligar a energia rapidamente; 
  • Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta dos aparelhos antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes;  
  • Se precisar trocar uma lâmpada, desligue o interruptor e o circuito elétrico de iluminação. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão; 
  • Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que o mesmo esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança; 
  • Cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca diminua o tamanho nem reaproveite resistências queimadas. 

  

A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar retirar/tocar a pessoa que está recebendo a descarga, evitando assim uma possível nova vítima. A melhor forma de ajudar é: 

  • Desligar o disjuntor ou a chave geral; 
  • Afastar a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha; 
  • Ligar para emergência no 193 ou 192. 

Saúde mental: equipes levam atendimentos a espaços públicos e privados em Imperatriz



 A Campanha Janeiro Branco, em Imperatriz, segue até o dia 31 deste mês, porém os atendimentos da Rede de Saúde Mental ocorrem durante o ano. (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental, segue com ações da Campanha Janeiro Branco em Imperatriz. Desde o início do mês, equipes da rede realizam palestras de conscientização sobre a saúde mental e emocional,  bem como presta auxílio às comunidades, em diversos espaços, tanto públicos quanto privados.

Hospitais, postos de saúde, sistema penitenciário, abrigos para idosos, instituições de longa permanência, praças, centro de socialização, empresas públicas e privadas já receberam ações da Rede Municipal de Saúde Mental. Famílias atingidas pela cheia do Rio Tocantins, uma das maiores da história, também receberam apoio e os serviços da equipe. Além dos danos materiais, a cheia deixou rastros emocionais nas comunidades afetadas pelo volume de água do rio acima do normal. 

“Paralelo a todas as nossas ações, junto com os idosos e em outros espaços, nós ofertamos cuidado e acolhimento para essas famílias, com o objetivo de fortalecê-las, para que assim pudessem lidar com o desgaste emocional devido a essa situação e outras. Pensamos o momento presente e, também, quando as famílias voltassem para suas casas, momento de estar mais próximos, portanto, mais solidários ainda. De forma efetiva,  os casos moderados e graves identificados nesses locais foram encaminhados aos serviços de Saúde Mental, de acordo com suas necessidades. E as nossas ações seguem”, explicou o secretário de saúde, Alcemir Costa.

A Campanha Janeiro Branco, em Imperatriz, segue até o dia 31 deste mês, porém os atendimentos da Rede de Saúde Mental ocorrem durante o ano. O Município tem em média cerca de 9 mil pacientes por mês, sendo que no CAPS Infanto-juvenil, por exemplo, são em média de mil pacientes mensalmente. Já no CAPS AD III Álcool e Drogas  são 3.400,  o CAPS III Renascer 3.500 e o Ambulatório de Saúde Mental realiza 1000 atendimentos mensalmente. 

 Rede Municipal de Saúde Mental em Imperatriz

O CAPS AD III Álcool e Drogas presta atendimento para as pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Funciona 24h, atende todas as faixas etárias, principalmente casos como transtornos causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Ele fica localizado na Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera.

Ainda no Complexo de Saúde, no Parque Anhanguera, o CAPS III Renascer, também funciona 24h, atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. 

Já o CAPS Infanto-juvenil é uma unidade de saúde que presta atendimento para crianças e adolescentes, com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por conta do uso de substâncias psicoativas. O endereço é Rua Itamar Guará, n. 2223, no bairro Três Poderes.

A Prefeitura de Imperatriz disponibiliza também o Ambulatório de Saúde Mental, com equipe multiprofissional, responsável pelo tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. O atendimento ocorre por meio de consultas e grupos terapêuticos. O Ambulatório está localizado na Rua Amazonas, n. 520, no Centro de Imperatriz.

Transformação digital: seis tendências do setor de tecnologia para 2022

 


Novas tecnologias surgem e impactam a sociedade numa velocidade impressionante. O progresso foi acelerado pela pandemia, que concretizou tendências de Tecnologia da Informação (TI) que eram esperadas apenas anos à frente. E investimentos em tecnologia digital continuarão sendo prioridade na estratégia de empresas que desejam aproveitar ao máximo as oportunidades de um mercado em reaquecimento. Inteligência artificial avançada, NFT, metaverso, 5G, Internet das Coisas e segurança digital apontam para algumas das principais expectativas do setor de tecnologia para o ano de 2022.

"No mercado de tecnologia, não é fácil prever se uma tecnologia é moda ou tendência de inovação, que pressupõe aceitar alguns riscos. Por isso, ficar atento ao cenário, analisar continuamente os movimentos da tecnologia e tomar decisões com agilidade são competências fundamentais para o sucesso nas escolhas e adoção, isso potencializado pela realidade pandêmica dos últimos quase dois anos. A pandemia foi o assunto mais falado e vivido neste período, com impactos de inovação tecnológica que vieram por causa dela e junto dela”, explica o diretor de Sistemas e Inovação do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Mauricio Pimentel.

Nessa perspectiva, é necessário considerar o que chegou ainda em 2021 e pode se ampliar durante 2022, podendo se tornar ainda mais duradouro. Confira a seguir as tendências para ficar de olho, na percepção de Pimentel, e por que os empreendedores devem estar mais atentos do que nunca às novidades.

Inteligência Artificial

Em 2022, a Inteligência Artificial (IA) vai continuar caminhando para se tornar a tecnologia mais transformadora que a humanidade já desenvolveu até agora. A solução em IA agrupa várias tecnologias, como redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, algoritmos, entre outras ferramentas que conseguem simular capacidades humanas. De acordo com o estudo internacional do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) publicado em novembro de 2021, 66% dos líderes do setor disseram "concordar fortemente" com o fato de que a IA será a responsável por conduzir a maioria dos processos de inovação em quase todos os setores industriais nos próximos cinco anos.

5G

A 5G, nova tecnologia de conexão móvel, começa a chegar ao Brasil em 2022 e promete mudar o jeito que consumimos internet. A tecnologia pode ser até 20 vezes mais rápida do que as redes atuais, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo, como celular, carro, assistente virtual, relógio e, até mesmo, geladeira, criando novas oportunidades e perspectivas. Essa conexão avançada entre pessoas e aparelhos é a chamada Internet das Coisas, conhecida pela sigla IoT.

Internet das Coisas

A evolução da Internet das Coisas permitiu a conexão entre pessoas, máquinas e equipamentos em escritórios, indústrias e até nos domicílios. Os aparelhos inteligentes, que eram vistos como algo futurista, hoje são realidades ao redor do mundo e devem se expandir cada vez mais. Em 2022, a evolução da IoT irá continuar a surpreender. Na saúde, por exemplo, viabiliza o monitoramento remoto do paciente e diminui o potencial de contaminação nos hospitais. Já nas indústrias, é a IoT que torna o controle de máquinas à distância possível, além de impulsionar a automação de equipamentos.

NFT

O mercado das criptomoedas abriu caminho para o surgimento de novos formatos de ativos digitais. Os NFTs, sigla em inglês para "token não fungível", é um deles. A tecnologia opera como um registro oficial e único de determinado arquivo digital, cujo valor pago não é mais referente a um documento que pode ser encontrado em qualquer busca pela internet, mas sim a um certificado de que aquele arquivo é único e "irreproduzível". De acordo com o DappRadar, site que rastreia informações sobre o mercado de cripto, o volume de venda de NFTs entre janeiro e setembro de 2021 chegou a US$ 13,2 bilhões. O valor é maior que os PIBs dos estados do Acre, Amapá e Roraima, somados.

Metaverso

O metaverso, que promete eliminar fronteiras entre o mundo físico e o digital, está entre as principais tendências para 2022. Na prática, se trata de uma combinação de vertentes tecnológicas já existentes, fundamentalmente: a interatividade, a realidade virtual e a realidade aumentada. Esse novo ambiente vai ganhar força aos poucos, com diferentes serviços, produtos e possibilidades integradas. Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, as pessoas podem interagir umas com as outras, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares 3D. 

Segurança digital

O avanço da tecnologia, porém, também amplia os desafios em segurança cibernética. Com a pandemia aumentando a transformação digital e também o crescimento do número de ataques virtuais que têm como objetivo a invasão dos sistemas de empresas e o vazamento de seus dados, 83% dos líderes de organizações empresariais no Brasil pretendem aumentar seus gastos com cibersegurança em 2022, segundo pesquisa realizada pela PwC Digital Trust Insights 2022. 

"Do avanço da inteligência artificial à ampliação da criptografia, neste ano a sociedade vai participar de redes sociais mais preocupadas com privacidade, estará mais conectada com o 5G e vai perceber a necessidade de novas habilidades no trabalho. Projetar o futuro sempre é arriscado, mesmo assim é necessário que os profissionais comecem a se preparar, inclusive os de áreas que não estão diretamente relacionadas à tecnologia", completa Pimentel. 

Grupo Potiguar oferece alternativas de compras pelo site ou pelo whatsapp

 


O Grupo Potiguar, com lojas físicas em São Luís e em Imperatriz, está sempre buscando entender melhor seus clientes para implementar ações que promovam uma jornada de compra mais eficiente e prazerosa, sempre focada na sua maior segurança e comodidade. 

E com a ampliação de seus canais digitais, em sintonia com as tendências mundiais, a Potiguar tem investido forte em dois novos canais de relacionamento com o cliente – seu site e um número de whatsapp dedicado ao consumidor. 

No Site Potiguarwww.apotiguar.com.br – é possível conhecer as novidades, conferir as ofertas e consultar todos os produtos e marcas disponíveis, além de valores. Para facilitar a vida dos clientes da capital e de Imperatriz, garantindo sua comodidade, é possível comprar via site, com formas de pagamento via cartão de crédito com parcelamento em até 10 vezes sem juros ou via PIX. O cliente pode ir até a loja escolhida para retirar a mercadoria, ou se preferir receber a compra na comodidade do seu lar, no prazo de até 24 horas, basta pagar uma taxa de entrega, que varia em média entre R$20,00 a R$49,90, de acordo com a distância e dentro de uma cobertura limite (conferir raio de cobertura e valores de entrega no regulamento). 

A outra opção que também tem sido muito bem aceita e demandada é a compra pelo WhatsApp oficial da Potiguar, onde o cliente aciona o número (98) 21089998 e pode iniciar uma jornada de compra digital. Por lá, é possível fazer toda a compra sem sair de casa, solicitando orçamentos, tirando dúvidas sobre produtos e pagamento; recebendo toda a atenção de um time de vendas dedicado a esse canal, que funciona tanto para clientes de São Luís, quanto de Imperatriz. Ao finalizar a compra, também é possível parcelar em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito através do link de pagamento enviado por um dos atendentes; ou ainda fazer o pagamento via PIX. Quem preferir, também pode optar por realizar o pagamento com cartão de débito ou crédito na hora em que for receber a mercadoria em casa. A taxa de entrega em casa é a mesma do site, com valores variando entre R$20,00 a R$49,90, dependendo da distância (conferir raio de cobertura e valores de entrega no regulamento). 

O Diretor Comercial da Potiguar Adriano Pestana ressalta a importância em diversificar os canais de atendimento. “Sabemos que há vários estilos de vida e com necessidades diversas entre nossos clientes. Há pessoas muito ocupadas e sem tempo para visitar a loja, há idosos com dificuldade de locomoção, pessoas em tratamento médico que estão evitando sair de casa nessa pandemia, entre outras realidades. Oferecer a todos, mais e mais opções para facilitar sua jornada junto à Potiguar tem sido a nossa missão. Com as compras digitais oferecemos benefícios como comodidade, segurança e economia de tempo, e o melhor, com as mesmas opções de mix de produtos, mesmo atendimento atencioso e iguais opções de pagamento e parcelamento que há nas lojas físicas. O digital faz parte do mundo moderno e o Grupo Potiguar entende essa realidade, e está sempre buscando inovar para manter sua essência há 40 anos, que é o foco no cliente e na oferta da melhor experiência de todos com a nossa marca”, explicou Adriano Pestana. 


21 de jan. de 2022

Álcool em gel fará parte do cotidiano da maioria dos brasileiros mesmo após pandemia

 


Teorias indicam que são necessários pelo menos 21 dias para criar um novo hábito. Após quase dois anos intensificando os cuidados para evitar a covid-19, uma pesquisa realizada pela Xlear aponta que 64% dos brasileiros pretende manter a lavagem das mãos e 50% o uso do álcool em gel mesmo após o fim da pandemia. 

“Há alguns anos, o H1N1 já tinha nos mostrado a importância da higienização das mãos, mas pela gravidade da covid-19, isso foi intensificado. Difícil um local que não tenha álcool em gel disponível. Esses hábitos de higiene são muito benéficos também para evitar outras doenças, como gripes, micoses, meningite e hepatite. Manter a higiene pessoal, assim como das superfícies, é fundamental para evitar casos assim”, explica a infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens.

A pesquisa, que ouviu 600 pessoas, também aponta que 44% continuarão evitando tocar nariz e olhos sem ter as mãos limpas e 36,2% colocar a mão na boca, além de 17,4% que pretendem manter a rotina de lavar o nariz. Especialistas alertam sobre outros hábitos de higiene fundamentais para diminuir riscos à saúde como tomar banho diariamente, trocar roupas pessoais e de cama com regularidade, cortar as unhas, escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e não compartilhar objetos de uso pessoal. 

“São hábitos simples, mas que mesmo assim ainda não foram incorporados ao dia a dia de muitas pessoas e isso é muito benéfico para prevenir outros problemas de saúde”, ressalta a infectologista.

Suzano é destaque em carteiras ESG da B3

 

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, foi inserida nas carteiras dos três principais índices ESG da B3, a bolsa de valores brasileira. A B3 informou no início deste ano que a Suzano continua entre as empresas que compõem o Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) e está entre as empresas que integram o recém-lançado Índice Great Place to Work (IGPTW B3). No final de 2021, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) para 2022 já havia sido revelada, com a presença da Suzano.

A primeira carteira do IGTPW reúne ações de 45 empresas que são certificadas pela Great Place to Work (GPTW). O objetivo do índice, uma parceria entre a B3 e a GPTW, é capturar a geração de resultados positivos das empresas que investem na criação de um bom ambiente de trabalho e que privilegiam as relações pessoais e o desenvolvimento de colaboradores e colaboradoras. 

A 12ª edição do ICO2, por sua vez, reúne 67 ações de 64 companhias. O indicador conta com empresas detentoras das 100 ações mais negociadas na bolsa que elaboraram e divulgaram o Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aderiram formalmente à iniciativa, demonstrando o comprometimento com a transparência e a visão para uma economia de baixo carbono. 

Já a carteira da ISE, com vigência entre 3 de janeiro e 30 de dezembro de 2022, é composta por ações de 46 companhias. Assim como ocorreu no ICO2, a Suzano repete neste ano a indicação realizada em 2021.

A inclusão da Suzano nesses indicadores é um reconhecimento ao compromisso da empresa em adotar boas práticas ESG, sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança corporativa. 

A sustentabilidade é parte essencial do negócio da Suzano, que se comprometeu publicamente com um conjunto de 15 metas de longo prazo, os chamados “Compromissos para renovar a vida”. Entre elas está o objetivo, anunciado em 2021, de conectar, até 2030, um total de meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a preservação nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

Outros destaques são o objetivo da companhia de oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, desenvolvidos a partir da biomassa, para substituir plásticos e outros derivados do petróleo, e de contribuir diretamente para que 200 mil pessoas que vivem nas regiões onde atua saiam da linha da pobreza, ambos até 2030, além de remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2025.

Taxa da Zona Azul pode ser paga via sistema bancário PIX

 


Com objetivo de oferecer mais comodidade aos usuários do estacionamento rotativo zona azul, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) solicitou à empresa Alcabox, responsável pela implementação do sistema na cidade, nova forma de pagamento utilizando o sistema bancário PIX.

O dispositivo contribui para a facilidade do usuário, pois atualmente o PIX é uma forma de pagamento instantânea e devidamente regulamentada pelo Banco Central. A transferência entre contas é realizada em questões de segundos, a qualquer hora e dia da semana.

De acordo com o gerente administrativo da Alcabox, Arielton de Oliveira, desde a implantação do estacionamento rotativo zona azul, em dezembro de 2020, que estão sendo oferecidas 3200 vagas disponíveis e mais de 80 pontos de vendas de tíquetes para efetuar o pagamento. Modalidade tem contribuído na democratização de estacionamento na área comercial de Imperatriz.

Ele observa que o usuário precisa estar atento aos horários do estacionamento e regularizar seu veículo nos pontos de vendas credenciados para pagamento do tíquete ou pelo aplicativo DIGIPARE (disponível nas versões Android e IOS), de forma rápida e segura. “Agora, a regularização do débito poderá ser feita rapidamente via PIX”, completa.

Arielton de Oliveira lembra ainda que as outras opções de regularização continuam disponíveis e o usuário também poderá utilizar o aplicativo, ou os pontos de vendas espalhados no centro da cidade. O usuário que não conseguir adquirir o tíquete pré-pago recebe uma notificação de pós-utilização.

Além disso, o usuário possui ainda uma tolerância de até 10 minutos para efetuar o pagamento no valor mínimo nos pontos de vendas ou no App, e após esse período é possível regularizar o estacionamento com a cobrança de três tarifas base via sistema PIX. Porém, ao utilizar o sistema de maneira pré-paga, na primeira hora, o usuário paga R$ 1,00 (moto) e R$ 2,00 (carro); na segunda hora R$ 2,00 (moto) e R$ 4,00 (carro), na terceira hora esse valor chega a R$3,00 (moto) e R$ 6,00 (carro), sem acréscimos de cobranças.

19 de jan. de 2022

IDOMED abre edital para bolsas em Medicina

 


Instituições de ensino que integram o IDOMED estão com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas integrais para os cursos de Medicina autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos. Ao todo são 25 vagas distribuídas em diferentes regiões. Interessados podem acessar o edital pelo site https://www.idomed.com.br e realizar a inscrição até o dia 17 de fevereiro. A seleção é destinada para ingresso no primeiro semestre de 2022.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, entre 2017 e 2021, e atender às condições estabelecidas no edital de cada unidade, como: não ter diploma de curso superior, ter renda familiar mensal que não exceda o valor de até 3 salários-mínimos por pessoa e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também é necessário enviar a documentação que comprova a participação no ENEM e ser residente e natural da região onde está estabelecida a escola médica.

“As Unidades do IDOMED vão oferecer aos futuros médicos uma infraestrutura que inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico. O curso de Medicina tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas em laboratórios e cenários externos (unidades de saúde, policlínicas e hospitais)”, destaca o Diretor Nacional dos Curso de Medicina do IDOMED, Dr. Silvio Pessanha Neto.

Ao longo do curso, os alunos terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs, antes do contato com o paciente real, no Laboratório de Simulação Realística, além de terem acesso a estudo em realidade virtual. As escolas de medicina do IDOMED vão disponibilizar também laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas.

Em Açailândia

Além da infraestrutura e tecnologia, as escolas médicas do IDOMED vão oferecer um curso de Medicina com elevado nível de qualidade à população local e de seu entorno. Dessa forma, os candidatos que sonham em seguir essa carreira terão a oportunidade de ingressar no curso sem sair de sua terra natal, fomentando e aprimorando também a rede de saúde regional. 

“A seleção de bolsistas naturais de Açailândia é um requisito legal do processo de autorização do IDOMED pelo Programa Mais Médicos. Isso garante que o curso formará pessoas da própria cidade e região que, ao concluírem a graduação, atuarão no próprio município impactando positivamente a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos açailandenses”, reforça o Diretor Geral do IDOMED – Fameac (Faculdade de Medicina de Açailândia), Marcos Diego.

O edital prevê sete vagas para Alagoinhas (BA); cinco para Canindé (CE); quatro para Angra dos Reis (RJ); três para Quixadá (CE); duas para Açailândia (MA); duas para Castanhal (PA); uma para Jaraguá do Sul (SC) e uma para Juazeiro (BA).

O resultado será divulgado no dia 7 de março após 12h no site do IDOMED e a matrícula deverá ser efetuada no dia 8 de março, presencialmente, nas secretarias dos campi.

Sobre o IDOMED 

O IDOMED é um grupo que reúne 14 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Ele está presente em todas as regiões do país, com mais de seis mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização, residência médica e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina. 

4 de jan. de 2022

Dayane Fernandes chega no 22º lugar na Corrida de São Silvestre

 


Cancelada em 2020 por causa da pandemia da Covid-19, a Corrida de São Silvestre retornou às ruas de São Paulo na última sexta-feira (31). A 96ª edição da tradicional corrida de rua brasileira teve novidades, como a recomendação de uso de máscara na concentração e na largada e o limite de 20 mil corredores, de 35 países. 

A largada para os 15km da prova aconteceu na Avenida Paulista, mesmo local da chegada. A programação começou às 7h25m, com a categoria Cadeirantes. Em seguida, às 7h40m, foi a vez da Elite feminina, ficando para as 8h05m a Elite masculina, Pelotão C, Cadeirantes com Guia e Pelotão Geral. 

Na elite feminina, largou a maratonista imperatrizense e maranhense, Dayane Fernandes, que fez uma excelente corrida e chegou em 22º lugar. Dayane Fernandes representou o Maranhão na Corrida, marcando o seu nome entre as grandes maratonistas de Imperatriz, que já representaram o estado na Corrida de São Silvestre, como foi caso de Elcyr Rodrigues. Chegar em 22º lugar no grupo de elite da São Silvestre é um feito histórico para Imperatriz e o Maranhão.

“Me preparei muito para a  São Silvestre e estou muito feliz com a classificação que obtive e nesta oportunidade, agradeço a todos que me ajudaram a chegar a meu objetivo que foi o disputar a São Silvestre ano passado”, comentou Dayane.

Dema Oliveira

3 de jan. de 2022

Equatorial Maranhão dá dicas para economizar energia durante o período de férias

 


A chegada das férias escolares pode mudar significativamente a rotina da família. Os momentos de lazer e descanso, considerando a sensação de incerteza ainda causada pela pandemia da COVID-19, podem fazer com que as crianças gastem maior tempo dentro de casa e na companhia de aparelhos eletrônicos. Por isso, o consumo de energia exige atenção especial e hábitos conscientes durante esse período.  

Diante do uso excessivo de televisores, tablets, dispositivos móveis e aparelhos condicionadores de ar, a Equatorial Maranhão recomenda que o consumidor evite desperdícios e tome algumas medidas para escapar de surpresas com a conta de energia no final do mês. 

O senhor Felipe Silva conta que aproveitou o período chuvoso para economizar à noite. “A gente sempre dormia com a central de ar ligada, mas resolvemos dar um tempo e usar o ventilador durante todo o mês. O resultado foi maravilhoso, uma economia de quase R$ 160, paguei menos da metade do valor que paguei em novembro”, comenta o cliente comparando a fatura de novembro custando R$ 293,78 e a fatura de dezembro custando R$ 134,46.

Confira algumas dicas para usar a energia com consciência nesse período: 

TELEVISÃO – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.  

COMPUTADORES e NOTEBOOKS  estes aparelhos são preparados para trabalhar durante horas seguidas, mesmo assim é importante desligá-los. Evite o modo stand-by, pois também consome energia. Utilizar o recurso de economia do monitor pode ajudar. 

ILUMINAÇÃO DA CASA – Dê preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes. Evite deixa-las ligadas durante o dia.

GELADEIRA – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante. Não guarde alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Além disso, uma dica é deixar um litro com água com gelo fora da geladeira para a criançada. 

AR CONDICIONADO – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar. 

CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia. 

SELO PROCEL DE ECONOMIA - Uma das principais recomendações, em se tratando de economia de energia, é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia com a indicação “A”, ou seja, maior economia. 

VIAGENS - Se você vai viajar e a casa vai ficar vazia, a dica da Concessionária é retirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada (exceto aqueles que guardam alimentos ou estejam refrigerando algum tipo de comida, como geladeiras ou freezers) Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas evita o consumo de aparelhos no modo stand-by, resultando em economia de energia.  

 

Percebeu como algumas medidas simples podem gerar economia, evitando grandes mudanças na conta de energia? Por isso, a Equatorial Maranhão reforça que é interessante manter esses cuidados e praticar hábitos de consumo consciente, não só durante o período das férias, mas no decorrer do ano inteiro. Boas férias! 

 

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão

Como gerenciar o uso de eletrônicos durante as férias escolares

 


É cada vez mais comum ver jovens rodeados por tecnologias e dispositivos que tornam a vida mais fácil, divertida e dinâmica. Porém, o envolvimento excessivo com esses tipos de ferramentas, que poderiam ter um uso benéfico quando utilizados de forma moderada, pode trazer riscos à saúde mental e física.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o vício em games como doença, a partir da 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) de 2018, nomeando oficialmente o transtorno como Dependência de Videogames (DV).

Se você acorda já pensando em jogar ou sua primeira ação do dia é checar de forma ansiosa o seu celular, podem ser indícios preocupantes de uma possível dependência desses dispositivos, que tendem a acarretar problemas pessoais, no aprendizado e até no ambiente familiar.

E como fazer para gerenciar bem esse tempo e saber até onde vai o limite? A psicóloga do Sistema Hapvida, Débora dos Santos, ajuda explicando detalhes que valem a atenção.

Débora aponta que o tempo diário das crianças nesses dispositivos deve ser usado com bom senso e alternado entre outras atividades. “É necessária a distribuição das ações diárias, com o adulto ofertando novas opções de brincadeiras e entretenimentos, que envolvam o desenvolvimento das funções executivas e integração psicomotora, diminuindo o tempo sentado, deitado ou em telas”.

“Há a necessidade da elaboração de uma nova rotina para o jovem. Algumas estratégias podem ser pensadas para que ele consiga sentir prazer em outras atividades sociais, como o exercício físico e aeróbico. E não podemos esquecer da implantação do tempo de qualidade na família, com mais interação e diálogo dos pais com seus filhos”, completa Débora, sobre alguns cuidados e mudanças que podem gradativamente diminuir esse vício em telas.

A psicóloga do Sistema Hapvida, ainda comenta que esses recursos tecnológicos dinamizam objetivos diários e usados de forma benéfica, contribuem na produção de hormônios que geram a sensação de felicidade, como a dopamina, o conhecido “hormônio do prazer e satisfação”, mas o grande problema está no abuso do uso desses dispositivos e falta de controle por parte do jovem, na priorização dos eletrônicos na rotina, sobrepondo demais interesses e atividades do dia-a-dia e a persistência no vício, mesmo sabendo que a vida social pode ser prejudicada, além do desenvolvimento do sistema motor, sensorial e psicológico para as crianças em fase de maturação.

Prefeitura amplia locais de atendimentos às síndromes gripais em Imperatriz

 


A Prefeitura de Imperatriz,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), definiu o novo fluxo de atendimentos às síndromes gripais que tem sobrecarregado a rede de saúde da cidade. Estão sendo disponibilizados pelo Município as Unidades Básicas de Saúde, UBS's, a UPA São José, Ambulatório da Vila Nova e o Hospital Municipal Infantil, o Socorrinho.

Nas UBS's,  serão atendidas as pessoas com sintomas gripais leves. Já os moderados e graves são direcionados à UPA São José. As crianças continuam sendo atendidas no Hospital Municipal Infantil. Outro ponto de atendimento é o Ambulatório de Referência à Covid-19, na Vila Nova.

"O ambulatório será direcionado ao atendimento das síndromes gripais de forma geral, não somente Covid-19.  Assim vamos fortalecendo a nossa rede, para melhor atender a nossa população. Estamos montando uma força-tarefa, para de fato melhorar o fluxo que sobrecarrega a nossa rede, desde o início de dezembro. Anteriormente, já tínhamos aumento as equipes na UPA e agora estamos com as Unidades Básicas para atendimento aos sintomas leves", destacou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Quanto ao Socorrão, ele destacou que continua "atendendo urgência e emergência,  mas pessoas com sintomas gripais devem procurar os locais citados anteriormente. O Socorrinho é uma peculiaridade visto que as crianças requerem um atendimento mais específico e direcionado, por isso o Hospital Infantil continua atendendo os casos mais graves de síndrome gripal, bem como atendimento de urgência e emergência", explicou Alcemir.

Orientações

Os cuidados para evitar a contaminação das síndromes gripais incluem higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel e máscara. "Recomenda-se também evitar locais aglomerados, fechados e sem ventilação",  pontua a coordenadora da Atenção Básica,  Sormanne Branco. 

Quem tiver com sintomas gripais leves, é indicado que a pessoa faça repouso, ingestão de bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. Os sintomas leves são:

-Tosse
-Febre
-Mal-estar
-Sensação de cansaço leve
-Dores articulares 
-Coriza
-Náusea
-Dor de garganta 
-Dor de cabeça 
-Espirros

Caso os sintomas persistam, podem procurar atendimento médico em uma das UBS's, UPA São José, UPA Bernardo Sayão, Ambulatório da Vila Nova e Socorrinho, no caso das crianças.

Como fazer a 3ª idade, de fato, a melhor idade

 


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já ultrapassa a marca de 30 milhões de idosos, representando grande parcela da população. A expectativa, segundo as projeções do instituto, é que o país se torne a quinta população mais idosa do mundo. Esse potencial pode se concretizar com a prática de bons hábitos na saúde, fator importante para a longevidade dos idosos.

Especialistas de diferentes áreas dão algumas dicas essenciais que mantêm a saúde e podem prolongar a vida.

O médico e professor do IDOMED, na Faculdade de Medicina de Açailândia (FAMEAC), Dr. Pablo Germano, relata que a alimentação é um ponto chave para o bem-estar e devem ser priorizadas o consumo de refeições ricas em alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, legumes, grãos, cereais e carnes magras. Em compensação, é importante evitar comidas processadas, doces e frituras. Ele lembra que isso não significa manter uma dieta restritiva, mas saber controlar o que se come e dar preferência para opções saudáveis.

Além do cuidado com as comidas, Pablo comenta que, dormir bem também deve ser priorizado na rotina dos idosos. “O sono é um estado de recuperação e descanso tanto da mente quanto do corpo. Sendo assim, a saúde pode estar diretamente relacionada com a qualidade de sono. Vale destacar que idosos precisam dormir de sete a oito horas por dia”, comenta Pablo.

Mas não é só a alimentação e o sono que devem ser levados em conta para que o idoso tenha uma vida mais saudável. Essa parcela da população não está imune à depressão. A doença pode se apresentar de forma diferente do que estamos acostumados a ver em adultos jovens. As pessoas nessa época da vida relatam facilmente sintomas como tristeza, desânimo e falta de interesse, que são os sintomas mais conhecidos.

Manter o corpo ativo e ter o hábito de fazer atividades físicas, segundo os especialistas, é uma ótima alternativa para envelhecer com mais saúde. A docente do curso de Educação Física da faculdade Facimp Wyden, Zairellia Maciel, explica que os exercícios são benéficos para todas as idades e para os idosos ajudam no controle do peso, controla a pressão arterial, a postura e equilíbrio, preserva os ossos e articulações, previne algumas enfermidades e dores.

Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões. O idoso que é ativo, geralmente é mais feliz”, destaca a docente.