18 de jul. de 2022

Campo de Fut 7 do Complexo Esportivo Barjonas Lobão entregue durante as festividades deste sábado

 


Como parte da comemoração do aniversário de 170 anos de fundação de Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel), inaugurou o campo de Fut 7, com gramado totalmente sintético, do Complexo Esportivo Barjonas Lobão. O prefeito Assis Ramos caprichou em alguns chutes a gol durante a solenidade. Foram entregues também, na oportunidade, as obras de revitalização da quadra de tênis, futsal, futebol de areia, skate e todo o Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Uma grande conquista para os amantes do esporte em Imperatriz.

A entrega das obras, aconteceu 8h, com a presença do prefeito Assis Ramos, que vem realizando além de tudo, um grande trabalho também na área esportiva, com as políticas públicas voltadas para o esporte. Em um dos lances onde o goleiro defendeu o chute do prefeito, Assis comentou em tom descontraído: "Tudo pra mim parece ser mais difícil. Se fosse outro político inaugurando um campo de futebol, ao chutar no gol, o goleiro cairia para o outro lado e a bola entrava, golaço!!!! Comigo o goleiro faz essa defesa incrível (risos). É assim mesmo na minha vida. Sempre consegui as coisas com muito esforço, nada foi fácil. Vamos em frente!!", comentou. Estavam também presentes secretários, assessores e desportistas de Imperatriz. 

As equipes da Vila Cafeteira e Caema, realizaram a partida inaugural, com vitória da Vila Cafeteira por 3 x 2.

O defensor Balotelli da Caema, fez o primeiro gol da partida e do campo de Fut 7, do Barjonas Lobão. “Para mim foi uma grande satisfação, participar desse evento e inaugurar junto com os meus companheiros, mais esse espaço para a prática do Fut 7 em Imperatriz. Ainda mais, por ter feito o primeiro gol da história do campo”, destacou.

O prefeito Assis Ramos, acompanhado de secretários, descerrou a placa que marcou a inauguração do campo e revitalização de outros espaços. “Fico muito satisfeito, no aniversário da cidade, entregar esse campo de Fut 7, o primeiro de propriedade do governo municipal”, enfatizou Assis Ramos.

Luiz Gonzaga Pereira de Souza, titular da Sedel, afirmou que “diante do crescimento do esporte em nossa cidade, justamente porque o prefeito Assis Ramos tem dado todo apoio, mais um espaço está sendo entregue. Esse espaço foi um sonho nosso concretizado”.

Erros comuns com a eletricidade em casa causam grandes acidentes

 

Foto - freepik-wayhomestudio

A energia elétrica é essencial para o dia a dia das famílias. Ficar sem esse recurso, mesmo que por minutos, impacta diretamente nas atividades, seja no entretenimento, nas tarefas domésticas, trabalho ou nos estudos. Porém, é preciso ficar alerta a alguns cuidados, pois as instalações elétricas não podem ser negligenciadas e algumas atenções são necessárias para evitar acidentes.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – ABRACOPEL, no 1º semestre do ano passado, revelou que grande parte dos acidentes com choques elétricos ocorreram nas residências. A pesquisa apontou 133 acidentes e 116 mortes nos lares brasileiros nos primeiros seis meses de 2021. Em 2020, foram 127, ao todo; e, em 2019, 138. Idosos e crianças foram as principais vítimas desses acidentes.

O improviso e a falta de cuidado são os principais vilões, mas o que parece fácil e muitas vezes é desprezado, pode ocasionar sérios danos à saúde e à vida das pessoas. Os choques elétricos oferecem riscos à frequência cardíaca, ao sistema nervoso, queimaduras ou até mesmo levar a óbito.

Nonato Martins, engenheiro elétrico e professor do curso de Engenharia Elétrica da faculdade Facimp Wyden, explica que em muitas residências, é comum ter fios soltos, com emendas e isolados com qualquer tipo de material - até com sacos plásticos. “A característica de invisibilidade torna a eletricidade perigosa. Muitas vezes o risco elétrico é desprezado e observamos instalações feitas de qualquer forma, fora dos padrões técnicos observados pelas normas da ABNT, com materiais improvisados. Esta situação pode provocar acidentes graves e incêndios”.

Os maiores causadores de acidentes com energia elétrica, segundo o mesmo estudo da ABRACOPEL, são os fios partidos e expostos, eletrodomésticos, cercas elétricas, tomadas e extensões sobrecarregadas, carregadores de celulares e varais energizados.

O professor da Facimp Wyden alerta a população para alguns sinais perigosos que podem indicar um curto-circuito, como o cheiro de queimado por perto, tomadas com o aspecto desgastado, escurecido ou sujas de fuligem, as frequentes quedas de energia sem motivos pertinentes na casa ou em cômodos específicos e, para a sobrecarga elétrica, ocasionando o desarmamento do disjuntor e a queima do fusível.

Dicas e demais cuidados

Algumas ações são importantes para manter a segurança no ambiente familiar, do trabalho, escola, entre outros. Nonato elenca os principais:

- Use protetores nas tomadas que não estão sendo utilizadas, isto evita que crianças tenham contato direto;

- Evite o uso permanente de benjamins, extensões e T’s. É indicado nesses casos a instalação de novas tomadas ou filtros de linha;

- Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Choques e incêndios podem ser causados através de curtos-circuitos e faíscas;

- Desligue os disjuntores e a chave geral quando for trocar as lâmpadas e não toque na parte metálica do objeto;

- Mantenha os aparelhos eletrônicos longe de áreas molhadas;

- Ao instalar uma antena externa, mantenha-a distante da rede elétrica.

14 de jul. de 2022

Suzano identifica novas áreas de floresta com Atributos de Alto Valor de Conservação


  

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, identificou novas Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs) entre suas florestas no estado do Maranhão. As AAVCs são áreas que possuem valores considerados excepcionais ou críticos para diversidade de espécies, manutenção de ecossistemas ameaçados, promoção de serviços ambientais e valores das comunidades. 

Formando extensos corredores ecológicos, que propiciam a conectividade da paisagem entre elementos da fauna e flora, as AAVCs da Suzano estão localizadas em propriedades rurais de 13 munícipios, distribuídas entre os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. No Maranhão são 7 municípios, totalizando 34,5 mil hectares de áreas de vegetação nativa. 

“As Áreas de Alto Valor de Conservação são de extrema importância para a preservação da biodiversidade, principalmente no nosso caso, onde se distribuem entre os biomas Amazônico e Cerrado. Como o próprio nome diz, são áreas com elevado grau de conservação e de importância social, fundamentais para a sobrevivência de espécies nativas e para a preservação da identidade de comunidades locais”, afirma Ana Paula Pulito, coordenadora de Meio Ambiental Florestal da Suzano. 

Para serem consideradas de Alto Valor de Conservação, as áreas precisam ter um ou mais dos seguintes atributos: Diversidade de Espécies (Áreas contendo concentrações de diversidade biológica incluindo espécies endêmicas, raras, ameaçadas ou em perigo de extinção); Ecossistemas e Mosaicos em Nível de Paisagem e Paisagens Florestais Intactas (Áreas extensas de florestas onde populações viáveis da maioria ou de todas as espécies naturais ocorram em padrões naturais de distribuição e abundância); Ecossistemas e Hábitats (Áreas que contenham ecossistemas, inclusive hábitats e refúgios de biodiversidade); Serviços Ecossistêmicos (Áreas que prestem serviços ambientais básicos em situações de extrema importância, desde proteção de bacias hidrográfica, controle de erosão e barreira contra incêndios destrutivos); Necessidades das Comunidades (Áreas essenciais para suprir as necessidades básicas de comunidades locais) e; com Valores Culturais (Áreas de extrema importância para a identidade cultural, ecológica, econômica ou religiosa crítica de comunidades locais).  

 

Preservação 


 Para a conservação dos atributos identificados, a Suzano desenvolveu um conjunto de medidas, que contempla diversas ações como: monitoramentos de fauna e flora, análise de cobertura vegetal via satélite e monitoramento de pressões antrópicas. A empresa também possui programas de prevenção e combate à incêndios, restauração ecológica e educação ambiental como estratégias de proteção das AAVCs. Para identificação, essas florestas são sinalizadas com placas e estão internalizadas nos sistemas de informação geográfica da empresa. 


Atualmente, a Suzano também possui uma base florestal com mais de 575 mil hectares presentes em três estados, Maranhão, Pará e Tocantins, onde cerca de 299 mil hectares são destinados à conservação da biodiversidade. Toda a produção da empresa é baseada em plantios renováveis de eucalipto, que abastece a unidade industrial localizada em Imperatriz (MA). 


Além disso, entre os compromissos da companhia para renovar a vida está a Meta de Biodiversidade, que pretende conectar, por meio de corredores ecológicos, 500 mil hectares de fragmentos de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia até 2030. A área equivale a quatro vezes a cidade do Rio de Janeiro. 

 

Sobre a Suzano  


Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br 

Ação em Saúde leva serviços ao shopping na semana do aniversário da cidade


 

Imperatriz completará 170 anos de muito acolhimento e oportunidades aos filhos desta terra! Para comemorar esta memorável data, a Prefeitura realiza série de atividades ao longo da semana. Uma delas é a Ação em Saúde no shopping, que iniciou nesta segunda-feira (11) e segue até a próxima sexta-feira (15), por meio da Secretaria de Saúde (Semus).

Equipes da Atenção Básica, da Vigilância em Saúde e da Saúde Mental ofertam vacinação contra Covid-19, vacina da gripe, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, atendimento psicológico e orientação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

“Os serviços ficam disponíveis à população, no shopping, no período de 13h às 16h. A escolha por este espaço é devido ele ter um grande fluxo de pessoas por dia, climatizado, o que favorece os atendimentos. Levar serviços de saúde mais próximos à comunidade é uma forma de agradecer à cidade, que amamos, pelas oportunidades de crescimento em diversas áreas”, pontua o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

A Ação em Saúde é uma parceria da Prefeitura de Imperatriz com o Imperial Shopping, que disponibiliza a estrutura física para as equipes. Trabalho conjunto visa beneficiar a população em geral.

Imperatriz recebe alerta amarelo para baixa umidade

 


Enquanto o norte do Maranhão recebe alerta de chuvas intensas, no sul do estado o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso amarelo para baixa umidade do ar.

Devido às altas temperaturas, a umidade do ar pode chegar à apenas 20% ou 30% em Imperatriz durante esta quarta-feira (13). Diante desta situação, o Inmet faz as seguintes recomendações:

  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

Itens de lazer com desconto no festival de férias Potiguar

 


A temporada das férias escolares de julho chegou, e para muitos é hora de aproveitar ao máximo o lazer. Seja para quem trabalha, seja para estuda, o lazer é recomendado por médicos e psicólogos como a forma mais saudável de manter a saúde mental, preferencialmente passando mais tempo ao ar livre, com amigos e também praticando esportes e atividades físicas. 

E para quem quiser itens de lazer para turbinar as experiências nas férias, as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz estão com descontos em diversos produtos, tais como itens para churrasco; piscinas e boias infláveis, caixas térmicas, guarda-sol, entre outros. 

O Festival de Férias Potiguar vai até o dia 31 de julho. Quem preferir, também pode comprar no site www.apotiguar.com.br.  

Encontre Home com os melhores preços na Apotiguar. Acesse e compre agora! www.apotiguar.com.br; ou via televendas / whatsapp e receber em casa, pelos números (98) 2108-9999 em São Luís e (99) 3221-7000 em Imperatriz.