25 de abr. de 2023

Treinos que ajudam na correção postural

 


Por Ronaldo Godoi (educador físico e CEO da Red Fitness)

Não se sentir confortável ao sentar, deitar ou andar pode ser um sinal da coluna de que há algo errado. Normalmente, a origem das dores está na posição inadequada do nosso corpo. Os sintomas surgem com incômodos nos ombros, nas costas, perto da região do quadril e pode, inclusive, aparecer lesões em decorrência dessa má postura. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a lombalgia, que engloba dores na lombar, nas costas ou na coluna, é um dos principais problemas de saúde funcional nos países ocidentais industrializados, apontando que 20% dos adultos têm dores nessa região constantemente e 80% já experimentou pelo menos um episódio de dor nas costas durante toda a vida. 

Para resolver ou minimizar o mal estar e não agravar ainda mais o quadro clínico, é possível dar ênfase no fortalecimento das musculaturas do core, área formada pelo abdômen e coluna, que são responsáveis por estabilizar o corpo e por manter a postura adequada. Os resultados são potencializados se, em conjunto, houver um treino completo que envolva costas, membros inferiores e superiores. A crise pode durar em torno de seis dias a dois meses e se, estiver muito intensa, não é aconselhável treinar nos primeiros dias para não agredir a lesão, já que a prática de exercícios físicos para prevenção deve ser mantida durante a vida inteira. 

O treino mais adequado às pessoas com essas queixas leva em conta a avaliação individual de quais músculos estão tensionados, relaxados ou enfraquecidos. Mas, de forma geral, caminhadas leves e sem muito impacto, musculação com um foco estratégico na região do core e alongamentos, também podendo ser ioga e pilates, são aliados para fortalecer as regiões diagnosticadas e ajudar na amplitude dos movimentos evitando futuras lesões. 

A longo prazo, esses exercícios físicos melhoram muito além da postura, mas também o condicionamento cardio respiratório diminui o risco de diabetes e garante mais disposição física, proporcionando uma vida mais saudável e sem dores.

Alerta no Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial

 



A hipertensão arterial é um problema mundial: O número de adultos com hipertensão vem aumentando significativamente nos últimos 30 anos, segundo pesquisas do Imperial College London e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esses estudos também mostraram que, quase metade das pessoas pesquisadas, não sabia que tinha a doença devido à falta de sintomas aparentes.

Mas vale ressaltar a seriedade da hipertensão e a necessidade de detectar a mesma o quanto antes. É que a hipertensão arterial ou “pressão alta” como é mais conhecida, aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, cerebrais e renais e é uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo. A boa notícia é que a hipertensão pode ser facilmente detectada por meio da aferição da pressão arterial; e muitas vezes pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos de baixo custo.

Nesta quarta-feira (26/04), Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial, a Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz reforça o convite para todos os servidores estaduais contribuintes do FUNDEN - Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão, para que procurem a unidade e invistam em saúde preventiva.

“Se você é contribuinte do FUNDEN e mora em Imperatriz, agende uma consulta com um clínico geral e cheque como está a sua pressão arterial. Aqui na Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz oferecemos esse tipo de consulta, além de outras especialidades; com muito conforto, qualidade e comodidade para que o servidor contribuinte do FUNBEN possa levar uma vida mais saudável, e isso começa pela pressão arterial bem controlada” reforçou o Diretor Geral Plínio Tuzzolo.

Localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo, a Policlínica oferece exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; além de consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas realizados pelo Laboratório Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país.

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG

 


Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, que atende a 1,2 milhão de alunos, irá realizar, no próximo dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. O evento terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas, e será gratuito. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28.

 

“A promoção da agenda ESG é um processo, que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que também assina a realização do evento.

 

A ideia de que a transformação social que a Educação induz acontece, de fato, quando os egressos chegam ao mundo do trabalho serve como tema central do Fórum de 2023. A jornada do ensino médio ao mercado é, no entanto, repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis para os principais deles – a questão do acesso amplo, o sucesso acadêmico, o suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais de convidados como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs.

 

Relatório de Sustentabilidade – O Fórum irá marcar também o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs referente ao ano de 2022. Este ano, o documento, que é referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG.

 

Serviço

 

II Fórum ESG Yduqs

Dia 28 de abril, às 15h

Transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da Yduqs no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ooKL6-q6w9Y


14 de abr. de 2023

Evento no Sesc Maranhão promove encontro com a autora Andréa Avelar

 

Com o tema “Literatura e diversidade: desafios contemporâneos acerca da diversidade cultural e preconceito”, a autora e jornalista Andréa Avelar ministrará na próxima segunda-feira (17/04) uma oficina de leitura no auditório da PAULUS Livraria em São Luís (MA). A atividade faz parte do evento “Sesc Leitura Literária”, promovido pelo Sesc Maranhão, com apoio da PAULUS Editora.

Para a oficina, serão formadas duas turmas, uma das 9h às 12h e outra das 13h30 às 17h30. As inscrições podem ser realizadas através deste link: https://bit.ly/43uK2CO

Dando continuidade à programação, na terça-feira (18), às 9h, no auditório do Sesc Deodoro (MA), Andréa Avelar fará um encontro especial com alunos e educadores. Na oportunidade, haverá contação de histórias, relançamento do livro “O quintal de Aladim”, bate-papo com a autora mediado por Gizelly Almeida, Hellen de Paula e Lisiana Bessa, seguido por sessão de autógrafos. Para esta atividade, é necessário fazer o agendamento da escola. Mais informações no número (98) 99152-5245.

Sobre a obra - Publicado pela PAULUS Editora, o livro “O quintal de Aladim” introduz ao universo infantil, de forma leve e poética, a questão dos refugiados. A obra conta a história do pequeno Amin, de 11 anos, e sua família, que chegaram ao Brasil de navio, fugindo da guerra na Síria. Apesar da temática séria, o livro “O quintal de Aladim” aborda o tema de forma leve, conduzindo ao universo infantil uma realidade que muitas crianças experimentam em seu espaço escolar: a chegada de um novo colega, vindo de um lugar distante, com cultura e tradições muito diferentes. A publicação foi indicada pela ONU, através da Agência da ONU para Refugiados, como um bom livro para falar sobre o tema com crianças.

Sobre a autora - Formada em Jornalismo, Comunicação Social e Pós-graduada em Gramática e Texto com ênfase em Diversidade Linguística, Inovação e Educação. Escritora e poetisa, dedica-se à produção cultural para a infância e escreve músicas, peças teatrais e poesias baseadas em suas obras. Autora de vários títulos, já visitou muitas escolas para conhecer e conversar com os seus leitores. Pela PAULUS Editora, publicou o livro “O quintal de Aladim”.

Serviço:

Sesc Leitura Literária – Oficina e bate papo com a autora Andréa Avelar
Dia 17/04, das 9h às 12h ou das 13h30 às 17h30
Local: Auditório da PAULUS Livraria São Luís
Rua do Passeio, 229
Centro – São Luís (MA)
Ingresso para participar da oficina: 2 pacotes de absorventes higiênicos

Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Andréa Avelar


Dia 18/04, a partir das 9h
Local: Sesc Deodoro
Av. Silva Maia, 164
Centro – São Luís (MA)
Informações: (98) 99152-5245 (Sesc)

Sinrural apoia campanha solidária em prol das famílias atingidas pelas chuvas no Maranhão



 O Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) juntamente com outras entidades empresariais do estado do Maranhão, vem mobilizando a campanha “SOS enchentes: Produtor rural solidário”. A iniciativa da classe produtora tem o objetivo de minimizar os impactos das fortes chuvas em todo o estado, oferecendo suporte para as milhares de famílias desabrigadas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Já são cerca de 35 mil famílias afetadas pelas enchentes e que estão desabrigadas ou desalojadas. Ainda de acordo com a Defesa Civil do estado, 64 municípios maranhenses decretaram situação de emergência. O Corpo de Bombeiros prevê que as fortes chuvas podem se estender até o mês de maio.

“A diretoria do sindicato, preocupada com as consequências dos temporais no estado, decidiu se mobilizar também para ajudar e participar dessa grande rede de apoio. Queremos estender o convite a todos que puderem contribuir e atender essas famílias”, explica o presidente do Sinrural, Afonso Danda.

Em Imperatriz, cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, água mineral, medicamentos, colchões e cobertores, podem ser levados até a sede do Sindicato no Parque de Exposições de Imperatriz, das 8h às 18h.

Feijoada: além de uma delícia, prato que é a cara do brasileiro também é rico em nutrientes


 

Se pararmos para pensar nos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, com certeza a feijoada será sempre lembrada pelas pessoas. O prato tem a identidade forte representada através do feijão-preto e daquele sabor atraente e inesquecível, perfeito para ocasiões de diversão com a família e os amigos no final de semana. Falando em data, a herança do Brasil colônia e suas tradições instituíram que quarta e sábado são os dias semanais da feijoada. Mas, cá entre nós, qualquer dia casa bem com uma boa feijoada.

A história desse prato também é marcante: a feijoada foi criada no Brasil em pleno período da escravidão, quando os escravos recebiam as partes que sobravam do porco, como orelhas, rabos ou pés. Esses pedaços eram unidos e cozidos com feijão. 

Muitos gostam de dar um toque especial na feijoada. Alguns retiram alguns ingredientes tradicionais e seguem ao seu gosto e outros já preferem o prato da forma raiz, sem faltar nenhum componente habitual na elaboração.


O valor nutricional

Você sabia que além de apetitoso, a feijoada faz bem? A nutricionista do Grupo Mateus, Paula Talita, explica que dentre os ingredientes que compõem o prato, o feijão-preto é uma das leguminosas mais nutritivas, é rica em ferro, ácido fólico, vitamina B1, potássio e fibras que auxiliam diretamente no bom funcionamento do intestino.

A profissional recomenda que, na hora de montar o prato de feijoada, é fundamental haver equilíbrio entre os ingredientes consumidos, acrescentando, além do feijão, arroz, carnes e farofa ao prato. "Tendo esses cuidados, o prato não fica tão pesado", orienta.

A nutricionista recomenda, ainda, dar preferência aos temperos e componentes naturais. O consumo da laranja, conhecida coadjuvante do prato de feijoada, é super indicado, pois auxilia na digestão. Já a couve cozida ao vapor é rica em nutrientes e torna a refeição ainda mais nutritiva.

Para quem ficou com água na boca, uma dica: o Spazio Mateus realiza, todos os sábados, a feijoada tradicional, preparada com ingredientes frescos e cuidadosamente selecionados. O buffet é oferecido a partir das 12h, no Restaurante Cuore, na Cohama.

8 de abr. de 2023

Escola de Eletricistas da Equatorial Maranhão formou novos profissionais gratuitamente, gerando educação, emprego e renda

 


A Escola de Eletricistas, projeto pioneiro promovido pelo Grupo Equatorial, formou 46 novos profissionais no Maranhão em 2022. O projeto de capacitação gratuita conta com um conteúdo técnico, que foi formulado em conjunto por profissionais do SENAI e especialistas no setor elétrico, da Equatorial. O objetivo do programa é contribuir para a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica, oferecendo educação, preparando a população para o mercado de trabalho e promovendo qualificação profissional. O projeto teve início no ano passado em cinco estados de concessão do Grupo Equatorial e faz parte do Programa E+ Profissional, somando as turmas do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Amapá, através do projeto foram certificados 368 novos eletricistas aptos para o mercado. A melhor notícia é que muitos profissionais da primeira turma já foram absorvidos por empresas parceiras da Equatorial, segundo pesquisa interna da Distribuidora.

 Resultados da Escola de Eletricistas

 De acordo com uma pesquisa de perfil dos alunos formados, promovida pelo Grupo Equatorial e respondida por 291 egressos dos estados de atuação da Equatorial, antes de participar da Escola de Eletricistas, 77% dos que responderam à pesquisa informaram possuir renda mensal menor que um salário mínimo e agora a renda aumentou em média R$1.150 por pessoa. No Maranhão, boa parte dos alunos que concluíram o curso foram aprovados em processos seletivos e já estão no mercado de trabalho. Além disso, os resultados da pesquisa também concluíram que a maioria dos alunos certificados pretendem continuar os estudos e se especializar no setor elétrico. Também, praticamente todos os respondentes afirmaram que indicariam a Escola de Eletricistas para amigos e familiares.

 Para o Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite, é uma grande felicidade realizar este projeto, ajudando a formar novos profissionais preparados para entrar no mercado da energia elétrica. “A realização da Escola de Eletricistas é um motivo de muito orgulho para nós da Equatorial Maranhão. Formar pessoas para atuar no nosso segmento é a melhor forma de garantir confiabilidade no serviço oferecido aos nossos clientes. Perceber a transformação que já estamos realizando é muito gratificante. Estamos muito felizes com os resultados das primeiras turmas e temos certeza que os profissionais formados na Escola de Eletricistas saem prontos para atuar aqui ou em qualquer outro lugar. E assim reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado, e nossa perspectiva para 2023 é ampliar a quantidade de turmas e alcançar muitas outras pessoas em diversas regiões do estado, contribuindo para a transformação social”, pontuou o Diretor.

 Impacto social

 Diante disso, é possível perceber que os investimentos voltados para promoção da educação são capazes de transformar vidas e os mais distintos cenários sociais, incluindo melhorias nas condições de empregos e renda para população. Além do mais, cabe destacar que a segunda turma do projeto no Maranhão, ofertou, preferencialmente, 35% das vagas para mulheres, visando incentivar a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico, assim, através da inclusão de mulheres em ambientes predominantemente ocupados por homens, abre-se oportunidades de mudança social e reafirmação do empoderamento feminino no mercado de trabalho, em especial no setor elétrico.

De acordo com Luis Cláudio, um dos formados pela Escola de Eletricistas, o curso foi uma oportunidade engrandecedora e a expectativa é que ações como essa alcancem muitas outras pessoas que buscam mudar de vida através da educação. “Gratidão é o grande sentimento aqui, foi uma grande oportunidade me formar em algo muito novo na minha vida, uma área que eu nunca tinha lidado antes. Tem sido uma experiência engrandecedora e espero poder aproveitar muito bem no mercado de trabalho e aplicar tudo isso”, enfatizou.

 Já para a ex-aluna Darlene Carvalho o projeto representou grande importância em sua vida. “É muito significativo ser uma mulher e mãe que conseguiu concluir a formação no curso de eletricista de redes de distribuição de energia elétrica, acredito que estou aqui representando muitas mulheres maranhenses que escolheram essa profissão, que é um espaço mais voltado para o público masculino, mas estamos provando que as mulheres podem estar inseridas em todas as áreas, basta acreditar”, pontuou Darlene.

 Sobre o curso                                                                                        

Além da carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, os participantes receberam material e ajuda de custo durante todos os meses, bem como importantes orientações sobre as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica. Um dos focos do programa consiste no intuito de apoiar as pessoas no desenvolvimento de competências interpessoais, através do curso comportamental os alunos aprendem a desenvolver habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e de estruturação do projeto de vida por meio da carreira na área de energia elétrica. As aulas também incluíram direção defensiva e condução de veículos com tração 4x4, ampliando as oportunidades de empregabilidade.

 Um dos grandes diferenciais da Escola de Eletricistas é o alinhamento da Equatorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual a Equatorial é signatária, em especial o ODS 4, que tem como foco a educação de qualidade.

 Novas turmas para 2023

Através da plataforma E+ Profissional, novas turmas serão ofertadas, dessa vez também para a cidade de Imperatriz, para atender a população maranhense, oferecendo educação e oportunizando a inserção no mercado de trabalho, com foco na responsabilidade social. A escola de eletricistas deve promover 8 turmas pelo Maranhão ao longo de 2023, continuando a parceria com o SENAI.

6 de abr. de 2023

Vacinação contra a covid-19 e influenza continua durante o feriado prolongado



 Quinta a sexta-feira, 06 e 07 de abril, os serviços públicos não essenciais estão suspensos devido ao ponto facultativo e feriado nacional da Semana Santa. Em uma programação especial, a população terá 5 pontos para realizar a vacinação contra a gripe H1N1 ou realizar o reforço na imunização do Covid. Iniciativa é da Secretaria de Saúde (Semus), que preparou cronograma de vacinação durante o feriado prolongado.

A ação de vacinação que acontecerá quinta (06) inclui a imunização de crianças e adultos, a medida acontece para reforçar a campanha de vacinação e aumentar o número de imunizados na cidade. A execução da campanha de reforço irá acontecer das 08h às 12h, com senhas até 11h, em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Alcemir Costa, vice-prefeito e secretário de Saúde, enfatiza que “temos um compromisso com a saúde e bem-estar da nossa população, por isso nossos profissionais estão preparados para trabalhar, também nos feriados para oferecer um serviço de qualidade nas nossas unidades básicas de saúde. Reforçamos também que as pessoas fiquem atentas aos grupos prioritários que devem receber o reforço da vacina, e nossas UBS estão prontas para a vacinação”, afirma.

Pontos de vacinação contra a Covid-19 foram divididos entre adultos e crianças, sendo essas as unidades escolhidas para a vacinação contra Covid para adolescentes e adultos: Milton Lopes, Maria Aragão, Vila Lobão, Cafeteira. E a unidade exclusiva de vacinação das crianças de 6 meses a 11 anos, Ana Daves, no Parque do Buriti. Já a vacinação contra a influenza (gripe) todas os 5 pontos serão doses disponíveis.

“Por mais que seja um ponto facultativo, é importante a população ter uma opção a mais para se proteger e, assim conseguir se vacinar, a ideia realmente é garantir esse reforço da imunização entre crianças e adultos na nossa cidade” afirma a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Sormanne Branco.  

Novidade na Vacinação COVID-19

A campanha Pfizer Bivalente inclui um novo público, a partir desta quarta-feira, 05 de abril, além dos idosos com mais de 60 anos e imunocomprometidos a partir de 12 anos, grávidas e puérperas até 45 dias, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, agora todos os profissionais da saúde, público e privada, podem procurar os pontos de vacinação fixos. 

Mais atenção: para receber a dose de reforço, todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina anti covid monovalente, e ter recebido a última dose há, pelo menos, 4 meses.

Atividades nas Igrejas Católicas de Imperatriz



A programação desenvolvida pela Diocese de Imperatriz constou, nesta Quinta-Feira Santa, da Missa dos Santos Óleos, na Catedral de Fátima, às 9h; Missa da Ceia do Senhor, com o Lava Pés, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na rua Fortunato Bandeira, nº 1277, bairro Nova Imperatriz; às 19h30, além de Adoração ao Santíssimo, das 21h às 23h.


Na Catedral Nossa Senhora de Fátima, Centro, foi celebrada a Missa do Crisma, às 9h, sob a presidência de Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Imperatriz, também denominada de Missa da Unidade, o momento em que os sacerdotes renovam as promessas sacerdotais proferidas no dia em que eles são ordenados diante do bispo.

 Na ocasião, também aconteceu a bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos, quando foram consagrados o óleo do Santo Crisma, os Santos Óleos, utilizados nas paróquias para os sacramentos do Batismo, da Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.

Hoje, Sexta-Feira Santa, a Diocese de Imperatriz realiza às 7h30 a Via Sacra, com o padre Eliezer, pelas ruas do Centro. À 15h, haverá celebração da Paixão e Morte do Senhor, com Dom Vilsom Basso.

Igreja São Francisco de Assis
Sexta-feira:
7h, Via Sacra, pelas ruas da Paróquia.
12h30, Pregação das Sete Palavras.
15h, Celebração da Paixão do Senhor e Procissão do Cristo Morto.


Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Às 15h, celebração da Santa Cruz
Nesse dia de jejum e abstinência de carne, celebra-se a morte de Jesus. Segue-se o Cristo até o Calvário, contemplando suas dores com a Via-Sacra.
Por volta das 15h, de acordo com informações levantadas por O PROGRESSO, acontece a Celebração da Paixão e Morte do Senhor com a Proclamação da Paixão, Comunhão e Adoração da Cruz.
Sábado Santo – Vigília Pascal
Esse dia de recolhimento recorda a data em que Jesus permaneceu em sepulcro. Na noite do Sábado Santo, renova-se a memória do fato mais importante da fé cristã: a Ressurreição.
“Esta Vigília é a mãe de todas as vigílias”. (Santo Agostinho)
19h – Vigília Pascal.
Domingo, 9 de abril
É a Páscoa do Senhora, é festa sem fim, pois as portas da eternidade se escancararam, e todos podem por ela passar.
A vida venceu a morte!
9h – Missa das Crianças


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
17h – Santa Missa.
19h – Santa Missa
“Venha participar conosco da ‘Grande Semana’ do Ano Litúrgico. A Semana Santa não é feriado, é uma semana de preceito, ou seja, semana que todo católico deve se dispor a participar das celebrações”. Em Cristo,Padre Edinaldo Ferreira Melo, pároco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.




Em Imperatriz, empresários buscam aliar saúde e tecnologia e dão um salto no atendimento ao público

 


Para levar mais conforto aos pacientes, uma clínica da cidade de Imperatriz inovou ao se destacar como a primeira do nordeste a usar a tecnologia wash woosh, que desenvolveu o primeiro higienizador automático para mãos, onde o paciente ao entrar na clínica, não precisa tocar em nada para fazer a higienização das mãos. "Temos uma proposta com mais conforto e totalmente sustentável, que se encaixa com o estilo da nossa clínica e de como atendemos nossos pacientes", destaca a médica hematologista, Deice Colatina.

Muitas dúvidas têm sido levantadas quanto ao risco do álcool em gel, tanto em relação às irritações de pele quanto às possíveis intoxicações, devido ao cheiro forte do produto pode causar irritações de pele ou algum tipo de alergia.

Para quem precisa usar serviços de saúde, o cuidado das empresas em espaços limpos é fundamental.  "Eu me sinto mais segura quando vejo que as empresas, principalmente na área da saúde estão preocupadas com o bem-estar do seu paciente, das coisas pequenas até às mais complexas", reforça Joanna Pinheiro.

Por isso, o equipamento possui ativos à base de clorexidina, e é um pulverizador inteligente, com alto poder bactericidada, inclusive com alto poder de proteção para coronavírus, e reconhecido pela Anvisa. A tecnologia Wash Woosh usam produtos alternativos ao álcool em gel.

E para aumentar ainda mais a assertividade em exames, a cidade vai ganhar, em breve, um dos aparelhos mais modernos do Maranhão, que combina quatro tecnologias, e o paciente é submetido a um exame scanner do corpo, sem dor, e com alta precisão de diagnóstico.