Como parte do programa de gestão ambiental da Prefeitura de Imperatriz, desenvolvido por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), a coleta seletiva de óleo de cozinha usado contabilizou em janeiro deste cerca de 220 litros coletados em bares, restaurantes, peixarias e similares. O projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão.
“Essa parceria na coleta de óleo de cozinha usado, a exemplo da coleta seletiva dos demais recicláveis, é muito importante, pois, além de estimular a boa prática ambiental, gera renda a famílias de seis comunidades que atuam na produção artesanal de sabão ecológico”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.
No final do ano passado a coleta de óleo de cozinha usado evitou que cerca de 420 litros tivesse como destino final no rio Tocantins e os riachos que cortam o Município. Segundo especialistas, um litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar até 25 mil litros de água.
De acordo com o coordenador Municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “essa é mais uma ação que o município, por meio da Semmarh, tem colocado em prática a fim preservar o meio ambiente. Além do dano ambiental, quando as pessoas jogam pelo ralo da pia esse produto, ele acaba entupindo bueiros e galerias de esgoto, gerando sérios problemas para a cidade”, destacou Jairo Santana.
O recolhimento do produtor é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, em seguida encaminhado para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). Na sede da entidade ocorre a distribuição do óleo coletado para 06 grupos que atuam na produção artesanal de sabão ecológico nas comunidades do Parque São José, Vila Cafeteira, Recanto Universitário, Bacuri, Conjunto Planalto e bairro da Caema.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), através do telefone (99) 99218-4275 ou na sede da pasta no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta, no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, nº 600, São Salvador.