25 de mar. de 2024

Capacitação Profissional: Equatorial Maranhão certifica turma do curso de confeitaria em Davinópolis

 



A Equatorial Maranhão, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Direitos Humanos de Davinópolis, certificou na última sexta-feira (22), a turma de Confeitaria do projeto E+ Profissional. O curso, ministrado pelo Instituto MC, teve como objetivo capacitar clientes de baixa renda, contribuindo para o crescimento do mercado local.

O curso formou 20 alunas que iniciaram as aulas em 18 de março na sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em Davinópolis. A turma contemplou 20 horas de formação divididas em 5 aulas. O curso foi ministrado pela confeiteira Maria Francisca, que possui mais de 10 anos de atuação na área. Durante as aulas, a profissional ensinou a turma diversos métodos e técnicas de confeitaria, abrangendo desde o preparo de massas, cremes, recheios e coberturas, até a montagem de doces. Na cerimônia de encerramento, as alunas receberam seus certificados e saíram preparadas para enfrentar novos desafios profissionais.

O Consultor de Grandes Clientes da Equatorial Maranhão, Linneker Melo, presente na cerimônia, enfatizou a importância da capacitação profissional na criação de oportunidades para a cidade de Davinópolis. "O projeto E+ Profissional busca estimular o desenvolvimento social em todo o Maranhão. Ao ver o entusiasmo das alunas, percebemos o impacto positivo do projeto e a relevância do investimento em iniciativas que visam a capacitação profissional. Com certeza deixamos um legado para Davinópolis!", destacou.

Uma das alunas certificadas, Ana Ligia, expressou sua gratidão pela oportunidade de participar do curso e se tornar uma profissional de confeitaria. "Estou muito feliz por ter feito parte dessa experiência enriquecedora. Agradeço à Equatorial e ao Instituto MC por essa oportunidade. Agora vamos colocar em prática tudo que aprendemos!", destacou Ana Ligia.

A coordenadora da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Direitos Humanos de Davinópolis, Núbia Carvalho, enfatizou a importância da parceria com a Distribuidora e o impacto positivo na vida das mulheres que foram capacitadas. "Minha gratidão por ser parte desse processo transformador que melhora a vida dessas mulheres. A parceria com a Equatorial foi fundamental para viabilizar essa iniciativa que ajuda a impulsionar o desenvolvimento local", ressaltou a coordenadora.

Conheça o E+ Profissional

O projeto E+ Profissional é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e reflete o compromisso social da Distribuidora em capacitar e criar oportunidades para jovens e adultos de baixa renda em todo o estado. A certificação de mais um curso do projeto reafirma o compromisso da Distribuidora em promover desenvolvimento econômico e profissionalizante de seus clientes, oferecendo oportunidades que alavancam o mercado de trabalho da região Sul do Estado.

Ação social oferece atendimento jurídico gratuito sobre direito do consumidor no Calçadão em Imperatriz

 



Você precisa de aconselhamento na área de Direito do Consumidor, ou, ainda, tem alguma situação que possa ser conciliada ou mesmo resolvida na Justiça? Na manhã desta quarta-feira (27) o atendimento nessa área será ofertado de forma gratuita no Calçadão de Imperatriz. A iniciativa é do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Facimp Wyden e faz parte da ação social “NPJ no Calçadão”, promovida todos os anos durante o mês do consumidor.

 

Os atendimentos estarão disponíveis a partir das 9h e serão feitos por cerca de 30 estudantes do curso de Direito, orientados pelos professores. Os cidadãos que possuem demandas relacionadas a relações de consumo poderão esclarecer dúvidas, buscar a conciliação com empresas ou até orientações sobre a via judicial, se for o caso. 


A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Facimp, Rosyvânia Araújo, ressaltou a importância da ação não apenas para os estudantes envolvidos, mas também para toda a comunidade. "Essa é uma oportunidade única para os nossos alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que prestam um serviço importante à população. Além disso, acreditamos que iniciativas como essa fortalecem os laços entre a universidade e a comunidade, demonstrando nosso compromisso social", afirmou Rosyvânia.


Sobre o NPJ


Inaugurado em setembro de 2022, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Facimp Wyden oferece aos estudantes a oportunidade de iniciar a vivência do mercado de trabalho, pondo em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O projeto também assegura que a comunidade tenha acesso a serviços jurídicos de forma gratuita em diversas áreas. O NPJ fica localizado dentro do Complexo Jurídico da Facimp e os atendimentos podem ser realizados das 8h às 18h, com agendamento no local. 

18 de mar. de 2024

Imperatriz terá 1ª Jornada contra a Tuberculose

 



Nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20) será realizada a 1ª Jornada contra a Tuberculose de Imperatriz. Evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em frente à Praça União, a partir de 8h e 30min.

Gisely Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz, dá mais detalhes sobre o evento. “Destinada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos, jornada tem na programação os seguintes temas: Situação epidemiológica da tuberculose em Imperatriz, detecção, busca ativa, diagnóstico e tratamento (adulto e infantil), notificação, acompanhamento e manejo clínico”.

A tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa, que afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. As bactérias que causam a doença são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, sudorese noturna e febre.

“Imperatriz conta com o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, com atividades periódicas, além do acompanhamento dos pacientes que fazem tratamento. Além do programa, evento envolve as ações da Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Atenção Básica”, é o que explica Menildes Paixão, coordenadora do programa.

Em Imperatriz, ao todo são 49 pacientes em tratamento, sendo 19 notificações neste ano de 2024.

Suzano realiza doação de equipamentos e reforma nas instalações da Academia Imperatrizense de Letras (AIL)

 



Na tarde desta quinta-feira (14), representantes da Suzano participaram de uma cerimônia especial promovida pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), com o intuito de reconhecer o apoio da empresa à Academia, pela doação de recursos de mídia, tecnologia e mobiliário à referida instituição O evento aconteceu na sede da AIL, localizada no Centro de Imperatriz, e contou com a presença de representantes da Suzano, membros da Academia e comunidade em geral.

Além de celebrar a parceria entre as duas instituições, a cerimônia destacou o impacto positivo da Suzano no município, reconhecendo sua atuação responsável e comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região, cultura e história local.

Para José Ventura, Gerente Executivo Industrial da Suzano, apoiar uma entidade histórica é fundamental para a cultura da região é motivo de muita satisfação. "Acreditamos na educação como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento. O nosso apoio visa fortalecer o valioso trabalho realizado pela Academia, que desempenha um papel vital na preservação e promoção da cultura, literatura e artes em nossa cidade", declara.

Em seu discurso, o Presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano Neto, agradeceu a parceria firmada com a instituição e relatou que por meio dos investimentos recebidos foi possível adquirir televisores, centrais de arcondicionado, computadores, impressoras, além das reformas das cadeiras do auditório. “Externo aqui meu agradecimento e de todos os membros da Academia à empresa Suzano, por essa abertura e por esse abraço cordial a favor da cultura literária; espero que nossa parceria seja duradoura”, finaliza.

Especialista em Direito Eleitoral explica novas regras do TSE para uso da inteligência artificial nas eleições 2024

 



Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram uma série de resoluções destinadas a orientar e regular as Eleições Municipais de 2024. Sob a relatoria da vice-presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, as resoluções foram elaboradas após um processo aberto à participação de diversos setores da sociedade, incluindo Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), partidos políticos, cidadãos, universidades e entidades civis. Brenno Ribas, advogado especialista em Direito Eleitoral e docente da Wyden explica as novas regras.

“Uma das inovações mais significativas está relacionada à regulamentação do uso da inteligência artificial durante o período eleitoral. Com a crescente preocupação sobre o impacto das fake news e manipulações tecnológicas no processo democrático, o TSE tomou medidas concretas para garantir a lisura das eleições”, destacou Ribas.

O especialista também detalha as exigências do TSE com a nova resolução. “O texto aprovado estabelece diversas diretrizes para o uso da IA, incluindo a exigência de rótulos de identificação de conteúdo sintético multimídia, a restrição ao uso de chatbots e avatares para comunicação de campanha, e a proibição absoluta do uso de deep fakes, ou seja, conteúdos digitais manipulados para criar imagens ou discursos falsos”, explica o docente, que complementa:

“Além disso, a resolução prevê a responsabilização dos provedores de internet e das plataformas digitais por conteúdos enganosos ou prejudiciais durante o período eleitoral. Essas medidas visam garantir a transparência e a integridade do processo eleitoral, protegendo os eleitores de informações falsas e manipulações tecnológicas. É importante ressaltar que tais regulamentações não buscam limitar a liberdade de expressão ou o uso legítimo da tecnologia durante as campanhas eleitorais. Pelo contrário, visam assegurar que o debate político ocorra em um ambiente justo e transparente, onde os eleitores possam fazer escolhas informadas e conscientes”, enfatiza.

Em um momento em que a desinformação e os abusos tecnológicos representam ameaças reais à democracia, as resoluções aprovadas pelo TSE representam um passo significativo na defesa dos princípios democráticos e na proteção da integridade do processo eleitoral. Cabe agora aos atores políticos e à sociedade civil trabalharem em conjunto para garantir a efetiva implementação dessas medidas e fortalecer nossa democracia.

10 de mar. de 2024

Imperatriz vence Pinheiro e fica muito próximo de classificação para próxima fase do estadual

 



O Imperatriz venceu o Pinheiro pelo placar de 2 x 1, no último sábado (9), no estádio Frei Epifânio, pelo Campeonato Maranhense. Com a vitória, o Cavalo de Aço segue na terceira colocação do estadual e fica a dois pontos do Sampaio e a três e a cinco do Maranhão Atlético Clube. Respectivamente, vice-líder e líder da competição que ainda entram em campo.

Na partida, o Imperatriz teve total domínio da primeira etapa e já abrindo o placar aos sete minutos com Ivan Fortuna. Em seguida, a equipe da casa chego ao segundo gol. Dessa vez, Café deu passe para que Felipinho marcasse o segundo gol da partida.

Já na segunda etapa, o Pinheiro conseguiu diminuir com Joelson marcando aos 17 minutos. Mesmo tendo um melhor desempenho do que na primeira etapa, o PAC não conseguiu igualar o marcador.

Com o placar final, a equipe visitante está na sexta colocação do Campeonato Maranhense. Uma posição de extremo risco, pois está somente a um ponto do Chapadinha, primeiro clube da zona de rebaixamento do estadual e a três pontos do Cordino que é o lanterna.

Do outro lado, o Imperatriz fica somente a uma vitória de se classificar para as semifinais do Campeonato Maranhense. Na próxima rodada, a equipe tem confronto contra o Chapadinha, no sábado (16), às 19h30, no Frei Epifânio. Enquanto que o Pinheiro recebe o Tuntum no Costa Rodrigues, às 16h, no sábado (16).


Fonte: Difusora On

Contribuintes podem pagar IPTU com 30% de descontos até 30 de abril

 



O período para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 começou. A Prefeitura de Imperatriz informa que o prazo para pagar com desconto de 30% em cota única vai até 30 de abril. Também há possibilidades para quem deseja parcelar o imposto em até seis vezes, cujo vencimento é o último dia de cada mês.

Já o prazo para o pagamento parcelado vai de abril até setembro de 2024. Para a acessar os débitos, basta acessar o Portal Fácil, disponível por meio do link contribuinte.imperatriz.ma.gov.br. No endereço eletrônico você pode emitir os boletos para pagamento. A Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), ainda informa que o atraso pode acarretar juros e multa, conforme a legislação municipal vigente.

“Outro ponto que podemos informar que, se o contribuinte discordar do valor cobrado, ele pode apresentar petição fundamentada, no prazo de 30 dias, contadas a partir da publicação do edital. Reforçamos que a possibilidade do pagamento parcelado é uma opção viável para folgar as finanças das famílias e ficar em dias com as contas”, diz Josafan Bonfim.

Em caso de dúvidas e dificuldades, o interessado deve entrar em contato com a secretaria, através do WhatsApp: (99) 99185-7126.

Isenção

Vale lembrar que aposentados e pensionistas, com Benefício de Prestação Continuada (BPC) , que se enquadram nos critérios, estão isentos do pagamento do IPTU. Os beneficiários precisam receber um salário mínimo, residir no imóvel com propriedade em seu nome e o local precisa ter até 300 m² de tamanho, sem atividades comerciais exercidas nele.

Também são isentos os acometidos por doenças graves e que estejam em tratamento. No caso de câncer; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS); transtornos mentais; Acidente Vascular Cerebral (AVC), com sequelas graves; e cardiopatia com intervenção cirúrgica. Além de precisar comprovar renda de um salário mínimo, é necessário apresentar exames especializados, laudos médicos ou notas fiscais em nome do beneficiário, que comprove aquisição de medicamentos específicos ou o constante tratamento clínico.

A isenção deve ser solicitada todos os anos, na sede da Sefazgo ou dando entrada no processo eletrônico no Portal do Contribuinte, no site contribuinte.imperatriz.ma.gov.br. A secretaria fica na Rua Godofredo Viana, 722-738, Centro, com atendimento das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Iniciativa impulsiona o Desenvolvimento Sustentável do Sudeste Paraense e conclui formações para o fortalecimento da agricultura familiar na região

 



Durante o mês de Fevereiro, moradores de treze comunidades pertencentes aos municípios de Ulianópolis e Dom Eliseu, no estado do Pará, foram beneficiados com as ações de formação do ‘Projeto de Desenvolvimento Sustentável Territorial do Sudeste Paraense’. O projeto é uma iniciativa da Suzano, em parceria estratégica com a USAID/Brasil e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), com implementação da Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais da Colônia Sapucaia (APPRUCOSA). A iniciativa tem atuado desde o início de 2023 com o objetivo de retirar as pessoas da extrema pobreza, por meio do empoderamento dos territórios, conservação da biodiversidade, e, desenvolvimento sustentável e investimentos na agricultura familiar.

Foram realizados três cursos de capacitação profissional com foco no fortalecimento e aperfeiçoamento das técnicas agrícolas na região, com a participação de cerca de 1.400 pessoas. Os treinamentos abordaram assuntos como: Comercialização e Marketing, Alimentação Alternativa e Boas-Práticas de Produção e Beneficiamento de Alimentos.

Além de promover conhecimentos estratégicos sobre o mercado e a segurança sanitária dos produtos ofertados aos consumidores, as formações discutiram a introdução de novos alimentos no processo de produção. Nesse contexto, a iniciativa focou na utilização de plantas alimentícias que são bastante comuns nas comunidades, como é o caso da jaca e das bananeiras, e as possibilidades de uso não convencional no cardápio familiar. O curso também debateu questões relacionadas às informações nutricionais alimentares, e sobre os impactos da contaminação dos alimentos causados pelos agrotóxicos.

Sobre o projeto e a parceria

Ao incentivar e promover ações de forte impacto socioambiental como essas, a Suzano reforça o seu compromisso de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza até 2030. “Continuamos dedicados a apoiar o desenvolvimento de iniciativas colaborativas que promovam experiências impactantes em nossas áreas de atuação. Buscamos experiências transformadoras que, consequentemente, melhorem a condição de vida das pessoas através de parceiros que contribuam positivamente para o crescimento dessas comunidades", finaliza o Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, Diego de Souza Carrara.

"Esse é um território que possui carência em assistência técnica e investimentos, os quais possam manter as pessoas no campo, por meio da agricultura familiar e do Extrativismo, contribuindo com a conservação dos biomas locais. Estamos muito contentes em identificar tantos resultados positivos, como as capacitações em apicultura, as quais consideram a inclusão da diversidade, com jovens, mulheres e idosos participando das atividades. Isso fortalece a resiliência do território e das comunidades, permitindo o uso sustentável dos seus recursos naturais", acrescenta Denyse Mello, Gerente de Projetos de Desenvolvimento Territorial da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA).

Para o Coordenador Técnico do Projeto e representante da Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais da Colônia Sapucaia (APPRUCOSA), Arlane Lima, a incorporação de agentes multiplicadores moradores das comunidades, que conhecem a realidade do lugar, enriqueceu ainda mais os treinamentos. “A implementação do projeto é realizada por atores locais, formado por técnicos e agentes que fazem parte do território, o que confere muita assertividade na aplicação das ações. Eles conhecem as necessidades locais e possuem uma relação de pertencimento estabelecida na responsabilidade do desenvolvimento do território", aponta.

4 de mar. de 2024

WhatsApp ainda é a plataforma "queridinha" dos brasileiros: entenda a importância da automação para empresas brasileiras

 



Apesar da concorrência, o WhatsApp permanece como a plataforma digital mais utilizada no Brasil, com 93,4% dos brasileiros possuindo uma conta, segundo o Instituto "We Are Social", colocando-o em primeiro lugar na preferência dos consumidores. No ranking, o YouTube ocupa o segundo lugar, com mais de 140 milhões de usuários.

O setor varejista lidera a utilização do WhatsApp, com 74%, seguido por Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%), conforme levantamento da RD Station com mais de 1.600 profissionais. Esses números evidenciam a relevância do WhatsApp em diversas áreas de negócios, consolidando-o como uma ferramenta essencial para comunicação e estratégias de vendas no cenário empresarial brasileiro.

Contudo, apesar da popularidade do WhatsApp no país e do aumento do uso de Inteligência Artificial, cerca de 50% ainda o utilizam de forma manual, enviando mensagens individuais ou por listas de transmissão. Esse formato demanda recursos significativos e mais tempo em estratégias que podem não gerar os resultados desejados.

Dada a ampla utilização da ferramenta pelo setor varejista, fica evidente a necessidade de investir em automação.

"A automação apresenta um potencial significativo para melhorar a eficiência e a satisfação do cliente, especialmente em áreas como vendas, atendimento ao cliente e marketing. É importante ressaltar que a automação não substitui o atendimento humano, mas contribui com tarefas repetitivas, permitindo que os agentes se concentrem em demandas mais complexas", conta Miriã Plens, CMO do grupo IRRAH.

Para atender a um mercado cada vez mais ágil e tecnológico, o grupo IRRAH, uma startup paranaense especializada em moda e varejo, apresenta soluções inovadoras. Uma delas é o Dispara Aí, que possibilita o envio simultâneo de campanhas para múltiplos destinatários, com a opção de adicionar mais números para enviar campanhas distintas. Essa ferramenta é ideal para empresas que buscam realizar envios de WhatsApp marketing, estabelecer fluxos de automação e avaliar os resultados de suas campanhas.

A empresa também desenvolveu o Z-Api, uma API intuitiva que permite integração rápida entre empresas e o WhatsApp. Com o Z-Api, é possível concentrar esforços no que realmente importa: o seu negócio. As variadas opções de integração, como a construção de bots de atendimento e notificações por WhatsApp, otimizam processos e aprimoram a interação com os clientes.

"O uso de tecnologia para atendimento e marketing é um caminho sem volta no Brasil e no Mundo. Os benefícios passam pelo aprimoramento do atendimento e o ganho de competitividade no mercado", finaliza Miriã.

Equatorial Maranhão orienta a população sobre cuidados com energia elétrica no período chuvoso

 



É comum que no início de cada ano as chuvas se tornem frequentes em todo o estado e com elas aumentem as ventanias e ocorrências de acidentes com raios e trovões. Durante esse período o cuidado deve ser redobrado, principalmente em relação aos perigos que envolvem energia elétrica, tanto em ambientes internos quanto externos.
Fora de casa – Grandes volumes de chuva costumam vir acompanhados de rajadas de vento que deslocam objetos, derrubam árvores ou mesmo a fiação elétrica. Em casos como esses é recomendado:

  • Buscar abrigo seguro e afastado de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias e locais elevados;
  • Evitar contato com cercas elétricas, de arame e estruturas metálicas;
  • Jamais se abrigar perto de árvores, postes ou embaixo da fiação elétrica e jamais se aproximar de cabos partidos.

Dentro de casa – Apesar de não estarmos diretamente expostos às descargas elétricas, é preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos é recomendado:

  • Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
  • Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;
  • Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;
  • Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;
  • Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la;

O Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira destaca a importância de manutenções preventivas e destaca que muitos acidentes acontecem pela falta de conhecimento dos riscos que o manuseio da energia elétrica pode representar.

“Para evitar acidentes é importante certifica-se que sua instalação elétrica esteja dentro dos padrões técnicos, que o sistema de aterramento da unidade consumidora esteja dimensionado de forma adequada e que as revisões e manutenções sejam realizadas de forma rotineira. Quanto mais complexo o sistema e maior o número influências externas (poeira, umidade, temperatura, etc.) menor deve ser o período entre manutenções preventivas. Além disso, cultive hábitos de prevenção simples que podem evitar acidentes, tais como: não sobrecarregar tomadas, se for usar mais de um aparelho eletrônico, não utilize tomadas “T” (benjamins), prefira filtros de linha; estar atento quanto a potência dos eletrodomésticos e capacidade da tomada/ instalação e não utilizar adaptadores que fazem a supressão do plug terra ou redução do diâmetro dos plugs das tomadas.”, orienta Gabriel.

Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. Esteja atento e previna-se!