28 de fev. de 2025

Viaduto e duplicação da BR 010 são entregues em Imperatriz

 



A prefeitura de Imperatriz participou, nesta terça-feira (25), da entrega do viaduto e da duplicação da BR 010, uma obra muito importante e que deveria ter sido concluída há muito tempo, mas agora está liberada e o trânsito terá mais fluidez. O prefeito Rildo Amaral, após intensos diálogos, foi a Brasília e solicitou ao ministro Renan Filho e ao diretor do DNIT, João Marcelo, que autorizaram a entrega imediata. Com isso, a mobilidade urbana da cidade será significativamente melhorada.

São quatro quilômetros e meio, com 10 faixas, sendo quatro centrais, seis marginais e dois viadutos. Uma obra muito aguardada pela população. Uma grande novidade anunciada é que a BR 010 receberá outro trecho de duplicação. O governo federal autorizou a duplicação de um novo trecho importante. A próxima etapa começará com os trâmites de licitação em março. “Serão 10 km que serão licitados, do trecho da ponte do Cacau até a Lagoa Verde”, afirma o prefeito. Essa duplicação trará mais fluxo, segurança e agilidade para todos que transitam por esse trecho em Imperatriz.

O superintendente do DNIT, João Marcelo, comentou sobre os benefícios da entrega da obra “É uma obra muito esperada por todos que transitam nesse trecho da BR 010. Estamos entregando a primeira parte da travessia de Imperatriz. O eixo central suportará toda a carga pesada. O DNIT está melhorando a trafegabilidade em várias regiões do Brasil, e aqui não seria diferente, pois Imperatriz merece.”

A administração municipal segue empenhada em buscar e fortalecer parcerias. Com muito trabalho e responsabilidade, continuaremos firmes em nossa missão de proporcionar mais infraestrutura e qualidade de vida para todos. Imperatriz é uma cidade grande.

Carnaval acende alerta para o risco de doenças transmissíveis durante as festas

 



O Brasil já vivencia uma das épocas mais festivas: o Carnaval. O período é marcado por diversão, músicas, bebidas, além de beijos e encontros sexuais. Em meio às comemorações, o alerta é para atenção à segurança com bebidas e cuidados essenciais para prevenção de doenças transmissíveis. O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (Dathi/SVSA), apontou que em 2023 houve um aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022. Isso demonstra maior capacidade de diagnóstico, o que contribui para tratamentos eficientes, mas também representa um ponto de atenção para prevenção e conscientização da sociedade.

Os dados também mostram que em 2023 a taxa de mortalidade por aids foi de 3,9 óbitos, a menor desde 2013, o que ressalta os esforços indispensáveis para controle da doença. Além do HIV, durante todo o ano e, especialmente neste período de carnaval, outras doenças como as hepatites virais, HPV, vírus da gripe, Covid-19 e até conjuntivite acendem o alerta de especialistas quanto às questões de saúde. O Dr. José Noronha, médico infectologista do Instituto de Educação Médica (IDOMED), observa que a preocupação é voltada às infecções sexualmente transmissíveis. Ele observa que é preciso realizar “sexo seguro com preservativo, procurar evitar relações com múltiplos parceiros, além de manter hábitos de etiqueta respiratória como lavar as mãos e o uso de álcool em gel”, destaca.

Especificamente quanto ao ato sexual, o médico pontua que quando é realizado de forma desprotegida e com parceiros diversos, “potencializa o risco de propagação de IST's, como sífilis, gonorreia, clamídia e o herpes simplex”. Além disso, o especialista destaca que nesse período é preciso ficar atento “às doenças respiratórias devido às aglomerações, que favorecem a disseminação desse tipo de vírus. Sem contar que também pode aumentar a exposição a doenças de transmissão oral-fecal, como a hepatite A, por meio de água e alimentos contaminados”, ressalta.

Nesse cenário, o especialista acrescenta que evitar o compartilhamento de objetos pessoais, incluindo os cigarros eletrônicos, é imprescindível. O foco também deve estar na melhor hidratação e alimentação com produtos de procedência segura. Outra orientação bastante eficaz é estar em dia com a vacinação. “É necessário ter a caderneta vacinal atualizada para hepatites, influenza e o reforço da Covid-19. Certamente, são medidas que ajudam a evitar a propagação dessas doenças em associação a hábitos responsáveis durante o carnaval”, explica.

O que fazer em caso de sintomas?

Durante ou após as festas de carnaval, se ocorrer o aparecimento de algum sintoma, como febre, dores diversas, secreção pulmonar, assim como lesão ulcerativa ou verrucosa na região genital, é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo. Deve-se, sobretudo, evitar a automedicação e priorizar sempre orientação e tratamento correto indicado por especialistas.

21 de fev. de 2025

Prefeitura lança "Carnaval da Prefs 2025" com apoio estadual e recursos de emendas

 



A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural Imperatriz (FCI), lançou nesta quarta-feira (19), a primeira edição do “Carnaval da Prefs”, que deve garantir quatro dias de muita alegria, segurança e infraestrutura de qualidade para os foliões. O evento, que será realizado de 1º a 4 de março, iniciará todos os dias com a concentração na Praça Mané Garrincha, em seguida o cortejo sai pelas ruas até chegar na rua Coronel Manoel Bandeira, na Praça da Cultura, onde estará montado o palco para as atrações musicais locais. 

O Prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, destaca a realização do  “Carnaval da Prefs”, como um momento de preservação da cultura, bem como uma oportunidade de desenvolvimento econômico. “As parcerias fazem com que não se utilize nenhum real dos cofres da prefeitura nessa festa. Entendemos que existe prioridade, prioridades na saúde, na segurança, na infraestrutura, no desenvolvimento social, mas entendemos também que quando fazemos uma festa, geramos emprego e renda para a população. E nesse momento, nós estamos preservando, além da nossa tradição, estamos preservando a nossa economia, desde o cabeleireiro, ao motorista de táxi ou aplicativo, às pessoas que estarão vendendo seus produtos no corredor da folia.”

Parceria e Investimento

O Carnaval 2025 será realizado sem o uso de recursos do município de Imperatriz, as verbas são destinadas pelo deputado federal, André Fufuca, que destinou R$ 1 milhão e pelo deputado estadual, Rildo Amaral, que garantiu R$ 500 mil. As  emendas parlamentares que viabilizaram o evento são oriundas enquanto Fufuca e Rildo estavam como deputados. Essa parceria com o Governo do Estado Maranhão possibilita uma grande estrutura, sem comprometer o orçamento da cidade.

Estrutura e Segurança

O evento contará com uma decoração temática, proporcionando um ambiente festivo e acolhedor. A segurança será reforçada por diversas instituições, incluindo: Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, SUTRAN e SAMU.

Além disso, haverá equipes de fiscalização e mobilidade, garantindo ruas limpas, asfaltadas e organizadas para a melhor circulação dos foliões.

Espaço Kids

Haverá novidades para as crianças, incluindo um Espaço Kids, onde os pequenos poderão se enfeitar, participar de brincadeiras, atividades lúdicas com bastante segurança e sair fantasiados junto com o bloquinho. 

“O nosso Carnaval 2025 será um local seguro, desde a Praça Mané Garrincha até a Praça da Cultura. Nós vamos começar com um Espaço Kids, com a Jardineira por todo o percurso e teremos o corredor da folia com a apresentação das bandas. Aguardamos toda a região tocantina para curtir o Carnaval, um Carnaval seguro, das famílias”, ressalta o presidente da FCI, Ditola Castro.

Saúde e Atendimento Social

Para garantir o bem-estar de todos, o evento contará com: equipes do SAMU e equipes da saúde distribuindo materiais informativos sobre cuidados durante a folia. Com a Vigilância Sanitária e SEPLU, fiscalizando e garantindo a segurança dos alimentos vendidos. Sorteio dos pontos para ambulantes, promovendo organização e oportunidade para trabalhadores locais. Espaço de Atendimento à Mulher, com distribuição de materiais informativos e suporte para vítimas de violência. 

Programação musical e transmissão

A folia começa todos os dias às 19h, com quatro atrações locais por noite, prometendo um repertório animado para todos os gostos. Uma das novidades é a transmissão ao vivo pela Rádio FM Terra. Durante os quatro dias de festa, a transmissão começará às 17h e seguirá até o encerramento das marchinhas, por volta das 20h. Dessa forma, quem preferir curtir a festa no conforto de casa poderá acompanhar tudo em tempo real.

Projeto apoiado pela Suzano promove mutirão para criação de agrofloresta em Itinga (MA)


 

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) promoveu um mutirão para a implantação do primeiro ESA (Empreendimentos que Sustentam a Agricultura) na Vila Monte Alegre, localizada no município de Itinga do Maranhão, no bioma amazônico. A iniciativa tem como objetivo a criação de uma agrofloresta de um hectare em uma área coletiva da vila, adotando um sistema que fortaleça a economia local por meio da geração de renda sustentável, alinhando conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. Essa é uma das ações desenvolvidas pelo projeto “Juntos, nós plantamos o futuro – Desenvolvendo corredores de biodiversidade para um futuro mais sustentável”, que conta com o apoio da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e pela Sofidel, líder na produção de lenços de papel. 

O modelo de Empreendimentos que Sustentam a Agricultura (ESA) estabelece uma parceria estratégica entre agricultores familiares e a empresa Fiosgood, garantindo um canal seguro para o fornecimento de matérias-primas destinadas à produção de itens de alto valor agregado. Esse acordo vai garantir a remuneração de quatro famílias beneficiárias, que serão responsáveis pelo manejo e produção da agrofloresta. Especializada na fabricação de tecidos e cosméticos naturais, a Fiosgood se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade, utilizando matérias-primas alternativas, além de algodão orgânico e fios reciclados.

Na prática, o empreendedor responsável pela agrofloresta está garantindo uma fonte de renda para as famílias envolvidas. Em troca, o empreendedor tem a garantia de receber a produção daquela agroflorestal com garantia de origem. Ressalta-se que uma parte da produção é voltada para garantia da soberania alimentar dos agricultores envolvidos.

"O IABS acredita que a agricultura sustentável é um caminho essencial para fortalecer comunidades e preservar o meio ambiente. Com o ESA, estamos implementando um modelo inovador que alia geração de renda, segurança alimentar e conservação dos recursos naturais. Essa iniciativa reforça a importância de parcerias estratégicas, como a que temos com a Suzano, para construir soluções que promovam um desenvolvimento mais justo e equilibrado para todos", afirma Saulo Pastor, Coordenador Técnico do Projeto do IABS.

Com a participação de cerca de 70 pessoas, o evento contou com beneficiários(as) do projeto, colaboradores(as) do IABS, agentes multiplicadores, lideranças comunitárias e representante da Fiosgood. A iniciativa, marcada pelo mutirão de plantio de mais de 20 tipos de frutas e hortaliças, representa a importância da cooperação e do envolvimento da comunidade na criação de alternativas sustentáveis para a agricultura familiar na região.

Para Fernanda Batista, agente multiplicadora do projeto, a agrofloresta representa um avanço transformador, possibilitando que pequenos produtores garantam sua subsistência enquanto preservam a natureza. "Esse projeto traz uma mudança muito grande para a nossa comunidade. Agora, além de produzir nossos alimentos de forma mais sustentável, também temos a oportunidade de gerar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias daqui. A agrofloresta não é só um jeito de plantar, é um jeito de cuidar da terra e do nosso futuro".  

Ao mesmo tempo, a Suzano reafirma seu papel na cadeia de valor para promover mudanças significativas nas regiões onde está inserida, apoiando iniciativas como essa que estão diretamente ligadas aos “Compromissos para Renovar a Vida”.  Como parte dos seus compromissos socioambientais, a companhia estabeleceu metas para promover o desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atua. Um dos principais objetivos é retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, por meio de iniciativas que geram oportunidades de trabalho e renda, impulsionando a inclusão produtiva e o fortalecimento das comunidades locais.

"Na Suzano, acreditamos que o desenvolvimento sustentável é essencial para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a economia local, contribuindo para a preservação ambiental. Queremos impulsionar modelos que gerem impacto positivo para as pessoas, promovam a inclusão produtiva e contribuam para um mundo cada vez mais renovável", explica André Becher, Gerente de Sustentabilidade.

Facimp Wyden  recebe selo de Responsabilidade Social da ABMES

 



Wyden recebeu, no mês de janeiro, o selo de “Instituição Socialmente Responsável” da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), destacando sua participação na 20ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. O reconhecimento é fruto das diversas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade promovidas pelo grupo. 

Facimp Wyden foi uma das faculdades da rede de ensino reconhecidas por suas ações de impacto social e ambiental. Entre as iniciativas que contribuíram para essa conquista estão a Semana de Responsabilidade Social, realizada com o apoio do Instituto Yduqs, além de projetos de inclusão social, parcerias com organizações sociais e práticas ambientais sustentáveis. Essas ações não apenas beneficiam a comunidade local, mas também promovem um ambiente educacional que valoriza a ética e a responsabilidade social. 

Ao longo de 2024, a instituição de ensino promoveu regularmente diversas iniciativas que impactam diretamente a comunidade, como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ - atendimentos jurídicos gratuitos), a Clínica Escola de Odontologia (atendimentos odontológicos gratuitos), o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF – com atendimentos contábeis e fiscais gratuitos) e, mais recentemente, a Clínica de Medicina Veterinária, que facilita o acesso a atendimentos de saúde para animais de pequeno e grande porte da cidade. Além disso, diversos cursos realizam eventos e ações que reforçam o compromisso social da instituição junto à população. 

A conquista do selo reafirma o compromisso da Wyden com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios sociais e ambientais atuais. "Estamos orgulhosos de receber novamente o selo de 'Instituição Socialmente Responsável'. Este reconhecimento é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Continuaremos a trabalhar para promover ações que beneficiem nossas comunidades e preparem nossos alunos para serem agentes de mudança positiva”, comenta Jairo Nascimento, diretor geral da Facimp Wyden. 

A Campanha 

A campanha da ABMES, realizada desde 2005, destaca-se por ampliar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Projetos nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente são incentivados, promovendo o engajamento social no ambiente acadêmico para uma educação mais humanizada e inclusiva. 

Sobre a Wyden 

Wyden é uma rede nacional de ensino superior com presença nas Regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. São mais de 40 mil alunos em cursos disponibilizados em diferentes formatos, do presencial ao EAD. Entre as áreas estão as de gestão e negócios, engenharias e ciências da informação, artes, ciências, saúde, mídia e tecnologia. Qualidade de ensino e boa infraestrutura são dois pilares importantes para todas as instituições da marca. A Wyden acompanha também as melhores práticas da academia e do mercado para sustentar sua posição de referência de ensino nas regiões onde atua. 

Hapvida apresenta nova marca e reforça compromisso com a saúde de qualidade no Brasil

 


No ano em que completa 80 anos, a Hapvida NotreDame Intermédica está de cara nova. Agora, simplesmente Hapvida, a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina apresenta a evolução da sua marca para reforçar a transformação ao longo do tempo: ela cresceu, tornou-se mais moderna e está pronta para as próximas décadas. A nova identidade visual passa a ser utilizada em todo o Brasil a partir do dia 19 de fevereiro.

“A transformação que promovemos na vida das pessoas é a mesma que experimentamos agora como empresa. A nova marca simboliza nossa atitude de cuidar e nossa busca constante por excelência. Esse momento reforça o propósito que nos conduz há oito décadas e continuará no futuro: oferecer saúde de qualidade”, destaca o presidente da Hapvida, Jorge Pinheiro, que complementa: “A evolução da marca representa ainda o caminho que a empresa pretende trilhar daqui para frente, com ampliação da rede e garantia de democratização do acesso a um atendimento de referência em todo o país”, afirma.

A criação da nova marca teve como desafio aprimorar o desenho que melhor representasse a unificação da operação da empresa e um projeto de expansão da rede própria integrada de atendimento pelo Brasil. Para atingir esse objetivo, a equipe envolvida na criação realizou uma pesquisa com executivos da empresa, médicos, corretores e beneficiários, além de fazer uma análise de mercado.

Como resultado, a marca principal passa a ser Hapvida. O símbolo, utilizado na logo desde 2015, permanece, porém ganha um desenho mais moderno, com uma leve proximidade, assimetria e organização. A tipografia manteve o desenho, mas o nome ganhou uma letra capitular, o “H”, representando a história, a força e o crescimento observado ao longo do tempo.

“Preservamos nossas cores e elementos que simbolizam a experiência e o sorriso de cada pessoa que cuidamos. A nova marca reflete nosso compromisso com a missão de salvar vidas e a importância da empresa para a saúde dos brasileiros. Esse novo capítulo é fruto do trabalho, dedicação e paixão que nos move. Assim como nossa jornada de 80 anos, nossa marca continuará refletindo a grandeza do nosso propósito. Como explica nosso novo lema, um ‘Sinal que a sua vida pede Hapvida’”, aponta a vice-presidente de Marketing e Odontologia da companhia, Jaqueline Sena.

Sobre a Hapvida

Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

13 de fev. de 2025

Bronzeamento artificial, risco real: entenda o alerta de especialistas sobre essa prática

 



Já não é de hoje a preocupação com o uso de câmaras de bronzeamento. Desde 2009, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já proíbe a técnica de bronzeamento artificial baseada na emissão de raios ultravioleta (UV) para fins estéticos. Mesmo assim, quase 16 anos depois, ainda é comum encontrar pessoas recorrendo a essa prática, que, segundo especialistas e a própria Anvisa, apresenta riscos reais à saúde. Um estudo publicado no Jornal Britânico de Dermatologia demonstrou que esses dispositivos podem emitir até 1,5 vezes mais radiação UV do que o sol do meio-dia durante o verão.

Cláudio Carlos Cardoso, dermatologista e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), reforça que os riscos do bronzeamento artificial são reais. “Quando falamos em radiação UV, é importante destacar que ela pode causar danos diretos ao DNA das células da pele, provocando mutações que aumentam o risco de desenvolvimento de cânceres, como o melanoma e os carcinomas de queratinócitos, incluindo os de células escamosas e basocelulares”, enumera. 

Além do câncer de pele, outras doenças podem ser desenvolvidas devido à exposição do organismo às câmaras de bronzeamento artificial. Cláudio explica que essa radiação acelera o envelhecimento cutâneo, promovendo a formação de rugas e manchas escuras, conhecidas como lentigos solares. Além disso, a prática pode causar lesões oculares e aumentar o risco de catarata, devido à absorção da radiação pelos olhos. A longo prazo, os danos cumulativos à pele comprometem sua função de barreira e aumentam a predisposição a infecções e outros problemas dermatológicos.

Bronzeamento seguro

O especialista afirma que é possível obter uma pele bronzeada sem a necessidade de exposição direta à radiação UV. “Produtos como autobronzeadores e loções tonalizantes oferecem essa alternativa. Os autobronzeadores garantem uma coloração uniforme e temporária, sem os riscos associados à exposição prolongada ao sol forte. No entanto, é essencial tomar alguns cuidados, como escolher um produto dermatologicamente testado e aplicá-lo de maneira uniforme sobre a pele limpa e hidratada, evitando manchas. Além disso, o uso de protetor solar continua sendo indispensável para proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação natural ao longo do dia. Dessa forma, é possível conciliar estética e saúde”, conclui o médico.

Alerta de segurança: Equatorial Maranhão reforça cuidados com energia elétrica durante chuvas intensas e alagamentos


 

O mês de fevereiro iniciou com alertas de chuvas intensas em diversos municípios do Maranhão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), todas as cidades do estado poderão enfrentar tempestades acompanhadas de chuvas fortes e ventos intensos. O INMET emitiu dois tipos de alertas para o estado: o alerta laranja, que indica perigo iminente, e o alerta amarelo, que sinaliza um potencial risco. Dentre os municípios com alerta laranja, estão: Açailândia, Alcântara, Caxias, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês e São Luís.

Durante este período chuvoso, é essencial que a população adote medidas preventivas para garantir a segurança, principalmente com a energia elétrica. Alagamentos, raios e quedas de árvores são comuns durante as tempestades e podem impactar diretamente a rede elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão, em conformidade com as orientações do INMET, reforça a importância de estar atento às previsões e evitar acidentes com energia elétrica. Confira algumas recomendações:

Dentro de Casa:

  • Durante as tempestades, desconecte aqueles aparelhos mais sensíveis da tomada, para evitar danos por possíveis oscilações elétricas. E, lembre-se: não faça isso descalço.
  • Se perceber algum sinal de alagamento em sua residência, desligue a energia elétrica na chave geral (disjuntor), antes que a água atinja as tomadas e os equipamentos elétricos. Em seguida, desconecte os aparelhos das tomadas.
  • Não entre em contato com a água onde haja equipamentos elétricos inundados, pois ela pode estar energizada.

Fora de Casa:

  • Não tente atravessar ruas ou avenidas que estejam alagadas ou locais com água acumulada, que possam estar em contato com fios elétricos. O risco de choques fatais é alto.
  • Não fique em áreas abertas, como campos de futebol, piscina, lagos, praias, perto de árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e da fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo seguro.
  • Se algum cabo cair ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Mantenha uma distância segura, informe as pessoas ao redor sobre o risco e ligue imediatamente para a Central de Atendimento da Equatorial, no número 116, e para o Corpo de Bombeiros, no 193.
  • Caso esteja dirigindo, procure um lugar seguro para encostar o veículo, evitando estacionar próximo a torres de transmissão, placas de propaganda, postes ou embaixo da fiação elétrica.

Por fim, a Equatorial Maranhão solicita que seus clientes fiquem atentos aos comunicados das autoridades locais e ao monitoramento das condições meteorológicas. Em caso de alagamento, é crucial seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros, no 193, e o SAMU, no 192. Não toque na vítima em hipótese alguma. Para casos de equipamentos energizados, desligue imediatamente o disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.

Parceria com Climatempo

A Equatorial Maranhão firmou uma parceria com a empresa Climatempo, líder em meteorologia no Brasil, para obter previsões precisas e planejar ações preventivas eficazes. Por meio da colaboração, a Distribuidora recebe dados meteorológicos com antecedência e em tempo real, permitindo a antecipação de possíveis impactos climáticos que possam afetar o fornecimento de energia elétrica.

O Gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall, ressalta o compromisso da Distribuidora com a segurança da população.” Seguimos trabalhando para monitorar a situação das chuvas e alagamentos afim de garantir a segurança de nossos clientes em todas as regiões em que atuamos. Nossas equipes estão preparadas para agir rapidamente em casos de interrupções no fornecimento de energia devido a essas condições climáticas adversas”, informou o gerente.

7 de fev. de 2025

Olhos irritados? Saiba como identificar e tratar a alergia ocular

 



Você já teve aquela sensação de acordar com vermelhidão, coceira, inchaço e lacrimejamento nos olhos em algum momento da vida? Esse incômodo tem nome: alergia ocular. Trata-se de uma reação do sistema imunológico na região dos olhos, gerando sintomas inflamatórios a partir do contato com agentes alérgenos. Esse é um transtorno comum e, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pode afetar de 15% a 20% da população mundial.

Pablo Germano, médico clínico-geral e professor na Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), explica que os principais sintomas da alergia ocular incluem hiperemia conjuntival (vermelhidão), prurido (coceira), inchaço das pálpebras, lacrimejamento excessivo, sensação de areia nos olhos e irritação. “Caso a pessoa apresente outros sintomas, como diminuição da visão ou dificuldade para enxergar, é essencial procurar imediatamente um especialista, pois esses sinais podem indicar uma patologia mais grave além da alergia”, alerta o médico.

Ele esclarece que as causas mais comuns da alergia ocular estão relacionadas à exposição a agentes irritantes, como maquiagem e produtos estéticos para o rosto, além do contato com pelos de animais, como gatos e cachorros. “Perfumes, certos alimentos e fatores ambientais, como poeira e ácaros, também estão entre os principais desencadeadores desse tipo de reação”, completa Pablo.

Outro ponto de atenção é para as pessoas que utilizam lentes de contato. Nesses casos, é essencial manter uma rotina rigorosa de limpeza e armazenamento adequado, além de higienizar bem as mãos antes do manuseio. Esses cuidados ajudam a prevenir e minimizar as crises de alergia ocular.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve o uso de colírios à base de corticoides, que devem ser prescritos por um oftalmologista. Compressas frias podem ajudar a aliviar os sintomas, assim como a eliminação ou redução da exposição aos agentes causadores da alergia. Em casa, recomenda-se manter o ambiente arejado, reduzir o acúmulo de poeira e, se necessário, evitar cortinas.

Dia Mundial do Feijão - brasileiro consome cerca de 12,2kg ao ano

 



No dia  10 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Feijão. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2019. Segundo estimativas da Embrapa Arroz e Feijão (2023), o consumo médio per capita de feijão é de 12,2 kg/hab ao ano. Como dupla perfeita do arroz, o feijão compõe o prato mais tradicional do cardápio brasileiro, e também é ingrediente de outra paixão nacional: a feijoada. Vale ressaltar que o feijão é uma fonte potencial de proteína vegetal e pode ser utilizada por pessoas que buscam substituir as proteínas de origem animal.

Além de ser muito popular, o grão tem suas peculiaridades. Luís Schiavo, CEO e fundador da Naval Fertilizantes, empresa especializada em produtos biológicos, nutrição e tecnologia de aplicação em lavouras, destaca três curiosidades da leguminosa que faz parte do dia a dia dos brasileiros:

  • São mais de 40 mil espécies de feijão no mundo - É importante frisar que apenas uma pequena parte é comestível. Só no Brasil, calcula-se que são 40 tipos disponíveis, sendo que 15 variedades são as mais consumidas pelos brasileiros. “Entre elas,  o feijão do tipo “carioca” (ou “carioquinha”), é o mais presente em receitas nacionais. Também se destacam nessa lista o feijão preto, vermelho, marrom (manteiga), mulatinho, branco, jalo, azuki e fradinho”, destaca Schiavo. 
  • Apesar do Brasil seguir em primeiro lugar no consumo do grão, não é só o brasileiro que come. A América do Sul e Central têm uma tradição culinária com esse alimento, em especial o México, Cuba, Chile e Colômbia. “O ingrediente riquíssimo em nutrientes também está em pratos na França, Itália, Turquia, Espanha e Estados Unidos. O mesmo pode se dizer da Índia e da China, inclusive como fortes produtores do grão”, diz Luís.
  • A tradicional mistura do arroz com feijão  vem da cultura indígena, asiática e europeia - Historiadores especulam que o prato foi criado quando Dom João VI veio ao Brasil, em 1808, e incluiu o arroz no rancho dos soldados. Antes disso, os índios brasileiros já comiam feijão com pouco caldo e geralmente misturavam com farinha, pimenta e carne. “Seja como for, o arroz com feijão é o cartão de visita para quem vem ao país”, destaca o executivo.

O feijão não é apenas bom para a nossa saúde, mas também para a agricultura. “Ele faz parte da família das leguminosas, plantas que têm a capacidade de fixar nitrogênio na terra. Isso significa que ele pode melhorar a fertilidade do solo, reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos”, finaliza.

4 de fev. de 2025

Governo do Maranhão abre prazo para apresentação de projetos da Lei de Incentivo ao Esporte

 

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), abriu nesta segunda-feira (03) o prazo para a apresentação de projetos esportivos que buscam receber recursos por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Os interessados devem enviar até 31 de maio a documentação com as propostas diretamente para o e-mail do protocolo da Sedel: sedelprotocolo@gmail.com.

"O incentivo a projetos esportivos é essencial para o desenvolvimento das comunidades. Nossa meta é garantir que instituições tenham a oportunidade de apresentar suas propostas, promovendo o esporte e a inclusão social. Estamos comprometidos em apoiar iniciativas que melhorem a qualidade de vida da população", destaca o secretário da Sedel, Naldir Lopes.

Após a entrega, os projetos serão avaliados pelos técnicos da Comissão de Análise de Projetos Esportivos Incentivados (Capei), que têm um período de 30 a 90 dias para concluir a análise. Os critérios de avaliação incluem a regularidade da documentação, o impacto nas comunidades e a relevância social dos projetos.

Uma vez aprovados, os projetos recebem um Certificado de Mérito Esportivo (CME), permitindo a captação de recursos. Com esse certificado, as instituições podem buscar financiamento junto a empresas que contribuem com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e que têm direito à dedução fiscal.

O presidente da Capei, Francisco Ranon, destacou a importância do Estado como intermediário entre a população e as empresas patrocinadoras. "A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte desempenha um papel transformador nas comunidades, especialmente nas que enfrentam vulnerabilidade social. Essa iniciativa visa melhorar os indicadores sociais, promover a saúde física e mental e elevar a qualidade de vida da população afetada", concluiu.

Os interessados em usufruir da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte podem acessar e baixar os documentos necessários (clique aqui). https://sedel.ma.gov.br/programas-ou-campanhas/downloads

Tempo nublado no comércio: prejuízo pode chegar a até 20% em dias de chuva

 



Em várias regiões do país, os primeiros meses do ano são marcados por mudanças meteorológicas, com a presença mais constante de chuvas. Durante esse período, são emitidos diversos alertas indicando possíveis temporais, que afetam não só a infraestrutura das cidades e a rotina dos trabalhadores, mas também impactam diretamente o comércio local. Na região Sudeste, por exemplo, um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que aponta que os prejuízos para o setor varejista nas maiores cidades podem chegar a R$ 203 milhões.

Wellitom Mattos, proprietário de uma loja de variedades, conta que por mais que haja um aumento nas vendas de guarda-chuva e capa durante esse período, no geral, é perceptível a queda no movimento e, consequentemente, no consumo de produtos durante os temporais. Ele destaca a dificuldade de acesso à loja, principalmente durante chuvas mais fortes. “Em dia de chuva, grande parte da população permanece em casa, o que significa que elas adiam a compra para outra ocasião”, completa o lojista.

Wellitom observa ainda outra mudança no comportamento dos clientes durante dias chuvosos: em vez de irem presencialmente à loja, eles costumam tirar dúvidas e se comunicar mais à distância, além de checar a disponibilidade dos produtos online. “A comunicação nesses casos é essencial para garantir que, em outro momento, quando o tempo estiver mais favorável, esses clientes decidam ir até à loja”, explica. 

ECONOMIA

Em cidades como Imperatriz (MA), onde o varejo é uma peça-chave da economia, as perdas podem ultrapassar 20% em dias chuvosos, segundo estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, alagamentos e problemas no transporte público intensificam a queda no movimento.

Alex Lamarques, administrador e professor do Núcleo de Negócios da faculdade Facimp Wyden, explica que as fortes chuvas afetam diretamente o fluxo de consumidores em lojas físicas, principalmente nos setores de moda e alimentação. “Setores que dependem da presença física do cliente são os mais atingidos. Exemplos incluem lojas de roupas e calçados, bares e restaurantes. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o setor de vestuário pode registrar quedas superiores a 15% no faturamento durante os períodos de chuvas intensas. Já bares e restaurantes sofrem com a redução do público, mesmo quando há a alternativa do delivery”, explica o especialista.

Entre os principais fatores que justificam essa queda significativa nos lucros durante temporais estão a dificuldade de deslocamento devido a alagamentos e congestionamentos, o desconforto de sair de casa sob chuva e a insegurança relacionada a acidentes. Além disso, o clima chuvoso tende a desestimular compras por impulso, levando os consumidores a priorizarem itens de primeira necessidade.

ALTERNATIVAS

O professor da Facimp Wyden recomenda o investimento em e-commerce e delivery. “Promoções exclusivas para compras online e sistemas de entrega rápida podem compensar a queda no movimento das lojas físicas, garantindo ao cliente a comodidade de receber os produtos em casa”, explica. 

Outra estratégia é criar campanhas temáticas, como ‘Descontos em dias chuvosos’, incentivando o consumo. “Além disso, melhorias na estrutura da loja, como estacionamento coberto ou empréstimo de guarda-chuvas, tornam o ambiente mais convidativo”, finaliza o especialista.