4 de abr. de 2025

Governo leva ações do Programa do Glaucoma a municípios das Regionais de Imperatriz, Viana e Barra do Corda

 



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), leva ações do Programa do Glaucoma a municípios das Regionais de Imperatriz, Viana e Barra do Corda. Entre consultas e dispensação de medicamentos aos beneficiários, o objetivo é facilitar o acesso a atendimento para tratamento da lesão oftalmológica a quem mais precisa. 

"O Programa do Glaucoma é uma ação do Governo do Estado que busca devolver o bem-estar e qualidade de vida à população que necessita de atendimento oftalmológico contra a doença. Ao passo que descentralizamos a estratégia para as mais diferentes localidades do estado, estamos facilitando o acesso, levando assistência especializada a quem mais precisa, evitando também grandes deslocamentos", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Glaucoma é uma doença silenciosa e que se não diagnosticada com antecedência pode levar à cegueira. Ela é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular, podendo ser do tipo ângulo aberto e de ângulo fechado. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia.

A iniciativa estadual de saúde tem como público-alvo pessoas consideradas grupo de risco para a doença, entre os quais estão aquelas com histórico da doença na família, com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia, diabéticos, que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares. No momento da consulta, devem ser apresentados documento com foto oficial, comprovante de residência e cartão do SUS.

Programação

Na Regional de Imperatriz, o Programa do Glaucoma atenderá pacientes neste sábado (5), na Allume Oftalmologia, situada na Rua João Lisboa 1070, centro de Imperatriz, das 7h às 15h.

Nesta quarta-feira (9), ainda na Regional de Imperatriz, só que no município de Porto Franco, os beneficiados serão assistidos no Hospital e Maternidade Aderson Marinho, situado Rua Marechal Hermes, S/N, Centro, a partir das 14h. No município de Amarante, o atendimento oftalmológico será na Casa do Idoso, situada na Rua Rio Branco, nº566, centro, a partir das 7h.

Na Regional de Viana, os moradores receberão assistência para tratamento do glaucoma a partir da segunda-feira (14), no município de Viana, a partir das 8h, no Centro Especializado de Reabilitação (CER) localizado em frente à rodoviária. Neste mesmo dia, mas na cidade de Cajari, o Programa do Glaucoma atenderá pessoas na Escola Nossa Senhora de Lourdes, situada no bairro Tamancão, a partir das 14h.

As ações na Regional de Viana seguem na terça-feira (15), no município de Matinha, com atendimentos na Prefeitura Municipal de Matinha, localizada na Av. Major Heráclito, centro, a partir das 8h; e em São Vicente Férrer, no CER do município, às 14h.

A programação da estratégia de governo neste mês de abril se encerra com ações na Regional de Barra do Corda, no próximo dia 25, na cidade de Barra do Corda, das 7h às 15h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) "Aldo Andrade", situada na Rua Luzia Milhomem, nº 11, bairro Nossa Senhora das Dores; e no dia 26, em Grajaú, também das 7h às 15h, na Policlínica Municipal Itamar Guará, localizada na Rua das Verbenas, bairro Canoeiro.

Neste mês de abril, já receberam as ações do programa os municípios de Amarante e Porto Franco.

Plataforma oferece teste vocacional e outros recursos gratuitos para estudantes de todo o país

 



Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a parcela da população brasileira com ensino superior completo quase triplicou desde o ano 2000. No Brasil, um dos caminhos para ingressar em uma universidade é a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A avaliação de 2024 registrou mais de 4 milhões de inscritos confirmados, sendo 1,6 milhão eram concluintes do Ensino Médio.

Além de planejamento, foco e determinação nos estudos, os estudantes podem contar com iniciativas de estudo gratuitas de apoio à preparação para o exame, como o ENEM Action. Somente em 2024, a plataforma online contribuiu para a preparação de mais de 130 mil estudantes. No entanto, além de se preparar para ingressar no ensino superior, é fundamental escolher bem o curso.

De acordo com Ana Paula Gonçalves, coordenadora do ENEM Action, um dos recursos mais acessados é o teste vocacional. “Mais de 20 mil estudantes tiveram a oportunidade de descobrir seus valores, traços de personalidade e estilo de trabalho em 2024. Essas informações são fundamentais para a escolha da carreira, pois a não identificação com o curso pode levar a dificuldades acadêmicas ou até mesmo ao abandono da graduação”, afirma a especialista.

Na plataforma, além do teste vocacional gratuito, disponível após o preenchimento de um simples cadastro, os estudantes têm acesso permanente a um amplo material de apoio que inclui apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas de anos anteriores, workshop de redação, mini simulados e e-books. Além disso, em parceria com o IDOMED,

Ibmec, Wyden e Estácio, a plataforma também auxilia educadores de escolas públicas e privadas. Para conhecer todos os recursos disponíveis acesse enemaction.com.br.

Sobre o ENEM Action

O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita que, desde 2015, oferece recursos de apoio à preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em parceria com o Instituto de Educação Médica (IDOMED) e as instituições de ensino superior Ibmec, Wyden e Estácio, a iniciativa também promove diversas ações em escolas públicas e privadas. Além do site, o ENEM Action está presente nas redes sociais – Instagram, Twitter, TikTok, YouTube e Telegram – oferecendo conteúdos exclusivos para estudantes e educadores.