3 de mai. de 2019

Projeto pedagógico auxilia crianças hospitalizadas a continuarem seus estudos sem prejuízo escolares



Para ajudar crianças com dificuldades de estudo por conta de enfermidades e que se encontram internadas no Centro de Oncologia Pediátrico do Hospital São Rafael, o projeto ‘Pedagogia Hospitalar: um Novo Olhar’ tem como objetivo assegurar a estas crianças a continuidade dos estudos escolares durante a sua recuperação, possibilitando seu futuro retorno à escola sem prejuízos educacionais.
O curso de Pedagogia da Facimp Wyden, o Centro de Oncologia Pediátrico do Hospital São Rafael e a Clínica Multidisciplinar Resiliense são parceiros e tornam possível esse projeto social de amparo às crianças.
O projeto foi inspirado também no Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, que diz na resolução n° 41, de 17 de outubro de 1995, no nono item que a criança hospitalizada tem “direito a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência hospitalar”.
Além de oferecer o apoio as crianças hospitalizadas, o projeto também possibilita aos acadêmicos de Pedagogia da Facimp Wyden uma experiência prática do que é vivenciado na teoria em sala de aula, por meio do acompanhamento e das aulas que são realizadas toda quarta e quinta, das 9h às 11h e no mesmo dia na parte da tarde, 14h às 16h.
As atividades dos acadêmicos envolvem a elaboração de um projeto escrito, com orientações neuropsicopedagógicas, estudos e planejamento das ações a serem desenvolvidas e, além disso, na realização do contato com os familiares para ter um diálogo e também com a escola para a aquisição dos conteúdos em vigor no que seria a rotina da criança caso não tivesse internada.


As professoras Maria Claudia, Cleres Carvalho e Joselma Gomes estão envolvidas no projeto para ajudar e orientar os estudantes, já que são feitas reuniões quinzenais para mapear o presente e arquitetar o futuro das ações.
O primeiro contato com o hospital e as crianças foi realizado em 2018.2, onde foi detectada uma lacuna que a professora Maria Claudia explica: “notamos nesse contato inicial, no ano passado, a ausência do pedagogo hospitalar na cidade. A partir disso propusemos o projeto para prestar a assistência pedagógica presencialmente e incrementar o conhecimento prático de nossos acadêmicos”.
Assessoria Facimp Wyden

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