Para ajudar crianças com dificuldades de estudo por conta de enfermidades
e que se encontram internadas no Centro de Oncologia Pediátrico do Hospital São
Rafael, o projeto ‘Pedagogia Hospitalar: um Novo Olhar’ tem como objetivo
assegurar a estas crianças a continuidade dos estudos escolares durante a sua
recuperação, possibilitando seu futuro retorno à escola sem prejuízos
educacionais.
O curso de Pedagogia da Facimp Wyden, o Centro de Oncologia
Pediátrico do Hospital São Rafael e a Clínica Multidisciplinar Resiliense são
parceiros e tornam possível esse projeto social de amparo às crianças.
O projeto foi inspirado também no Estatuto da Criança e do
Adolescente Hospitalizado, que diz na resolução n° 41, de 17 de outubro de
1995, no nono item que a criança hospitalizada tem “direito
a desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde,
acompanhamento do currículo escolar, durante sua permanência hospitalar”.
Além
de oferecer o apoio as crianças hospitalizadas, o projeto também possibilita
aos acadêmicos de Pedagogia da Facimp Wyden uma experiência prática do que é vivenciado
na teoria em sala de aula, por meio do acompanhamento e das aulas que são
realizadas toda quarta e quinta, das 9h às 11h e no mesmo dia na parte da
tarde, 14h às 16h.
As
atividades dos acadêmicos envolvem a elaboração de um projeto escrito, com orientações
neuropsicopedagógicas, estudos e planejamento das ações a serem desenvolvidas e,
além disso, na realização do contato com os familiares para ter um diálogo e
também com a escola para a aquisição dos conteúdos em vigor no que seria a
rotina da criança caso não tivesse internada.
As professoras Maria Claudia, Cleres Carvalho e Joselma Gomes
estão envolvidas no projeto para ajudar e orientar os estudantes, já que são
feitas reuniões quinzenais para mapear o presente e arquitetar o futuro das
ações.
O primeiro contato com o hospital e as crianças foi realizado em
2018.2, onde foi detectada uma lacuna que a professora Maria Claudia explica: “notamos
nesse contato inicial, no ano passado, a ausência do pedagogo hospitalar na
cidade. A partir disso propusemos o projeto para prestar a assistência
pedagógica presencialmente e incrementar o conhecimento prático de nossos
acadêmicos”.
Assessoria Facimp Wyden
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