28 de dez. de 2020

Educação ambiental realizou mais de 900 ações em quatro anos

De 2017 ao inicio de dezembro deste ano, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou 906 ações de educação ambiental.

De acordo com a titular da pasta, Rosa Arruda, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o município desenvolveu importantes ações na área ambiental. “Estamos vivendo em uma cidade em que seu gestor tem investido na qualidade de vida de população e não tem como garantir qualidade de vida sem cuidar do meio ambiente. São muitas ações desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos. Os imperatrizenses podem ter certeza que o meio ambiente é pensado e tratado com responsabilidade pela administração municipal”, enfatizou.

Dentre as ações desenvolvidas pela Semmarh, estão 10 projetos de educação ambiental: Água é vida - Proteger nascentes é garantir a preservação do Rio Tocantins; Semana do Meio Ambiente - Preservar o meio ambiente é preservar a vida; Agente faz Coleta Seletiva; Verão A gente Faz Praia Limpa;  Contra queimadas; Semana da Árvore - Cultive áreas verdes e invista no futuro do planeta; Plano de Arborização Urbana e Paisagismo; Renascer das Nascentes; Horta Orgânica nas Escolas e Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P.

Também foram realizadas 39 blitz urbanas em pontos estratégicos da cidade, desenvolvendo a educação ambiental com entrega de panfletos educativos, lixo de câmbio de carro “lixo car”, exposição de banners e colagem de adesivos nos carros, 740 vistorias de poda e corte de árvores urbanas. Objetivo é assegurar a regularização desse serviço, 117 palestras educativas relacionadas ao meio ambiente, ministradas em instituições de ensino e empresas.

diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, ressalta que as atividades de Meio Ambiente foram mantidas, mas com um diferencial do período antes pandemia. “Mantivemos nossas atividades, mas queremos ressaltar que devido à pandemia da Covid 19, a maioria das ações aconteceram por meio de mídia digital, atendendo orientações sanitárias”, disse.

Além disso, aconteceram vistorias em espaços públicos para planejamento e desenvolvimento de paisagismo, arborização e tratos culturais, irrigação, poda de árvores, controle de pragas, roço e limpeza dos chafarizes da Praça Mary de Pinho, Praça da Cultura e Praça da Bíblia.

Durante as ações também foram plantadas 8.468 mudas de plantas e árvores nativas e frutíferas em pontos diversos da cidade e 49.040 mudas de árvores arbóreas e frutíferas doadas para a população em ações de educação ambiental e diretamente no Viveiro Municipal, no Parque Alvorada I, totalizando 57.508 mudas entre doadas e plantadas. 

Mesa posta é tendência para comemorações de fim de ano

 


Mesmo com celebrações intimistas esse ano, as ceias de Natal e de Ano Novo, ou mesmo os almoços e cafés da manhã em família podem ganhar um toque especial com as dicas que a cerimonialista Elda Damasceno deu para montar mesas charmosas e especiais, usando o acervo de louças e enfeites das lojas Potiguar, sem gastar muito.

 

Vale usar a criatividade para decorar a mesa, optando por usar as cores tradicionais das festas de fim ano que são o vermelho, o verde, dourado e prateado. Ou ainda, usar outras cores do seu acervo pessoal, combinando entre si as louças, jogos americanos, copos e talheres, além de outros enfeites temáticos. A prática da mesa posta é mais fácil do que muitos pensam, e deve sempre seguir a personalidade de quem a faz, o acervo já existente em casa adicionando alguns enfeites ou louças novas.

 

Para esse fim de ano, Elda atendeu ao convite da loja Potiguar e montou opções de mesa, mostrando como aproveitar as louças brancas que são sempre as mais comuns nas casas, mas dando um toque natalino ao usar um souplat verde em forma de folha e guardanapos vermelhos com arremates dourados. Um belo exemplo de como até mesmo com itens básicos, é possível dar um ar festivo à mesa.

 

Já em outra proposta, de uma mesa para café da manhã, ela usou louças azuis que são do cotidiano, mas deu um toque todo natalino ao usar enfeites de ramos em verde e vermelho na mesa e nos guardanapos. Um simples toque mas que oferece um grande efeito natalino.

 

“Não escolhi peças temáticas, mas aquelas que podem ser usadas o ano todo como as louças brancas. Para o toque natalino foram utilizados alguns adornos, que deram o toque final”, ensina Elda.

 

Para quem quiser incrementar a sua mesa ou mesmo presentear, as lojas Potiguar estão com lindas louças, copos, souplats, jogos americanos, além de enfeites que vão deixar a mesa da família um local ainda mais aconchegante e acolhedor.

Seplu divulga ações dos últimos quatro anos


 

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, divulgou balanço de ações realizadas pela administração municipal no período de 2017 a 2020. Em números, órgão chegou aos primeiros dias de dezembro com cerca de 9.214 atendimentos envolvendo emissões de documentos e atividades de ordenamento do município.

O secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchôa, explica sobre a importância dos trabalhos da pasta. “Apesar de um ano atípico, em virtude da Covid-19, a equipe da Seplu desenvolveu importantes trabalhos nesses quase quatros anos de gestão do prefeito Assis Ramos. Nossas principais atividades foram vinculadas aos processos cotidianos da sociedade. Nosso objetivo é sempre elevar o grau de percepção dos nossos munícipes sobre a importância de se ter uma cidade organizada”, explicou.

Na parte de emissão de documentos foram realizados em torno de 5.849 procedimentos, destacando a expedição de Alvarás de Construção, Comercial e Regularização, Habite-se, Certidão de Uso e Ocupação do Solo, Remembramento e Desmembramento.

Em relação às ações do Departamento de Postura da Seplu, responsável pela organização do espaço público, fiscalização de obras irregulares e outras situações, os números se aproximam de quase 3.400 ocorrências, incluindo demandas de denúncias e serviços executados, que vão desde notificações, auto de infrações, processos/ofícios e embargos.

Instalada no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador, a Secretaria de Planejamento Urbano atua em conformidade com leis e normas, dentre a Lei Federal 10.098/2000, conhecida como Lei de Acessibilidade, o Código de Postura, Lei Municipal, 850/1997, e a Lei das Calçadas, 1642/2016, que dispõe sobre a Política de Controle e Fiscalização dos passeios públicos.

São atribuições da Seplu examinar e despachar processos relativos a loteamentos, parcelamentos de glebas e terrenos, do uso e ocupação do solo, subsolo e espaço aéreo. A pasta também é responsável em planejar, avaliar e fiscalizar as políticas públicas e ações relativas às obras públicas, ao desenvolvimento urbano, ao saneamento básico e às edificações, como também, revisar e monitorar a formulação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do município.

Veja como prevenir acidentes com a energia nas viagens de final de ano



Com a pandemia do novo coronavírus e a orientação de distanciamento social, as casas de veraneio têm sido a opção de muitos maranhenses e turistas para descansar, curtir os últimos dias de 2020 e celebrar a chegada do ano novo. Entretanto, independente do período do ano, algo que nunca pode tirar folga são os cuidados com a segurança, é o que alerta a Equatorial Maranhão.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2019 foram registrados 697 acidentes fatais com a energia elétrica, sendo 175 dentro de casa. O número elevado chama a atenção para a necessidade de redobrar os cuidados, especialmente nas casas de praia, onde normalmente tem piscina, é o que explica o engenheiro eletricista da Equatorial, Rodolpho Ribeiro.

 

“Água e energia não combinam. Por isso é preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a piscinas. Para evitar choque elétrico, é importante que as pessoas não estejam molhadas ao ligar ou fazer uso dos aparelhos, já que a água é um bom condutor de eletricidade. Não se deve também usar extensões em áreas úmidas, pois se algum fio não estiver bem isolado, pode provocar um acidente fatal caso alguém tenha contato, principalmente se estiver molhado”, esclarece o engenheiro.

 

Além do cuidado com as extensões, outra situação de risco muito comum é o uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo, mantendo a distância de superfícies e áreas com água.

 

Ribeiro explica ainda que como muitas casas de praia só são utilizadas no período do verão, o ideal é que seja feita previamente uma revisão das instalações elétricas do imóvel. “É importante verificar a fiação interna das casas, se não há desgaste. Fios desencapados podem causar choques elétricos, curtos-circuitos, superaquecimento e até incêndios. A fiação elétrica deve ser adequada a quantidade de equipamentos instalados, bem feita e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente”.

 

Confira abaixo mais dicas para curtir o feriado com segurança:

 

·       Antes de viajar, desligue os aparelhos da tomada e o disjuntor geral de energia de casa. Esse cuidado, além de economizar energia, evita acidentes, pois esses aparelhos podem entrar em curto e causar incêndio;

·       Identifique antecipadamente a localização do quadro dos disjuntores da casa para que em uma emergência consiga desligar a energia rapidamente;

·       Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes;

·       Se for soltar fogos de artifício, escolha um local que esteja distante da rede elétrica, pois podem causar curtos-circuitos e interrupções na energia, além de queimaduras e acidentes fatais. Atenção com a criançada, pois somente adultos devem manusear os fogos;

·       Se precisar trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;

·       Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que o mesmo esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;

·       Cuidado em relação a resistências dos chuveiros elétricos. Nunca diminua o tamanho nem reaproveite resistências queimadas.

 

A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192.

 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Ministério Público pede cancelamento da Virada Cultural


 

A festa de três dias anunciada pela Prefeitura de Imperatriz para o Réveillon corre o risco de ser cancelada. O Ministério Público Estadual moveu uma ação judicial contra a Prefeitura de Imperatriz e o Governo do Estado pedindo o cancelamento da festa que está marcada para começar nesta terça-feira.


O MP alega o alto risco de contaminação por Covid-19 e cita, ainda, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade. O Ministério Público também quer o cancelamento de outras festas de fim de ano previstas para ocorrer em Imperatriz na virada do ano. (Itz Online)

Maranhão registrou mais 200 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia


 O Maranhão registrou 57 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas neste sábado (26). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o início da pandemia 200.043 casos da doença foram registrados. Um total de 4.466 pessoas morreram no MA em decorrência do novo coronavírus. Há outros 2.787 casos suspeitos em investigação.

5.380 pessoas estão com a doença neste momento. Dentre os casos ativos, 4.984 estão em isolamento domiciliar, 240 em leitos de internação de enfermaria e 156 estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

A ocupação dos leitos públicos em todo estado permanece baixa. Na Grande Ilha, a taxa de ocupação é de 33,71% nos leitos de UTI e 38,52% na enfermaria. Em Imperatriz, a taxa está em 43,75% em UTIs e 25,93% na enfermaria. Já nas demais regiões, 20,95% de ocupação em leitos de UTI e 10,30% em leitos de enfermaria. 

23 de dez. de 2020

Grupo Potiguar faz doações de cestas básicas para Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz

 


A Potiguar foi uma das empresas que colaboraram com a Coordenação Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz nesse final de ano. A empresa doou cestas básicas que foram repassadas a pessoas acometidas por transtornos mentais e sofrimento psíquico atendidas pelo órgão. No último dia 16 de dezembro foi realizada uma confraternização natalina e durante esse evento foram entregues as cestas básicas aos usuários desse programa.

O Gerente Regional da Potiguar Imperatriz, Reginaldo Gonçalves, reforçou a missão social da Potiguar: “Nossa empresa é sempre sensível às demandas sociais da comunidade e foi com satisfação que demos a nossa colaboração para que as pessoas atendidas pela Coordenação de Saúde Mental da Prefeitura possam ter um Natal mais farto e feliz com suas respectivas famílias”, disse ele.

A entrega das doações foi feita pela assistente de marketing da Potiguar, Vanderléa Pereira de Sousa, e foram recebidas na sede da Secretaria pela Coordenadora Municipal de Saúde Mental da Prefeitura de Imperatriz, Kátia Oliveira Carvalho, e pelo Coordenador do CAPS III Renascer, Francisco da Silva.

Assessoria de imprensa da Potiguar 

Prefeitura divulga novo decreto municipal

 

Nesta terça-feira, 22, foi divulgado mais um novo decreto que dispõe sobre regras, medidas e procedimentos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, em Imperatriz. A Prefeitura reitera as providências adotadas no município, para barrar o contágio e a disseminação da doença. O documento também mantém o estado de calamidade pública, determinado ainda em março na cidade.

Fica autorizado o retorno de todos os empregados, prestadores de serviço e servidores públicos às atividades trabalhistas, que outrora estiveram afastados por força de decretos anteriores. Haja vista que os responsáveis pelo setor e todos os outros colaboradores no local devem estar atentos às regras de distanciamento social e as normas sanitárias estabelecidas por órgãos competentes.

As pessoas que pertencem aos grupos mais vulneráveis e, por conta disso, necessitam se manter afastados de suas atividades trabalhistas, devem realizar a solicitação do afastamento por conta de suas condições de saúde. Os mesmos devem apresentar requerimento à empresa ou, no caso de servidores públicos, ao dirigente do órgão ou entidade que estão vinculados, acompanhado de atestado médico, que deverá ser encaminhado à Junta Médica da entidade ou empresa.

O atestado médico deve apresentar informações sobre as condições de saúde do empregado, prestador de serviço ou servidor público, bem como justificativa e prazo para afastamento. Por sua vez, caso o afastamento seja autorizado, isso não impede que seja adotado o regime de trabalho remoto.

Importante ressaltar que todos os cuidados devem ser mantidos pelos cidadãos. O uso de máscaras descartáveis ou reutilizáveis segue obrigatório em locais públicos ou privados de Imperatriz, assim como a disponibilização de álcool em gel por parte dos estabelecimentos.

Opinião: A pandemia e a sujeira invisível

 

 




 

Por Cássia Almeida

Até o começo de 2020, quando a pandemia de Covid-19 começou a ter seus primeiros casos no mundo, a limpeza de um ambiente era medida com base na sujidade, que é a sujeira física, aquela que podemos ver. Mas, com um vírus perigoso circulando entre as pessoas, outro tipo de sujeira passou a chamar a atenção das pessoas comuns: a sujeira que não se vê.

Por causa dela, a rotina dos profissionais de limpeza mudou muito. A higienização, que é a prática adequada, antes era adotada como padrão principalmente em áreas críticas, como as hospitalares. Com a pandemia, esse tipo de protocolo passa a ser necessário em todos os ambientes, com maior frequência, à medida que entendemos que não basta que os espaços estejam limpos, eles precisam estar higienizados. Com base em testes que estudaram o tempo de duração do vírus em diferentes superfícies e na quantidade de pessoas que circulam pelos diferentes ambientes, foi possível começar a estabelecer protocolos de segurança sanitária para que essa higienização seja realizada. As pessoas também passaram a falar cada vez mais sobre a importância de se higienizar tudo aquilo com que se tem contato no dia a dia.

Mas o que é higienizar de verdade? A limpeza nada mais é que a retirada da sujidade, realizada com equipamentos adequados – que vão de mops a máquinas profissionais - e com produtos como o detergente e o limpa-vidros, por exemplo, capazes de retirar essa sujeira visível. Para higienizar, esses protocolos não bastam. É preciso, na sequência, desinfetar, ou seja, retirar não apenas a sujidade, mas também os micro-organismos presentes nos espaços. Aqui, também são utilizados equipamentos próprios que, muitas vezes, são os mesmos da limpeza. No entanto, o produto passa a ser o desinfetante. A higienização, então, é o resultado dos processos de limpeza e desinfecção somados.

Ao longo da história, os seres humanos associam a limpeza ao odor. Seguindo essa lógica, uma sala que está cheirosa está, automaticamente, limpa. Essa é uma visão equivocada da limpeza e uma das provas disso são os hospitais e outras unidades de saúde. Embora não tenham o famoso “cheiro de limpeza”, esses lugares são rigorosamente higienizados justamente para evitar a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Daí a importância da limpeza profissional neste momento de crise sanitária. Esta não é a primeira vez na história que a “sujeira invisível” compromete a saúde das pessoas. Há cerca de dez anos houve a “gripe suína” e, com ela, o ato de lavar as mãos ganhou atenção especial. Novamente, cá estamos, incentivando essa prática para evitar uma sujeira invisível que compromete a saúde física, mental, emocional, econômica e até política.

Profissionais de limpeza devidamente capacitados são fundamentais para determinar as melhores formas e a freqüência ideal para realizar a higienização e proteger a saúde de todos. Só eles saberão detalhes como proporção de diluição dos produtos, quanto tempo é necessário para que eles façam efeito, entre outras informações. Em um cenário pandêmico, mais que em qualquer outra perspectiva, a crença de que todos nascem sabendo limpar não funciona.

"É urgente que as pessoas compreendam que, assim como o departamento administrativo de uma empresa tem seus procedimentos, a limpeza profissional também os tem. E que passem a dar a esses profissionais o valor que eles realmente têm para a sociedade, construindo uma cultura de colaboração para que a higiefnização realizada pelos profissionais de limpeza dure por mais tempo e, principalmente, entendendo que a saúde é uma responsabilidade de todos e que lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e utilizar uma máscara limpa em ambientes coletivos podem salvar vidas."

Cássia Almeida é superintendente executiva da Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop).

Suzano abre inscrições para curso de Operador de Máquinas Florestais em parceria com o Senai

 


A Suzano busca atuar de forma responsável para fomentar o desenvolvimento contínuo das comunidades vizinhas às suas atividades. Com esse intuito, a companhia em parceria com o SENAI Açailândia abre as inscrições para o Programa de Formação de Operadores de Máquinas Florestais, oferecendo 30 vagas para Açailândia e região. 

Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no período de 21 a 26 de dezembro de forma online e gratuita pelo site: http://bit.ly/seletivosuzanosenai.  

Requisitos para Inscrição 

Para se candidatar às vagas é necessário ser maior de 18 anos, possuir ensino fundamental completo, ter disponibilidade para a participação integral das aulas do curso e ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B ou D. Após o preenchimento do link de inscrição, é necessário que o candidato envie todos os documentos solicitados em PDF para o e-mail: seletivosuzanosenai2021@gmail.com 

Seleção de candidatos 

Na primeira etapa da seleção, os candidatos farão uma prova online no dia 28 de dezembro. O conteúdo programático para o seletivo nessa primeira etapa incluem as disciplinas de matemática e português. A segunda etapa será realizada por meio de entrevista, que acontecerá no período de 11 a 14 de janeiro. O resultado dos aprovados será divulgado no dia 18 de janeiro às 14h. Os aprovados realizarão o treinamento teórico na cidade de Açailândia (MA), já o treinamento prático será realizado em locais a serem definidos de acordo com as operações florestais da companhia.  

Os candidatos selecionados firmarão um contrato de estágio durante todo o período em que estiverem estudando. Serão oferecidos benefícios como bolsa-auxílio no valor de R$ 350,00, equipamento de proteção individual (EPI), uniforme, transporte para as atividades práticas e almoço. A programação dos cursos, que são totalmente gratuitos, prevê formação teórica e prática de 200 horas.

Assessoria de Imprensa da Suzano

14 de dez. de 2020

NATAL "INSTAGRAMÁVEL" POTIGUAR


 

Os espaços "instagramáveis" vieram para ficar. E são todos aqueles cenários, permanentes ou temporários, que por serem bonitos, inusitados ou criativos acabam atraindo milhares de fotos e cliques.

 

O Grupo Potiguar está com uma ação em sua loja de Imperatriz localizada no bairro do Coco Grande (BR – 010, Km 252) que já faz sucesso entre os clientes, disseminando ainda mais o espírito natalino entre todos.

 

Trata-se de um cenário que tem o simpático mascote Potiboy caraterizado de Papai Noel puxando um saco de presentes, com espaço para as pessoas interagirem na cena. São pequenos detalhes como esse que levam humanização ao varejo, e contribuem para criar o tão desejado “vínculo emocional” entre as pessoas e as marcas. Tem cliente já aproveitando esse cenário para fazer fotos em família e transformar a imagem no cartão de natal virtual desse ano.

 

E por falar em Natal, a Potiguar está com a campanha “Boa Casa, Boas Festas – Renove as Esperanças e também a sua Casa”. Como esse ano, por medida de segurança, as festas de Natal e Ano Novo devem ser mais intimistas, somente em família e dentro de casa, nada melhor que aproveitar as promoções para renovar o ambiente. Uma simples pintura ou aplicação de papel de parede; um quadro novo ou um toque de cor com almofadas coloridas já garante um ar mais festivo e que segundo psicólogos, é super importante para influenciar as emoções. A casa pode e deve estar limpa, organizada e bem decorada para celebrar um ano difícil que foi vencido e aumentar as esperanças e a força para um 2021 que está chegando. Fica a dica!

 

Assessoria de Imprensa Potiguar

9 de dez. de 2020

Física: Eletrodinâmica, Termologia e Ondulatória são os temas mais abordados no Enem nos últimos 10 anos

 


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Até lá, a preparação final para o exame pode se tornar uma missão complicada na hora do estudante decidir quais conteúdos priorizar. Embora o edital do Enem disponibilize a Matriz de Referência, na qual constam os conteúdos do Ensino Médio que podem ser abordados nas provas, a lista de 24 páginas contemplando as quatro áreas do conhecimento pode deixar qualquer um perdido. 

"A prova do Enem é muito vasta e muitos são os temas cobrados em cada área e componente curricular. Se preparar bem para a prova significa também saber quais são os assuntos mais recorrentes, o que costuma cair de vez em quando e aquilo que nunca é cobrado", orienta o assessor de Física do Sistema Positivo de Ensino, Danilo Capelari. Para ajudar quem está se preparando nessa reta final, a equipe de inteligência do Sistema Positivo de Ensino, em parceria com a equipe de professores do Blog Biologia Total, mapeou os assuntos que mais caíram nas provas do Enem nos últimos dez anos.

Física

Os temas mais abordados nas provas de Física da última década são: Eletrodinâmica - ramo da física que estuda o movimento das cargas elétricas (20,3%), Termologia - estudo dos aspectos ligados à energia térmica (15,2%), Ondulatória - estudo das ondas mecânicas e eletromagnéticas e seus fenômenos, o som é uma onda mecânica por exemplo (14%), Óptica - estudo do comportamento da luz (9,1%), Cinemática - estudo da velocidade, por exemplo (6,5%), Dinâmica - estudo da força, por exemplo (6,5%), Fluidos (6,1%), Produção de Energia (5,1%), Trabalho e Energia (4,7%), Magnetismo - Estudo dos fenômenos relacionados à interação entre campos magnéticos (2,8%), Estática - ramo da mecânica que investiga as propriedades de corpos que se encontram em equilíbrio quando sob a ação de forças (2,1%), Eletrostática - ramo da física que investiga as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso (1,9%), Gravitação -  estudo que ajuda a compreender o movimento dos astros, sendo possível prever determinados acontecimentos (1,9%), Física Moderna (1,6%), Quantidade de Movimento (1,4%) e MHS (0,9%). De acordo com Capelari, é muito importante ter bem claro os conceitos principais da Eletrodinâmica: corrente elétrica, resistência e tensão. "As questões costumam cobrar a relação entre essas grandezas por meio da Lei de Ohm, por exemplo. Entender e calcular a resistência equivalente entre resistores também é importante", ressalta. 

Segundo ele, a Termologia costuma aparecer de forma qualitativa – ou seja, a parte conceitual é o que mais importa. "Por exemplo, a diferença entre temperatura e calor e as formas de propagação", explica Capelari. Segundo o professor, Mecânica é sempre o que mais cai (cinemática, dinâmica, fluidos e energia). "Pode não haver uma questão que peça o cálculo da velocidade de maneira direta, mas esse conceito pode ser a base para outra questão, até mesmo de outro componente curricular", ressalta.

Capelari sugere prestar atenção também à Física Moderna: "temos um pequeno percentual de recorrência nas provas anteriores, pois os conceitos começaram a ser cobrados há pouco tempo. Mas a tendência é que esse assunto esteja mais presente nas próximas provas, principalmente com o novo Ensino Médio. Importante ainda entender a História e como os estudos evoluíram para o que temos hoje no campo da física", finaliza.