27 de out. de 2021

Valorização da cozinha maranhense foi tema no programa social Formando e Cozinhando

 


A gastronomia maranhense é muito apreciada e tem um grande potencial turístico. Pensando nisso, o programa social Formando e Cozinhando, do Governo do Maranhão, incluiu em sua grade a disciplina “Cozinha Regional Maranhense I”.  O Formando e Cozinhando acontece por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Governo (Segov) e Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura. O programa oferece bolsa auxilio mensal no valor de R$ 500 para o acesso e permanência dos alunos nas atividades da ação.

A aula sobre “Cozinha Regional Maranhense I” foi ministrada pelo embaixador da gastronomia maranhense, Rafael Bruno, na terça-feira (26), nas dependências do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia, localizado na Rua do Egito, no Centro Histórico de São Luís. 

Os alunos aprenderam a fazer um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa com ingredientes locais. Como entrada, o chef Rafael Bruno ensinou a fazer o catimbó do Codó que é um bolinho de fava recheado com batipuru e vinagrete de manga. O prato principal foi uma galinhada com pequi. Como sobremesa uma panna cotta de leite de coco babaçu com calda de flor de vinagreira.

O chef Rafael Bruno acredita que a aula sobre “Cozinha Regional Maranhense I” foi uma forma dos alunos conhecerem o potencial gastronômico maranhense, além de valorizar ingredientes locais.

“Os alunos aprenderam sobre a valorização da nossa cultura gastronômica. Durante a aula eles puderam perceber que podem se permitir e ousar nos sabores com os ingredientes. Para que exista valorização dos produtos maranhenses temos que conhece-los, além de conhecer o que se tem no quintal de casa ou o que temos ao redor, para despertar um outro olhar e valorizar esses ingredientes”, afirmou o chef Rafael Bruno.

Durante a aula, os alunos estudaram sobre a diversidade da cozinha maranhense e a influência dos árabes, africanos e portugueses na criação do arroz de cuxá, prato que representa o maranhense. O chef ainda apresentou as diversas formas de preparo da vinagreira. A bebida tiquira também foi destacada durante a aula como tradicionalmente maranhense e de influencia indígena. O coco babaçu, que é encontrado com abundância no Maranhão, recebeu um destaque especial, pois a partir dele é feito azeite, óleo, farinha, carvão, dentre outros produtos.

Marlúcia Silva Santos, aluna do Formando e Cozinhando, disse que não conhecia o hibisco, a flor da vinagreira, para ela a experiência de fazer parte do projeto está sendo enriquecedora, pois tem passado a conhecer novos pratos e novas formas de preparo.

“Este programa só veio agregar, porque está sendo gratificante aprender novas receitas e conhecer mais sobre a gastronomia do estado. Aqui tenho aprendido muito, hoje descobri que o hibisco na verdade é a flor da vinagreira. Tive a experiência de experimentar novos pratos, além de ter minha criatividade aflorada”, falou a estudante.

Os ingredientes utilizados durante as aulas do Formando e Cozinhando são frutos da agricultura familiar, por este motivo são orgânicos, agroflorestais e agroecológicos.

Próximas aulas

No sábado (30), os alunos do Formando e Cozinhando terão aula show com a chef Malu Mello. A chef tem como característica a cozinha afetiva e possui como conceito a agricultura familiar. Malu Mello é formada pela faculdade de gastronomia chancelada por Alain Ducasse, aprendeu culinária francesa com Laurent Suadeau e já trabalhou com grandes chefs como Felipe Bronze, Roberta Sudbrack e Bel Coelho. A aula começa às 8h, na sede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia, localizado na Rua do Egito, no Centro Histórico de São Luís. 

No dia 12 de novembro, a parte dois da disciplina Cozinha Regional Maranhense será ministrada por Danilo Luiz, chef gourmet premiado com o segundo melhor PF do Brasil de 2014. No prato premiado foi usado característica regional do Maranhão. Também é chef responsável pelo restaurante Feijão de Corda e Flor de Vinagreira, que possui especialidade em cozinha regional maranhense.

 

Mais de 130 mil pessoas passaram pelo Circuito ACII de Negócios


Em 12 dias que aconteceram o Circuito ACII de Negócios, um público de 135 mil pessoas esteve presente no Imperial Shopping. Na oportunidade puderam visitar os estandes, conferir as novidades de mercado dos setores de energia solar, educacional e saúde e estética, participar da programação de palestras, rodada de negócios e festival gastronômico. Foram mais 144h de evento.

Os dados de visitação foram fornecidos pela administração do Imperial Shopping, que calcula a média de visitantes em 13 mil pessoas em feriados e finais de semana e de 10 mil pessoas de segunda a sexta-feira.

“A visitação de público foi um resultado que surpreendeu a todos. É um número grande de pessoas, muito mais do que estávamos acostumados na Fecoimp, mas que aconteceu devido a extensão do evento, o maior em número de dias que a ACII já fez”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Edmar Nabarro.

Durante os 12 dias de Circuito, todas as medidas de segurança foram seguidas para a proteção dos visitantes. As pessoas que entraram no shopping usavam máscaras, e totens com álcool em gel foram posicionados em pontos estratégicos na praça de eventos do shopping.

Expositores e patrocinadores estão sendo consultados e em breve o número de volume de vendas gerado no Circuito ACII de Negócios será divulgado.
Circuito ACII de Negócios - O evento acontece com o oferecimento do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e pela Secretaria de Turismo (Setur); da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap – Porto de Itaqui); da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio); do Banco do Nordeste e Governo Federal; do Banco do Brasil; da Gocil Segurança e Serviços; da Universidade Ceuma; da Suzano Papel e Celulose; da Ilumisol Energia Solar; da Companhia de Gás Maranhense (Gasmar); da Unimed; conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Imperial Shopping; da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); e da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM).

Últimos dias de inscrições para o 8º Ciclodonto

 


Em alusão ao Dia do Dentista, comemorado na última segunda-feira (25), a faculdade Facimp Wyden realiza no dia 30 de outubro, a 8ª edição do Ciclodonto, um passeio ciclístico organizado pela 33ª turma de Odontologia da instituição.

O evento reunirá profissionais e estudantes da área odontológica, além de amantes do ciclismo, que vão percorrer as ruas de Imperatriz com a missão de promover o bem-estar do corpo e mostrar a relevância do profissional dentista na manutenção da saúde bucal.

“O Ciclodonto nasceu da vontade de comemorar de uma forma diferente o Dia do Dentista, percorrendo as principais ruas da cidade. Queremos aproveitar a oportunidade e mostrar à população a importância do profissional na vida das pessoas”, comenta a coordenadora do curso de Odontologia da Facimp Wyden, Rossana Marques.

O passeio ciclístico volta depois de um ano parado por conta da pandemia e segue todos os protocolos sugeridos pelos órgãos de saúde. A largada será realizada na Avenida Bernardo Sayão e segue por um percurso de 5km, percorrendo pontos como a Avenida Beira Rio e o Centro Comercial.

As inscrições podem ser feitas no instagram do evento (@ciclo.donto) até quarta-feira (27), no valor de R$30,00 com direito a camiseta e demais brindes.

22 de out. de 2021

Estudantes brasileiros participam de projeto global sobre mudanças climáticas

 


Por meio do Climate Action Project, mais de um milhão de jovens, em seis continentes, estudam os problemas mundiais e locais relacionados às mudanças climáticas, com o objetivo de encontrar soluções e “colocar a mão na massa” para melhorar o planeta. Para isso, alunos de 143 países interagem para troca de ideias e constatações.

O Climate Action Project é realizado há cinco anos no mundo todo com apoio de cientistas, figuras públicas renomadas e entidades como Greenpeace, ONU, WWF e National Geographic. O projeto começou, simultaneamente, em todos os países envolvidos, no dia 27 de setembro, e tem a duração de seis semanas. Na primeira delas, os alunos estudaram o que são as mudanças climáticas e anotaram as causas dos problemas das cidades onde moram. Na segunda semana, eles aprenderam sobre os efeitos das mudanças climáticas localmente. A semana três também buscou causas e efeitos, porém, de forma global. Para isso, eles se conectam com estudantes de outros países para debaterem os temas.

Na semana quatro, eles discutem as soluções para os problemas que detectaram nos contatos anteriores. Na semana de 25 de outubro, com interações on-line, os alunos analisam as soluções encontradas com outros estudantes, além de participarem de webinars com experts no assunto. Nos sete dias finais, é hora de colocar em ação o que constataram e entenderam como parte da mudança. Cada semana é encerrada com um vídeo com os trabalhos desenvolvidos, produzido pelos alunos e enviado às turmas de outros países.

Botando a mão na massa

Ana Paula Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do CIPP - Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento do Colégio Positivo e facilitadora do Climate Action Project nas escolas da rede, conta que é o segundo ano que seus alunos participam do projeto – e avalia que é uma experiência única, não só do ponto de vista do aprendizado, mas também, do enriquecimento cultural dos jovens e crianças que participam. “Sempre foi nosso desejo despertar nos alunos essa consciência multicultural, porém, indo além de celebrações e datas importantes de outros países. Essa troca sobre experiências climáticas com alunos estrangeiros os coloca em outro patamar de conhecimento internacional. Eles aprendem a se colocar no lugar dos outros, a ver o problema por outras perspectivas. Sem contar o desenvolvimento do Inglês. E esse aspecto nos surpreendeu porque, além da comunicação em si, eles têm usado fluentemente termos relacionados ao meio ambiente na conversação”, diz a professora.

Camila Bombonato, professora e assessora do Ensino Bilíngue nos anos iniciais no CIPP, conta que, na edição anterior, os alunos brasileiros presenciaram algumas descobertas ambientais interessantes de outros países. "Na Índia, por exemplo, os alunos relataram que não existem mais vagalumes onde moram. Sem contar que a poluição do ar é tão grande que não se enxerga nada quando há nevoeiro. Já na Espanha, uma turma comentou que, em certa época do ano, sempre aparecia na cidade uma espécie de pássaro de outro país, que sumiu. E isso se tornou um marco ambiental para os jovens espanhóis, que entendem que a ausência do pássaro é resultado de algum desequilíbrio climático. Na Sérvia, a percepção foi inversa. Os alunos disseram que os brasileiros possuem coisas que lá não tem, como queimada de florestas. No entanto, na Sérvia, uma vez por ano, há inundação de um rio, que força as pessoas a esvaziar a cidade", relata.

Mais de 70% da população de Imperatriz com ciclo completo de imunização

 


Em Imperatriz, 77, 27% da população maior de 18 anos está com imunização completa contra a Covid-19, conforme estimativas do IBGE e do Ministério da Saúde, ou seja já tomou a primeira e segunda dose da vacina ou a dose única. Este número coloca o Município acima da média estadual e nacional. Os dados mostram ainda uma redução de 96% dos óbitos por Covid-19 no comparativo de março deste ano até a outubro, mês vigente.

Os indicadores positivos mostram o compromisso da gestão no combate à  doença, por meio da  Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus), que desde o início da vacinação monta força-tarefa para aplicação das doses em vários pontos da cidade. "Nós temos trabalhado de forma incansável para imunizar a população, inclusive final de semana e feriados. Recentemente, fizemos mutirão em bairros com intuito de alcançarmos mais pessoas vacinadas. E todo nosso esforço junto com a população reflete nesses números", explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Quando se trata  do número de casos, dados mostram a queda de 88% notificações em relação a março de 2021 até 20 de outubro. Já o número de óbitos por Covid-19 na cidade apresentou queda de 50%, no comparativo setembro e outubro de 2021. Para o secretário, a estatística reflete o avanço da imunização.

"É importante destacar que já alcançamos todas as faixas etárias da população, conforme Plano Nacional de Vacinação. Então, isso reflete na queda dos óbitos e de pessoas internadas em Imperatriz. Porém, não desacelera a nossa estratégia vacinal, inclusive a partir da próxima semana estamos planejando uma descentralização de aplicação das doses. Posteriormente iremos divulgar mais pontos, inclusive nos bairros. Queremos atingir 100% de pessoas com primeira e segunda dose e deixo aqui a conscientização para que nossos munícipes busquem, principalmente, a segunda dose, pois estamos com baixa procura desta", explicou Alcemir Costa.

Aplicação

Mais de 300 mil doses já foram aplicadas em Imperatriz.  Deste total, 123.642 pessoas com imunização completa, 183.669 de primeira dose e quase sete mil com dose de reforço.

No que diz respeito a nível de Brasil, os números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que 70% dos brasileiros completaram o ciclo de imunização, o que correspondente a mais de 111 milhões de pessoas.  A primeira dose representa 95% do público-alvo. 

Atletas do Cenapa se preparam para a 4ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas

 

 
Com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, será realizada, a partir desta sexta-feira (22), a 4ª Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas, promovida pelo Instituto Legal de Cultura. O evento ocorrerá na Quadra Poliesportiva do Complexo Educacional Dom Bosco e contará com o time de atletas do Centro de Assistência Profissionalizante do Amputado e Deficiente Físico de Imperatriz – Cenapa e com equipes convidadas dos estados do Maranhão, Pará e Piauí.  

A Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas tem como objetivo contribuir com o caráter socioeducativo da pessoa com deficiência, oferecendo oportunidade de acessibilidade, saúde e qualidade de vida, resgatando assim a autoestima através de atividades esportivas e culturais. Uma alternativa de transformar a cultura do esporte como meio de socialização e acessibilidade.  

Segundo o presidente do Instituto Legal de Cultura, Emílio Bezerra, a realização da Copa na cidade de Imperatriz surgiu pelo desejo do Cenapa de alçar novos voos. Juntamente com o time de atletas de basquetebol, a equipe levantou o tema e trouxeram a competição para a cidade. Desde então, a equipe vem se preparando paras as competições, realizando treinos três vezes por semana.  

Muito além do anseio pela prática do esporte, a Copa traz consigo muitas histórias de superações, uma delas é a do atleta Edilson Vieira, que sofreu um acidente de trânsito em 2002 e perdeu umas das pernas. Mesmo enfrentando muitos desafios com o novo estilo de vida, Edilson não se deixou abater pelas dificuldades trazidas pelo acidente, após dois anos conheceu o Cenapa e se apaixonou pelo basquete em cadeiras de rodas. “Venho superando as barreiras e quebrando o preconceito. Conheci o basquete através do Cenapa, de lá para cá venho somando com a equipe, ganhando mais conhecimento sobre o esporte e tentando me superar, pois sabemos que esse esporte depende muito dos braços, temos que dominar a cadeira, a bola e fazer o possível para acertar a cesta”, comenta.  

Em virtude do cenário pandêmico provocado pela COVID-19, a Copa deste ano teve que ser adiada em razão do aumento de casos de infecção. Apesar disso, a equipe de basquete do Cenapa não desistiu e agora, com a flexibilização e protocolos de segurança, voltaram a se preparar para as competições. “Com a pandemia ficou difícil porque tínhamos uma maratona de treino, então começamos a perder um pouco nosso rendimento, mas nossa treinadora fazia chamadas de vídeo para treinarmos em casa, e nos últimos tempos temos treinado forte para poder dar o máximo na quadra e nas competições, sendo assim, as expectativas para a copa são as melhores, somos o atual campeão e temos força para poder brigar para continuar sendo”, manifesta o atleta.  

Para Edilson, poder contar com o apoio de empresas como a Equatorial Maranhão e perceber  essa contribuição com o esporte, é de grande valia para a toda a equipe e para a cidade de Imperatriz. “Para nós é muito importante que a Equatorial esteja enxergando esse lado, nos apoiando com qualidade e dando espaço para o esporte. Isso é um grande feito aqui na nossa cidade, ficamos muito felizes. Em nome da equipe, gostaríamos de agradecer a empresa de uma forma especial, porque se não fosse por ela essa copa não seria realizada e o esporte ficaria a desejar aqui em Imperatriz”, finaliza.  
 
O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, comenta sobre o apoio da empresa a projetos que incentivam a prática do esporte e colaboram com a igualdade e com a cidadania. “Gosto muito dessa parceria. A Lei de Incentivo ao Esporte é um mecanismo que promove igualdade e acesso ao esporte. Esse exemplo da regional sul com o apoio aos praticantes do basquetebol é belíssimo e emocionante. Percebemos que os atletas reconhecem o trabalho da Equatorial e do Governo do Estado, que permitiu recursos destinados para incentivar essa turma, ficamos felizes em participar disso”, conta o presidente.  
                                               
Sobre a Copa:  

A 4° Copa Interestadual de Basquete em Cadeiras de Rodas terá início nesta sexta-feira (22) com a cerimônia de abertura marcada para 18h, no Complexo Educacional Dom Bosco, em Imperatriz. Logo após, a partir das 19h30, começará as competições, que se estendem até domingo (24), com o encerramento e cerimonial de premiação, previsto para 12h.  

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Facimp Wyden promove “Mês da Carreira”

 


Com o objetivo de fomentar discussões essenciais do mundo do trabalho, a instituição de ensino superior, Facimp Wyden, promove de 25 a 29 de outubro o “Mês da Carreira”. Essa edição do evento tem como tema “Informar, Inspirar e Transformar”.

Com uma programação totalmente on-line, serão mais de 16 horas de conteúdo, divididas por áreas de atuação, com painéis de autodesenvolvimento, diversidade & inclusão, impacto das tecnologias nas carreiras, conexão com o mercado e empreendedorismo e inovação. O “Mês da Carreira” é gratuito e aberto ao público, que poderá se inscrever por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/mes-da-carreira para acompanhar a transmissão.

“O Mês da Carreira tem como propósito apoiar a jornada de quem está no mercado de trabalho – sejam eles nossos alunos ou o público em geral. Preparamos um mix de conteúdo que aborda os temas mais em voga como o impacto da tecnologia em diversas carreiras, a importância da diversidade nas relações profissionais, além de tendências de recrutamento, a relevância das soft skills e diversas histórias inspiradoras de grandes profissionais", afirma o diretor de Parcerias, Carreiras e Sustentabilidade da Wyden, Pílade Moreira de Moraes.

Os debates e palestras contarão com grandes nomes do mercado, como Diego Cidade, apaixonado por assuntos como carreira, oportunidades e desenvolvimento. Colunista da Exame sobre Carreira, ele já fez parte da preparação de mais de 25 mil universitários, carregando como principal propósito a meta de auxiliar o crescimento de jovens qualificados no mercado de trabalho. Fundador da Academia do Universitário, startup focada em processos seletivos e capacitação de Super Estagiários, o CEO ainda soma ao currículo o programa de aceleração de carreiras Jovens Titãs, no qual ensina pilares essenciais àqueles que estão iniciando a vida profissional.

Outro importante nome do Mês da Carreira é Leizer Pereira, fundador e diretor executivo da Empodera, startup de RH que tem como propósito servir as empresas na preparação para jornada de mudança de cultura para inclusão e valorização da diversidade como fator estratégico para o negócio. A empresa desde 2016 também recruta, seleciona e capacita jovens universitários diversos de alta performance.

Representando o time feminino de palestrantes está Tays Sampaio, que soma 15 anos de mercado liderando grupos de produtos e unidades de negócios em grandes empresas. Ela é responsável pelo Jornada para o Futuro, frente de negócio do Grupo Cia de Talentos, que tem como objetivo desenvolver competências essenciais em jovens com até 1 ano de formados.

“Um dos nossos propósitos é dar suporte em toda a jornada dos nossos alunos, bem como oferecer insumos que agreguem ao dia a dia da população. E é exatamente essa a finalidade do Mês da Carreira, cuja programação abordará assuntos atuais e relevantes, sendo uma oportunidade importante para conhecer o que há de mais novo no mercado de trabalho e processos de seleção”, conta Fernanda Vio, Gerente da área de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno da Facimp Wyden.

O evento conta ainda com parceiros como: Instituto Dona de Si; QConcursos; IBM; Americanas SA; e vários outros convidados. Outro painel que vai de encontro a um conceito extremamente atual é “A visibilidade Trans e o Mercado de Trabalho”. Esse tema ainda aparece de maneira muito tímida. A ideia do painel é apresentar a Transemprego, contar o porquê ela foi criada e o trabalho que vem sendo desenvolvido com empresas do setor. Além de provocar reflexões na audiência. Como a discussão permeia a vida pessoal e profissional de todos nós.

Confira a programação completa em https://www.carreirasedu.com.br/mes-da-carreira.

18 de out. de 2021

Últimos dias da campanha para negociação de dívidas da Equatorial Maranhão

 


A Equatorial Maranhão está realizando durante todo o mês de outubro, a campanha de negociação de dívidas, que oferece condições especiais de pagamento aos clientes em todo o estado. A campanha conta com ações exclusivas para facilitar a quitação de dívidas, à vista ou parcelada, aos consumidores que estão com dificuldades para manter as contas de energia em dia. As regras de negociação são válidas até o dia 30 de outubro para os consumidores da classe residencial. 

 

A campanha de negociação permite aos clientes o pagamento de débitos acumulados à vista ou parcelados no cartão de crédito, com redução de juros, multas, correção monetária, entre alternativas. Em caso de parcelamento, o cliente poderá ter opção de dar entrada a partir de 10% do valor do débito, a depender do total da dívida e do tipo da negociação que o cliente escolher. 

 

As novas condições para pagamento, ofertadas pela Equatorial, têm como objetivo auxiliar o cliente que ainda sofre com os impactos econômicos, em decorrência do período da pandemia e acabou acumulando as contas de energia. “Sabemos que não é um momento fácil, pois desde o início da pandemia, no ano passado, muitas pessoas tiveram sua renda atingida. Por isso, nós da Equatorial Maranhão trouxemos de volta esta grande oportunidade de negociação de débitos aos clientes residenciais. São condições facilitadas de parcelamento para que todos possam ficar em dia e continuar usufruindo de um fornecimento de energia regular”, destacou Mirelly Carvalho, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão. 

  

Como aderir às negociações facilitadas 

  

O cliente residencial poderá parcelar seus débitos acumulados conforme a quantidade de faturas em aberto e a faixa de consumo de cada unidade consumidora. As negociações podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio dos seguintes canais: 

  

  1. Site: acessando o www.equatorialenergia.com.br o cliente tem duas opções: 

    Pagar com cartão” - modalidade que permite parcelar débitos no cartão de crédito, com isenção de juros, multas e correção (haverá cobrança da taxa do cartão) e a opção Parcelar débitos” -  onde o cliente poderá negociar na própria conta de energia, com redução de juros, multas e correção; 
     
  2. Central de Atendimento Exclusivo: o titular da conta pode ligar no 0800 098 2997, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h, e solicitar a negociação com um dos atendentes; 

  3. Presencialmente: o titular da conta pode buscar um dos pontos de atendimento presencial da Equatorial Maranhão para realizar a negociação. Basta levar seus documentos pessoais, a conta de energia e o cartão de crédito/débito caso queria utilizar essa modalidade de pagamento. 

  

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Estudantes de todas as áreas podem se cadastrar gratuitamente para concorrer a vaga de estágio durante o Circuito ACII de Negócios

 


Estudantes de cursos técnicos ou universitários de qualquer área podem comparecer ao estande da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII nos dias 19 e 20 de outubro, de 10h às 22h, durante o Circuito ACII de Negócios, para se cadastrar no Proe Estágios, um Programa de Complementação Educacional, que oferece constantemente vagas de estágios.

Para se cadastrar é simples: basta ter em mãos os documentos de identificação (CPF) e uma declaração de vínculo com a faculdade ou escola técnica. Pode ser um boleto da mensalidade ou carteirinha de estudante. 

Assim que surgir uma vaga com o perfil do estudante cadastrado, ele poderá ser chamado para participar da seleção.

Empresas - Além de oferecer as oportunidades de trabalho para os estudantes, a ACII faz todo o serviço de recrutamento e seleção para empresas associadas e não associadas. Para que isso aconteça, é necessário que a empresa também esteja cadastrada no programa. Se o empresário ou responsável de qualquer empresa, de qualquer área, estiver interessado nesse serviço, também pode se cadastrar durante o Circuito ACII de Negócios. Basta comparecer presencialmente ao estande da ACII com os seguintes documentos: CNPJ, razão social, nome fantasia, CPF do responsável pela contratação e seus contatos.

A ACII já ofereceu mais de mil vagas de estágios e está sempre à procura de novos talentos para serem inseridos no mercado de trabalho.

Circuito ACII de Negócios - O evento acontece com o oferecimento do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e pela Secretaria de Turismo (Setur); da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap – Porto de Itaqui); da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio); do Banco do Nordeste e Governo Federal; do Banco do Brasil; da Gocil Segurança e Serviços; da Universidade Ceuma; da Suzano Papel e Celulose; da Ilumisol Energia Solar; da Companhia de Gás Maranhense (Gasmar); da Unimed; conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Imperial Shopping; da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); e da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM).


Perdi meu dente! E agora?

 


Muitas pessoas entram em pânico só de pensar em perder um dente. Alguns fatores, que vão além de um acidente causado por um impacto físico na região da boca, precisam de atenção e podem ser causadores do chamado Edentulismo, popularmente conhecido como perda dentária.

Mas, ao passar por uma situação como essa, não fique assustado! A cirurgiã dentista e professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED-FAMEAC), Patrícia Santos, dá os detalhes sobre o que fazer, caso isso aconteça.

O que faz o dente cair?

Patrícia explica que são várias as causas da perda do dente. A principal causa no Brasil é a cárie dentária não tratada, que destrói o dente de tal modo que não é possível restaurá-lo.

Outra causa é a doença periodontal, que parte de uma inflamação na gengiva com progressão pelo osso e tecido de sustentação do dente (periodonto), causando amolecimento. Há ainda o traumatismo dentário causado por algum impacto, um dos mais conhecidos e que normalmente resulta na fratura do dente (coroa+raiz).

O Edentulismo tem fatores de risco, como o tabagismo, a idade avançada, efeito de medicamentos, diabetes e a própria genética da pessoa.

É necessária a reposição por prótese?

A cirurgiã dentista esclarece que o dente é um órgão como qualquer outro do corpo humano. Eles têm, além da função mastigatória dos alimentos, a importância estética e participam diretamente na fonação.

Além desses fatores, para continuar o equilíbrio nas funções biológicas do corpo humano é necessária a reabilitação dentária o mais breve possível. “O Edentulismo pode causar também problemas digestivos, devido à mastigação do indivíduo estar comprometida. Essa ausência tem causado também muitos problemas na parte estética das pessoas, refletindo diretamente na autoestima, e podendo causar até problemas psicológicos”, alerta a professora.

O que fazer?

A Dra. Patrícia Santos aponta a necessidade da pessoa passar por uma consulta odontológica, para uma avaliação clínica e radiográfica, pois assim será traçado o melhor planejamento reabilitador para o caso.

Será levado em consideração, além do diagnóstico odontológico, fatores biológicos, como também os aspectos socioeconômicos do paciente. Os tratamentos reabilitadores passam pela prótese fixa (por exemplo, coroa de porcelana), prótese parcial removível (prótese de grampo), prótese total (dentadura) e implante dentário, dependendo do caso e da necessidade do paciente.

Por isso, não precisa desespero. É possível recuperar o sorriso completo, a auto-estima e o bem-estar.

Recomendação

É recomendado a consulta preventiva com o dentista regularmente e uma alimentação saudável. Cuidados higiênicos básicos também são essenciais na prevenção, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e enxaguar bem a boca.