28 de fev. de 2022

Aberta II Copa Imperatriz de Bairros de Futsal 2022

 


Prefeitura de Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude (Sedel), realizou na noite da última sexta-feira (25), a abertura da II Copa Interbairros de Futsal. A cerimônia de abertura aconteceu na quadra poliesportiva Artur Sorriso, localizada no Jardim Planalto. Evento foi aberto com a realização de dois jogos, um feminino na preliminar e masculino na partida de fundo.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, enfatizou que a Prefeitura iniciou a realização do primeiro evento esportivo de 2022, de acordo com o calendário anunciado no início do ano, com ações sempre voltadas para a saúde e qualidade de vida da população “O futsal da cidade de Imperatriz está de parabéns, porque foi uma modalidade contemplada pela nossa gestão com mais uma competição de grande porte, a Copa Interbairros de Futsal, que foi realizada pela primeira vez no ano passado, e que alcançou grande sucesso. Esse ano não será diferente¨.

Luiz Gonzaga destacou ainda o empenho da administração municipal na realização de competições esportivas na cidade. “A gestão do prefeito Assis Ramos tem se preocupado muito em realizar políticas públicas voltadas ao esporte, dando condições para a realização de competições de grande porte como essa e sempre voltadas para os bairros e povoados do município. A construção e revitalização de espaços esportivos também é uma marca da gestão”.

Ponta Pé inicial

Depois do cerimonial de abertura, foram entregues uma bola para cada um dos representantes de equipes que compareceram na abertura da competição. Os que não compareceram, as bolas serão entregues na Sede da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel), localizada no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, no Centro da cidade.

Logo em seguida, foi dado o ponta pé inicial com a partida preliminar, entre as equipes femininas do Jardim América x Parque Alvorada I. No final dos quarenta minutos a equipe do Jardim América foi a vencedora por 2 a 1. O Jardim América fez 1 x 0, através de Raquel, o primeiro gol do evento, Parque Alvorada I empatou, mas o Jardim América fez o segundo gol, que sacramentou a sua vitória.

Na partida de fundo, preliaram Conjunto Vitória x Asa Norte, pela categoria masculino, que muito embora tenha sido um jogo muito movimentado, não saiu do empate sem gols.

A II Copa Imperatriz de Futsal de Bairros 2022 está sendo disputada por 39 equipes, sendo 29 masculinas, 5 femininas e 5 de divisões de base (até Sub-15).

Os demais jogos que complementarão a 1ª rodada da primeira fase já foram definidos, entretanto, ainda faltam os locais e horários.

Confira:

Masculino

Povoado 1700 x Parque Alvorada I

Jardim São Francisco x União

Centro x Parque Santa Lx Entroncamúcia

Vila Carajás x Bacuri

Lagoinha x Cidade Jardim

Parque Imperial x Maranhão Novo

Santa Inês x Vila Redenção I

Beira Rio x Parque das Palmeiras

Vila Redenção II x Entroncamento

Ouro Verde x Planalto

Vila Lobão x Nova Imperatriz

Mercadinho x São José do Egito

Parque Anhanguera x Juçara

Feminino

Cinco Irmãos x Bom Jesus

Divisões de base até 15 anos

Vila Redenção II x Caema

Parque Alvorada I x Vila Redenção I

Equatorial Maranhão informa sobre o funcionamento durante o feriado de carnaval

 


Para a maior comodidade e planejamento de seus clientes, a Equatorial Maranhão informa sobre o funcionamento dos postos de coleta do E+ Reciclagem e dos pontos presenciais de atendimento (agências e credenciados) neste feriado de carnaval.  

Pontos de atendimento presencial - Nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (terça-feira) o atendimento presencial não funcionará. O retorno das atividades será às 14h da quarta-feira de cinzas (02).  

Postos E+ Reciclagem - Os postos do E + Reciclagem também não irão funcionar no 28 de fevereiro e 1º de março. Portanto, os clientes que desejarem trocar seus resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia podem antecipar sua entrega ou deixar para o pós carnaval. 

Canais de Atendimento 24h – Equatorial Maranhão reforça o uso dos canais gratuitos da distribuidora, que funcionam todos os dias, 24h. Por meio do WhatsApp no número (98) 2055-0116 os clientes poderão solicitar serviços como: informar falta de energia, emitir código para pagamento, segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação ou realizar cadastro de tarifa social baixa renda, com a Assistente Virtual Clara.  

Outros serviços poderão ser acionados pelo aplicativo da Equatorial Energia ou no site www.equatorialenergia.com.br. Se preferir ligar, a Central 116 também atende 24horas e a ligação é gratuita. 

Zona Azul comunica sobre funcionamento neste feriado de carnaval



O Sistema de Estacionamento Rotativo, Zona Azul, irá funcionar sábado em caráter especial, até 18 horas. Nos dias 27 (Domingo), 28 (Segunda-feira) e 01 de março (Terça-feira) a Zona Azul não estará funcionando devido ao feriado de carnaval, conforme autorização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte - SETRAN e da Prefeitura de Imperatriz, seguindo de acordo com o setor do comércio.  As atividades voltarão a funcionar normalmente na quarta-feira (02), a partir de meio dia.  

A Zona Azul busca sempre trazer novas funcionalidades, o sistema, desde que foi implantado, além de proporcionar um local seguro tem garantido a rotatividade e uma melhor organização no trânsito. Hoje o sistema conta com 3200 vagas disponíveis e mais de 80 pontos de vendas de tíquetes para efetuar o pagamento. 

Enem Action firma parceria com plataforma de profissões on-line

 


Entre as opções pessoais e necessidades impostas pelo cotidiano, escolher um novo caminho a seguir, seja acadêmico ou profissional, é um momento de suma importância na vida de um jovem. No entanto, segundo a pesquisa Juventudes e a Pandemia, promovida pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude do Brasil), a população jovem brasileira está dividida quanto às perspectivas de futuro. De acordo com o relatório, 4 a cada 10 jovens estão inseguros sobre trabalho.

Com o objetivo de auxiliar estudantes do ensino médio de todo o país a entenderem mais detalhes sobre as profissões e instituições de ensino, o Enem Action firmou parceria com uma nova ferramenta on-line, o “Conexão Futuro”. A plataforma consiste em uma interface digital interativa disponível 24 horas por dia, permitindo que os usuários acessem diversos conteúdos para sua escolha vocacional de forma totalmente gratuita.

Segundo Ana Paula de Sousa Gonçalves, Coordenadora Comercial do Enem Action, a plataforma é uma rica oportunidade para que os alunos brasileiros se familiarizem com as inúmeras possibilidades de carreiras, desenvolvam suas habilidades e ampliem suas informações para o momento de uma decisão profissional.

“Sabemos que há uma pressão muito grande da sociedade e do mercado de trabalho no que diz respeito à escolha dos jovens para o seu futuro. Nosso papel é de direcioná-los para este caminho, considerando também suas afinidades, habilidades e metas”, explica Ana Paula.

A plataforma oferece vídeos com especialistas apresentando profissões, testes vocacionais, instruções sobre formas de ingresso no ensino superior e bolsas de estudo, bem como conteúdos de revisão para o ENEM, simulados, e-books para estudos e workshops. Outros diferenciais do Conexão Futuro é o “Pavilhão de Estandes”, que traz estandes virtuais de diversas instituições de ensino superior como Facimp, Faci, FMF, UniToledo, UniFacid, UniFanor, UniFavip, UniFBV, UniToledo, UniMetrocamp e UniRuy da Wyden, Estácio e Ibmec, além do grupo IDOMED, com informações sobre as graduações e uma agenda especial com programações ao vivo para os cadastrados. O Conexão Futuro pode ser acessado gratuitamente por meio do link https://bit.ly/Conexao_Futuro.

Serviço

Instituições participantes: Estácio, Faci, Facimp, FMF, UniToledo, UniFacid, UniFanor, UniFavip, UniFBV, UniToledo, UniMetrocamp e UniRuy, Ibmec e IDOMED.

Site: https://bit.ly/Conexao_Futuro

24 de fev. de 2022

Lojas Potiguar fechadas na 2ª E 3ª de Carnaval

 


As lojas do Grupo Potiguar estarão fechadas na segunda e terça – feira de carnaval (28.02 e 01.03) em São Luís e Imperatriz, assim como o Centro de Distribuição (CD). E voltará a funcionar na quarta – feira de cinzas (02.03) a partir das 13h. 

Quem quiser aproveitar as diversas ofertas e o amplo mix de produtos para construção, decoração e utensílios para o lar em geral, pode fazer suas compras essa semana normalmente, até o domingo (27.02). 

E quem quiser aproveitar o feriado para curtir um bom lazer na praia, piscina, fazendo churrascos, acampando ou viajando, deve conferir os diversos produtos voltados para o lazer das lojas Potiguar.Com destaque para caixas e copos térmicos, cadeiras, boias e raquetes de frescobol, entre outros. 

Prorrogada inscrição no Festival de Marchinhas Carnavalescas



Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Imperatriz realizou a prorrogação das inscrições para participação no Festival de Marchinhas, evento que é realizado por intermediação da Fundação Cultural do município (FCI), e que tem como objetivo dar visibilidade aos novos e antigos talentos do cenário cultural ligado à música carnavalesca. A prorrogação será até o dia 06 de março, e visa dar mais tempo para os artistas locais se prepararem para participar da edição de 2022, que em consonância com os protocolos de combate à Covid-19, será totalmente online.

Apesar dos novos prazos, os critérios de participação seguem os mesmos, podendo se candidatar no festival qualquer pessoa com idade mínima de 18 anos, que seja residente no estado do Maranhão. Cada participante pode inscrever até três músicas, sozinho ou em parceria. Sendo aceito apenas canções e letras inéditas, de temáticas livres, que se enquadrem na modalidade “Marchinha de Carnaval Tradicional”. As composições concorrentes deverão ser originais, inéditas tanto na melodia quanto na letra.

Lembrando que o Festival contará com premiação de 5 mil reais para o primeiro colocado. Segundo e terceiro lugar levarão, respectivamente, 3 e 2 mil reais. E também será premiado, com 1 mil reais, a composição que for eleita na categoria Júri Popular. Todos os vencedores, além da premiação em dinheiro, também ganharão troféus. O pagamento será realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). 

Veja como se dará a seleção:

Inicialmente, todas as composições inscritas passarão por uma triagem, feita por uma comissão julgadora, que escolherá as 12 melhores músicas, tendo com base os seguintes quesitos: melodia, letra, tradição e inovação. Em caso de empate, a ordem desses critérios servirá de base para desempate. O resultado das classificadas será divulgado através do site da Prefeitura a partir do dia 07 de março.

As doze marchinhas classificadas serão executadas e/ou interpretadas por uma banda base, para acompanhar os respectivos autores ou intérpretes das músicas, tanto no festival, quanto nos ensaios, que ocorrerão de 09, 10 e 11 de março, no Conservatório de Música de Imperatriz. A semifinal e a final serão realizadas nos dias 12 e 13 de março, respectivamente. As canções selecionadas se apresentarão no Festival de Marchinhas, em locais a serem indicados, exclusivamente, pela organização do evento e com transmissão online, pelos canais das redes sociais (Youtube, Facebook, Instagram) da Prefeitura de Imperatriz e da Fundação Cultural.

Para conferir o regulamento completo e a ficha de inscrição, basta acessar https://cultura.prefeituradeimperatriz.com 

Suzano se reinventa na pandemia e adota um conjunto de iniciativas para beneficiar sua equipe

 


A pandemia do coronavírus, que se espalhou pelo mundo em 2020, mudou hábitos e comportamentos não somente da sociedade, mas também das organizações. Desde março do ano passado, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, adotou uma série de medidas para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e suas colaboradoras. Entre elas, está o movimento intitulado como “Novo Melhor”, um conjunto de iniciativas e experiências, pautado em quatro principais pilares que, apesar de ter sido impulsionado pelo atual momento, será um projeto perene na companhia.  

 

“Quando falamos sobre a vida pós-pandemia é muito comum ouvirmos o termo o ‘novo normal’. Porém aqui na Suzano nos questionamos sobre nosso papel de construir um futuro melhor, levando em consideração todos os aprendizados que este período nos proporcionou. Por isso, trouxemos o termo ‘Novo Melhor’ para este movimento, convidando nossos(as) colaboradores(as) ao protagonismo.” explica Luiza Lima Eugenio, Gerente de Gente e Gestão da Suzano. 

 

O projeto é pautado em quatro pilares que proporcionam para toda a equipe da Suzano o cuidado com a  saúde integral (Bem-estar e Equilíbrio),o entendimento de novas formas de trabalho (Futuro do Trabalho), o desenvolvimento de uma liderança humanizada e empática (Liderança Inspiradora) e os avanços tecnológicos e desenvolvimento de novas habilidades buscando maior equilíbrio e produtividade (Digital e Gestão do Tempo).  Entenda os detalhes de cada pilar: 

 

Bem-estar e Equilíbrio 

As ações da área de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (SSQV) foram ampliadas no último ano para acolher os colaboradores e as colaboradoras da Suzano e seus familiares neste contexto pandêmico. A área de SSQV, conhecida como #FazBem, ampliou seus investimentos em programas voltados à Saúde Mental, como realização de checkup emocional, sessões de meditação e psicologia para todos e todas; incentivo e apoio à Saúde Física, como adequações ergonômicas seja no trabalho presencial ou no home office; adaptação de programas antes presenciais para a versão virtual, como o programa Sob Medida de reeducação alimentar; ações voltadas à Saúde Social, incentivando o tempo de qualidade com a família, como o Super Férias Suzano. Além de Lives frequentes, que envolvem temas como ansiedade, nutrição, felicidade, propósitos, saúde física e mental, entre outros. 

 

Uma das ações realizadas nesse período foi a iniciativa de visitas domiciliares, que contou com a atuação de 150 técnicos e técnicas de Segurança do Trabalho, de todo País, treinados(as) pela equipe de psicólogos da empresa, para levar acolhimento aos(às) colaboradores(as) das áreas florestal e industrial, respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19. 


“Após um ano de distanciamento social foi necessário pensar em como nos manter ainda mais próximos dos nossos colaboradores e colaboradoras. Os(as) técnicos(as) da companhia foram até as casas das pessoas – sem entrar em suas residências – e levaram uma palavra de carinho. Além disso, entregavam kits devidamente higienizados com máscaras de proteção e álcool em gel. O retorno que recebemos foi muito positivo”, completa a gerente. 

 

Outro grande destaque do ano, foi o investimento em uma consultoria especializada em Ciência da Felicidade, para sensibilizar líderes e colaboradores(as) sobre a pauta. Foram mais de 1.500 pessoas impactadas com o programa Ser Feliz #FazBem. 

 

Futuro do Trabalho 

A Suzano adotou o modelo home office para os(as) 4 mil colaboradores(as) que trabalham nos seus escritórios administrativos desde o início da pandemia. Foram necessárias ações e adaptações para o posto de trabalho remoto. Este pilar, que contou com o apoio de diretores(as) e colaboradores(as) voluntários(as) de toda a empresa, buscou, acima de tudo, debater as possibilidades que o trabalho remoto trouxe. Foram feitos benchmarks, estudos em profundidade, escutas ativas às pessoas e ações de comunicação transparente para acalmar os anseios e inseguranças. Além disso, a companhia ofereceu webinars sobre ergonomia e fatores de trabalho para cuidados no home office, concedeu todo o suporte para adequação a esse período, como empréstimo de cadeiras, teclados, mouses, apoios para os pés, além de um e-book de ergonomia com dicas e orientações para os times. 

 

Liderança Inspiradora 

Também faz parte do movimento Novo Melhor o desenvolvimento de lideranças mais inspiradoras e inclusivas. Para isso, a Suzano acredita que é fundamental apoiar os(as) profissionais nessa jornada,o que, consequentemente, contribuirá para uma atuação mais saudável em toda equipe. A empresa lançou um ecossistema de aprendizagem que contempla todos os programas de desenvolvimento de líderes da companhia. Algumas temáticas trabalhadas são felicidade, inclusão e humanização das relações a partir de aprendizagem contínua.  

 

Digital e Gestão do Tempo 

Os avanços tecnológicos mudam constantemente, por isso, é preciso o desenvolvimento de novas habilidades. A Suzano tem como um dos seus propósitos disseminar o conhecimento, oferecer novas ferramentas e modelos de trabalho para instrumentalizar e empoderar as pessoas a navegarem na complexidade, fomentar um ambiente colaborativo e propício à inovação e à utilização da tecnologia de forma descomplicada, inteligente e ágil. Estão sendo oferecidos diversos programas com formatos disruptivos e interativos, como por exemplo: o REIMAGINE!, desenvolvido por meio de uma parceria com a consultoria de tendências White Rabbit, que oferece um repertório de inovação para expansão da consciência e preparação para o futuro; o DIGITAL.lab, um laboratório de aprendizagem e experimentação na prática de tecnologias emergentes do movimento digital; e o DIGITalks!,  que conta com palestras de diversos temas digitais. 

 

Informações: 

Para saber mais detalhes de todas as ações contra o coronavírus que a Suzano está realizando para apoiar o seu time e a sociedade é só acessar o site:  https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br/

 

Sobre a Suzano 

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Artistas maranhenses são selecionados para compor o elenco de “Marrom, O Musical”

 


Na última semana, o ator e diretor Miguel Falabella esteve em São Luís ministrando aulas para quase 60 participantes selecionados entre os mais de 600 inscritos para o curso de teatro musical, como parte das ações do espetáculo “Marrom, O Musical”, que conta com o patrocínio da Equatorial Maranhão. Falabella, que dirige o espetáculo, escolheu quatro dos participantes que serão contratados e farão parte do elenco do musical. 

Desde janeiro, a equipe do espetáculo está dedicada à capacitação dos maranhenses promovendo, além do curso de teatro, a oficina de produção cultural e o curso de teatro para as mulheres da Cooperativa Cuxá (que serão responsáveis por bordar parte dos adereços que estarão no figurino do musical), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. 

Os quatro artistas que mais se destacaram no curso, agora compõe o elenco do espetáculo que tem texto e direção de Miguel Falabella e está com estreia agendada para agosto de 2022, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Após a estreia em São Paulo, cumprirá temporadas no Rio de Janeiro e em São Luís e fará turnê por outras capitais, como Belém, Maceió, Salvador e Teresina. 


Conheça os selecionados: 


Anastácia Lia – Cantora, compositora e cirandeira  


Millena Mendonça – Atriz, cantora e rainha de bateria  


Jefferson Gomes – Artista  


Fernando Leite – Produtor vocal e professor de canto  


O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite, conta que ficou encantado com a quantidade de talentos maranhenses envolvidos no processo. “Tamanha é a quantidade de talentos que existe ficamos maravilhados. Temos muito talento nessa cidade, e agora poderemos mais uma vez mostrar isso para o mundo”, destacou o Diretor. 

Miguel Falabella, que está escrevendo e dirigindo o espetáculo, comenta que desde o início ele e o Jô Santana sempre souberam que seria fundamental vir para o Maranhão. Daí surgiu a ideia de levar quatro artistas para integrar o elenco. “Essa é uma maneira não só de homenagear a terra natal da Alcione, mas também de dar oportunidade para os talentos daqui. Cheguei e me encantei com a profusão de talentos e a entrega absoluta com que as pessoas têm se comportado durante a oficina. Aproveito para agradecer a Equatorial Maranhão que tem sido muito gentil, generosa e nos olhou com muito carinho. Sem esse apoio o projeto seria inviável”, pontuou o diretor do musical. 

Em março a equipe de figurino do musical virá para São Luís para ensinar 15 mulheres da Cooperativa Social Cuxá a bordar e costurar os adereços e figurinos das peças do espetáculo. 

17 de fev. de 2022

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo: o mal que gera déficit na saúde e nos relacionamentos

 


Aquele vinho a noite para relaxar, após o trabalho, e a cerveja no fim de semana para curtir com os amigos são práticas bem comuns para o brasileiro, um grande consumidor de bebidas alcoólicas, já que, como aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país consome cerca de 30% a mais de álcool do que a média mundial.

A situação começa a preocupar, quando o consumo de álcool passa a se tornar um vício, comprometendo a saúde física e mental, o sistema motor e a vida social. Por conta dessa problemática, o dia 18 de fevereiro é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, uma data para conscientizar todo o país sobre os perigos e danos às vidas das pessoas que têm o consumo excessivo de bebidas alcoólicas como algo regular na sua rotina.

O consumo de álcool é o principal motivo que contribui para mais de 300 mil mortes anualmente nas Américas, segundo estudo realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) à revista Addiction. No Brasil, o índice chegou a alcançar 24,8% da mortalidade dentre todas as causas.

A atuação no organismo e os riscos

A psicóloga do Sistema Hapvida, Débora dos Santos, explica que o álcool tem a capacidade de causar problemas biopsicossociais, na medida em que compromete as habilidades e o comportamento do indivíduo.

Débora aponta que o alcoolismo desorganiza o sistema nervoso central (SNC), ampliando a ação inibitória do ácido gama-aminobutírico (GABA) e diminuindo a ação excitatória do glutamato, alterando assim a comunicação entre os neurônios, resultando numa lentidão psicomotora, sono, redução da memória e do controle dos impulsos, além de desidratação por conta do efeito diurético.

A psicóloga do Sistema Hapvida, dá exemplos práticos do que pode acontecer com a pessoa num curto ou longo espaço de tempo. “Aumenta a possibilidade do indivíduo se envolver em situações perigosas e arriscadas, como em acidentes de trânsito ou em ocasiões de violência. A longo prazo, causa dependência física e emocional, demência, deficiências nutricionais, além do maior risco de contrair certos tipos de câncer”.

O alcoolismo impacta negativamente nas relações familiares, com os amigos e na produtividade na vida profissional.

Débora aconselha aos pacientes diagnosticados com dependência alcoólica, procurar imediatamente um psicólogo ou um psiquiatra, fazendo o acompanhamento por um tempo, para a redução das possibilidades de recaídas e no intuito de desenvolver estratégias comportamentais funcionais para superar essa problemática.

Governador Flávio Dino cria novos cargos para UEMASUL

 


Uma das primeiras solicitações da nova Reitoria da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a criação de novos cargos para reestruturação administrativa da Universidade, foi atendida pela Medida Provisória (MP) nº 378, publicada pelo governador Flávio Dino na terça-feira (15).

A MP cria cargos efetivos com vagas de concurso e cargos em comissão, o Plano de Cargos para Carreira do Magistério Superior, a Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil – PROEXAE, e dá aumento na gratificação dos servidores técnicos administrativos da UEMA e UEMASUL. A conquista foi bastante comemorada pela reitora Luciléa Gonçalves e a vice-reitora, Lilian Castelo Branco. 

“Ao iniciar as ações desse reitorado, nós fizemos um estudo com as demandas urgentes de restruturação da nossa organização administrativa e apresentamos ao governador Flávio Dino, que acolheu, e com sensibilidade para este momento, já nos concedeu boa parte daquilo que foi pleiteado com a publicação desta MP. Isso nos deixa muito felizes, porque com isso já cumprimos três propostas do nosso projeto de campanha, e sobretudo porque melhora nossas condições de trabalho e a assistência aos estudantes”, disse Luciléa. 

A vice-reitora ressalta que, com a criação das vagas de concurso, o governador atende uma das necessidades fundamentais do Núcleo Docente Estruturante (NDS). “Para reestruturar nosso NDS, precisamos no mínimo de 5 professores concursados para cada curso, e ele nos concedeu mais 40 vagas que vão nos auxiliar tanto no atendimento ao nosso aluno, no nosso trabalho docente de toda nossa instituição, como no recredenciamento, na avaliação da nossa Universidade, nas avaliações internas e externas”, pontuou Lilian. 

Ela apontou que outra urgência fundamental, também atendida pelo governador, foi a criação da PROEXAE, que está sendo implantada e curricularizada. “Entendemos que a extensão é um dos mecanismos que a Universidade tem para dialogar de forma mais direta com a comunidade. Isso nos fortalece e fortalece nosso diálogo com a sociedade, além de nos propiciar uma maior possibilidade de assistir aos nossos alunos, quer seja com bolsa de extensão, quer seja com outros auxílios tão importantes para manutenção do nosso estudante dentro da Universidade, porque não adianta só eles entrarem aqui, eles também têm que ter condições de se manterem aqui”, finalizou.

Competitividade de mercado reforça busca por profissionais com graduação


Na média mundial, quem tem uma graduação ganha 40% a mais de salário, segundo dados do relatório Education at a Glance da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com mais pessoas em busca de qualificação, a Wyden tem dado acesso a vestibulares digitais e implementado condições para interessados nos cursos da instituição.

Baseado nas realidades distintas dos estudantes brasileiros, com a esperança de impactar ainda mais vidas, como a de milhares de alunos da Facimp Wyden, Luís Carlos Ribeiro, diretor geral da faculdade, reforça a missão da instituição. “Nosso objetivo é mostrar aos interessados em mudar suas realidades de vidas e crescer profissionalmente que com um ensino qualificado, um corpo docente gabaritado e modalidades que se encaixam nos mais variados perfis de alunos, aqui o tão desejado crescimento e capacitação profissional é possível”, ressalta.

Luís pontua ainda que a graduação é uma ótima porta de entrada para ampliar os conhecimentos e que na Facimp Wyden os candidatos terão a oportunidade de ter experiências práticas em laboratórios e monitorias, orientação educacional, salas de aulas equipadas com tecnologias de ponta e plataformas digitais para aulas interativas. Outro ponto importante são as modalidades proporcionadas: presencial, semipresencial e EAD.

Ingresso

Nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro, a instituição realiza o SuperVestibular. No formato online, o candidato tem a liberdade de escolher o horário para realizar a prova.  As inscrições podem ser feitas no link https://inscricoes.facimp.com.br/vestibular e, conforme a pontuação alcançada, os candidatos ganham condições especiais nos cursos.

Valmet recebe primeiro selo de boas práticas contra covid-19 na América Latina

 


A Valmet, líder global no fornecimento e desenvolvimento de tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia, recebeu o selo COVID SAFE, marca desenvolvida pela APCER Brasil, que certifica o cumprimento das novas regras de segurança e saúde, no contexto da pandemia da covid-19. A auditoria foi realizada entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, em todas as unidades da companhia no Brasil.

Após inspeções, avaliações e conversas entre os auditores e áreas de saúde e segurança, recursos humanos e comunicação da Valmet, a companhia finlandesa recebeu o reconhecimento por conduzir práticas que estejam em conformidade legal e regulamentar, além de verificar o cumprimento das novas regras de segurança e saúde impostas pela pandemia da Covid-19. A certificação ainda proporciona aos colaboradores o conforto de estar em um ambiente de trabalho assegurado e reconhecido por empresas especializadas.

“Fico feliz em sermos recomendados para receber o Selo COVID SAFE pela APCER Brasil, pois a Valmet trabalha forte na prevenção e mitigação dos riscos para os seus colaboradores e parceiros”, afirma a gerente de Saúde e Segurança da Valmet na América do Sul, Fabiana Cortivo.

O diretor financeiro da Valmet na América do Sul, Lucio Pandolfi Junior, destacou os esforços da companhia em se adequar a todos os protocolos necessários para certificar a saúde de colaboradores e clientes. “A certificação é motivo de satisfação na medida em que confirma que as ações que tomamos para enfrentamento da pandemia foram acertadas. Ao longo dessa jornada, conseguimos desenvolver uma sólida governança de nossos protocolos, fruto de um trabalho sério e dedicado que conseguiu o devido engajamento de toda organização. Ela também nos motiva a seguirmos endereçando o assunto com a mesma seriedade e foco, já que a pandemia não acabou”, disse.

“Desde a chegada da Covid-19, há 2 anos, o mundo precisou adaptar-se e intensificar as medidas de proteção e higiene. A Valmet que já possui em seus valores a preocupação com o bem-estar e segurança dos funcionários não exitou em implementar e adquirir qualquer medida que se fez necessária, portanto, nossa atuação e agilidade foram fundamentais. O “olhar” e “cuidar” constantes fazem e fizeram a diferença e por isso, obtivemos a certificação Covid Safe, provida pela empresa de auditoria europeia APCER pelas boas práticas adotadas. Esta certificação só reafirma nosso compromisso e bem-estar com nossos funcionários”, acrescenta a diretora de Recursos Humanos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente , Flávia Vieira.

A Valmet Brasil foi a primeira empresa certificada da América Latina. Além disso, a unidade do Chile foi certificada ainda em 2021, o que reforça que toda a Valmet América do Sul se preocupa e tem medidas específicas no enfrentamento da pandemia.

Curto-circuito em rede elétrica: conheça os riscos e proteja sua casa

 


Você já viu saírem faíscas de uma tomada, parecido com uma pequena explosão? Saiba que o nome disso é curto-circuito. Um problema que acontece na casa de muita gente, e que pode causar incêndios, perdas de aparelhos e até acidentes fatais. Fique atento! A falta de cuidado com as instalações elétricas e o modo como você utiliza os aparelhos no dia a dia, podem aumentar os riscos de acidentes. Prevenir ainda é melhor que remediar, eletricidade não é brincadeira. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão faz um alerta para os sinais de perigo e traz dicas de como identificar e evitar curtos-circuitos.  

 

Os principais sinais de alerta que merecem atenção são: 

  • Cheiro de queimado em aparelhos 
  • Tomadas queimadas, ou seja, com manchas escuras 
  • Lâmpadas que queimam muito rápido 
  • Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente 
  • Disjuntor que desarma com frequência  
  • Fusíveis queimados 

De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Palheta, o ambiente doméstico é o local com maiores ocorrências dos acidentes com energia elétrica e, pequenas atitudes como prestar atenção nesses “sintomas” já ajudam a tornar a casa um lugar mais seguro. “Caso perceba algum sinal de curto-circuito, chame imediatamente um eletricista para fazer a manutenção da rede elétrica. E pelo menos a cada cinco anos é necessário fazer a manutenção de todo circuito elétrico da sua casa com um profissional qualificado”, pontua Jeová. 

Confira outras dicas para implementar no dia a dia e se prevenir de acidentes elétricos:  

  • Evite sobrecarregar tomadas, usando benjamins, também conhecidos como “T´s” e extensões de qualquer tipo. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas 
  • Nunca use fios desencapados ou malconservados 
  • Evite instalar tomadas próximo de locais onde há água 
  • Quando for viajar desligue todos os aparelhos da tomada, ou até mesmo a rede elétrica 
  • Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente 

“Nunca faça reparos ou novas instalações por conta própria, pois mesmo que o sistema esteja desligado, mexer com eletricidade sem os devidos cuidados pode causar sérios danos físicos e materiais”, enfatizou Jeová. Esse é o compromisso da Equatorial: prezar pela proteção dos clientes e oferecer energia de forma segura, pelo futuro, todo dia. 


Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão