A pandemia do coronavírus, que se espalhou pelo mundo em 2020, mudou hábitos e comportamentos não somente da sociedade, mas também das organizações. Desde março do ano passado, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, adotou uma série de medidas para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e suas colaboradoras. Entre elas, está o movimento intitulado como “Novo Melhor”, um conjunto de iniciativas e experiências, pautado em quatro principais pilares que, apesar de ter sido impulsionado pelo atual momento, será um projeto perene na companhia.
“Quando falamos sobre a vida pós-pandemia é muito comum ouvirmos o termo o ‘novo normal’. Porém aqui na Suzano nos questionamos sobre nosso papel de construir um futuro melhor, levando em consideração todos os aprendizados que este período nos proporcionou. Por isso, trouxemos o termo ‘Novo Melhor’ para este movimento, convidando nossos(as) colaboradores(as) ao protagonismo.” explica Luiza Lima Eugenio, Gerente de Gente e Gestão da Suzano.
O projeto é pautado em quatro pilares que proporcionam para toda a equipe da Suzano o cuidado com a saúde integral (Bem-estar e Equilíbrio),o entendimento de novas formas de trabalho (Futuro do Trabalho), o desenvolvimento de uma liderança humanizada e empática (Liderança Inspiradora) e os avanços tecnológicos e desenvolvimento de novas habilidades buscando maior equilíbrio e produtividade (Digital e Gestão do Tempo). Entenda os detalhes de cada pilar:
Bem-estar e Equilíbrio
As ações da área de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (SSQV) foram ampliadas no último ano para acolher os colaboradores e as colaboradoras da Suzano e seus familiares neste contexto pandêmico. A área de SSQV, conhecida como #FazBem, ampliou seus investimentos em programas voltados à Saúde Mental, como realização de checkup emocional, sessões de meditação e psicologia para todos e todas; incentivo e apoio à Saúde Física, como adequações ergonômicas seja no trabalho presencial ou no home office; adaptação de programas antes presenciais para a versão virtual, como o programa Sob Medida de reeducação alimentar; ações voltadas à Saúde Social, incentivando o tempo de qualidade com a família, como o Super Férias Suzano. Além de Lives frequentes, que envolvem temas como ansiedade, nutrição, felicidade, propósitos, saúde física e mental, entre outros.
Uma das ações realizadas nesse período foi a iniciativa de visitas domiciliares, que contou com a atuação de 150 técnicos e técnicas de Segurança do Trabalho, de todo País, treinados(as) pela equipe de psicólogos da empresa, para levar acolhimento aos(às) colaboradores(as) das áreas florestal e industrial, respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
“Após um ano de distanciamento social foi necessário pensar em como nos manter ainda mais próximos dos nossos colaboradores e colaboradoras. Os(as) técnicos(as) da companhia foram até as casas das pessoas – sem entrar em suas residências – e levaram uma palavra de carinho. Além disso, entregavam kits devidamente higienizados com máscaras de proteção e álcool em gel. O retorno que recebemos foi muito positivo”, completa a gerente.
Outro grande destaque do ano, foi o investimento em uma consultoria especializada em Ciência da Felicidade, para sensibilizar líderes e colaboradores(as) sobre a pauta. Foram mais de 1.500 pessoas impactadas com o programa Ser Feliz #FazBem.
Futuro do Trabalho
A Suzano adotou o modelo home office para os(as) 4 mil colaboradores(as) que trabalham nos seus escritórios administrativos desde o início da pandemia. Foram necessárias ações e adaptações para o posto de trabalho remoto. Este pilar, que contou com o apoio de diretores(as) e colaboradores(as) voluntários(as) de toda a empresa, buscou, acima de tudo, debater as possibilidades que o trabalho remoto trouxe. Foram feitos benchmarks, estudos em profundidade, escutas ativas às pessoas e ações de comunicação transparente para acalmar os anseios e inseguranças. Além disso, a companhia ofereceu webinars sobre ergonomia e fatores de trabalho para cuidados no home office, concedeu todo o suporte para adequação a esse período, como empréstimo de cadeiras, teclados, mouses, apoios para os pés, além de um e-book de ergonomia com dicas e orientações para os times.
Liderança Inspiradora
Também faz parte do movimento Novo Melhor o desenvolvimento de lideranças mais inspiradoras e inclusivas. Para isso, a Suzano acredita que é fundamental apoiar os(as) profissionais nessa jornada,o que, consequentemente, contribuirá para uma atuação mais saudável em toda equipe. A empresa lançou um ecossistema de aprendizagem que contempla todos os programas de desenvolvimento de líderes da companhia. Algumas temáticas trabalhadas são felicidade, inclusão e humanização das relações a partir de aprendizagem contínua.
Digital e Gestão do Tempo
Os avanços tecnológicos mudam constantemente, por isso, é preciso o desenvolvimento de novas habilidades. A Suzano tem como um dos seus propósitos disseminar o conhecimento, oferecer novas ferramentas e modelos de trabalho para instrumentalizar e empoderar as pessoas a navegarem na complexidade, fomentar um ambiente colaborativo e propício à inovação e à utilização da tecnologia de forma descomplicada, inteligente e ágil. Estão sendo oferecidos diversos programas com formatos disruptivos e interativos, como por exemplo: o REIMAGINE!, desenvolvido por meio de uma parceria com a consultoria de tendências White Rabbit, que oferece um repertório de inovação para expansão da consciência e preparação para o futuro; o DIGITAL.lab, um laboratório de aprendizagem e experimentação na prática de tecnologias emergentes do movimento digital; e o DIGITalks!, que conta com palestras de diversos temas digitais.
Informações:
Para saber mais detalhes de todas as ações contra o coronavírus que a Suzano está realizando para apoiar o seu time e a sociedade é só acessar o site: https://www.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário