30 de abr. de 2022

Circo do Marcos Frota chega em Imperatriz

 


Chegou à Imperatriz o Mirage Circus, do Marcos Frota. O circo estreia dia 06 de maio, no estacionamento do Imperial Shopping, e segue com sua temporada até o dia 29 deste mês.

As apresentações, que incluem acrobacias, palhaços e shows visuais, terão sessões às 20h30 durante os dias de semana; e às 16h, 18h e 20h30 aos sábados e domingos. Os ingressos já podem ser adquiridos o site www.guicheweb.com.br/miragecircus.

Lojas Potiguar fechadas no dia do trabalho (01/05)

 


As lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão fechadas nesse domingo (01), para uma merecida folga do Dia do Trabalho. 

Quem quiser antecipar as compras nesse sábado, a loja Potiguar Imperatriz, no bairro do Coco Grande, funciona até as 18h. 

28 de abr. de 2022

O que fazer para driblar o tão temido “quatorze por nove”?

 

Foto - Freepik-ijeab

A terça-feira (26) foi marcada pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, data importante para conscientizar as pessoas sobre uma doença que amedronta muitas pessoas e, geralmente, pode ser sorrateira - segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) em 2021, cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos, ou seja, 3 a cada 10 pessoas adultas no país sofrem com esse mal.

A hipertensão é tão temida, dentre diversos fatores, por ser um fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), doença que mais mata no país segundo o Portal da Transparência dos cartórios de registro civil do Brasil.

O médico cardiologista do Sistema Hapvida, Alexandre Gayoso, explica que a hipertensão se apresenta quando os níveis tensionais, ou seja, a pressão arterial está acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), ou 14 na tensão sistólica (de contração do coração), e acima de 9 na diastólica (relaxamento do coração), como são popularmente conhecidas. Na maioria dos casos ela se manifesta de forma assintomática. Já em outros, pode trazer dores de cabeça, náuseas e vômitos, fraqueza e nos cenários mais graves, rompimento dos vasos sanguíneos, dor no peito e até sangramento.

Alexandre conta que a doença geralmente é herdada geneticamente, mas o fator principal que justifica o agravamento da hipertensão é o estilo de vida da pessoa. “Vemos muitos casos de pessoas com 20 a 30 anos, já constatados com a doença. Cada vez mais as pessoas estão mais estressadas, ansiosas, dormindo mal, com uma dieta rica em sódio e alimentos industrializados e se exercitando menos, fatores de risco que aumentam a probabilidade de ter hipertensão arterial”, explica o médico.

Como prevenir ou controlar?

Para andar longe do tão temido 14/9, o cardiologista explica que manter um estilo de vida saudável é muito importante, inclusive numa alimentação regular rica em frutas e verduras, excluindo os alimentos com muito sal e os industrializados.

“Além disso, dormir adequadamente, tendo um sono reparador e contínuo, evitar e tratar o estresse e ansiedade, praticar exercícios regularmente, com um mínimo de 150 minutos por semana, como é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) também são práticas essenciais para a prevenção e controle da hipertensão”, acrescenta Alexandre.

Para prevenção, o médico indica uma ou duas visitas anuais ao médico para monitoramento da pressão e exames periódicos para garantia da saúde. Lembrando que quanto mais cedo identificada a doença, mas fácil pode ser tratada, em muitos dos casos sem precisar de medicação, quando diagnosticada de forma precoce. A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada através de tratamento.

Maranhão amplia público-alvo da quarta dose contra a Covid-19

 


O Governo do Estado e os municípios maranhenses aprovaram, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a ampliação do público-alvo da segunda dose de reforço (ou quarta dose) contra a Covid-19. A dose passa a ser disponibilizada também para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Nesta nova etapa, mais de 196 mil pessoas devem ser vacinadas no Maranhão.

“O avanço na luta contra o coronavírus somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade. A vacina tem comprovado a sua eficácia contra a doença, por isso, precisamos continuar incentivando a população a reforçar a sua proteção e a da sua família”, incentiva o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A quarta dose contra a Covid-19 já estava sendo aplicada em idosos com 80 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais. O intervalo mínimo para receber a dose é de quatro meses após a 3ª dose e, para a vacinação, devem ser apresentados documento de identificação e carteira de vacinação. 

Segundo a resolução aprovada, a vacina da dose de reforço é, preferencialmente, a Pfizer, podendo ser adotada, de maneira alternativa e conforme estoque disponível, a Janssen ou AstraZeneca. Ainda de acordo com a resolução, terão prioridade os trabalhadores da saúde que estiverem no exercício de suas funções nas unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas.

A vacinação contra a Covid-19 está disponível nos postos municipais e, para ampliar a cobertura vacinal, o Estado disponibiliza três pontos na capital: IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e as policlínicas Cidade Operária e Vinhais.

Tendências para repaginar banheiros e lavabos

 


Acontece até o dia 30 de abril em todas as lojas do Grupo Potiguar, de São Luís e Imperatriz, o Festival de Banheiro e Cozinha Potiguar, com muitos produtos em oferta para quem quiser dar aquela repaginada nesses dois ambientes tão essenciais para o bem estar. 

São mais de 200 produtos de banheiro e cozinha em promoção, além de outras ofertas no amplo mix das lojas Potiguar. E para quem está pensando em reformar o banheiro ou o lavabo, eis aqui algumas dicas das últimas feiras de material de construção do país para servir de inspiração. 

O ambiente branco é uma tendência de decoração de banheiro para 2022. Além de tranquilizante, essa cor remete a higiene e limpeza. Para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo, revestimentos dessa cor ainda dão sensação de amplitude e luminosidade. O banheiro branco, no entanto, não precisa ser liso. Os arquitetos da Potiguar podem dar orientações de como compor ambientes brancos com um toque de luz em revestimentos de cores modernas, pastilhas prateadas, revestimentos que imitam cimento queimado ou madeira, ou até fazer um mix de cores. E mais, usar porcelanatos de formatos grandes para combinar piso e parede, com um efeito final clean e muito sofisticado. 

O banheiro tem um espaço restrito, por isso, é necessário utilizar peças para aproveitar ao máximo o local. A porta de correr é uma excelente alternativa para ganhar espaço, comodidade, conforto e uma certa elegância no ambiente interno. Outra dica boa é usar os nichos disponíveis na Potiguar que já estão prontos para afixar, em vários formatos, tanto dentro da área molhada do box para a organização de shampoos; como em formato de caixas maiores que podem ser de madeira para colocar na parede e organizar os objetos de uso pessoal. E uma opção barata e fácil de instalar são as prateleiras em madeira, que podem ser colocadas embaixo das cubas da pia, no lugar de armários planejados. Outra dica é apostar em pendentes e luminárias modernas para obter um visual mais moderno. 

Para transformar o banheiro em um verdadeiro SPA, vale apostar na instalação de uma banheira, normal ou de hidromassagem. Mas é preciso consultar um engenheiro ou arquiteto para calcular a devida metragem e saber se nesse local realmente pode ser instalada uma banheira. 

E quem quiser apenas redecorar um banheiro ou lavabo sem gastar muito, a Potiguar oferece muitas opções em toalhas e tapetes, persianas, potes organizadores, espelhos, luminárias, vasos e quadros que podem dar um ar de sofisticação a esses espaços. A Potiguar Imperatriz fica no bairro do Coco Grande, BR-010, Km 252. 

27 de abr. de 2022

Estão abertas as inscrições para o IDOMED Vest, o Vestibular Unificado de Medicina

 


As instituições do IDOMED (Instituto de Educação Médica), que reúne alguns dos melhores cursos de medicina do país, estão com as inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no segundo semestre de 2022. Serão oferecidas 512 vagas em 13 unidades em diferentes regiões do Brasil. O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem acessar o Edital e encontrar o link para inscrição por meio do site: https://www.idomed.com.br. O prazo para as inscrições se encerra no dia 8 de junho e a taxa para participação é de R$ 350,00.  


O intuito do Vestibular unificado, segundo Silvio Pessanha Neto, diretor nacional dos cursos de Medicina do IDOMED, é otimizar o tempo e aplicabilidade da prova, dando maior comodidade e oportunidade aos candidatos que desejam iniciar os estudos no Instituto.  


“Unificando o processo seletivo, facilitamos a possibilidade dos candidatos de todo o Brasil optarem por alguma das unidades que estão localizadas em várias cidades, de diversas regiões do país. No IDOMED, por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios de realidade virtual, equipamentos de última geração e professores titulados e especializados, os alunos que ingressarão no curso de Medicina se formarão em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico”, destaca Silvio.   


Os interessados poderão optar por ingressar nas instituições localizadas nas cidades de Açailândia-MA, Angra dos Reis-RJ, Castanhal-PA, Jaraguá do Sul-SC, Ji-Paraná-RO, Juazeiro-BA, Juazeiro do Norte-CE, Quixadá-CE, Iguatú-CE, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ e Teresina/PI.  


Os futuros universitários poderão concorrer à vaga realizando o vestibular 2022.2, que será online, ou aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores (válidas as notas de 2009 a 2021). Neste caso, o candidato deverá manifestar esse interesse no ato da inscrição, até o dia 25 de maio. Para os que optarem por concorrer às vagas pela nota do ENEM, o resultado dos aprovados será publicado a partir do dia 4 de junho (após 18h) do corrente ano e as matrículas devem ser efetuadas entre os dias 7 e 8 do mesmo mês.  


Já para os que realizarem o vestibular, as provas serão realizadas no dia 19 de junho e o candidato terá acesso ao certame através do link de prova informado no Cartão de Confirmação de Inscrição. O vestibular será constituído de prova objetiva com 30 questões sobre disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma redação. O resultado será divulgado no dia 23 de junho e a matrícula dos aprovados será entre os dias 29 de junho a 1 de julho.  


O processo seletivo disponibiliza 512 vagas, sendo 259 para quem utilizar a nota do Enem e 253 para quem optar pelo vestibular. No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher entre as 13 Instituições de Ensino Superior que participam do processo seletivo. Caso a pontuação não permita a entrada na instituição de preferência, o candidato poderá optar por outra unidade de ensino em que sua nota lhe posicionar entre as vagas disponíveis.  


Como será realizado o IDOMED Vest 2022.2? 


O IDOMED Vest - Vestibular Unificado de Medicina será realizado 100% online, a partir de uma tecnologia avançada para acompanhar o candidato, que poderá fazer a prova de onde estiver. Para isso, o participante deve tomar algumas medidas prévias, como garantir um bom acesso à internet, instalar software específico do concurso em computador com Windows e possuir webcam e microfone em perfeito estado.  


A prova será gravada e contará com monitoramento remoto, permitindo que o candidato seja acompanhado ao vivo pelo fiscal, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone). As imagens captadas do candidato no dia da avaliação serão utilizadas no momento da matrícula. O participante também deve manter a posse do documento original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou RNE) usado na identificação, pois o mesmo poderá ser solicitado mais de uma vez pelo fiscal remotamente, durante a prova, garantindo a segurança do processo.  

39ª Edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses começa ser discutida

 


A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia as tratativas para a retomada dos Jogos Escolares Imperatrizenses, em 2022.

Reunião entre os secretários de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira, e de Educação, José Antonio Pereira, deve ocorrer nesta quinta-feira (28), em que iniciarão o alinhamento para a retomada do maior evento esportivo estudantil da Região Tocantina e uma das maiores do norte/nordeste. Posteriormente, os secretários devem se encontrar com o prefeito Assis Ramos, que fará os últimos ajustes para realização do evento. 

A última edição dos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEIs), foi realizada em 2019. Em 2020 e 2021, não houve os jogos devido à pandemia da covid-19 que assolou todo o mundo. Com o advento das vacinas, muito embora ainda não tenha acabado, houve redução em número de casos e óbitos, e com isso houve a flexibilização das normas sanitárias, que felizmente está trazendo de volta as grandes competições esportivas em Imperatriz e em todo o mundo.

Na 38ª Edição dos Jogos Escolares de Imperatriz, foram inscritos 4.762 alunos/atletas, de 93 escolas públicas e particulares, que aderiram aos jogos e confirmaram presença no maior evento esportivo da Região Tocantina.

Nesta edição, foram disputadas 23 modalidades esportivas, masculino e feminino, nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e infanto: futebol de campo, futsal, atletismo, badminton, basquetebol, beach-soccer, capoeira, ciclismo, dama, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, queimada, taekwondo, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de areia, voleibol, xadrez e skate.

O secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira, destacou a satisfação em retomar um dos eventos esportivos mais importantes não só de Imperatriz, mas também de toda a região e estado. “Estamos sem realizar os Jogos Escolares Imperatrizenses, desde 2019, quando realizamos a 38ª edição. Isso devido à pandemia do covid-19, que impossibilitou a realização de quaisquer eventos esportivos, e com os JEIs não foi diferente", comenta.

"Agora, diante da flexibilização, com a diminuição dos casos da doença e de mortes, estamos abrindo esse contexto, essa luz, para que possamos trabalhar a viabilidade da realização dos jogos, em 2022. Vamos reunir com o Secretário da Educação, José Antonio, para traçar metas, já temos conversado no dia a dia com alguns professores, porque é muito importante para nossa cidade estar vivenciando momentos importantes como esse. Nos próximos dias estaremos detalhando tudo sobre esse evento, e temos certeza de que faremos os melhores JEIs de nossa história", finaliza Luiz Gonzaga.

Suzano consolida parceria com programas sociais para abastecer refeitório da fábrica com produtos orgânicos

 


Seguindo com o compromisso de fortalecer as atividades agrícolas e impulsionar o desenvolvimento das comunidades rurais da região, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está abastecendo o seu refeitório da fábrica de Imperatriz com alimentos que são frutos da parceria da companhia com os programas sociais: Extrativismo Sustentável e Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT).  

Semanalmente representantes das associações com acompanhamento técnico do time de Desenvolvimento Social entregam para a equipe do refeitório 150kg de produtos entre hortaliças, legumes e polpas de frutas. A parceria com a Suzano beneficia diretamente 27 famílias das associações pertencentes a Estrada do Arroz: Associação de Agricultores do Povoado de São Félix, Associação de Moradores e Pequenos Produtores do Povoado Olho D’agua dos Martins, Associação das Quebradeiras e dos Quebradores de Coco Babaçu do Povoado São Félix e Associação das Quebradeiras de Coco Babaçu Barroquinas – Coquelândia. 

A iniciativa está alinhada à meta de sustentabilidade da Suzano de reduzir a desigualdade de renda, garantir a segurança alimentar e ajudar a tirar as pessoas da pobreza. 

 

Programa Extrativismo Sustentável 

O Programa Extrativismo Sustentável atua nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, junto às comunidades Olho D’água, Coquelândia, São Félix, Petrolina, RESEX Ciriaco, Resex Mata Grande, Resex Extremo Norte, KM1700 e Vila Nova dos Martírios, oferecendo capacitação e infraestrutura, além de auxiliar as organizações locais na gestão, produção e comercialização de diversos tipos de produtos alimentícios e artesanatos. 

A iniciativa, que atualmente beneficia 1.134 pessoas diretamente, chegou a movimentar, só em 2021, mais de R$4 milhões nos três estados. Os resultados animadores são frutos do trabalho de ampliação que a companhia tem feito na participação do programa em atividades nos municípios: neste último ano, o programa esteve mais próximo do púbico em ações como a Feira Cidadã e a Feagro, onde foi possível realizar a exposição e a comercialização de produtos de forma mais acessível.  

Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial 

O Programa de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT) busca aperfeiçoar o trabalho no campo, oferecendo assistência técnica necessária para capacitar agricultores, com foco na produção e comercialização, incentivando assim, a geração de trabalho e renda em 25 comunidades nos três estados de atuação da companhia (MA, PA e TO).  

O excelente trabalho realizado pelas comunidades atendidas pelo PDRT se reflete nos números expressivos que a inciativa trouxe no último ano: o programa gerou mais de R$3 milhões em renda direta para os participantes somente em 2021, configurando um aumento expressivo em comparação a 2020. Esses resultados contribuem para transformar a vida de 1.973 pessoas que hoje são beneficiadas diretamente pelas ações do programa.

19 de abr. de 2022

Sinfra notifica Caema sobre erosão na rede de esgoto na Avenida XV de Novembro

 A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) notificou, novamente, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) sobre a erosão próximo do poço de visita (PV) da rede de esgoto que passa pela Avenida XV de Novembro, cruzamento com a rua Barão do Rio Branco, no Centro.

De acordo com o engenheiro civil, Carlos Elpídio, coordenador do departamento de fiscalização de contratos da Sinfra, problema foi constato nas vistorias técnicas realizadas nos dias 28 e 31 de março. Na ocasião, a equipe verificou a destruição da camada de pavimentação em bloquetes em todo o trecho de abrangência da rede de esgoto da rua XV de Novembro.

Além disso, a situação dificulta o tráfego de veículos e viaturas de serviços (segurança e saúde) nesta área da rua XV de Novembro, bem como aumenta o risco de acidentes de trânsito devido às erosões e ao estreitamento da faixa da via.

“Com a intenção de proporcionar qualidade e segurança para toda a comunidade que faz uso destas vias, solicitamos à concessionária de serviços públicos os devidos reparos de correção e manutenção da rede de esgoto e pavimento desse trecho da rua XV de novembro, no Centro”, reitera o secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez.

Ele observa que “é necessário que a Caema agilize os trabalhos de manutenção dos trechos danificados da rede de esgoto, principalmente em vias de grande fluxo de veículos com objetivo de evitar sinistros e conservar a malha asfáltica da cidade de Imperatriz”.

Lojas Potiguar abertas no Dia de Tiradentes

 


As lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão abertas das 8h às 18h nessa quinta-feira (21), Feriado do Dia de Tiradentes. Apenas o CD / Centro de Distribuição estará fechado. 

Quem quiser aproveitar o feriado para ir até uma loja Potiguar, poderá conferir as diversas ofertas e o amplo mix de produtos para construção, decoração e utensílios para o lar em geral; além de descontos especiais em mais de 200 produtos do Festival de Banheiro e Cozinha Potiguar. Fica a dica! 

Todas as lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão abertas das 8h às 18h nessa quinta-feira, no Feriado do Dia de Tiradentes (21). 


Academia Maranhense de Letras inicia Projeto Cinema em Debate com exibição inédita de “Maktub”

 


A Academia Maranhense de Letras (AML) iniciou, na última sexta-feira (8), o Projeto Cinema em Debate com a exibição inédita, no Maranhão, do curta-metragem “Maktub”, dirigido por Joaquim Haickel e Coi Beluzzo, baseado nos contos do escritor e jurista Ney Bello Filho. O projeto tem por objetivo promover debates mensais sobre as mais diversas produções audiovisuais regionais e nacionais, com foco na literatura.

O evento iniciou com a exibição de “Maktub”, que é a adaptação dos três contos “O retrato e a certidão”, “O camundongo nº 6” e “Diversos de mim mesmo” do escritor Ney Bello Filho. Na sequência foi realizado um debate sobre os aspectos literários do curta, conduzido por Joaquim Haickel e Ney Bello Filho. Nesse momento, foram feitos comentários e perguntas sobre a produção e as questões que permeiam as adaptações literárias para o cinema.

Na oportunidade, Haickel destacou a honra de iniciar o Projeto Cinema em Debate com “Maktub”. “O projeto da Academia é extraordinário por promover discussões literárias sobre produções audiovisuais. E começar com ‘Maktub’ é uma grande honra, principalmente, por ser uma produção de um acadêmico baseado nos contos de outro acadêmico”, frisou.

O escritor e jurista Ney Bello Filho elogiou a ideia do cineasta Joaquim ao dirigir o seu olhar aos contos de sua autoria, dando vida ao que escreveu. “Foi um prazer ter meus contos adaptados em um curta-metragem”, disse.

A vice-presidente da AML, Laura Amélia Damous, explica que a exibição inicia um grande projeto com propósito de levar a comunidade maranhense em geral para dentro do espaço da Academia. “Estamos abrindo cada vez mais as portas da Academia Maranhense de Letras. O primeiro encontro do Projeto Cinema em Debate concretiza esse nosso anseio de estimular todos que têm interesse em nos visitar e participar das nossas produções e discussões”, finalizou.

O Projeto Cinema em Debate será realizado mensalmente pela Academia Maranhense de Letras, que já está em produção para próxima exibição, no mês de maio.

Apoiado pela Suzano, Programa Colmeias dobra produção e número de beneficiados pela iniciativa em 2021

 


As atividades apícolas desenvolvidas pelo Programa Colmeias têm desempenhado um papel fundamental na vida de muitas comunidades. E a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos, desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem trabalhado cada vez mais em prol do programa, que visa principalmente incentivar o fortalecimento da apicultura nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.   

Atuando no âmbito da assistência técnica e tecnológica, o Colmeias oferece capacitação aos apicultores beneficiados, e, ao lado de profissionais especializados, são desenvolvidas atividades para aperfeiçoar a prática da apicultura, desde a atuação direta no campo até a comercialização dos produtos. Em 2021, o programa trabalhou diversas ações para garantir o avanço da cadeia apícola nas regiões onde atua, como o curso de introdução à apicultura, oferecido para produtores do assentamento Califórnia (MA), a capacitação dos apicultores de Angico (TO) para acesso ao pasto apícola das áreas da Suzano e a participação de 30  apicultores dos municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis (PA), na AGROPEC 2021, onde puderam se reunir em um espaço exclusivo para a atividade apícola, palestras e rodadas de negócios. Além disso, o Programa Colmeias participou da Feagro, onde foram apresentados os produtos numa oportunidade de ampliar o mercado de comercialização.  

Com a boa adesão das associações e comunidades às ações desenvolvidas, vieram também os bons resultados: o programa expandiu sua equipe técnica, recebeu novos produtores(as), e, ano passado, aumentou a quantidade de mel produzidos de 9kg para 18kg/caixa, reforçando a importância dos investimentos realizados pela iniciativa para toda a região. 

Com a expansão do programa no último ano, o efeito na geração de renda não poderia ser diferente: o Colmeias quadruplicou o faturamento em relação ao ano anterior, movimentando, em 2021, mais de R$1 milhão de reais com ações diretamente ligadas às atividades desenvolvidas,  beneficiando cerca de 345 pessoas em 2021, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

“Essa iniciativa reforça uma das prioridades da Suzano, que é de fortalecer a autonomia, gerando renda e desenvolvimento sustentável para as comunidades vizinhas de suas áreas de atuação. Hoje são mais de 115 famílias impactadas de forma positiva por meio do Colmeias.  Por isso, seguimos nessa parceria com as associações, com o objetivo de ver o programa se estabelecer mais regionalmente, evidenciando o potencial da cadeia produtiva de mel e impactando positivamente cada vez mais pessoas.” Finaliza André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Imperatriz. 

Equatorial Maranhão informa sobre funcionamento durante o feriado de Tiradentes


 

Por conta do feriado do dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, a Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento presencial, credenciados e postos E+ Reciclagem não funcionarão, em todo o Maranhão. A Distribuidora orienta que os clientes antecipem sua reciclagem ou ida aos pontos de atendimento, caso desejem resolver algo presencialmente, ou aguardem o retorno das atividades na sexta-feira (22). 

A Equatorial Maranhão reforça o uso dos canais digitais de atendimento, que funcionam 24 horas, inclusive nos feridos e fim de semana. Os clientes que precisarem informar falta de energia, emitir código para pagamento, segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação ou realizar cadastro de tarifa social baixa renda poderão fazê-lo pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, a Assistente Virtual da Equatorial Maranhão.  Outros serviços poderão ser acionados pelo aplicativo da Equatorial Maranhão ou no site www.equatorialenergia.com.br.  Se preferir ligar, a Central 116 também atende 24 horas, com ligação gratuita. 

Diocese de Imperatriz lança programação para Corpus Christi 2022



Aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), no Espaço Juventudes, o lançamento oficial da programação da Solenidade de Corpus Christi 2022, que acontecerá dia 16 de junho. Estiveram presentes, a equipe central de organização da festa, coordenada por Dom Vilsom Basso, e profissionais da imprensa de Imperatriz.

O tema desta edição é inspirado nos tempos duros desta pandemia: “Jesus, Vida e Esperança!”. Devido os cuidados sanitários em relação a pandemia, e a não conclusão da reforma do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, o formato deste ano acontecerá a nível paroquial, com procissões ocorrendo nas 33 paróquias da diocese, composta por 13 municípios, considerando também ações e atividades antes do evento.

A partir de quinta-feira (21), o kit estará disponível nas paróquias. A cada ano da edição, é escolhida uma cor inclusa no material. Para 2022, foi escolhida a cor roxa, e o material do kit é composto pela blusa, bolsa sacola, porta vela, que relembra os 170 anos da padroeira, Santa Tereza D’Ávila e os 35 anos da diocese, tal como a vela, porta balão e o balão.

Solenidade de Corpus Christi

A fonte e centralidade de toda a vida cristã está presente na Eucaristia. A Solenidade de Corpus Christi é celebrada 60 dias após a Páscoa, de acordo com o calendário litúrgico. É a grande festa que comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, que em procissão nas ruas, os fiéis manifestam a sua fé, devoção e piedade, agradecendo e louvando a Deus, pela presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz em pleno funcionamento



Inaugurada recentemente e com gestão do Grupo Mercúrio/HSE – HSLZ, a Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz já está funcionando com força total, ajudando a descentralizar o atendimento de consultas e exames, exclusivamente voltados para servidores estaduais contribuintes do FUNBEN. 

A nova e moderna unidade funciona no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas realizadas pelo Laboratório Lacmar, que conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do país. E também, consultas nas seguintes especialidades: Clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, nutrição e neurologia. 

A Policlínica do Servidor funciona de segunda à sexta, sempre das 7h às 17h no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, n. 3650. 


Alerta Laranja: Imperatriz tem risco de chuvas intensas



Imperatriz está novamente sob alerta laranja e a previsão é que fortes chuvas atinjam a região nesta terça (19) e quarta-feira (20), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

15 de abr. de 2022

Loja Potiguar fechada nessa sexta-feira santa

 A loja Potiguar Imperatriz, assim como o Centro de Distribuição (CD), estará fechada nessa sexta-feira santa (15). No sábado (16) vai funcionar das 8h às 18h e no domingo (17) estará fechada. 

Quem quiser aproveitar as diversas ofertas e o amplo mix de produtos para construção, decoração e utensílios para o lar em geral, deve se programar. A Potiguar Imperatriz fica no bairro do Coco Grande, BR-010, Km 252. 

11 de abr. de 2022

Boas práticas no volante podem ser convertidas em economia

 


Foram nada menos que treze aumentos de gasolina no último ano no país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o preço médio do combustível subiu 27% e o do diesel, 42%. Com a gasolina mais cara, vem também o aperto do orçamento familiar, especialmente para quem depende de carro ou moto para as atividades do dia a dia. Por isso, surge o questionamento: é possível diminuir o consumo sem necessariamente deixar o veículo em casa?

O engenheiro mecânico e coordenador do Núcleo de Engenharia da Facimp Wyden, Thiago Santos, explica que algumas práticas podem influenciar no consumo de combustível gerando uma economia ao volante. “No que se refere à redução do consumo de combustível, é importante o motorista manter uma aceleração constante sempre que possível, evitando as passagens de marchas de forma rápida”.

Alguns ajustes no veículo também influenciam positivamente. Thiago alerta que é importante observar a calibração correta dos pneus, pois o esforço que o motor faz para romper a inércia e começar a movimentar o veículo depende também desse cuidado. “Com a calibração correta, além de oferecer conforto ao motorista, aumentar a vida útil do pneu e conservar os amortecedores, é possível economizar combustível”, completa.

O engenheiro mecânico ainda lembra sobre a necessidade do monitoramento e bom funcionamento do filtro de gasolina, além de manter a limpeza do corpo de borboleta, que pode ficar sujo devido a poeira externa. 

E falando em abastecimento, Thiago ainda cita um problema antigo no país, que prejudica milhares de motoristas. “Infelizmente sabemos que existe gasolina adulterada em vários postos. Vale sempre abastecer em locais de confiança, para o barato não sair caro. A gasolina adulterada inclui uma composição de água e um percentual maior de álcool. Caso o condutor, ao acionar o pedal, sentir o motor vibrar de forma diferente, sem desenvolver corretamente na aceleração, é importante procurar um mecânico de confiança para realizar as correções”, finaliza Thiago.

Governo dialoga com empresas sobre canalização de gás natural no Maranhão

 


O governador Carlos Brandão esteve reunido nesta quinta-feira (7) com o secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, e diretores da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Fabio Amorim e Paulo Guardado. O encontro girou sobre a recém sancionada Lei 11.662/2022, que trata da canalização do gás natural no Maranhão.

Na prática, a Lei reduz para 100.000 m³/dia (cem mil metros cúbicos por dia) o volume de gás natural para definir quem é “consumidor livre”. Ou seja, aqueles que se enquadram nessa quantidade de consumo e possuem autorização do Estado para tal, podem comprar o produto diretamente das empresas, chamadas “agentes vendedores”.

“Essa Lei foi sancionada pelo governador Flávio Dino no seu último dia de mandato. A Vale é um exemplo de empresa que comprará gás natural para substituir o óleo diesel utilizado na sua Usina de Pelotização. Neste mesmo sentido, a Eneva vai disponibilizar uma certa quantidade de gás natural veicular, o GNV, para a Gasmar distribuir entre os postos de combustível. Quando o contrato for assinado, vamos fazer uma chamada pública para os postos se credenciarem”, explicou o secretário.

Os contratos de distribuição de gás, tanto para a Vale utilizar no seu pátio, quanto para a Gasmar distribuir GNV nos postos, devem ser assinados até o final maio, afirmou Madeira. Ele prevê ainda que todos os tramites, incluindo a chamada pública, devem estar resolvidos até o final de 2022.

“A reunião com o governador Brandão serviu para analisarmos as perspectivas de investimento que serão feitas no estado, dando os primeiros passos ainda este ano. Nos próximos anos teremos investimento de alguns bilhões de reais, com gasodutos, termoelétricas, a ampliação da distribuição de GNV nos postos. A perspectiva de contribuição com a economia do estado é enorme”, comentou.

Segundo o governador, a expectativa de garantir ao consumidor uma alternativa econômica de abastecimento dos veículos é uma das prioridades. “Essa alternativa é perfeitamente
viável para a economia no consumo de combustível. Estamos trabalhando para que o maranhense abasteça o seu veículo com mais economia”, completou.

Cuidados com energia no período chuvoso

 


Ao longo dos primeiros meses do ano, é comum que no Maranhão ocorram fortes chuvas e ventanias, colocando a população em alerta para os possíveis perigos causados pelas mudanças climáticas. Em todo o estado, as chuvas, inundações e alagamentos afetaram muitas pessoas, deixando centenas de famílias desabrigadas e vários municípios adotaram decretos de calamidade pública devido ao intenso período chuvoso. Em decorrência disso, há também maiores riscos de acidentes causados por choques elétricos, já que água e eletricidade não combinam.  

Sendo assim, o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Jeová Xavier, faz um alerta para a necessidade de redobrar os cuidados dentro e fora de casa. “As chuvas no estado esse ano estão sendo muito intensas e tem causado inúmeros impactos desastrosos, como desabamento de casas e até fatalidades. Quando se trata de energia, os riscos são grandes, mas podem ser reduzidos adotando medidas simples de segurança. Os cuidados devem ser tomados desde as instalações elétricas corretas dentro de casa, no manuseio de eletrodomésticos e também na direção de veículos quando a pista estiver molhada. Alguns acidentes podem acontecer por conta do desconhecimento acerca dos perigos do contato de água com energia, é preciso se manter atento. ”, pontuou Jeová.  

Além disso, o especialista traz outras dicas de segurança que devem ser aplicadas nesse período e podem diminuir a incidência de acidentes. Confira: 

·             Em caso de chuvas com raios e trovões, imediatamente retire das tomadas os equipamentos como televisão, aparelho de som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Lembre-se, ao desligar esses aparelhos, use um calçado que possua o solado isolante (de borracha); 

·             Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água; 

·             Observe se há goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia; 

·             Não frequente locais como praias e campos de futebol caso existam previsões de chuvas;  

·             Se estiver na rua durante a chuva, fique longe de locais descampados, árvores e fiação elétrica. Busque se abrigar dentro de casa ou em um carro; 

·             Já ao volante, os motoristas precisam ficar atentos e dirigir com cautela, pois essa é a melhor solução para prevenção de acidentes com postes de energia. Durante as chuvas, ligue os faróis, não corra e tenha bastante cuidado principalmente em estradas, pratique sempre a direção defensiva. Acidentes com postes além de causar graves danos a vida e aos veículos envolvidos, causam sérios transtornos nas áreas atingidas, como falta de energia;  

·             Se observar algum cabo ao solo, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116, e para o Corpo de Bombeiros no 192. 

  

Nesse sentido, além dos cuidados diários, a Equatorial Maranhão tem intensificado suas atividades de manutenções, mesmo nos lugares de difícil acesso já atingidos pela água, a fim de garantir segurança, bem-estar e o fornecimento de energia com qualidade para todos os clientes. Além de atender inúmeras ocorrências emergenciais, com o objetivo de diminuir os riscos e a incidência de acidentes, estão sendo realizadas ações preventivas de manutenção, como podas da vegetação nas áreas de risco, obras de melhorias em postes e instalações de espaçadores nas fiações.  

Nos últimos meses, foram feitas diversas ações de melhoria em todo o estado. Em algumas obras, principalmente no interior maranhense, as ações aconteceram em parceria com o Corpo de Bombeiros para possibilitar o acesso as áreas remotas. O Maranhão é um estado com grande volume hidrográfico, o que aumenta as chances de alagamentos, por isso a atuação da companhia elétrica, principalmente em áreas próximas a rios, muitas vezes precisa ser feita de forma árdua e com auxílio de canoas e máquinas pesadas. Assim, todos os dias a Equatorial realiza o mapeamento de possíveis pontos de melhorias e ouve atentamente todas as demandas operacionais em seus canais de atendimento.  

Logo, durante o período chuvoso, também é essencial se manter vigilante aos possíveis danos nas redes elétricas. Caso veja uma situação atípica na rede elétrica que ofereça risco à população, informe a Equatorial Energia por meio do 116 ou pela Clara no WhatsApp (98) 2055 0116, detalhando o local com ponto de referência para facilitar a localização. Já em casos de acidentes com energia, acione também o Corpo de Bombeiros, pelo 193; chame uma ambulância, pelo 192. Dessa forma, seguindo as dicas e mantendo-se atento aos sinais de perigo, você preserva sua vida e de outras pessoas.