11 de abr. de 2022

Boas práticas no volante podem ser convertidas em economia

 


Foram nada menos que treze aumentos de gasolina no último ano no país. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o preço médio do combustível subiu 27% e o do diesel, 42%. Com a gasolina mais cara, vem também o aperto do orçamento familiar, especialmente para quem depende de carro ou moto para as atividades do dia a dia. Por isso, surge o questionamento: é possível diminuir o consumo sem necessariamente deixar o veículo em casa?

O engenheiro mecânico e coordenador do Núcleo de Engenharia da Facimp Wyden, Thiago Santos, explica que algumas práticas podem influenciar no consumo de combustível gerando uma economia ao volante. “No que se refere à redução do consumo de combustível, é importante o motorista manter uma aceleração constante sempre que possível, evitando as passagens de marchas de forma rápida”.

Alguns ajustes no veículo também influenciam positivamente. Thiago alerta que é importante observar a calibração correta dos pneus, pois o esforço que o motor faz para romper a inércia e começar a movimentar o veículo depende também desse cuidado. “Com a calibração correta, além de oferecer conforto ao motorista, aumentar a vida útil do pneu e conservar os amortecedores, é possível economizar combustível”, completa.

O engenheiro mecânico ainda lembra sobre a necessidade do monitoramento e bom funcionamento do filtro de gasolina, além de manter a limpeza do corpo de borboleta, que pode ficar sujo devido a poeira externa. 

E falando em abastecimento, Thiago ainda cita um problema antigo no país, que prejudica milhares de motoristas. “Infelizmente sabemos que existe gasolina adulterada em vários postos. Vale sempre abastecer em locais de confiança, para o barato não sair caro. A gasolina adulterada inclui uma composição de água e um percentual maior de álcool. Caso o condutor, ao acionar o pedal, sentir o motor vibrar de forma diferente, sem desenvolver corretamente na aceleração, é importante procurar um mecânico de confiança para realizar as correções”, finaliza Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário