29 de mai. de 2022

Município inicia as atividades da primeira creche de tempo integral

 Atuando fortemente no cuidado com a primeira infância nos últimos anos, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inovou mais uma vez e deu início às atividades letivas da primeira Escola de Educação Infantil exclusiva de tempo integral.

A Escola de Educação Infantil Sumaré, localizada no bairro que leva o mesmo nome, atende desde o berçário a pré-escola. Com quatro salas de aula, brinquedoteca, espaço de vivência, banheiros adaptados para a faixa etária, parquinho e refeitório coberto, a instituição atende mais de 100 crianças, e ainda há oferta de vagas.

O objetivo da gestão municipal com essa medida é atender as necedades das famílias da região, como os bairros Ouro Verde, Sebastião Régis, Santa Inês, até o Santa Rita. “Sabemos da grande demanda a procura de vagas para a Educação Infantil nessa localidade, sobretudo para as turmas de tempo integral. Nada mais propício que garantir esse benefício e conforto as mães de família que precisam trabalhar, e que não possuem uma rede de apoio. Estamos aqui para fazer essa diferença”, observou o secretário da pasta, José Antônio Pereira.

Após reforma da estrutura predial, que antes atendia alunos do Ensino Fundamental, a escola agora passa a ter todo seu quadro de profissionais do magistério especializados para o público infantil.

O horário de funcionamento da instituição é de 7h15 às 17h15. Nesse início, a escola passa pela adaptação tanto dos alunos, quanto dos pais, principalmente em relação ao tempo na escola. A Semed oferta material didático para esse segmento, bem como a alimentação necessária, de quatro refeições ao dia, com cardápio especifico preparado pelo setor de nutrição. 

Festival do porcelanato Potiguar com até 50% de desconto

 


A campanha é sempre esperada pelos clientes, e esse ano conta com mais de 100 produtos com até 50% de descontos. E com ofertas válidas também no Site Potiguar, Televendas e Whatsapp. Eis uma oportunidade para quem está construindo ou pensando em reformar os ambientes de casa ou da empresa, aliando economia na compra do revestimento que veio para ficar. 

Considerado o “queridinho” dos arquitetos, o porcelanato reúne diversas vantagens que vão da praticidade de limpeza à sofisticação. É um tipo de revestimento que impressiona pela alta tecnologia de impressão HD e diversidade de formatos e tamanhos. 

Muito além do piso, os porcelanatos são usados também em paredes, bancadas, mesas, e em detalhes decorativos como por exemplo, painéis para TV´s ou em projetos de sinalização interna de escritórios. E por sua ampla variedade de tipos, é importante conhecer as características de cada tipo do revestimento, para fazer as melhores escolhas para cada ambiente. 

A equipe de arquitetos(as) do Grupo Potiguar listou algumas características sobre os diferentes tipos de porcelanatos. E lembra que cada projeto será melhor executado com a devida orientação de um profissional de arquitetura. 

Entre os diferentes tipos há o Porcelanato Acetinado, que tem uma superfície com leve brilho, ideal para quem busca um material com efeito mais discreto. Ele é indicado para acabamento em chão ou paredes, em áreas internas ou externas cobertas, secas ou molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas gourmet. Já o do tipo Polido tem um brilho intenso, sendo indicado para quem deseja um efeito de mais sofisticação. Também possui uma superfície lisa e fácil de limpar. É recomendado para ambientes internos e secos, no chão ou parede, muito indicado para ambientes como salas de estar e jantar. 

  

Há também o Porcelanato Esmaltado, que é considerado o mais versátil dos de todos. Possui várias opções de cores e desenhos, podendo representar mármore, madeira, cimento queimado e pedras naturais. É utilizado tanto no chão, quanto na parede, de áreas externas ou internas, secas ou molhadas. E o Porcelanato Técnico, também conhecido como “massa toda”, é caracterizado pela baixa absorção de água, tornando-o bastante resistente e durável. Excelente para locais com alto tráfego de pessoas, como centros comerciais. 

  

Quanto ao acabamento de borda, existem dois tipos: o Porcelanato Retificado, com bordas retas e regulares, ideal para criar um efeito de painel por conta do espaçamento entre as peças; e o Porcelanato Bold, que possui bordas levemente arredondadas, e ótimo para destacar mais as peças. 

Montes Altos recebe nova linha de distribuição de energia elétrica


 

Com o compromisso de oferecer qualidade no fornecimento de energia elétrica à população, a Equatorial Maranhão tem investido fortemente em obras que possibilitam a modernização e expansão do sistema elétrico em todo o estado. Além de investir em ações de manutenção, a distribuidora tem construído novas linhas de distribuição, a exemplo de Montes de Altos. O município recebeu uma nova rede de energia elétrica que garante melhorias no sistema elétrico que atende a região. 

A inauguração da nova obra aconteceu nessa quarta-feira (25) na cidade de Montes Altos. A solenidade foi realizada na Praça de Eventos Abrão Lima de Carvalho, conhecida como Praça do Açude, às 10h. Na ocasião, estiveram presentes o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Tulio, representantes da distribuidora, o prefeito da cidade, Domingos França, autoridades locais e os consumidores beneficiados pela iniciativa. Durante o evento também foi realizado troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED.  

O município era atendido somente pela subestação de energia de Sítio Novo, e agora, com a construção do novo alimentador, passará a ter duas fontes. O investimento, de quase 4 milhões de reais, veio para fortalecer e dar suporte na rede de distribuição, além de oferecer também maior disponibilidade no nível de tensão. Além disso, esse novo circuito possibilitará o fomento da economia local, com a oportunidade de atrair mais empresas para a região. 

A nova linha de distribuição, que é fornecida pela subestação de Governador Edison Lobão, possui 33 km de extensão e beneficiará, além da zona urbana, uma parcela das zonas rurais.   

 Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Tulio, esse empenho contribuirá para o desenvolvimento da região, proporcionando mais crescimento e levando melhoria na qualidade de vida de muitas famílias. “Esse foi o maior investimento em um município realizado pela Equatorial Maranhão no ano de 2021, e com a conclusão este ano, estará oferecendo energia com confiabilidade por mais 30 anos, garantindo o crescimento regional. Então, estamos muito felizes por entregar esta nova linha de distribuição oferecendo confiabilidade e conforto para a população” destacou.  

O Superintendente de Operações do Sul do Maranhão, Felipe Vianelli, reforça a importância desse investimento. “A ação trará benefícios direto na qualidade do fornecimento para mais de 10 mil pessoas aqui da região. Essa nova obra traz a possibilidade de reduzir eventuais problemas e faltas de energia. Por exemplo, se porventura, tivermos algum problema na rede, teremos o suporte de outra para suprir as demandas. O restabelecimento é feito de forma automática, em que a energia que vem do alimentador novo passa a voltar para o alimentador antigo, de forma automática, sem necessidade de presença do ser humano. Além disso, investimos também em equipamentos que oferece maior estabilidade no fornecimento da energia”, comenta Felipe Vianelli.  




Para Domingos França, prefeito de Montes Altos, a nova rede de energia trará crescimento para o município. “Hoje é um dia muito importante. Uma busca que fizemos junto à Equatorial e que fomos atendidos, por isso é um momento de alegria saber que hoje nós temos uma energia de qualidade. Esse novo feito vai trazer mais renda e mais emprego. É um momento de gratidão à Equatorial e a toda equipe que buscou junto com a gente esse momento tão importante” expressa.  

Corpus Christi continuará a ser feriado em Imperatriz

 


Por determinação do Tribunal de Justiça, o Corpus Christi deixou de ser feriado no Maranhão. A data, no entanto, segue como feriado municipal, segundo a Prefeitura, já que cada município tem a liberdade de determinar o seu próprio calendário de celebrações.

"Essa lei foi questionada a nível estadual. O município de Imperatriz tem autonomia para determinar seus feriados. Então toda a comunidade católica: O Corpus Christi vai ser mantido", informou o Prefeito Assis Ramos.

Assim, a tradicional festa católica, que acontece anualmente no Frei Epifânio, não sofrerá alterações, e acontece como previsto, no dia 16 de junho, segundo a Diocese de Imperatriz. A edição de 2022 marca a volta da celebração religiosa no estádio, após dois anos de pandemia.

A lei que institui a Solenidade de Corpus Christi foi uma iniciativa que partiu justamente de Imperatriz, onde a data conta com a tradicional celebração. O projeto partiu do bispo, dom Vilson Basso, e teve autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB). O texto foi aprovado, por unanimidade, em junho de 2021, sendo revogada este ano pela Justiça.

O que é o Corpos Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa.

25 de mai. de 2022

Seejuv inicia as entregas do Cartão Transporte Universitário

 


O primeiro dia das entregas do Cartão Transporte Universitário teve início na terça-feira (24) e vai beneficiar 1.071 estudantes universitários de rede pública e privada, além dos estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com o auxílio de uma parcela única, no valor de R$ 800,00. 

A distribuição dos cartões já aconteceu nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Colinas, São Mateus, Rosário, Cururupu, Balsas, Brejo, Pedreiras, Caxias e Pinheiro e continuarão a ser entregues. Nesta quarta-feira (25) será nos municípios de Imperatriz, Codó, Chapadinha, Bacabal, Coroatá, Açailândia e em Santa Inês.

O Cartão Transporte Universitário é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv). É uma das ações da Secretaria que vem contribuindo para criação, fortalecimento, integração de mecanismos que estão garantido respostas aos anseios da juventude, através de programas e projetos. 

Os estudantes usuários destacam os benefícios da iniciativa. “O Programa Cartão Transporte Universitário vem como uma política afirmativa em relação aos gastos que nós, enquanto alunos de universidades, tanto particulares, como pública, temos como custeio’’, afirma Adriano Silva, estudante de Geografia, da Universidade Estadual do Maranhão (UFMA). 

“É a primeira vez que eu fui contemplado; estou muito feliz, pois, para a gente, que não tem emprego ou uma condição melhor, o cartão ajuda muito a dar continuidade no curso’’, conta Ednardo Costa, estudante de Letras, na UFMA. 

A gestora de Juventude do município de Alto Alegre do Maranhão, Diulia Evanny, afirmou que, no município, tem vários estudantes que precisam estudar em outras cidades. “E esse benefício, do cartão transporte, vem para ajudá-los em sua carreira acadêmica e garantir que não desistam do seu curso’’, afirmou.  

O gestor de Juventude de São Mateus, Francisco Barata, relata que, no município, há casos de jovens que trancaram a faculdade, pois não tinham condições de se deslocarem até Bacabal. “O cartão não vai só ajudar os estudantes a realizarem um sonho, mas um projeto de vida’’. 

"O Cartão Transporte Universitário é um programa do Governo do Estado que garante aos jovens maranhenses o acesso à universidade, o que fortalece o impacto que a educação tem sobre suas vidas, e o governador Governo do Carlos Brandão tem incentivado ainda mais esse programa”, relatou a secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira. 

Tatiana Pereira anunciou que será lançado um novo edital, com mais de 2000 vagas, possibilitando que outros jovens universitários maranhenses possam ter acesso ao transporte. 

“A ação está garantindo, de fato, com que a política pública chegue até essa juventude e essas agendas que a gente está desenvolvendo são fundamentais para a gente chegar até a juventude, conhecê-los e apontar o caminho, inclusive fortalecer o papel do Governo do Estado no conjunto de ações para os jovens do Maranhão", ressaltou a secretária.

Dia do Orgulho Geek: da diversão a escolha profissional

 


 

Nesta quarta-feira, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Geek, uma data marcante para uma comunidade, que, entre os quadrinhos, animes, séries e filmes, também são amantes da tecnologia e eletrônica, afinal, através dos games, os conceitos de softwares tão complicados para maioria das pessoas, é o “segundo lar” para quem entende sobre o assunto e curte jogar no pc ou nos consoles. O que é diversão acaba virando aprendizado e detalhes como memória, processamento, renderização*, entre outros, podem ser até manipulados e modificados sem dificuldades, tamanho o conhecimento dos usuários.

A ponte entre o entretenimento e carreira

O que é puro entretenimento na infância e pré-adolescência, pode virar algo determinante para a escolha da graduação e da futura carreira profissional - um elo possibilitado pela tecnologia que é bastante comum para a comunidade geek.

Paulo Henrique, professor do Núcleo de Negócios da Facimp Wyden, é um exemplo disso. Apaixonado por games, principalmente do gênero Rpg* e os retrôs, hoje, também, faz lives na twitch e no youtube (gameplaycomph) jogando seus títulos favoritos. Ele conta mais sobre essa ponte que os jogos permitem na curva de aprendizado da área. “Assim como qualquer aplicativo que usamos hoje em dia, que necessita ser instalado, configurado e talvez adaptado, os jogos eletrônicos também precisam disso, sendo que depois vem o prêmio, que é se divertir após esse processo. Os games são portas para entender bem mais os computadores e seus periféricos”.

Paulo Henrique ainda comenta que, hoje, mais do que nunca, a tecnologia é centro de apoio para pessoas, empresas e universidades, assim como a internet. Grande parte dos profissionais da área fazem do seu dia a dia de trabalho uma paixão, pois durante a vida toda estudaram e se vincularam no ramo, fazendo dela uma vivência, no lugar de algo entediante.

“Além do aprendizado no manuseio, temos o processo de raciocínio lógico que os games trazem que é fundamental para a academia. Por exemplo, temos dentro das faculdades algumas metodologias de computação lógica e algorítma. Tal raciocínio é bem mais fácil para aqueles que já atuam em games durante a adolescência ou juventude gerando assim mais eficiência nas disciplinas do ensino superior”, completa o docente.

Quem tem essas skills* na área tem grande chance de embarcar numa carreira profissional de sucesso, pois segundo uma projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), 795 mil novas vagas podem ser looteadas* na área de tecnologia e devem ser criadas até 2025. Além do mais, a estimativa é de que teremos um ban* de 532 mil dessas vagas, mais um indicativo importante para quem tem o diferencial e aptidão nesse campo de desenvolvimento tecnológico.

Juliano de Sousa é acadêmico do curso de Sistemas de Informação na faculdade Facimp Wyden, e tem como seu jogo preferido o battle royale*, PUBG. Ele conta que o contato com jogos digitais, consoles ou RPGs de mesa, durante a infância e adolescência, incentivaram diversas modalidades levadas para uma vida acadêmica. Por meio da criatividade, raciocínio lógico, coordenação motora, são algumas das habilidades cognitivas que ele desenvolveu com os jogos.

“Nesse universo somos estimulados a fazer questionamentos como. De que forma isso funciona? O que há por trás dessas interfaces? Esses questionamentos ajudam o jovem a despertar o interesse pela área do conhecimento e a expandirem os horizontes resolutivos”, finaliza Juliano.

*Dicionário gamer

Renderizar – resultado gráfico final advindo de um processamento.

Rpg (role-playing game) – gênero de game onde o jogador assume o papel de um personagem que vai em busca de desenvolvimento e evolução nos desafios de uma jornada.

Skill- habilidades.

Loot – item ou recompensa.

Ban – pessoas expulsas do contexto.

Battle Royale – gênero de jogo que destaca as habilidades em sobrevivência.

Dia do Orgulho Geek

Comemorado anualmente, a data é uma homenagem ao primeiro filme da franquia Star Wars (episódio IV: Uma Nova Esperança), lançado em 25 de maio de 1977 nos Estados Unidos. O longa-metragem virou um grande marco na cultura nerd.

Ligação Provisória para o São João – Saiba como solicitar, garantindo segurança com a energia elétrica do seu arraial

 


O período de festividades juninas mais esperado já chegou! E a Equatorial alerta à população sobre um serviço bastante solicitado nessa temporada junina: as ligações provisórias de energia elétrica, que ajudam a deixar a festa com energia elétrica segura e regular.

 

Os arraiais oficiais já estão sendo montados e muitos bairros fazem suas próprias festanças, além das festas particulares no período. Nessas oportunidades, muitos vendedores pretendem comercializar produtos e necessitam de energia elétrica em seus pontos de venda.

 

Por isso, a Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.

 

O que é a ligação provisória - É o fornecimento de energia destinado ao atendimento de eventos temporários, tais como: festividades, circos, parques de diversões, exposições, obras ou similares, estando o atendimento condicionado à disponibilidade de energia elétrica.

 

Quem pode solicitar - O consumidor, Pessoa física ou jurídica, desde que não possua débitos junto a concessionária.

 

Onde solicitar e o que apresentar - A ligação provisória pode ser solicitada em qualquer uma das agências de atendimento da Equatorial devendo levar:

Pessoa Física: Carteira de Identidade (RG), CPF, endereço completo e a descrição da carga (equipamentos) que será utilizada no local. 

Pessoa Jurídica: CNPJ, Contrato Social, Documentos Pessoais do sócio (solicitante), endereço completo e a descrição da carga (equipamentos) que será utilizada no local.

 

Prazo -  A ligação deverá ser solicitada com no mínimo 5 dias de antecedência da data que deseja a ligação. No ato do pedido será gerado o seu boleto da ligação provisória que deverá ser pago em até 24h. O pedido somente será gerado após a arrecadação da fatura.

 

Dica de Segurança -  Jamais faça ligação de energia de forma clandestina por conta própria. Somente profissionais capacitados e habilitados pela Equatorial Maranhão podem intervir na rede. Intervenções por terceiros, além de ser crime, podem causar graves acidentes para quem realiza, e também para as pessoas ao redor. Este tipo de situação sobrecarrega a rede ocasionando faltas de energia e prejuízos a todos.

 

Em caso de acidentes, é necessário isolar o local para evitar aglomeração de curiosos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro (193) e para Central de atendimento da Equatorial Maranhão 116. Nunca toque ou se aproxime de Cabos e fios partidos ou no solo. Eletricidade não é brincadeira, é coisa séria! Para a diversão ficar completa a brincadeira é feita com segurança.


19 de mai. de 2022

Prefeitura divulga edital para ajudar grupos folclóricos

 


Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural do município (FCI), divulgou o edital de premiação cultural "Seu Luizão da Zabumba". A publicação tem como objetivo selecionar 15 grupos folclóricos, que serão premiados com o valor de  R$ 5.000. As inscrições iniciam na  quinta-feira (19) e vão até o dia 26 de maio. O edital possui verba global de R$ 75.000,00, proveniente do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC).

O Prêmio Seu Luizão da Zabumba é um dos mecanismos do Município destinados para fomento, produção e incentivo cultural para manutenção e fortalecimento das manifestações culturais que se enquadram na categoria de cultura popular. Podem concorrer ao edital grupos folclóricos, que sejam representados por pessoa física (maior de 18 anos) ou jurídica, seja com ou sem fins lucrativos. Os grupos devem se enquadrar nas categorias: Bumba Meu Boi, Quadrilhas Juninas e Grupos de Danças Folclóricas.

“O edital busca manter o desenvolvimento das atividades que fortaleçam a produção cultural e principalmente a nossa economia criativa. Além de que estamos sempre tentando amenizar as consequências decorrentes do longo período que esses grupos estiveram parados devido à pandemia do novo coronavírus”, comenta Paulinho Lobão, presidente da FCI, sobre a medida que faz parte do pacote de ações da Prefeitura de Imperatriz, para fomentar economicamente os grupos e coletivos folclóricos.

Entre os requisitos para participar da seleção, os grupos precisam comprovar que são pertencentes à cidade de Imperatriz, sendo vetado a participação de grupos oriundos de outros municípios. Também é preciso que os grupos tenham espetáculo montado pronto para apresentação cultural de duração entre 25 e 35 minutos. Os proponentes também precisam comprovar que já atuam na cidade há pelo menos 02 anos.

Outra obrigatoriedade para participação na seleção do edital de premiação cultural, é que o grupo proponente esteja cadastrado no Mapeamento Cultural no Município de Imperatriz, que pode ser realizado através do site oficial da Prefeitura, em https://cultura.prefeituradeimperatriz.com/cadastro-cultural.

Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui.

Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz ajuda a descentralizar a saúde

 


Inaugurada recentemente e com gestão do Grupo Mercúrio / HSE – HSLZ, a Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz está funcionando com força total, ajudando a descentralizar o atendimento de consultas e exames, exclusivamente voltada para servidores estaduais contribuintes do FUNBEN. Antes dessa unidade, era necessário se deslocar até São Luís em busca de consultas e exames.

 

Segundo o Diretor Geral Plínio Tuzzolo “seguimos um novo modelo recomendado pela SEGEP / Governo do MA de assistência de saúde descentralizada e mais humanizada, que visa oferecer mais comodidade, rapidez e excelência de serviços aos servidores estaduais da região tocantina” diz ele.  

 

Vale lembrar que a nova e moderna unidade funciona no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas realizadas pelo Laboratório Lacmar, que conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do país. E também, consultas em diversas especialidades.

 

A Policlínica do Servidor funciona de segunda a sexta, sempre das 7h às 17h no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, N. 3650.

 

 

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Plínio Tuzzolo, Diretor Geral da Policlínica do Servidor de Imperatriz com gestão HSLZ reforça a importância da ação do Governo do Maranhão através da SEGEP em descentralizar a assistência de saúde aos servidores usuários do FUNBEN.

Bariátrica em pacientes idosos reduz em 80% risco de problemas cardíacos

 



Gerilda Silveira Maçaneiro, 63 anos, sempre foi uma mulher ativa, mas o excesso de peso trazia problemas como pressão alta, colesterol e cansaço constante. Nos joelhos, a artrose agravada pelos quilos a mais já a tinha levado duas vezes ao centro cirúrgico para corrigir o problema. Como o marido já tinha passado pela cirurgia bariátrica e eliminado 50 quilos, a família achou que essa também pudesse ser uma alternativa para que ela tivesse mais qualidade de vida.

“Nunca fui de ficar parada, mas o excesso de peso me cansava com muita facilidade. Eu tinha 59 anos quando passei pelo procedimento. Tenho 1,63m de altura e baixei de 93kg para 58kg, é bastante coisa. Hoje, consigo brincar com meus netos e minha saúde está muito melhor, o que eu não conseguiria sem a bariátrica”, conta Gerilda.

Uma pesquisa realizada pelo Medicare - seguro de saúde norteamericano - apontou redução de 60% na mortalidade de idosos submetidos à cirurgia bariátrica. Para chegar a esse número, os pesquisadores analisaram 189.770 pessoas com comorbidades limitantes, durante quatro anos. Os participantes foram divididos igualmente em dois grupos, um com aqueles que passaram pela cirurgia e outro, de controle, com pacientes obesos que não haviam sido submetidos ao procedimento. Houve mais índices animadores: o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca diminuiu 79% e o de infarto, foi 80% menor. Analisadas também as internações em hospitais de curta permanência, enfermagem especializada e cuidados de longa duração.

“Em ambos os grupos, tinham pessoas com hipertensão (80% em um grupo e 78% no outro), diabetes sem complicações (32% e 31%) e doença pulmonar obstrutiva (11% das pessoas em ambos os grupos), o que torna a comparação mais precisa", explica o cirurgião bariátrico e metabólico do Hospital Marcelino Champagnat, Caetano Marchesini.

 Problemas no coração

Nos pacientes mais jovens (menos de 65 anos), que passaram pelo procedimento, a pesquisa apontou queda de 54% dos riscos de insuficiência cardíaca e 37% de infartos. “O excesso de peso costuma vir acompanhado de uma série de problemas cardiovasculares, principalmente a longo prazo. Por isso, a diminuição no índice de mortalidade em idosos é maior”, ressalta o cardiologista Gustavo Lenci. “Nosso corpo foi feito para trabalhar com um peso x e o coração programado para bombear o sangue para esse peso. Quando a pessoa está acima do peso ideal, o coração precisa fazer um esforço duas, três vezes maior e isso repercute no aumento do risco de falência do coração e de infartos”, complementa.

Idosos estão mais obesos

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2019, o número de idosos obesos aumentou de 16,1% para 23%, e isso preocupa especialistas que afirmam que menos de 3% das pessoas elegíveis para cirurgia bariátrica fazem efetivamente o procedimento. Já dados do IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders) mostram que o número é ainda menor que 1%.

A indicação da cirurgia bariátrica para idosos segue os mesmos critérios já estabelecidos para os menores de 60 anos, ou seja, pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior que 35 kg/m2 que tenham doenças associadas à obesidade como síndrome da apneia do sono (SAOS), hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes melito (DM), dislipidemia e doenças articulares degenerativas e para pacientes com IMC maior ou igual a 40 kg/m2 que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clínico (incluindo o uso de medicamentos).

“Entre os motivos para o baixo número de pessoas submetidas ao procedimento estão o medo, a pouca informação e preconceito, principalmente acreditando que o excesso de peso pode voltar. Outro fator é que pacientes acima de 60 anos acham que já passaram da idade de fazer a cirurgia, o que é um erro.  A cirurgia bariátrica vai muito além do procedimento em si. Para que os resultados da cirurgia durem a vida toda é realizado um trabalho com profissionais de várias especialidades entre eles a nutricionista e a psicóloga.  A pessoa precisa mudar os hábitos de vida para que a cirurgia seja realmente eficiente”, conclui Marchesini.

6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 150 mil oportunidades em 72 horas de programação

 


Entre os dias 24 a 26 de maio, milhares de pessoas poderão participar gratuitamente de mais uma edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos realizada pela Wyden. Durante 72 horas de evento serão ofertadas mais de 150 mil vagas em grandes empresas de todo o Brasil, em oportunidades presenciais, híbridas ou remotas e ainda oportunidades com e sem exigência de diploma. Além de alunos e ex-alunos, poderão se inscrever estudantes de outras instituições, profissionais que buscam recolocação ou quem deseja estar antenado com as tendências do mercado de trabalho. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagios

A programação ainda conta com temas relevantes em todas as áreas do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, diversidade e inclusão, e empreendedorismo, dentre outros. Ainda será possível ficar por dentro das tendências em processo seletivo on-line e conhecer as carreiras que estão em evidência em 2022.  Participarão dos painéis empresas como Microsoft, TIM, Delloite, Sony, DASA, Ambev, Rock in Rio.

“Nessa edição do evento queremos encorajar os nossos alunos. Mostrar que mesmo com todas as adversidades existe sim vagas e oportunidades. No evento será possível conversar com o RH de mais de 50 empresas e também assistir às 12 lives que darão ferramenta para que o aluno possa se preparar para os processos seletivos, além de ter informações sobre o mercado. Destaque aqui para as áreas de TI e saúde e estão com muitas vagas abertas”, destaca Fernanda Vio, gerente nacional de Carreiras e Parcerias da Wyden.

Durante 72 horas os participantes poderão se candidatar às vagas em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com mais de 50 empresas confirmadas como Infojobs, Pepsico, IBM, Gerdau, Americanas, Banco Santander, Mc Donald’s, UnitedHealth Group, Unimed, Amazon, Sony Music, Ambev, entre outras.

A Feira é a oportunidade ideal para aumentar as chances individuais no mercado de trabalho. “A iniciativa fará com que cada participante aumente seu network com as grandes organizações – companhias nacionais e multinacionais – e que possa conferir as tendências e inovações em suas áreas de atuação”, completa Fernanda.

Com 12 estandes, painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação da 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Wyden promete superar as expectativas em relação ao ano anterior auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira e obter uma vaga.

SERVIÇO:

Evento - 6ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Wyden

Data - dias 24, 25 e 26 de maio de 2022

Mais informações por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagios

13 de mai. de 2022

“Grandes negócios começam aqui”: Sinrural lança programação da 52° Exposição Agropecuária de Imperatriz

 


Considerada a maior e mais tradicional feira agropecuária da Região Tocantina, a Exposição Agropecuária de Imperatriz – Expoimp, está de volta com uma programação recheada para todo o público. Organizada pelo Sindicato Rural de Imperatriz – Sinrural, a 52° edição foi lançada na noite desta terça-feira (10) no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.  

Com o tema “Grandes negócios começam aqui” esse ano a feira ocorre dos dias 02 a 10 de julho tendo início com a tradicional cavalgada, no sábado 02 de julho, e seguindo com shows nacionais e locais, palestras, rodeios, leilões, torneio leiteiro, cursos e diversas oportunidades para grandes negócios.  

Após dois anos sem a realização da Expoimp, por conta da pandemia da COVID-19, a retomada representa o impulso da cultura e da economia local e regional. Durante os nove dias de evento, a expectativa é que circule pelo parque mais de 5 mil animais, aproximadamente 240 mil visitantes e mais de 400 expositores. Além disso, com o objetivo de potencializar a economia regional, a 52° Expoimp irá proporcionar mais de 600 contratações diretas, com expectativa de ultrapassar 60 milhões de reais em negócios gerados.  

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Afonso Danda, reforça o empenho para o retorno da Expoimp em Imperatriz e toda a logística de organização para que a população tenha uma experiência positiva durante os dias de festa. Afonso pontua também a valorização do agronegócio na região e o aperfeiçoamento profissional por meio de palestras e cursos que serão ofertados.  

 “É com alegria que a gente vem renascer essa festa da cidade e da região, que vincula com o fim da pandemia. O povo está visualizando o retorno da Expoimp como retomada da vida, da alegria e da diversão, além de estarem voltando para a casa do povo de Imperatriz que é o parque de exposições. Além da festa, vamos proporcionar ao produtor rural prosperidade, impulso nas vendas dos comerciantes locais entre tantas outras coisas.  Tudo está preparado para receber bem todos que estiverem presente na nossa festividade” ressalta.  

O lançamento contou com a presença do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, e da primeira dama, Janaína Ramos, além de representantes, apoiadores, patrocinadores do evento e diretores do Sindicato Rural de Imperatriz, que reforçaram o potencial e relevância da feira para a Região Tocantina.  

“A Expoimp é uma potência não só a nível estadual como também a nível nacional. Retrata a força do imperatrizense e da região pela grandeza do evento, pelas oportunidades de emprego, assim como pela exposição das nossas potencialidades. Enquanto não acontecia a Expoimp parecia que estávamos vivendo ainda os rigores e as consequências da pandemia. Agora com a realização da feira, certamente a pandemia vai ficar para trás e voltaremos a rotina da nossa cidade”, expressa o prefeito municipal, Assis Ramos.  

Nesta edição, a programação da exposição conta com algumas novidades a exemplo do projeto Fazendinha Kids, que tem como finalidade oferecer um espaço ao ar livre para as crianças que irão visitar o parque para que possam aproveitar o clima saudável do meio rural; Noite 360°, que irá acontecer na quarta e sexta-feira com apresentação de artistas locais, e nomes populares da cidade com o intuito de valorizar as raízes da terra regional; e o Concurso Garota Expoimp, um concurso que irá eleger a representante do evento agropecuário.  

Além disso, foi apresentada durante o lançamento a programação da agenda dos shows que são sempre aguardados pelo público no geral. Uns dos destaques da 52° Expoimp oferecido pelo Sinrural, será o show do cantor Xand Aviões que acontecerá no dia 07 de julho, e o show da banda Forrozão Tropykália no último dia do evento, 10 de julho, com portões liberados para todo o público.  

Equatorial Maranhão investe em obras de manutenção na rede elétrica


 

Para garantir a continuidade e melhoria do sistema elétrico do Estado, a Equatorial Maranhão vem fazendo uma série de investimentos em manutenções da rede. A realização dessas ações concentra o compromisso da Companhia em atender o crescimento da demanda de energia elétrica no Maranhão. Somente no ano de 2021, mais de R$ 23 milhões foram designados para as ações de manutenções preventivas e melhorias do sistema elétrico em todo território maranhense.  

  

Em 2022, a Distribuidora de energia segue com os investimentos e até o mês de maio, a empresa já investiu mais de R$ 61 milhões de reais em obras na a rede de distribuição de energia. Atualmente, somente em Caxias, a quinta cidade mais populosa do estado, estão sendo investidos R$ 217.262,50 em duas obras que irão beneficiar vários bairros do município. 

  

Uma das obras, que está em andamento, traz benefícios para os moradores dos bairros Vila Paraíso, Nova Caxias, Cohab e Residencial Hélio Queiroz. A região está recebendo troca de condutores e substituição de 20 postes. Já na outra intervenção, além da manutenção na rede, estão sendo trocados 15 postes e substituídos 400 metros de cabos de baixa tensão, beneficiando os clientes dos bairros Alto do Ipem, São Francisco e Antenor Viana. 

  

“As obras seguem a todo vapor para que a população caxiense tenha cada vez mais uma energia de qualidade. Escolhemos pontos estratégicos dessas regiões que irão facilitar os trabalhos das equipes em garantir um melhor fornecimento de energia. Todos esses investimentos são fruto do compromisso da Equatorial Maranhão em fornecer uma energia limpa e de qualidade”, destaca Zacarias Machado, Técnico de Distribuição da Companhia. 

  

O mapeamento da região e investimentos não param. “Estamos com um plano de obras extenso em Caxias e zona rural. As equipes seguem buscando áreas importantes de pontos de melhoria para ampliar esses investimentos e assim proporcionar uma energia cada vez melhor”, reforça Zacarias. 

  

Para a moradora do bairro Vila Paraíso, Joelma Pereira, os esforços da empresa são positivos para a população. “Tudo o que traz melhorias para a sociedade é bem-vindo e quando se fala em energia, que usamos tanto, é sempre bom melhorar na qualidade, a Vila Paraíso precisa mesmo desse serviço da Equatorial”, ressalta a cliente caxiense. 

  

As equipes continuam trabalhando em benefício da população. Por isso, é importante que para qualquer ocorrência, os consumidores entrem em contanto com a Central de Atendimento, com ligação gratuita, no 116. Para falta de energia, os clientes podem também falar com a Clara, por mensagem de texto, no WhatsApp, por meio do número (98) 2055-0116. Dessa forma, a Distribuidora terá conhecimento dos casos para tomar as medidas necessárias. 

  

9 de mai. de 2022

Dentes do siso: 6 dúvidas esclarecidas para manter o sorriso

 


Conhecidos popularmente como os dentes do juízo, os sisos são os últimos a nascerem. Por isso, assim que começam a aparecer, podem movimentar a arcada dentária provocando inchaço e dor na região. Não existe padrão para os dentes do siso, que podem ser de diversos tamanhos e formas. Assim como não existe um padrão de paciente, alguns precisam retirar os quatro sisos, outros não.

E por isso as dúvidas em torno dos sisos são muitas. Existe a necessidade de extrair? É preciso esperar o dente todo nascer para tirar? Eles entortam os outros dentes? A dentista e especialista da ClearCorrect Caroline Aranalde esclarece as mais recorrentes:

1 - Dentes do siso interferem no alinhamento dos dentes?

Quando não há espaço, ele pode provocar o desalinhamento dos dentes vizinhos, trazendo desconforto ao paciente. Mas não é o siso em si que causa o desalinhamento como um todo, pois um dente não tem o potencial de empurrar todos os outros. O que acontece é um efeito em cadeia pela falta de espaço para acomodar os dentes na arcada. Ou seja, os sisos não são capazes de entortar os dentes da frente, mas podem afetar os mais próximos pela falta de espaço.

2 - É preciso esperar os dentes nascerem para retirá-los?

Os sisos podem ser extraídos mesmo quando não estão visíveis, inclusive o melhor momento para extração é justamente quando as raízes não estão totalmente formadas. Isso facilita a realização do procedimento e diminui os riscos.

3 - Como funciona a extração?

O procedimento costuma ser rápido, de 30 minutos ou menos. Mas, dependendo do posicionamento do dente, o tempo pode ser maior. O paciente recebe uma anestesia local e o procedimento de retirada é realizado.

4 - O repouso é necessário após a retirada do dente?

Por ser um procedimento cirúrgico, a retirada dos sisos exige repouso. O tempo vai depender da complexidade da cirurgia. Outra restrição é na alimentação, que precisa ser apenas com líquidos.

5 - É preciso extrair o siso para colocar aparelho?

Nesse caso, o dentista precisa avaliar se a posição do siso interfere no sorriso torto. Após os exames necessários, ele analisa a situação e planeja o melhor tratamento. “O ideal é consultar seu dentista para avaliar o que precisa ser feito. Existem casos em que o paciente precisa extrair os quatro dentes e existem outros, com a arcada espaçada, em que o nascimento dos sisos não interfere diretamente no alinhamento dos dentes”, explica a especialista.

6 - Retirei meu dente do siso e meus dentes estão tortos, e agora?

O primeiro passo é conversar com seu dentista e entender a intensidade da modificação da arcada dentária e as opções de tratamento. Muitas vezes, a indicação principal é iniciar o uso do aparelho. “A questão da aparência e do desconforto são algumas das dificuldades do tratamento com aparelhos metálicos. O alinhador transparente pode ser uma solução mais adequada ao momento de vida do paciente, trazendo melhor estética e praticidade”, destaca Caroline. 

Suzano vende 2,7 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2022

 


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 2,7 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis ao longo do primeiro trimestre de 2022. Os dados constam no balanço trimestral da companhia, a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina.

As vendas de celulose alcançaram 2,4 milhões de toneladas entre janeiro e março. A celulose é a matéria-prima utilizada na fabricação de papéis sanitários, embalagens, fraldas, máscaras e papéis de imprimir e escrever em geral, entre outros produtos essenciais para o dia a dia das pessoas.

No segmento de papéis, com destaque para os produtos de imprimir e escrever, papelcartão e outros tipos de papéis, as vendas somaram 312 mil toneladas. Com isso, a receita líquida trimestral da Suzano totalizou R$ 9,7 bilhões a partir da comercialização de celulose e papéis para o Brasil e para os mais de 100 países para os quais exporta.

O primeiro trimestre foi marcado pela maior concentração de paradas programadas nas unidades fabris. Dentre as 11 fábricas que a Suzano opera no Brasil, além da participação na joint operation Veracel, quatro (Três Lagoas/MS, Imperatriz/MA, Mucuri/BA e Jacareí/SP) realizaram operações programadas de manutenção.  Na unidade Imperatriz são produzidos atualmente 1,65 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papéis sanitários por ano.

Outro destaque positivo do trimestre foi o volume de investimento. Mesmo diante de um cenário de forte pressão de custos e da apreciação do real frente ao dólar, a disciplina financeira possibilitou à Suzano avançar conforme seu plano de investimento, que prevê o desembolso de R$ 13,6 bilhões em 2022.

Apenas no primeiro trimestre, os desembolsos somaram R$ 2,7 bilhões, um dos maiores do País durante o período. O principal investimento trimestral, no valor de R$ 1,2 bilhão, foi destinado à construção da fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo (MS). A instalação da nova unidade sul-mato-grossense, conhecida como Projeto Cerrado, iniciará operação no segundo semestre de 2024.

“Os números do primeiro trimestre reforçam a solidez da empresa mesmo diante de alta de custos e valorização do real. Esses efeitos foram parcialmente mitigados pela alta dos preços no mercado internacional e pela eficiência de nosso negócio e dos nossos times nas frentes operacional e comercial. Continuamos avançando com nosso plano estratégico conforme previsto, com destaque para o Projeto Cerrado e as evoluções na agenda ESG (ambiental, social e de governança, na sigla em inglês)”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.

Cadastro de produtores no Programa Alimenta Brasil inicia na próxima terça-feira (10)

 


Agricultores, familiares e pequenos produtores rurais da região, fiquem atentos para as inscrições do Programa Alimenta Brasil 2022 (PAB), que iniciam na próxima terça-feira (10). Esse ano, o projeto conta com R$ 1.248.000,00 para a aquisição de alimentos na compra direta, com a estimativa de 208 famílias beneficiadas, sendo R$ 6.000 por produtor. Para se cadastrar, os interessados devem ir até à sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), munidos de alguns documentos.

Os documentos são: RG; CPF; comprovante de endereço; documentos da terra ou contrato que comprova que trabalhava na área ou declaração do proprietário juntamente com o contrato de locação; Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – atualizar na Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) quando vencida; e documentos do cônjuge (RG, CPF e certidão de casamento ou óbito em caso de viuvez).

“Compramos o que é produzido pelo produtor local e doamos para o Banco de Alimentos do Município, para posterior doações aos setores da Prefeitura, como escolas, hospitais e entre outros. Somos referência para todo o estado, pois somos os melhores executores do PAB em todo o Maranhão”, explica o secretário de Agricultura, Raimundo Roma.

Nesta quinta (05), o secretário Roma, o coordenador do PAB em Imperatriz, Dablhitt Novais, e toda a equipe executora do programa reuniram-se com representantes da Associação dos Agricultores Familiares do Maranhão (Agrima). Na ocasião, foram alinhados os procedimentos de cadastro dos agricultores e todas as demandas que decorrem do PAB. As inscrições seguirão até 10 de julho.

O coordenador do PAB reforça a compra direta como um importante dispositivo econômico e social em Imperatriz. “Além das famílias da agricultura que possuem, através do PAB, uma venda certa para seus produtos, o programa também atinge famílias em situação de insegurança alimentar e atende a rede socioassistencial, escolas públicas, as unidades de saúde e outras instituições públicas”, diz Novais.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) está localizada na Avenida Babaçulândia, esquina com João Palmeira, anexo ao Banco de Alimentos, na Vila Lobão. Funcionamento é das 08h às 14h, de segunda a sexta-feira.