24 de jun. de 2022

Governo apresenta nova etapa do programa Trabalho Jovem, eixo Estágio Social: Prepara Maranhão

 


O Governo do Maranhão, em continuidade ao Trabalho Jovem apresenta, neste sábado (25), nova etapa do programa, o eixo Estágio Social: Prepara Maranhão. Serão ofertadas 5 mil vagas, concedendo bolsas de estágio no valor de R$ 600,00, para estudantes de 17 a 25 anos, por meio de sorteio voltado ao Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

Os alunos sorteados atuarão em órgãos da administração pública estadual e a duração do estágio será de 6 meses. Os municípios contemplados nesta etapa são: Região Metropolitana de São Luís (3 mil vagas); Imperatriz (700 vagas); Timon (400 vagas); Caxias (400 vagas); Balsas (300 vagas); e Colinas (200 vagas).

A ação é um esforço conjunto do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Industria e Comércio (Seinc), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (Segep) e Secretaria de Estado de Governo (Segov).

A apresentação será neste sábado (25), às 9h, de forma simultânea nos seis municípios contemplados nesta etapa, e contará com a presença de alunos da rede pública estadual de ensino.

O Trabalho Jovem foi instituído pela Lei nº 11.384, de 16 de dezembro de 2020 e regulamentado pelo Decreto nº36.486, de 10 de fevereiro de 2021, para a geração direta de oportunidades aos jovens maranhenses.

Continuam as inscrições das comitivas e credenciamento de carroças para a 29ª Cavalgada de Imperatriz


Está chegando a 29ª Cavalgada de Imperatriz! Considerada a maior da região, a tradicional cavalgada este ano acontece no dia 2 de julho marcando o início da 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp).  

As inscrições para a participação das comitivas continuam e podem ser feitas presencialmente na secretaria do Sinrural, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em horário comercial (8h - 12h / 14h – 18h). Já o registro das carroças, está sendo realizado na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran), de 21 a 28 de junho.  

Para Glen Maia, diretor do Sinrural e coordenador da Cavalgada, os dois anos sem o evento na cidade só fez aumentar a expectativa para o retorno da festividade. “A Cavalgada é uma festa onde todos aguardam ansiosos para que aconteça. É fantástico vermos o empenho das pessoas em querer participar e é por isso esse ano queremos fazer diferente, muito mais organizada que as edições anteriores”, reitera o diretor. 

Concentração – A concentração acontece na Praça da Cultura, e de lá, as comitivas sairão por ordem de chegada, percorrendo as principais ruas da cidade, até finalizar no Parque de Exposições. Para a proteção e segurança das crianças e adolescentes, durante todo o percurso serão fiscalizados quaisquer tipos de infrações, desde a venda/ entrega de bebidas a menores e abusos de qualquer natureza. Para denunciar, basta ligar no número de plantão da Vara da Infância: (99) 3528-3775 / WhatsApp: (99) 98123-4161  

O evento conta com diversas empresas parceiras, que estarão premiando as comitivas mais organizadas e animadas, o primeiro lugar levará um prêmio de R$ 10.000,00.  

Trajeto - Seguindo o trajeto tradicional das edições anteriores, a saída está marcada para as 10h e seguirá pela Rua Coronel Manoel Bandeira, Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e BR-010 e indo até a primeira entrada do Parque de Exposições. As carroças não poderão seguir pela BR-010, e deverão fazer o retorno na altura da rotatória do aeroporto. 

A Cavalgada este ano conta com o apoio de diversos órgãos públicos, como a Setran, Polícia Rodoviária Federal, Cavalaria Municipal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Vigilância Sanitária, Ministério Público estadual e federal, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Prefeitura Municipal de Imperatriz. 

52ª Expoimp 

52° Expoimp é um evento promovido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), sendo um dos maiores eventos agropecuários do estado e de grande importância para o aquecimento da economia local. Em sua última edição, mais de 150 mil pessoas prestigiaram a feira no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, onde é realizada. A programação desse ano, que inclui shows, palestras, leilões, rodeio e cavalgada, acontece do dia 02 ao dia 10 de julho.  

Assessoria de Imprensa do Sinrural 

Dia das Mulheres na Engenharia: cresce o número de mulheres na profissão


Dia 23 de Junho foi marcado pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, uma data criada pela Women’s Engineering Society (WES) do Reino Unido, com o objetivo de consolidar cada vez as mulheres nesse cenário ainda cercado majoritariamente por homens no mercado, mas com um crescimento feminino provando que elas já estão onde querem e podem estar!

 

Um levantamento que exemplifica o crescimento foi feito pela Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, revelando as áreas que mais contrataram durante o último ano. A participação feminina em setores que historicamente tem uma parcela relevante de homens, tem diminuído. Entre eles estão as áreas da logística (9,43%), tecnologia (5,68%) e, inclusive, na engenharia com 2,79% de crescimento.

 

A graduação também segue a mesma linha crescente; segundo dados do Censo da Educação Superior 2017 levantados pelo Quero Bolsa, o sexo feminino é maioria em, pelo menos, seis cursos da área, considerando o percentual de ingresso. Engenharia de Alimentos é o líder com 62,9% de mulheres ingressantes no curso, seguido por Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (59,4%) e Engenharia Têxtil (53,6%). Engenharia Química (50,8%), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (50,4%) e Engenharia Ambiental e Sanitária (50,2%) fecham os 3 cursos restantes.

 

O cenário

A engenheira ambiental e professora do Núcleo de Engenharias da Facimp Wyden, Cristiane Márcia Miranda, reconhece que ainda há um desequilíbrio nas salas de aula e no exercício profissional, mas comenta que o crescimento feminino é contínuo e animador. “Vejo como um cenário forte e próspero que acolhe os bons profissionais independentemente do gênero”, comenta a professora, que enxerga uma afinidade das mulheres com a engenharia.

 

Cristiane revela que o interesse pela engenharia surgiu da perspectiva de estar em uma área que carrega grande importância para o bem-estar da população e que abrange múltiplas opções dentro do mercado de trabalho. A engenheira acredita que numa rotina com percentual maior de pessoas do gênero masculino pode sim ocorrer algum tabu, no entanto, com ela, a desigualdade ficou nos números, pois suas experiências foram positivas e nunca presenciou ou passou por qualquer situação de machismo envolvendo o ambiente de trabalho, ou de sala de aula. “Mesmo estudando ou trabalhando com turmas predominantemente masculinas, sempre fui tratada de igual forma”, completa.

17 de jun. de 2022

Grupo Potiguar patrocina São João no Arraiá da Mira em Imperatriz

 


As festas juninas já começaram na cidade de Imperatriz com o tradicional Arraiá da Mira, um dos maiores festivais de quadrilhas juninas do Maranhão, e sem dúvidas a festividade de São João mais aguardada de Imperatriz.  O evento aconteceu entre os dias 08 e 13 de junho, no estacionamento do Imperial Shopping e contou com o patrocínio do Grupo Potiguar. 

  

Além de ser marcado pelas riquezas culturais e gastronômicas da região, o evento ofereceu também diversas opções de entretenimento para a comunidade, e uma delas foi a participação do Grupo Potiguar, que esteve presente com vários brinquedos que garantiram a diversão do público, com uma barraca diversificada que incluía jogos como: Tomba-Lata, Paredão de Prêmios e Cola no Cano. Por meios dessas ações, o público em geral pode concorrer a prêmios e brindes, entre eles estavam o boneco Potiboy, mascote da Potiguar, bonés e balões personalizados.  

 

Para o Diretor Comercial da Potiguar, Adriano Pestana, o evento possui uma magnitude gigantesca, que envolve tanto o contexto histórico como o cultural. “Faltam palavras para expressar esse momento, toda vez que participo fico emocionado. No arraiá conhecemos um pouco mais da cultura, que mostra a história e a dança da nossa região. Abrimos a loja em Imperatriz no ano de 2018, então antes mesmo da inauguração já estávamos participando. Conhecemos a nossa primeira base de clientes aqui, é uma relação espetacular”, afirma. 

 

O Coordenador de Marketing da Potiguar, Anderson Penha, ressaltou a importância do incentivo da empresa na cultura maranhense e o valor do Arraiá da Mira para a comunidade Imperatrizense. “É uma forma da empresa evidenciar a cultura do nosso Estado. Estamos completando quatro anos aqui na cidade de Imperatriz e poder apoiar esse evento é motivo de orgulho para nós. Estar presente aqui representa muito, porque além de contribuirmos com essa grande iniciativa, fortalecendo nosso compromisso com a regionalidade do Maranhão, sabemos também que o Arraiá da Mira movimenta a economia e ajuda as pessoas que vivem da nossa cultura”, destacou. 

 

 O Arraiá da Mira reuniu as melhores quadrilhas do Estado do Maranhão, para uma competição de cinco noites de apresentações. A quadrilha vencedora representará o Estado no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste.  

5 assuntos que podem ser tema da redação do Enem

 


Entre os muitos conteúdos necessários durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso reservar tempo para se debruçar também sobre a redação, que pode assegurar até mil pontos para os candidatos. Ir bem na redação é fundamental para quem pretende utilizar a nota do Enem para acessar a universidade. Por isso, além de escrever de forma clara e coesa, ter uma ideia de qual pode ser o tema cobrado pode ajudar a sair na frente dos demais candidatos.

Normalmente, o tema da redação do Enem tem alguma relação com a atualidade e/ou com situações-problema enfrentadas no país. Enquanto, em 2020, o tema foi “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, em 2021 o exame pediu que os estudantes escrevessem sobre “invisibilidade e Registro Civil”. De acordo com o professor de História e coordenador no núcleo de evolução de conteúdo do Sistema Positivo de Ensino, Norton Nicolazzi Junior, o objetivo da redação, em geral, é fazer com que os jovens reflitam sobre questões sociais brasileiras e apresentem possíveis soluções para elas. Ele aponta cinco possíveis temas para a redação do Enem em 2022. “Não se tratam de apostas, mas de temáticas muito pertinentes e relevantes, que possibilitarão o exercício de preparação dos estudantes, auxiliando na formação de repertório, que é tão importante para escrever um bom texto”, ressalta.

Sanitarismo e Saúde

Depois de dois anos de pandemia, temas relacionados à saúde das pessoas podem estar na mira dos organizadores do Enem. Afinal, em todo o país, a população foi profundamente afetada pelas consequências da covid-19 à saúde física e mental. Para Nicolazzi, aspectos como o agravamento dos casos de depressão em função da pandemia permitem uma abordagem atual e contextualizada, o que é um dos traços da redação do exame. “Além da pandemia, eu também trabalharia com os estudantes questões como a falta de acesso ao saneamento básico, o que é uma realidade ainda muito presente no Brasil”, completa.

Tecnologia

Outro tema que também pode ter relação com a pandemia é o uso de tecnologia para as aulas on-line, por exemplo. Mas, fora essa abordagem, também é possível falar de tecnologia em outros contextos. O acesso a novas tecnologias de informação e comunicação e os reflexos advindos de seu uso crescente possibilitam muitos caminhos, mas o professor destaca dois. “O primeiro é a relevância dos influenciadores digitais na sociedade e como eles afetam os padrões de consumo. O segundo é o uso das redes sociais para a disseminação de fake news.”

Ambientalismo

Quando o assunto é meio ambiente, há inúmeras possibilidades e maneiras de se escrever a respeito. Para o especialista, alguns pontos que podem ser cobrados na redação deste ano são a crise hídrica, que tem sido recorrente na sociedade brasileira, o uso de energias renováveis, a preservação ambiental e o agronegócio. Qualquer um desses pontos vai exigir que o estudante conheça o tema, se posicione a respeito dele e sugira soluções.

Educação

“O contexto pandêmico faz com que a gente ressuscite mais uma vez essa temática, porque ela possibilita assuntos como o homeschooling, a educação a distância, o ensino híbrido e a evasão escolar”, justifica Nicolazzi. Ele alerta que cada um desses subtemas pode ser problema ou solução, dependendo do ponto de vista do estudante. E essa é justamente a intenção da redação do Enem: fazer com que o candidato se posicione e defenda seu ponto de vista com argumentos sólidos.

Inclusão

Com a economia brasileira bastante abalada, discutir políticas de inclusão social ganha ainda mais relevância. “Vamos pensar o contexto que vivenciamos hoje, com a economia desgastada, polarização político-partidária, avanço de movimentos discriminatórios. É possível discutir, por exemplo, a inclusão das populações indígenas e quilombolas”, pontua. A inclusão também é uma temática em que o estudante pode aproveitar para ganhar pontos, visto que a redação do Enem exige que os candidatos respeitem os direitos humanos

Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa

 




Desde o ano de 2003, os idosos passaram a contar com uma “ferramenta de proteção”, o Estatuto do Idoso, que garante a eles uma série de direitos como, por exemplo, mais qualidade de vida e bem-estar, mas a gente sabe que na realidade não é bem assim que funciona, não é mesmo? Na maioria das vezes esses direitos não são assegurados por aqueles que deveriam oferecer o mínimo - amor, cuidado e proteção - a própria família.


Mas como é possível identificar maus-tratos em uma pessoa idosa? Especialistas alertam para os sinais que esses idosos começam a demonstrar, alguns podem apresentar o silêncio, inquietação, tristeza e até mesmo, quando a violência passa a ser física, marcas pelo corpo de agressões sofridas, de um empurrão, uma puxada no braço, dentre outras.


“Infelizmente nos deparamos com casos clássicos como, por exemplo, onde o idoso tem o cartão de aposentadoria e fica um familiar responsável por aquilo, controlar, impor e comprar só aquilo que o parente quer, isso é uma forma de maus-tratos. Ele nem poder ter o direito de tocar naquele cartão. Então a gente se depara percebendo toda essa violência e isso faz com que se desenvolvam várias problemáticas no idoso. A fase idosa, já é uma condição de vulnerabilidade e eles estão propensos a vários transtornos mentais, infelizmente a depressão é destaque. É muito importante que a família observe questões como: autocuidado, isolamento, se tem prazer nas mesmas coisas que antes”, pontuou a coordenadora do curso de psicologia da Facimp Wyden, Rosemar Andrade.


Dados do Núcleo de Atendimento ao Idoso da Defensoria Pública do Estado do Maranhão revelam que de janeiro a maio deste ano, 414 casos de violência contra idosos já foram registrados. Em primeiro lugar aparecem situações de negligência com 27%, abuso financeiro em segundo lugar com 17% e em 3º lugar está a violência psicológica, com 16%. Ainda aparecem na lista a violência física, sexual, verbal, chantagens e humilhações.


Direitos assegurados


“São vários os direitos que decorrem tanto do Estatuto do Idoso, quanto da própria Constituição Federal, que são direitos que visam uma dignidade humana, uma vida plena para esse idoso. Podemos enumerar: o direito à liberdade, direito à saúde, além de uma alimentação de qualidade, explicou Vanessa Cristina Ramos Fonseca da Silva, advogada e docente do curso de Direito do Centro Universitário Estácio São Luís.


Quando denunciar?


De acordo com a advogada, toda e qualquer suspeita deve ser denunciada. “Não se deve naturalizar esse tipo de comportamento, caso observe alguma atitude abusiva ou mesmo negligente com o idoso, denuncie seja quem for, parente, amigo, vizinho, cuidador.  Deve ser denunciado justamente para se buscar dar uma resposta para a sociedade e também tirar esse idoso dessa situação, que é uma situação degradante, priorizando sempre a dignidade.


“É importante que a família acolha, proporcione uma condição de vida para esse idoso, dando uma boa alimentação, que ele tenha direito de ter contato com entes queridos, ter contato com grupos, principalmente os que estão com sinais de isolamento'', finalizou Rosemar Andrade.


Dia 15 de junho


A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tendo como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

16 de jun. de 2022

Prefeitura promove Arraiá da Educação na próxima semana



 Para celebrar o São João, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará nos dias 23 e 24 de junho o Arraiá da Educação.

Essa é mais uma novidade no calendário letivo de 2022 da rede municipal de ensino. Durante esses dois dias, onze escolas apresentam espetáculos em formato de competição.

De acordo com o prefeito Assis Ramos, esta é uma forma de retomar as tradições. “É a valorização da cultura local, festejada pelos estudantes da rede municipal e toda a comunidade escolar.

O evento ocorrerá no Centro Esportivo Benedita, no bairro São José, ao lado da Escola Darcy Ribeiro, a partir das 19h.

Acompanha a festança, mais uma edição da Feira Cidadã, que abriu espaço para a comunidade da região comercializar as deliciosas comidas típicas. “Tivemos a ideia e firmamos parceria com a Sedec e Fundação Cultura para garantir um evento bonito, conforme a localidade merece. Aguardamos um grande público para esse evento, que será sucesso”, finalizou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

Comunidade católica de Imperatriz celebra hoje (16) o Corpus Christi

 


Nesta quinta-feira (16) a igreja católica celebra o Corpus Christi. Devido aos cuidados sanitários, e à reforma do Estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, o formato deste ano acontecerá com programação individuais, com procissões ocorrendo nas 33 paróquias da diocese, composta por 13 municípios

A festa religiosa, que se tornou uma tradição em Imperatriz, esteve suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia do coronavírus, ocorrendo de forma online ou com restrição de público, para evitar as aglomeração. Com o avanço da vacinação e a queda do número de infectados, a Diocese decidiu pelo retorno da celebração presencial, mas ainda mantendo os cuidados quanto ao coronavírus.

O tema desta edição é inspirado nos tempos duros desta pandemia: “Jesus, Vida e Esperança!”. A cada ano da edição, é escolhida uma cor inclusa no material. Para 2022, foi escolhida a cor roxa, e o material do kit é composto pela blusa, bolsa sacola, porta vela, que relembra os 170 anos da padroeira, Santa Tereza D’Ávila e os 35 anos da diocese, tal como a vela, porta balão e o balão

O que é o Corpos Christi?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa.

Junina Arrasta Pé vence Arraiá da Mira 2022 com apoio da Equatorial Maranhão


 

Uma das maiores atrações juninas do Estado, o Arraiá da Mira, realizado pelo Grupo Mirante, fechou com chave de ouro sua 12° edição, na noite desta última segunda-feira (13). A junina Arrasta Pé, de Imperatriz, última quadrilha a se apresentar no evento, conquistou o primeiro lugar na competição. Com o apoio da Equatorial Maranhão, a quadrilha emocionou o público presente com o espetáculo “Toda tua: pedaços roubados de mim”. O enredo foi voltado para a história de Maria Bonita, rainha do cangaço e modelo de superação e força feminina.  

  

Além da campeã, a Equatorial Maranhão, uma das apoiadoras do arraial, patrocinou, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, outras 11 quadrilhas que se apresentaram no tablado durante o evento, entre elas, a Junina Flor de Mandacaru, da cidade de Açailândia, que garantiu o segundo lugar na competição.   

  

O novo Diretor Artístico da Arrasta Pé, Victor Sabbag, comenta sobre a importância do incentivo financeiro da Distribuidora. “Estamos muito felizes por termos conseguido trazer esse título para Imperatriz e assim celebrarmos nosso tricampeonato no Arraiá da Mira, principal evento junino no Estado do Maranhão. Foram apenas dois meses de dedicação e ensaios, pois estávamos inseguros quanto às orientações acerca da pandemia. Entretanto, estamos honrados com a recepção do público, o envolvimento e a doação de cada integrante do grupo e, consequentemente, com o primeiro lugar. Somos muito gratos aos nossos apoiadores, em especial à Equatorial Maranhão por ter acreditado no nosso sonho”. 

  

Já a Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, reforça o comprometimento da empresa ao incentivar a cultura local. “O evento foi encantador. Todos os dias foram maravilhosos, não deixou a desejar em nada. Isso é muito importante para todos nós, porque fomenta nossa cultura do Sul do Maranhão. Vale ressaltar que sempre fomos parceiros do Arraiá da Mira, mas sentíamos falta de dar um apoio mais forte e direto às quadrilhas juninas, pois sabemos que os figurinos e toda a estrutura são muito caros. Então decidimos que esse ano, além de participarmos do arraiá, patrocinaríamos também as juninas e foi muito satisfatório ver todo esse brilho e emoção de cada uma que se apresentou” expressa.  

  

 

Mais emoção  

  

Além do incentivo às quadrilhas juninas com um investimento de mais de R$ 300 mil, durante as noites do evento, a Equatorial Maranhão promoveu diversas ações ao público com entrega de brindes e eletrodomésticos. No encerramento de um dos eventos mais emocionantes da região, o tablado do Arraiá da Mira também foi palco do pedido de casamento do casal Tiago e Joyciane. Para presentear os noivos, a Equatorial Maranhão doou ao casal um micro-ondas e uma geladeira.   

  

O Superintendente de Operações do Sul do Maranhão, Felipe Vianelli, reforça a importância da inserção da Equatorial em eventos que valorizam e incentivam as expressões culturais regionais. “A missão da nossa empresa é levar energia de qualidade e ajudar a desenvolver a sociedade que estamos inseridos, e uma das melhores formas é valorizar a cultura local. Durante esses seis dias tivemos a maior festa de quadrilhas juninas da Região Tocantina e do Sul do Maranhão e ficamos honrados em fazer parte deste projeto”, finaliza.  

  

Ao todo, cerca de 20 quadrilhas passaram pelo tablado do arraiá e encantaram o público com muita cultura e tradição na Cidade Junina, montada no estacionamento do Imperial Shopping, além de escolas do município que fizeram apresentações especiais no primeiro dia.   

Feriado de Corpus Christi começa com carreata de fiéis em Imperatriz

 


Dando início as celebrações de Corpus Christi, algumas igrejas da Diocese de Imperatriz realizaram nesta quinta-feira (16) carreatas pelas ruas da cidade. Na Paróquia Santo Antônio de Pádua, os fiéis passaram pelas ruas do bairro Vila Lobão. Depois seguiram para a Rodovia BR-010, andaram pela Avenida Pedro Neiva de Santana sentido Camaçari, onde foram recebidos pela comunidade São Raimundo Nonato.

A carreata teve o objetivo de visitar as comunidades da Paróquia e animá-los para a festividade de Corpus Christi, que irá acontecer hoje a partir das 18h. Porém, não contará com a tradicional reunião dos católicos no Estádio Frei Epifânio da Abadia. As celebrações serão realizadas nas igrejas.

Na Catedral de Fátima, está tendo benção aos fiéis desde as 8h e vai até às 18h de hoje. As pessoas fazem suas doações de alimentos não perecíveis e são abençoados pelo padre

Loja Potiguar Imperatriz fechada no Feriado de Corpus Christi (16/06)

 


A loja Potiguar Imperatriz, localizada no bairro Coco Grande estará fechada nessa quinta-feira (16), em virtude do feriado do Dia de Corpus Christi.

Mas volta a funcionar normalmente na sexta-feira (17), repleta de promoções da campanha Festival da Reforma e Construção.


9 de jun. de 2022

IPTU com 20% de desconto é prorrogado até 30 de junho

 

Os contribuintes que não aproveitaram o desconto de 20% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício 2022, têm agora até 30 de junho. A prorrogação é válida apenas para os pagamentos realizados em cota única (à vista). Os vencimentos dos pagamentos parcelados seguem com as mesmas datas, inclusive com 10% de desconto no valor integral.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), divulgou a Portaria Nº 42/2022, disponível aqui, para a prorrogação do prazo nesta quinta-feira (09). A medida tem o objetivo de auxiliar os contribuintes afetados pelos impactos econômicos da pandemia, cedendo mais tempo para a realização dos pagamentos à vista e para aproveitar o desconto.

O secretário da Sefazgo, Josafan Bomfim, esclarece que o principal foco é oportunizar ao contribuinte acesso às facilidades oferecidas na campanha do IPTU 2022. “Entendemos que o nosso contribuinte passa ainda por dificuldades devido ao período de pandemia e entre outros problemas de caráter econômicos. Dessa forma, a prorrogação se faz necessária, pois acreditamos que facilitará a organização do orçamento familiar.”, afirma.

O cronograma das parcelas seguintes segue com a 1ª parcela no dia 10 de junho; 2ª parcela em 11 de julho; 3ª parcela em 10 de agosto; 4ª parcela em 12 de setembro; 5ª parcela em 10 de outubro; e 6ª parcela em 10 de novembro. Além do pagamento por boleto, a Sefazgo disponibiliza modalidades de pagamentos digitais.

De acordo com o secretário, os recursos arrecadados na campanha do IPTU são aplicados em infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde e entre outras áreas essenciais. “A partir do imposto, a administração pública promove o desenvolvimento para os cidadãos e melhora a qualidade de vida dos habitantes, com a prestação dos serviços”, comenta.

Para conferir o carnê, acesse o link imperatriz.ma.gov.br/iptu2022. O secretário explica ainda que o Município trabalha sempre para facilitar cada vez mais a vida do cidadão nos serviços administrativos. “Nosso Portal do Contribuinte conta com ferramentas de excelência para agilizar todos os serviços necessários, somos destaque no que diz respeito a eficiência do atendimento ao público”, diz.

Em caso de dúvidas e dificuldades, o interessado deve entrar em contato com a secretaria, através do WhatsApp: (99) 99185-7126 ou email: sefazgo@imperatriz.ma.gov.br.

Dia dos Namorados: 30% dos casais brasileiros pretendem comemorar data mais romântica do ano em casa

 

Seja pela crise econômica ou para fugir dos restaurantes lotados e fazer uma comemoração mais intimista, passar o Dia dos Namorados em casa será a escolha de muitos casais neste ano. Segundo uma pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil, em 2022, 30% dos casais brasileiros pretendem celebrar a data mais romântica do ano em casa.

Para ajudar a surpreender no jantar romântico, a Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, preparou um cardápio completo com receitas especiais e práticas para preparar em casa e inovar na comemoração. Confira:

Copa Bisel com Chutney de Damasco

Modo de preparo Copa Bisel:

Assegure que o equipamento para fatiar está limpo e afiado. A baixa temperatura contribui para obter fatias finas. Fatias finas ressaltam o sabor e o odor das especiarias Por ser um produto curado, sua conservação pode se fazer a temperatura ambiente. Sirva em fatias com o chutney.

Ingredientes para Chutney de Damasco:

  • 250 g de damasco seco
  • 1 cebola
  • 2 pimentas dedo-de-moça
  • 100 ml de vinagre de vinho branco
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 ramas de canela
  • 1 xícara de água



Modo de preparo:

Leve ao fogo o vinagre e o açúcar até ferver. Corte o damasco em tiras finas. Depois, pique finamente as pimentas e descarte as sementes. Pique a cebola com cortes pequenos. Junte todos os ingredientes à calda de vinagre e açúcar. Cozinhe em fogo baixo até obter o ponto de geleia, por cerca de 30 minutos. 

Risoto de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim

Ingredientes:

  • 2 cebolas
  • 2 cenouras
  • 1 maço de salsão
  • 1 cabeça de alho
  • Tomilho a gosto
  • Louro a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Descasque e corte todos os vegetais em cubos. Aqueça a panela, coloque um fio de azeite e adicione os legumes cortados. Refogue, mas cuidado para não refogar demais, queimar e amargar o caldo. Deixe o fogo baixo e adicione água para cobrir os vegetais dois dedos acima. Em seguida, adicione as especiarias: tomilho, louro e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 45 minutos (no mínimo) para extrair todo o gosto dos legumes no caldo.Depois, peneire a mistura e guarde em um recipiente com tampa na geladeira.

Preparo do risoto e da carne:

Ingredientes:

  • 750 g de filé mignon Alegra
  • 3 xícaras (chá) de arroz arbóreo 
  • 1 cebola média picada
  • 1 taça de vinho branco seco 
  • 2 colheres (sopa) de manteiga 
  • 2 litros de caldo de legumes
  • 50 g de queijo parmesão ralado 
  • Suco de 3 limões
  • 1 ramo de alecrim  
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Shoyu a gosto
  • Azeite a gosto 
  • Sal a gosto



Modo de preparo:

Em uma panela, adicione a manteiga e a cebola e deixe cozinhar rapidamente. Coloque o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o arroz começar a secar, acrescente as primeiras conchas do caldo e vá mexendo. Adicione mais, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais. Esse processo é constante, assim o arroz não gruda no fundo da panela até o grão começar a ficar cozido e ao dente. Depois, coloque o suco do limão coado e deixe o risoto secar um pouco mais. Continue mexendo e experimentando. Acrescente o queijo ralado e acerte o sal se for necessário. Desligue o fogo, coloque a última colher de manteiga (que deve estar gelada) e mexa até ela derreter. Isso vai dar brilho ao seu risoto. Reserve. Agora, prepare o filé mignon. O corte Alegra já vem temperado, basta cortar em bifes e grelhar em uma frigideira com um fio de azeite até ficarem bem cozidos. Depois, adicione o ramo de alecrim e o shoyu para deixar a carne com uma cor bonita, mas coloque pouco para não salgar o corte. Para servir, coloque as tiras de carne por cima do risoto e, se você gostar, salpique pimenta-do-reino moída. 

Pavê de Chocolate

Ingredientes para o creme e camadas:

  • 390 g de leite condensado
  • 200 g de creme de leite
  • 320 ml de leite para o creme
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1/4 de xícara de amido de milho
  • 80 ml de leite para as camadas
  • 200 g de biscoito maisena 

Ingredientes para a cobertura:

  • 250 g de chocolate meio amargo picado
  • 200 g de creme de leite
  • Raspas ou confeitos de chocolate



Modo de preparo:

Coloque em uma panela o amido de milho e um pouco de leite. Mexa  bem. Acrescente o restante do leite, o leite condensado e o chocolate em pó e leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Quando ferver, cozinhe por mais 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture mais um pouco, para incorporar e esfriar. Coloque uma camada fina do creme de chocolate no fundo de um refratário. Passe os biscoitos de maisena no leite e faça uma camada. Depois, adicione mais creme e mais bolacha molhada no leite. Repita o processo até finalizar com os ingredientes. Leve para a geladeira para gelar, enquanto prepara a cobertura. Derreta o chocolate meio amargo de 30 em 30 segundos no micro-ondas ou, se preferir, no banho-maria. Quando o chocolate estiver derretido, acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Cubra o pavê com essa cobertura e decore com raspas ou confeitos de chocolate. Leve para a geladeira para gelar.

Potiguar está patrocinando o Arraiá da Mira em Imperatriz

 


O tradicional Arraiá da Mira, maior festival de quadrilhas juninas do Maranhão, acontece esse ano entre os dias 08 e 12 de junho, no estacionamento do Imperial Shopping em Imperatriz. 

  

O festival vai receber quadrilhas juninas de várias cidades do Maranhão e a campeã vai representar o Estado no Festival de Quadrilhas Juninas da Globo Nordeste. É um evento para toda a família se encantar com as melhores quadrilhas juninas do Maranhão. 

  

Com o objetivo de valorizar a cultura maranhense, o Grupo Potiguar é um grande parceiro do Arraiá da Mira e estará presente, mais uma vez no evento, com diversos brinquedos para o público se divertir, como tomba-lata, paredão de prêmios e cola no cano. 

  

O público também poderá ganhar diversos prêmios e brindes, como Potiboy, bonés e balões. Além disso, a programação do evento conta também com muito forró pé de serra, comidas típicas, cenário instagramável e espaço kids. 

Demanda por profissionais de tecnologia aumenta no Brasil

 

De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o setor de tecnologia vai admitir cerca de 797 mil especialistas até 2025. Este cenário de avanço é impulsionado também pela chegada da tecnologia 5G no Brasil, que demandará cada vez mais profissionais de telecomunicações, engenheiros e cientistas de dados. Uma pesquisa realizada pela Infojobs aponta que, entre maio de 2021 e 2022, a faixa salarial dos trabalhadores da área chegou a R$7.532,11.  

 

Segundo Rodrigo Moreira, analista de sistemas e docente da Wyden, a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos e serviços se amplia gradativamente. “A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel e isso permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos, possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT). Teremos uma rapidez e eficiência maior na tecnologia, que irá melhorar o processamento das informações de forma muito mais ágil”, ele explica.

 

Outra observação do professor é sobre a flexibilização da forma de trabalho, principalmente com a aderência do home office no cotidiano da população. Um exemplo disso são os dados apresentados pelo Censo da Educação Superior de 2020, divulgado pelo INEP, afirmando que antes da pandemia apenas 40% dos universitários consideravam os formatos não presenciais. Hoje, essa porcentagem subiu para 78%. 

 

“As palavras da vez são criatividade e adaptação no contexto profissional. E mais do que trabalhar por um valor ou salário, as equipes devem se esmerar por um propósito e uma causa”, destaca Rodrigo. “Grandes empresas estão disponibilizando cursos muitas vezes gratuitos e no formato online. Seja com curso presencial ou remoto, estar preparado e atento às tendências é um diferencial na hora da contratação.”


Alinhada às novidades do mundo da tecnologia, a Wyden oferece um vasto portfólio de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências da informação, bem como de outras áreas do conhecimento, com formatos e possibilidades acessíveis ao bolso de estudantes de todo o Brasil. No próximo dia 11 de junho, o vestibular presencial da Facimp Wyden proporciona aos participantes uma nova chance de entrar no curso dos sonhos, seja ele no formato presencial ou semipresencial. Já para quer optar em estudar no formato EAD, a prova acontece no dia 10 e no dia 11 de junho e quem quiser pode adiantar a prova.


Link para inscrição: https://inscricoes.facimp.com.br/vestibular

8 de jun. de 2022

Finais da Copa Imperatriz de Futsal acontecem nesta quinta-feira (9)


 

A Prefeitura de Imperatriz, com a coordenação da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel), realiza nesta quinta-feira (9), as finais da Copa Imperatriz de Futsal de Bairros de 2022, nas três categorias: masculino adulto, feminino adulto e Sub-15. As partidas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Pedro de Sousa Rodrigues, localizado no Parque Alvorada I.

Os jogos seguirão a seguinte ordem: às 19h – Vila Redenção I x Caema (Categoria Sub-15). Às 20h – Bom Jesus x Lagoinha (Categoria Feminino Adulto). Em seguida, às 21h – Conjunto Vitória x São José do Egito (Categoria Masculino Adulto).

Novo ginásio

O Ginásio Pedro de Sousa Rodrigues, foi totalmente revitalizado para essas finais e antes do pontapé inicial, o prefeito Assis Ramos, acompanhado de secretários e toda a equipe, vai inaugurar oficialmente espaço após as obras de revitalização. O Ginásio Pedro de Sousa Rodrigues, tem todas as linhas oficiais ao nível nacional e internacional, para qualquer evento de futsal, vôlei e basquete.

Copa

A Copa Imperatriz de Futsal de Bairros, iniciou em fevereiro com 39 equipes de bairros e povoados da zona rural de Imperatriz. Foram 29 na categoria adulto masculino, cinco na categoria adulto feminino e cinco na categoria Sub-15. Esta última categoria, pela primeira vez foi colocada em disputa pela Sedel, por iniciativa do secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira de Sousa.

A Copa Interbairros movimentou a cidade durante os últimos três meses e centenas de atletas participaram da competição em suas categorias.

Para Luiz Gonzaga, a competição é uma iniciativa que auxilia na qualidade de vida, além de ser uma alternativa de lazer para todas as idades. “Nosso objetivo é a integração. Contamos com a participação dos bairros e realizamos mais uma competição tranquila e dentro da expectativa. E amanhã vamos encerrá-la com chave de ouro”, destaca o secretário. 

Após a realização dos jogos da final, será realizada a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas e uma premiação em dinheiro aos campeões e vices, goleiro menos vazado e artilheiro.

JEIs 2022

Além dessas competições, a Prefeitura de Imperatriz já abriu as inscrições para os 39º Jogos Escolares Imperatrizenses – JEIs, cujas disputas retornam depois de dois anos suspensos devido à Covid-19.

 

“A lisura com que são tratadas as nossas competições é que fazem com que elas cheguem à final, sem qualquer fato negativo. A isonomia como são tratados todos os clubes, por toda a equipe da Sedel, nos credencia para que as competições cheguem nas finais sem quaisquer problemas. Agradeço ao prefeito Assis Ramos, que não mediu esforços para estarmos promovendo competições, por meio das políticas públicas direcionadas ao esporte”, destacou Luizinho, secretário de Esporte.