27 de set. de 2022

Universidade CEUMA celebra parceria de sucesso na 20ª Edição da Fecoimp 2022


 

A Universidade Ceuma Campus Imperatriz participou, entre os dias 21 e 24 de setembro, da 20ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). Na ocasião, foram realizadas brincadeiras interativas com o público, entrega de brindes institucionais e a apresentação dos cursos da instituição, nas modalidades Presencial e de Educação à Distância (EAD).

Além disso, ocorreu o lançamento do livro “A história da política nacional de resíduos sólidos”, de autoria da Prof.ª Ma. do curso de Direito do campus Renascença, Lorena Saboya Soares. Na ocasião, participaram os discentes e docentes do curso em Imperatriz, acompanhados da coordenadora, Cláudia Meira. 

A acadêmica do décimo período de Medicina, Ana Caroline, esteve no evento e contou sobre a experiência em participar da feira. “O stand da universidade estava bem legal; acredito que as pessoas gostaram de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento dos cursos da instituição, além de apreciar os demais serviços que foram ofertados ao longo dos quatro dias de evento”, exprimiu a discente. 

Com o tema “Histórias que inspiram o futuro”, a feira comemorou 20 anos de existência, com a participação de mais de 200 expositores dos mais diversos segmentos. A edição também celebra o retorno às atividades presenciais após dois anos de paralisação em razão da pandemia de Covid-19.

Título de eleitor on-line ou e-Título: como ter acesso


 

Os brasileiros que votarem nas eleições deste domingo (2) poderão apresentar uma versão virtual do título de eleitor -- em vez do documento físico. A ferramenta está disponível no aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

É preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento. Na loja de aplicativos, a pessoa deve baixar a versão do e-Título para celulares (Android ou iOS) e informar alguns dados.

]Na página inicial, o eleitor precisa informar seu nome completo, data de nascimento, número de inscrição de seu título de eleitor, nome da mãe e nome do pai. As informações são cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral para validar o acesso. Pronto! O app pode ser utilizado como título de eleitor online e apresentado na votação em outubro.

Nele constam as informações pessoais, como nome, data de nascimento, município, nome dos pais, número do título, número de zona eleitoral e seção na qual o eleitor deve se encaminhar para participar do pleito. Há ainda um QR Code de validação, para as informações que constam no aparelho serem confirmadas com as da Justiça Eleitoral.

O primeiro turno da votação está marcado para o próximo domingo, 2 de outubro. Já o segundo turno está previsto para 30 de outubro, último domingo do mês.

Grupo Potiguar comemora bons resultados na Fecoimp 2022


 

Estreitar o relacionamento com a comunidade e consolidar uma marca que busca estar presente nos principais momentos da cidade de Imperatriz: esses foram os objetivos plenamente alcançados pelo Grupo Potiguar que esteve presente na 20ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), evento multisetorial de negócios que acontece tradicionalmente na cidade reunindo expositores de diversas áreas.  

Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a feira aconteceu entre os dias 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções com o tema “Histórias que inspiram o futuro”, marcando a retomada após dois por conta da pandemia da covid-19. 

Durante os quatro dias de feira o Grupo Potiguar apresentou um dos estandes que reforçava o pertencimento da empresa em Imperatriz, trazendo imagens de pontos turísticos que representavam a cidade, reforçando seu comprometimento com seus clientes e com a comunidade. Os visitantes encontravam um espaço totalmente personalizado para fazer fotos e uma câmera com formato 360º, proporcionando uma experiência inovadora. 

O Diretor Comercial do Grupo Potiguar Adriano Pestana elogiou a organização do evento sob o comando da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. ”A ACII está de parabéns, na pessoa do Pres. João Lira e toda a sua equipe. A Feira é uma grande oportunidade de network e relacionamento e a Potiguar não poderia ficar de fora desse que é um evento dos mais importantes para os setores podutivos do Maranhão” declarou Adriano Pestana. 

 

A Potiguar já participou da edição de 2018 da Fecoimp e de outros eventos da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. Em 2019, o grupo esteve presente na campanha “Amor em Dobro”, que objetivava a movimentação do comércio local através de promoções e sorteios. 

Atualmente o Grupo Potiguar conta com uma loja em Imperatriz, cinco em São Luís, uma em Bacabal e dois CD´s (Centros de Distribuição). Em Imperatriz a loja fica localizada na Rodovia BR-010, Km 252, Bairro Coco Grande.  

Indústria será um dos setores mais beneficiados no Maranhão com a chegada da tecnologia 5G

 


O sinal 5G foi liberado em São Luís (MA) na última segunda-feira (19) e a tecnologia promete mais velocidade de navegação ao usuário comum. Mas é no setor produtivo maranhense que a nova tecnologia de internet móvel pode promover uma revolução. Com maior tráfego de dados, menor tempo de resposta entre envio e recebimento de comandos e a possibilidade de várias conexões em uma mesma rede, o setor produtivo do estado pode se automatizar, inserir novos maquinários e tecnologias, e otimizar os processos.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Produto Interno Bruto industrial do Maranhão em 2019 foi de R$ 14,6 bilhões, o que equivale a mais de 17% de todo o PIB do estado. O setor, que em 2020 chegou ao número de 4.149 empresas, também gera mais de 78 mil empregos, com destaque para construção, celulose e papel, metalurgia e serviços industriais de utilidade pública – que devem ter forte evolução graças ao processo de universalização do saneamento básico.

Com o 5G, a tendência é que vários processos automatizados levem a uma maior economia e organização. E isso só é possível porque estima-se que a nova internet suporte aproximadamente a conexão simultânea de um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado, o que leva à evolução da Internet das Coisas (IoT), em que máquina “conversa” com máquina para produzir uma análise mais rápida de dados.

Considerado o pilar da indústria 4.0, o 5G permitirá também que a Inteligência Artificial faça ajustes de forma contínua, para que a produção se mantenha sempre de acordo com a demanda, ou ainda monitoramento 24 horas por dia e otimização de desempenho e segurança. Homero Salum, diretor de Engenharia da TIM Brasil, diz que a internet de quinta geração vai impactar não só a rotina do dia a dia, como também revolucionar diversos setores no estado.

“Com conexões melhores e mais rápidas, o 5G é capaz de conectar máquinas, objetos, coisas e pessoas. Por isso, é chamada a tecnologia do futuro. Essas características vão impactar o Brasil em inúmeros segmentos da indústria, do setor de serviços, do agronegócio e até mesmo as rotinas das pessoas dentro das casas”, aponta Salum. “Na indústria, que vai gerar máquinas e equipamentos para toda essa conectividade, o impacto será revolucionário.”

Luciano Stutz, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), revela que o 5G vai impactar tanto as micro e pequenas empresas quanto as de maior porte. Para a grande indústria, a maior novidade será a possibilidade de criar redes privadas com a tecnologia, o que vai otimizar ainda mais os processos e ganhos. Ele ressalta, no entanto, que todo e qualquer produtor que tenha acesso vai começar a se beneficiar a partir de agora.

“O empresário que está incrustado dentro da cidade e que faz também o processo fabril, ou o pequeno agricultor que está na borda e pode se cobrir com esse 5G, ou um microempreendedor pode, sim, ter seus processos produtivos melhorados. Você vai ter uma indústria que vai trabalhar com 5G, esse já vai poder operar um equipamento à distância, seja um drone, um semeador, seja uma máquina agrícola, se ele já tiver acesso ao 5G. Aquelas indústrias que se prevalecem de meios mecânicos, automatizados para fazerem seu processo produtivo, se aproveitam do 5G na medida em que estão presentes”, destaca Stutz.

No Maranhão, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 93% do total de indústrias. Somente em 2021, segundo a CNI, a indústria local exportou US$ 2,1 bilhões – o setor é responsável por metade de tudo o que é exportado pelo estado.

O 5G que está sendo instalado nas capitais está presente principalmente na área central. No caso de São Luís, segundo as regras do edital, as empresas Claro, Tim e Vivo devem ativar, pelo menos, 14 estações de 5G, mas as operadoras estão disponibilizando uma quantidade de estruturas maior do que a mínima exigida.

A capital maranhense tem hoje, pelo menos, 25 bairros atendidos com a nova tecnologia, entre eles Alto do Calhau, Calhau, Cantinho do Céu, Cohama, Jardim Primavera, Jardim Renascença, Jardim São Francisco, Jaracati, São Marcos, Ponta D’areia, Parque Atlântico, Vila Conceição, Olho D’agua, Planalto Vinhais I, Turu, Aurora, Bequimão e Alameda dos Sonhos.

Além de São Luís, outras 21 capitais já receberam o 5G: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Boavista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL) e Teresina (PI).

O cronograma inicial de ativação do 5G no Brasil previa que o sinal inicial estivesse disponível em todo o país já no fim de setembro, mas a Anatel prorrogou o prazo por até dois meses, devido a um atraso na importação de equipamentos para a limpeza da faixa onde transita a tecnologia. Com isso, nas outras cinco capitais onde o serviço ainda não está disponível, as companhias terão até 27 de novembro para ligar as estações e passar a oferecer o sinal de quinta geração.

Eleições 2022: formas de justificar ausência às urnas

 


Eleitoras e eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito podem utilizar duas formas para justificar:
 
-  pelo aplicativo e-Título sem a necessidade de se deslocar para apresentar o requerimento, mas para isso ele deve ser baixado antes do dia 2. Essa funcionalidade estará disponível nos dois turnos, durante o horário da votação, das 8h às 17h.
 
via Requerimento de Justificativa Eleitoral que tem que ser apresentado acompanhado de um documento com foto, em qualquer local de votação do estado no dia e horário do pleito. O formulário deve ser preenchido com o número do título de eleitor. Caso contrário, não será processado.
 
No caso do eleitor e a eleitora que não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa, através do e-título e do Sistema Justifica. 

Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência às urnas, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não deferida pelo juiz eleitoral.
 
Eleitora e eleitor no exterior
 
As pessoas que estiverem no exterior também podem fazer a justificativa pelo e-título, durante o dia e horário da votação.  Caso não seja possível, elas têm até 60 dias após cada turno ou até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil, para apresentar justificativa pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, devendo comprovar a estadia no exterior. Para isso, basta apresentar comprovante de saída e retorno ao país. 
 
Vale ressaltar que a justificativa é válida somente para um único turno. Assim, caso a eleitora ou o eleitor tenha deixado de votar nos dois turnos, deverá requerer duas justificativas.
 

20 de set. de 2022

20ª Fecoimp inicia nesta quarta-feira (21) no Centro de Convenções

 


A realização da Maior Feira Multissetorial de Negócios do Maranhão, a Feira do Comércio e Indústria (FECOIMP) volta com tudo, após dois anos de paralisação devido a pandemia da Covid-19.  Nos dias 21 a 24 de Setembro, o Centro de Convenções recebe novamente a Fecoimp, em uma edição histórica idealizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) em comemoração aos 20 anos de realização.

Com o tema “Histórias que inspiram o futuro”, a edição  deste ano tem  o objetivo de relembrar as histórias que antecederam a feira, com o desejo de fazer uma edição jamais vista antes, agregando valor à instituição e aos expositores, que vem crescendo a cada ano. Atualmente, a Feira conta com cinco espaços, que você não pode deixar de visitar.

Espaço Plenitude: O espaço é um lugar multidisciplinar onde a medicina e a qualidade de vida se encontram, repleto de informações, cuidados e conhecimento. No Espaço Plenitude você̂ cuida do corpo, da alma e mente. Nele serão oferecidos cursos, palestras e expositores das áreas focada na saúde física e mental

Espaço Interativo+Tecnologia: Dois espaços que sempre fizeram sucessos durante as Feiras, neste ano se juntam para fazer a diferença. O Espaço Interativo+Tecnologia é um ambiente inspirador em que marcas terão a oportunidade de expor seus produtos e serviços, podendo compartilhar com clientes cases e apresentar as novidades desse ano. Em 2022, o espaço inova junto a essa nova edição da Fecoimp, que ficará para a história.

Espaço Turismo: O espaço tem como objetivo fazer você viajar nos principais pontos turísticos do estado do Maranhão.

Espaço IFAGEEK: Novidade do ano de 2022, o espaço é voltado totalmente para o mundo geek, a tecnologia,  games, jogos de tabuleiro, colecionáveis  e uma infinidade de novidades. O espaço fica na parte de fora do pavilhão central do Centro de Convenções e começa a funcionar às 15h.  Será cobrado um valor na entrada, sendo R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia, o valor não se aplica a entrada da feira, somente a entrada do espaço.

Novidades em pintura de ambientes: mix de cores, grafismos e outras técnicas poderosas


 

Elas podem ampliar um ambiente, modernizar um espaço, esconder ou destacar detalhes, e até influenciam no humor e na produtividade. Estamos falando das cores utilizadas na pintura de ambientes. Seja residencial ou corporativo, a pintura é a forma mais barata e rápida de transformar totalmente um local, com a vantagem de não ter quebradeiras de obras. 

  

No Festival de Tintas Potiguar, que vai até o próximo dia 20 de setembro, além de uma imensa variedade de cores, as tintas e os produtos de pintura estão com preços e condições de pagamento mais que especiais. E com a vantagem de poder contar com a consultoria gratuita de arquitetos da Potiguar, que estão a postos nas lojas de São Luís e Imperatriz, para ajudar o cliente nas melhores escolhas para cada projeto. 

  

Mas engana-se quem pensa que o branco total é a tendência da moda em pintura. Na ambientação moderna, a dica é apostar em técnicas como a meia parede; detalhes soltos ou grafismos, rodapés ou rodatetos, entre outros artifícios que são atualmente os queridinhos dos arquitetos, designers e decoradores quando o tema é pintura. E cada opção vem com uma solução. 

  

Uma das técnicas mais usadas atualmente para expandir visualmente os espaços, como de um quarto por exemplo, é a meia parede horizontal; que pode também fazer o efeito de uma cabeceira de cama. Mas se a ideia é setorizar ou separar espaços em um pequeno ambiente, a dica é optar pela meia parede vertical, indo do chão ao teto com uma determinada cor. 

  

Outra opção é a pintura setorizada, quando pinta-se somente uma área específica, e geralmente usada para destacar ou delimitar espaços; seja da parede, do teto ou de ambos. Essa técnica sempre confere um ar mais alegre, lúdico e moderno ao ambiente. E é uma ótima solução para halls de entrada e para delimitar espaços em apartamentos pequenos com ambientes conjugados. Numa mesma sala por exemplo, pode-se ter a área de estar separada da cozinha e de um home office, usando pinturas setorizadas. 

  

Apostar em detalhes de cor em rodapés ou mesmo pintar detalhes gráficos, como um círculo ou um retângulo são excelentes maneiras de destacar um espaço, e o melhor, é super barato, pois não gasta muita tinta. E se o pé direito da casa for baixo e a intenção é ter um efeito de pé direito mais alto, a dica é manter o teto com uma cor clara, e pintar as paredes do ambiente com cores mais escuras. 

  

Quanto à escolha das cores a serem usadas, podem ser as mais diversas combinações, e nessa hora, é bom contar com a orientação de um profissional. É necessário saber combinar as cores de forma correta, para melhores resultados. A dica é usar o círculo cromático, combinando cores complementares; uma oposta a outra; ou cores análogas que são aquelas que aparecem uma ao lado da outra. 

  

Quem quiser também pode tirar dúvidas sobre os tipos de tintas, materiais mais adequados como pincéis ou rolos com os consultores nas lojas. A Potiguar Imperatriz fica na Rodovia BR-010, Km252 no bairro Coco Grande. 

14 de set. de 2022

Escola Morada do Sol realiza o 1º Torneio de Robótica

 


Com animação e atentos no manuseio dos robôs, os estudantes da Escola Municipal Morada do Sol, localizada na Avenida Jardim Morada do Sol, participaram nesta terça-feira (13), do 1º Torneio de Robótica. O secretário de Educação, José Antonio Pereira, prestigiou as competições dos alunos. 

Investimento feito na educação pela Prefeitura de Imperatriz, proporcionou que as escolas da rede municipal pudessem ter mais de 100 Salas de Robótica, com ferramentas pedagógicas e robôs para o desenvolvimento de práticas tecnológicas.

Aluna competidora, Maria Cecília Oliveira, da turma do 7º ano, explica sobre a vivência e o aprendizado adquirido com a nova tecnologia. “É muito gratificante participar de momentos como esse de interação com os colegas e conhecimento ao operacionalizar os robôs para o torneio”.

Para o gestor da escola, Vadevaldo Alves da Silva, o evento faz parte das ações desenvolvidas com os estudantes além da sala de aula. “É uma oportunidade de estimular os alunos a trabalharem com os laboratórios, a desenvolver mais atividades com os materiais pedagógicos e assimilarem o conhecimento sobre programação”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destaca o comprometimento das escolas com as ações de incentivo. “Podemos visualizar os resultados dos investimentos aplicados pela gestão do município, no torneio como esse em que os alunos utilizam todos os materiais educativos das Salas de Robóticas, para aprender cada vez mais".

Cliente da Equatorial Maranhão doa mais de 480kg de resíduos recicláveis para o projeto E+ Reciclagem em Imperatriz

 


O Projeto E + Reciclagem da Equatorial Maranhão, recebe um novo cliente, Francisco Farias que aderiu recentemente a iniciativa e nesta terça-feira (13) levou pela primeira vez a um dos postos de coleta, em Imperatriz, os resíduos recicláveis recolhidos por ele, os quais totalizaram 482,30 kg. Essa ação gerou um bônus de R$118,27 que beneficiará a sua fatura de energia.  

   

Segundo a Assistente Operacional da 3`te Soluções e da Equatorial, Celmária Simões, o projeto ajuda na preservação do meio ambiente. “É um projeto muito bacana, porquê dá uma destinação correta a esses resíduos, ao invés de serem jogados no meio ambiente, o que acaba poluindo e prejudicando. Além disso, favorece os clientes com doações na fatura de energia, já temos clientes que chegam a zerar a fatura de energia e ainda tem bônus para as próximas faturas, por exemplo”, expressa.  

  

Em Imperatriz são três postos de coleta: na sede administrativa da Equatorial Maranhão, localizada na BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento; no bairro Bacuri, localizado na rua Leôncio Pires Dourado nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar); e no bairro Nova Imperatriz, na rua Pernambuco, nº 870 (Igreja Batista - Mangueira).   

  

Além destes 3, há 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em www.equatorialenergia.com.br 


    

O E+ Reciclagem     

     

Há mais de 10 anos, o projeto E+ Reciclagem, que faz para do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia, atua no Maranhão com o objetivo de diminuir os impactos causados pelos resíduos sólidos expostos ao meio ambiente, promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e a preservação ambiental. Além disso, os clientes trocam os resíduos recicláveis por bônus na própria fatura de energia elétrica ou tem a opção de doar o valor do bônus para a fatura de instituições sociais e filantrópicas.   

    

O E+ Reciclagem recebe resíduos como: papel, plástico, metal, óleo de cozinha, e agora também eletrônicos.   

 

     

Saiba como funciona:     

  • O cliente com a sua fatura de energia em mãos deverá ir ao posto de coleta mais próximo com os resíduos limpos e separados para realizar a troca por bônus na conta de energia;     
  • No posto de coleta o atendente irá pesar separadamente cada resíduo, por tipo e classe, gerando um bônus a ser creditado na fatura de energia;     
  • No caso de doação do bônus, em cada posto existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos, assim o cliente que desejar doar seus bônus pode direcionar a umas destas entidades ou mesmo indicar uma entidade de sua preferência. Para isso deve ser indicado o número da Conta Contrato da entidade.

Empresas que monitoram satisfação dos clientes podem aumentar produtividade em mais de 50%

 


A autoavaliação é uma técnica do mundo corporativo cada vez mais presente nos ambientes de trabalho. Com o objetivo de monitorar o nível de satisfação dos clientes, a ferramenta funciona como diferencial estratégico. Segundo pesquisa divulgada pelo Valor Investe, site de investimentos do portal Valor Econômico, realizar avaliações de desempenho com frequência nos ambientes corporativos pode aumentar em até 58% os índices de produtividade.

A metodologia é desenvolvida na Faculdade de Medicina de Açailândia (Idomed Fameac), com professores e alunos. No começo do segundo semestre, a instituição de ensino aplicou a pesquisa de Índice de Satisfação do Aluno (ISA), usando a escala NPS (Net Promoter Score) e obteve um índice de 86,7% de aprovação.

"Para nós, é motivo de grande orgulho alcançar esse índice de 86,7% de aprovação, que dá um destaque em nível nacional, mostrando que a qualidade do ensino médico que prestamos encanta alunos e docentes”, comemora o diretor geral do Idomed Fameac, Marcos Diego.

A importância da autoavaliação corporativa

A jovem açailandense e acadêmica de Medicina do Idomed Fameac, Sara Ellen Cabral Silva, está no 4º período e já está apaixonada pela área da saúde da mulher. Ela revela o encanto com a Ginecologia e Obstetrícia nos três primeiros semestres e tem a Medicina como um propósito de vida e ferramenta de mudança social, visando ser uma profissional de excelência e humanizada para contribuir na melhoria de vida e saúde da população.

Na avaliação de Sara, é essencial esse tipo de metodologia que busca o aprimoramento e monitoramento através de avaliações. Ela relembra que além das avaliações junto aos acadêmicos, a instituição disponibiliza canais abertos para escutar sugestões desde o primeiro semestre letivo, com o objetivo de melhorar a partir do feedback dos alunos. “Com esse tipo de metodologia ativa, a faculdade nos possibilita ser protagonistas da nossa graduação e formação profissional, importantes para a realização de nossos sonhos, buscando incessantemente por atualidades dentro da área médica”, completa.

6 de set. de 2022

Vagas temporárias impulsionam jovens a escolherem uma carreira

 


Entre as experiências de impacto positivo na vida profissional, está o trabalho temporário. Obter renda extra, estabelecer contato com diversas pessoas e aprimorar o currículo, seja na área de interesse ou não, pode incentivar ainda mais a busca de estudantes por uma trajetória no mercado de trabalho. Com a entrada cada vez mais cedo de cidadãos no mercado e devido ao panorama vivido nos últimos anos no Brasil, uma oportunidade de emprego acaba fazendo a diferença. 

 

 

No último trimestre, a taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,3%. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esta diminuição representa quase 2 milhões de cidadãos que conseguiram emprego em 2022. Entre os setores com mais oportunidades para os brasileiros, está o de serviços, comércios e indústrias. 

 

Para Samara Felipe, docente de negócios da Wyden, o cenário econômico está começando a mudar devido a uma série de fatores provenientes também da pandemia. “Nós passamos muito tempo com o mercado em recessão. Várias áreas tiveram cortes práticos, como demissões e ajuste de custos. O mercado parou. Agora com a vacina, as atividades voltando, consequentemente houve uma crescente de vagas de emprego. Um bom exemplo é no turismo e entretenimento, com a promoção de eventos e shows”, explica. 

 

Em contrapartida, a especialista afirma que o novo contexto social do país também trouxe a necessidade de adaptação da população em busca de novas formas de manter o sustento. O empreendedorismo local acabou sendo uma alternativa para muitas famílias, que com o apoio de ONGs ou de incubadoras empresariais ganharam força e também foram responsáveis pela movimentação econômica.   

 

Mas para além dos benefícios financeiros, a admissão em qualquer tipo de trabalho pode influenciar o contato de jovens com o mercado de trabalho e fomentar o desejo de engajamento em uma carreira acadêmica e profissional. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), no período da pandemia 69% dos graduados conseguiram oportunidades em até um ano depois da formatura. Neste levantamento, 48% destes discentes estavam em ocupações formais - meta almejada por muitos. 

 

"Qualificação profissional é fundamental para desfrutar aqui no mercado de trabalho, principalmente com a concorrência. Hoje em dia nós temos tecnologias avançadas e uma gama muito grande de informações ao dispor das pessoas. Sendo assim, as empresas estão em busca de pessoas que não possuem apenas funções, mas habilidades, visões estratégicas e criatividade. A técnica, a prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos muito importantes para qualquer profissional. E para desenvolver habilidades técnicas, uma graduação é fundamental”, destaca Samara. 


Há anos, a Wyden vê nos estudantes brasileiros um grande potencial para inovações no mercado e na sociedade, através da produção de conhecimento científico e ideias diferenciadas. Tendo isso em vista, nos próximos dias 09 e 10 de setembro, a instituição realiza a última edição do Vestibular para quem quiser ingressar em um curso de graduação ainda esse ano com condições especiais. Para mais informações, basta acessar o link: https://inscricoes.facimp.com.br/vestibular

Jogo gratuito ensina Geografia na prática para estudantes de todo o Brasil

 


Das ruas históricas brasileiras às pirâmides do Cairo, no Egito, crianças de todo o Brasil podem viajar virtualmente por destinos nacionais e internacionais com o jogo “Passaporte para o Mundo”. Parte de uma ampla estratégia de gamificação do aprendizado, o jogo foi pensado para ensinar Geografia de uma forma lúdica e está disponível gratuitamente.

A utilização de recursos digitais - e, particularmente, de games distribuídos de forma gratuita - é fruto de um planejamento do Sistema de Ensino Aprende Brasil, voltado aos ambientes virtuais. Para a editora de conteúdo digital do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Giselle Corso, “essa é uma forma de permitir que os estudantes explorem novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem. Por meio dos jogos on-line, crianças e jovens podem fixar conteúdos ao mesmo tempo que desenvolvem a curiosidade por assuntos diversos”.

No caso do “Passaporte para o Mundo”, o jogador precisa montar diferentes mapas, como acontece em um quebra-cabeça. O primeiro desafio é o mapa do Brasil. Ali, é preciso encaixar cada estado no lugar correspondente do país. Quando a tarefa é completada, a criança ganha duas “passagens virtuais” para destinos turísticos em diferentes regiões. Clicando em cada uma delas é possível visitar, pela tela, esses destinos, e conhecer alguns detalhes sobre o lugar. Depois do mapa do Brasil, é preciso montar, ainda, o mapa da América do Sul e o mapa-múndi, encaixando cada um dos continentes no espaço adequado.

Giselle explica que iniciativas como essa permitem que as crianças pratiquem os conteúdos aprendidos em sala de aula. “A neurociência já provou que as pessoas aprendem melhor quando podem colocar em prática o que estão aprendendo. Então, usar jogos e outros recursos tecnológicos dá a oportunidade para que as crianças tenham um contato mais tangível com aquilo que os professores ensinam”, ressalta.

O “Passaporte para o Mundo” faz parte de um conjunto de soluções de gamificação aplicada à Educação trazidas pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil para a rede pública municipal de cidades espalhadas por todas as regiões do país. O jogo está disponível no site https://digital.aprendebrasil.com.br/SEQ/MARKETING/Passaporte_para_o_mundo/.

Loja Potiguar em Imperatriz aberta no feriado de 7 de setembro

 


A loja Potiguar de Imperatriz vai funcionar na próxima quarta – feira (07.09), no feriados da Independência do Brasil, no horário das 8h às 18h.

Quem quiser aproveitar o feriado para fazer compras na Potiguar, pode conferir desde já os descontos do Festival de Tintas, e se programar! São muitos os itens com preços imperdíveis para dar aquela repaginada nos ambientes, e com muita economia. A Potiguar Imperatriz está localizada no bairro Coco Grande, na Rodovia BR-010, Km 252.