19 de dez. de 2022

Feiras Cidadã e de Artesanato Especial de Natal encerram atividades de 2022

 


Mais uma edição da Feira Cidadã e de Artesanato movimenta a economia de Imperatriz, nesse período de festas de fim de ano. Evento da Prefeitura, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec)  encerra as atividades de 2022, com uma edição especial de natal.

A Feira Cidadã Especial de Natal, realizada de 16 a 18 de dezembro, na Concha Acústica da Beira Rio, e a de Artesanato, que inicia nesta segunda-feira (19), em parceria com Associação de Artesãos de Imperatriz (Assari), no Centro Comercial de Imperatriz, Calçadão, Centro, tem objetivo de fomentar o comércio e artesanato local.

A programação da Feira Cidadã Especial de Natal contou com a abertura do espaço cultural, com o melhor do sertanejo na voz do cantor, Ruan Rios. No segundo dia o espaço cultural ficou por conta da Orquestra Acordes de Sião e o encerramento do evento com o espaço gospel, com apresentação de grupos de coreografia.

As feiras, que têm como um dos propósitos expandir sua atuação pelos bairros da cidade, já percorreram inúmeros bairros, inclusive os mais afastados do Centro, como o Habitar Brasil, Sebastião Régis, Bom Sucesso, Bom Jesus, Vila Vitória, Parque São José, Itamar Guará, Ouro Verde, dentre outros.

Sobre a rotatividade dos locais de feira, o secretário da Sedec, Wilson Filho, destaca que o “objetivo é fazer com que a economia gire em torno do bairro onde a feira acontece, pois ajuda a fomentar a economia do local e dá oportunidade aos empreendedores. Desde ao vendedor de hortaliças a outros empreendedores, que visam buscar uma perspectiva melhor por meio da visibilidade da feira, através da propaganda do seu próprio produto”.

Na Feira Cidadã Especial de Natal, os visitantes contaram com os mais variados produtos, dentre eles pratos típicos da região como a panelada, galinha caipira, guaraná da Amazônia, além da batatinha frita, bolo no pote, espetinho, roupas, tapetes e produtos de artesanato. O secretário de Desenvolvimento Econômico fala sobre a oportunidade gerada aos empreendedores que têm a seu favor o grande público, que se prepara para as festividades de fim de ano e o 13º salário dos trabalhadores.

“Estamos encerrando o ano com a Feira Cidadã Especial de Natal com três dias de evento e esperamos que compareça um grande público para prestigiar os espaços dos artesanatos, comidas típicas da região e segmento de outros produtos. Com o 13º salário as pessoas têm uma oportunidade a mais de comprarem presentes para seus familiares, na feira temos muitas opções de presente” comenta Wilson Filho.

Vendedores contam com infraestrutura completa cedidas pela Prefeitura, como barracas padronizadas, energia elétrica, iluminação e segurança do ambiente, com trabalho preventivo de acidentes, realizado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra).

A agente da Defesa Civil, Dienes Calaça, informa que atuação do órgão tem objetivo de fazer a prevenção de acidentes ou de sinistros, que possa ocorrer tanto com os feirantes quanto com o próprio público que visita a feira. “Fazemos vistorias relacionadas as questões de segurança de fiação elétrica, botijão de gás, fritadeiras, churrasqueiras e toda a estrutura que possa envolver risco para a população que trafega no evento”.

Sobre as questões locais que oferecem algum risco, a Defesa Civil atua no isolamento da área, orientando o empreendedor para evitar riscos e também com o trabalho educativo com o público, “onde fazemos o direcionamento para não haver perigo”, conclui a agente.

Expectativas

A empreendedora de salgados, Elineuza Vieira, fala sobre a oportunidade ofertada pelo município, para o auxílio de suas vendas. “A feira é uma ótima oportunidade que a Prefeitura nos oferece, para empreendermos em nossos serviços. Estou com uma expectativa boa em relação às vendas e aguardando as pessoas comparecerem nessa festa que o prefeito está nos dando, a Feira Especial de Natal.”

Participante de outras versões da feira, a empreendedora na área de plantas, Lúcia Sousa, fala como é participar da Feira Cidadã Especial de Natal. “Temos ultimamente vendido bastante as nossas plantas, como o preço é acessível todos podem comprar. A feira nos traz mais visibilidade e nos ajuda tanto nas vendas, como na exposição dos nossos produtos para os visitantes. Minha expectativa é de vender bem e vender tudo, levar só o dinheiro para casa”, fala  animada a vendedora.  

Já a artesã, Daniela Guerra, aguarda um resultado positivo das vendas de fim de ano, contando com o “espirito” natalino do público. “Estou superanimada com a expectativa a mil! Acredito que será ótimo, pois estamos em véspera de Natal, onde as pessoas compartilham esse clima com o coração cheio de amor transbordando”.

O editor de imagens, Júnior do Carmo, que aproveitou a movimentação para passear com a namorada, discorreu sobre a diversidade de produtos ofertados no local e destacou o que mais lhe chamou atenção na feira. “A diversidade dos produtos, desde roupas, plantas, comidas e música ao vivo, que tornam o espaço agradável e aconchegante. Vim passear e aproveitei para olhar as barraquinhas e me deparei com Rosas do Deserto, plantas das quais cultivo em casa e me chamam bastante atenção por sua beleza característica”, conclui.

Como participar

Para participar da feira, é preciso efetuar cadastro junto a Secretária de Desenvolvimento Econômico, que fica localizada no Palácio do Comércio, Rua Bom Futuro, n.º 445 (entre as ruas Maranhão e Pará), Centro.

Após a triagem realizada pela equipe da secretaria, os cadastrados que participarão são informados do local de realização da feira e passam por aperfeiçoamento profissional com cursos de capacitação, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Feira Cidadã de Artesanato Especial de Natal

Na Feira Cidadã de Artesanato Especial de Natal, que inicia hoje, 19 de dezembro no Calçadão, a população contará com produtos como artes em madeira, crochê, cerâmica, cartonagem, biscuit, artesanato indígena da nossa região, artesanato feito e esculpido em madeira, bonecas de pano, laços, artesanatos de coração para casa, chaveiro e trabalhos com sementes, fibras e palhas além de macramê e trabalhos de pintura em telas e tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário