27 de fev. de 2023

Dose de reforço bivalente será aplicada em grupos prioritários a partir desta segunda (27)

 


A Prefeitura de Imperatriz está estruturada para receber as doses da vacina Pfizer Bivalente e iniciar a imunização a partir de segunda-feira (27). Segundo a Secretaria de Saúde de Estado, o Maranhão recebeu 194.400 doses, que chegarão aos 217 municípios maranhenses. A vacina bivalente oferece proteção contra a cepa original da Covid-19 e a variante ômicron.

“Considerando o cenário em que estão surgindo algumas variantes da Covid, é necessário que nossa população receba este reforço, pois as vacinas já estão na nossa rotina. O vírus ainda circula entre as pessoas, e essa dose de reforço é a melhor resposta para o nosso sistema imunológico. É importante que as pessoas que pertencem aos públicos-alvos fiquem atentas para os critérios e procurem uma das nossas unidades de saúde”, afirma o vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa.

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron. Nessa primeira fase, conforme documento técnico do Ministério da Saúde, os primeiros a serem imunizados serão os idosos acima de 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) a partir de 12 anos; e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos.

Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca) e ter tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

Isso Facilita: confira cinco dicas de como manter a cozinha limpa e organizada

 


Para quem gosta de uma casa bonita e organizada, alguns cômodos são mais coringas que os demais, como a cozinha, que geralmente é muito frequentada na casa e merece atenção especial. Independente do tamanho, o uso constante e permanência no ambiente podem trazer desorganização, o que, por sua vez, pode torná-la não tão prazerosa quanto realmente poderia ser. Valdir Camargo, especialista em limpeza da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, listou 5 dicas importantes para manter a ordem na cozinha e deixá-la arrumada no dia a dia. 

Parece que eu vi um pratinho na pia, hein!

Comece sempre com o que está mais visível no ambiente, como as louças. O ideal é que a louça seja lavada imediatamente após seu uso, mas se não for possível, molhe as louças passando embaixo da torneira e, se estiver engordurada, coloque um pouquinho de detergente também e um pouco de água morna. Isso irá ajudar muito quando chegar o momento derradeiro. Depois de lavar a louça é só deixar secar no escorredor ou adiantar o processo com um pano seco.

Atenção especial para os armários

Os organizadores têm papel fundamental para manter a arrumação do armário e podem ser usados, por exemplo, com os mantimentos. Neste caso, separe-os por categorias e mantenha o que mais se usa no dia a dia por perto. “Outra dica para os armários é deixar as louças juntas caso sejam iguais e as peças maiores ao fundo, para criar harmonia na organização. Além disso, guarde as panelas menos usadas e use porta-talheres de gaveta, pois isso vai facilitar bastante”, revela Valdir.

Limpar o micro-ondas e eletrodomésticos

Os eletrodomésticos ficam sempre à vista e precisam de atenção na limpeza para manter a harmonia visual da cozinha. Antes de realizar qualquer limpeza em eletrodomésticos verifique se estão desligados da tomada. “Tire as partes removíveis e que não tenham nenhum componente eletrônico, como a jarra do liquidificador, o prato de vidro do micro-ondas, etc. Pegue uma esponja ou pano macio umedecido com um pouco de detergente ou sabão neutro e limpe o aparelho, com um pano umedecido em água limpa retire o excesso de produto e, se necessário, seque com um pano seco. Já para a parte eletrônica do aparelho, utilize apenas um pano seco ou papel toalha”, explica o especialista em limpeza. 

Atenção! Não se esqueça do lixo

Ao final de qualquer limpeza é necessária a retirada do lixo acumulado. Vale lembrar que a separação correta ajuda o meio ambiente e facilita o trabalho dos coletores, por isso, o lixo orgânico sempre é separado do reciclável. Caso quebre algum prato ou copo, Valdir sugere embalar bem o material e sinalizar o que contém dentro, para garantir a segurança de quem for fazer a coleta e reduzir possíveis acidentes.

Serviço de limpeza especializado

“A ajuda profissional para a limpeza pesada do ambiente também é uma ótima opção. Dessa forma toda a limpeza geral é feita de forma especializada e fica para os moradores somente a manutenção e organização. Esse tipo de serviço é recomendado para qualquer ambiente”, reforça a profissional.

Especialistas dão dicas de como evitar lesões por esforço repetitivo

 


As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros. Desde do ano 2000 é celebrado no dia 28 de fevereiro o Dia Mundial de Combate à LER e à DORT. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos cresceu 184% entre 2007 e 2016 - situação que os especialistas acreditam ter piorado ainda mais na pandemia. A LER é uma doença ocupacional, causada pela realização de movimentos repetidos por longas horas por dia, tais como elevar objetos acima dos ombros, escrever ou digitar, fazer trabalhos artesanais ou mesmo torcer panos. 

 

Segundo a coordenadora e professora do Curso de Fisioterapia da Wyden, Alice Bella Lisbôa, ambas as doenças ocorrem por movimentação articular de forma inadequada e repetitiva. “A LER pode ocorrer tanto na atividade de trabalho, domiciliar quanto em atividades de lazer e recreação. Já a DORT, está relacionada exclusivamente à atividade de trabalho e normalmente acomete pessoas em atividades que realizam o mesmo movimento por período prolongado”. 

 

O diagnóstico das doenças é feito por meio de um exame clínico, no qual são avaliados os principais sintomas. Professor do IDOMED, o ortopedista Eduardo Duarte Pinto Godoy alerta que os sintomas são variados, mas entre os mais comuns estão: formigamento, fraqueza, limitação de movimento e dor. “A localização e intensidade variam de acordo com a atividade realizada pelo paciente, sendo os membros superiores os mais afetados”, diz. 

 

A maior parte dos casos pode ser resolvida com tratamentos, sem a necessidade de cirurgias, com uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e mudanças relacionadas à ergonomia. Apenas nos casos nos quais estes tipos de tratamentos não surtem efeito, a cirurgia pode ser a solução. O médico listou mudanças de hábitos que podem prevenir a LER e melhorar a qualidade de vida:  

 

 - Prestar atenção à postura ao realizar qualquer atividade. 

  

- Alongar o corpo, incluindo os membros superiores por completo. 

  

- Dar pausas para caminhar e movimentar o corpo. 

“As pausas regulares são importantes. Por exemplo: em uma hora de trabalho com digitação, fazer 10 minutos de pausa 

  

- Pratique exercícios laborais frequentes para compensar o esforço dos membros estressados.

  

 - Evite o excesso de carga horária. 

“O corpo não foi feito para fazer o mesmo movimento sem fim, respeite isso”.

22 de fev. de 2023

Desconto para pagamento do IPVA MA de 2023 encerra no dia 28



 

Contribuintes do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) exercício 2023 tem até o dia 28 de fevereiro para aproveitar o desconto de 15% do referido imposto no pagamento à vista conforme a Portaria 659/2022.


Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) mais de 196 mil contribuintes já optaram pelo pagamento do IPVA 2023 aproveitando o desconto de 15%.

O contribuinte não precisa se deslocar às agências de atendimento da Sefaz para emissão do IPVA. A consulta dos valores por modelo de veículo pode ser feita na página do IPVA, no portal da Sefaz (www.sefaz.ma.gov.br), clicando no menu “IPVA 2023/Débitos Anteriores”. 

O pagamento do IPVA pode ser feito nos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil e seus respectivos correspondentes, além de casas lotéricas. Uma novidade que vai facilitar ainda mais para os contribuintes é o pagamento do IPVA via PIX, pelo QR Code informado no DARE – Documento de Arrecadação.

Quem não optar pelo pagamento à vista com 15% de desconto tem a opção de parcelar o IPVA em até 3 cotas, sendo a primeira com vencimento no mês de março de acordo com o final da placa, ou pagar em cota única, porém sem desconto de 15%. As cotas devem ser quitadas em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

Mais informações podem ser obtidas na página do IPVA: https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/pagina/pagina.jsf?codigo=23

Projetos Batuk e Pindowa marcam presença na maior feira de decoração e utilidades da América Latina, a ABCasa Fair 2023

 


Os projetos sociais Batuk e Pindowa, apoiados pela Suzano, participaram na última semana, da ABCasa Fair 2023 - maior feira de decoração e utilidades domésticas da América Latina. Artesãos e artesãs do Maranhão (Reserva Extrativista Ciriaco, Associação São Félix, Associação Olho D’água, Associação Coquelândia, Associação Petrolina e Associação Batuk) e Tocantins (Reserva Extrativista Extremo Norte) estiveram presentes no evento que, este ano, chegou em sua 10ª edição, e foi realizada no Expo Center Norte, em São Paulo.

Participaram da feira os projetos Pindowa – Extrativismo Sustentável e o Projeto Batuk, com exposição e comercialização com foco no atacado de mais de 41 produções diferentes, como sabonetes, peça de artesanatos de coco babaçu, sacolas ecológicas, peças de madeira, óleo de babaçu, entre outros.  Na ocasião, foram fechados mais de 33 pedidos de vendas no atacado, gerando aproximadamente R$ 53 mil em vendas diretas e R$120 mil no fechamento de pedidos dos projetos envolvidos no abastecimento territorial e extrativismo, como: venda de matéria prima para indústria, sementes variadas da Amazônia, pastilhas de coco e matéria prima bruta. Além disso, os produtos artesanais feitos a mão pelo Projeto Pindowa foram reconhecidos no eixo de tendências dentro da maior feira da América Latina no setor de decoração e utilidades domésticas.

De acordo com André Becher, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, a participação dos projetos na ABCasa Fair é reflexo do compromisso da companhia de fomentar o trabalho realizado pelas comunidades vizinhas as suas áreas de atuação, levando conhecimento e fortalecendo o empreendedorismo para a região. “Participar de eventos como esse é uma grande conquista para essas artesãs e artesãos. A iniciativa não só favorece o aumento da renda nessas comunidades, como também é uma forma de incentivar e valorizar esse trabalho, levando-o para além das suas áreas de origem e expandindo o acesso ao mercado nacional. Esse apoio também reforça que estamos no caminho certo em nosso compromisso de tirar 200 mil pessoas da linha de pobreza em nossas áreas de atuação até 2030”, ressalta.

Esse foi o quarto ano consecutivo em que a companhia foi convidada a participar da ABCasa Fair com seus projetos sociais.  Vale ressaltar que as iniciativas apoiadas pela Suzano foram as únicas desse segmento presentes no evento, que reúne mais de 380 expositores, entre fabricantes, lojistas e profissionais da área de artigos de casa, presentes, papelaria, utilidades domésticas, etc. Além dos projetos do Maranhão e Tocantins, a companhia também levou para esta edição da ABCasa Fair, projetos de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

Sobre o Pindowa – O Pindowa é uma iniciativa da Suzano que surgiu a partir do sonho das quebradeiras de coco, que almejavam um projeto de artesanato que preservasse a tradição e cultura do babaçu, resgatando o orgulho de ser quebradeira, promovendo o envolvimento da juventude e agregando valor aos produtos do extrativismo sustentável. A iniciativa age por meio de uma cultura empreendedora, com o incentivo de cursos e oficinas voltados ao aprimoramento do artesanato de coco babaçu, com a produção de biojóias, sabonetes artesanais, trançado com fibra de buriti, óleo a base de babaçu, cestarias de palhas, peças com linho de buriti, entre outros produtos, gerando trabalho e renda para as comunidades. 

Sobre o Batuk - Em Imperatriz o Projeto Social Batuk realiza ações educativas, culturais e incentivo à prática esportiva, com crianças e adolescentes em situação de risco, e atualmente atende cerca de 300 famílias da região, com atividades como oficinas e cursos de construção e reforma de móveis. A iniciativa visa valorizar a economia circular com a utilização de materiais recicláveis ou/e reuso, além de garantir o incremento na renda dos beneficiados, através das capacitações. 

 Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br


Assessoria de Imprensa da Suzano

21 de fev. de 2023

Nutricionista dá dicas para aproveitar o carnaval com energia, saúde e evitar ressaca

 


O Carnaval é a época do ano que, em meio ao embalo da folia, come-se e bebe-se de tudo. Os efeitos desse exagero podem ser percebidos na famosa ressaca e em disfunções alimentares. Justamente por isso, é preciso mais cuidado com a alimentação nesse período. 

 

Para quem deseja curtir os ensaios de blocos, festas de aquecimento e toda a folia que o Carnaval proporciona, sem perder o pique, a Nutricionista e docente da Wyden, Adriane Lemos, destaca que a hidratação é o fator essencial para evitar a famosa ressaca e também ajudar a manter energia e disposição na folia. 

 

O consumo de bebida alcóolica auxilia na desidratação do organismo, assim, a hidratação, tão fundamental no dia a dia, se torna indispensável em tempos de grandes desgastes físicos. “A hidratação deve acontecer antes, durante e principalmente pós-festa, alternar o consumo de bebidas alcoólicas com água é eficaz para aliviar os efeitos colaterais dos exageros. Além da água, sucos de frutas naturais e água de coco são boas opções”, afirma. 

 

Segundo a nutricionista, a alimentação equilibrada é a estratégia apropriada para ajudar o corpo a ficar disposto na festança. Certos alimentos podem ajudar ainda mais a manter o organismo funcionando bem. O importante é não ficar longos períodos em jejum, e realizar ao menos as refeições principaiscomo o café da manhã, almoço e jantar. “A alimentação deve ser diversificada, prefira alimentos de origem vegetal como frutas, verduras e legumes, evite os excessos, principalmente os alimentos ultraprocessados, com muita gordura, açúcares e sal”, explica.

 

Por fim, a nutricionista faz um alerta para quem opte ou precise fazer refeições fora de casapara ter uma alimentação mais saudável, faça substituições inteligentes, troque refeições mais gordurosas por refeições mais leves. Preferir os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes. Os vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, além de ajudar na hidratação do organismo favorece o funcionamento do intestino, conclui.

Carnaval de Imperatriz registrou mais uma noite de muita festa

 


O Carnaval 2023 entra para história como o maior da região Tocantina, que depois de dois anos sem sua realização, devido à pandemia, voltou com sucesso total. A segunda maior cidade do estado tem se revelado como anfitriã quando o assunto é a festança momesca. Realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural (FCI), o circuito da folia tem atraído milhares de pessoas diariamente, segundo dados da Polícia Militar.

Nesta segunda-feira (20), quem comandou o Circuito da Jardineira, no quarto e penúltimo dia de Carnaval, foi a banda Máscara Negra, que com as tradicionais marchinhas, colocou os brincantes para dançar e pular. Embalados por três bandas cujos componentes são pratas da casa, os foliões que lotaram o circuito da folia na Beira Rio dançaram até a madrugada. No palco, três grandes atrações, animaram os milhares de foliões, que compareceram à Beira Rio. O abre alas, foi Kaká Devasso, que com uma variedade musical, levantou a multidão.

Antes de iniciar sua apresentação, Kaká Devasso, falou da sua expectativa em estar mais uma vez fazendo Carnaval em Imperatriz, ele que é uma prata da casa. “A gente vivia a expectativa da volta do Carnaval depois de dois anos sem realização dessa festa, devido à pandemia, e estamos felizes em retornarmos a esse palco”.

A segunda atração da noite, foi a também imperatrizense, Josy Marques, vocalista da banda Forró de Elite, que estremeceu a Beira Rio, cantando músicas que agradaram muito aos brincantes, que lotaram a área de show daquele logradouro público, e que não arredaram pé, mesmo diante de uma iminente chuva, que caiu, mas não suficiente para afastá-los da folia. Por também ser artista imperatrizense, Josy Marques disse “sinto muito feliz pela preferência da Prefeitura e agradecemos ao prefeito Assis Ramos e ao presidente da Fundação Cultural, Paulinho Lobão”.

Fechando com chave de ouro a noitada de Carnaval na Beira Rio, na quarta e penúltima noite de folia, o palco foi ocupado pela cantora Barbara D’Lux. A cantora, com sua excelente banda, aliás como também foram as demais, animou mais ainda a multidão. Antes ela disse, depois de três anos estou de volta a minha terra para festa de Carnaval e isso me deixou muito feliz. Agradeço ao prefeito Assis Ramos e Paulinho Lobão, pela lembrança positiva de prestigiarem nós que somos da casa”.

O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Paulinho Lobão, destacou a tranquilidade do Carnaval Imperatrizense. “Com o apoio irrestrito do Prefeito Assis Ramos, estamos fazendo um grande Carnaval, e o que é melhor, com tranquilidade, sem nenhum atropelo, e casa cheia todos os dias. Amanhã vamos encerrar o nosso Carnaval, que fica registrado como mais um grande evento coordenado pela Fundação Cultural e apoio da Prefeitura”, pontuou Paulinho Lobão.

Outro destaque da festa, é a segurança e tranquilidade que tem chamado a atenção tanto de quem já participa da grande festa momesca de Imperatriz, como quem está pela primeira vez conhecendo o brilho do carnaval imperatrizense, promovido com muito cuidado, pela gestão Assis Ramos.

“Essa é a primeira vez que estou participando do carnaval em Imperatriz, e estou impressionada com a quantidade de famílias nas ruas e segurança da Guarda Municipal e demais órgãos, sempre atentos com todos. Estamos brincando sem medo e com a certeza de que a folia é garantida e segura. Está tudo muito bonito”, disse a nutricionista Ana Valéria Pereira Sobral, moradora de Brasília.

Hoje é o último dia do Carnaval de 2023, que vai deixar saudades. Animando a Jardineira, estará o cantor e compositor, Erasmo Dibel. No palco, animação estará a cargo de Vanessa Oliver (19h a 21h), Vibração (21h às 23h) e fechando a folia, Tom de Alerta (23h às 2h).

Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz alerta para doenças típicas do período chuvoso

 


O período atual é de muitas chuvas em todo o Maranhão, e para muitas crianças e até adultos brincar com a água das chuvas é um prazer, mas que traz riscos sérios à saúde. É que nem todos sabem dos riscos que as águas das chuvas oferecem e quais as principais doenças que podem aumentar nesse período chuvoso.

O alerta vem do corpo médico da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz, unidade voltada para p atendimento exclusivo dos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão. Segundo os especialistas, as fortes chuvas podem influenciar no aumento dos riscos de se contrair doenças graves como Leptospirose, Dengue e Hepatite A. É que por falta de informação e de maiores cuidados, muitas pessoas expõem a pele ao contato das águas oriundas das chuvas, em locais como poças d´água ou valas; sem saber que correm o risco de contrair doenças infecto contagiosas como as mencionadas.  

Muitos desconhecem o fato de que bactérias e vírus se concentram em locais com enchentes, valas de esgoto, locais onde rios transbordam e áreas de alagamentos em geral. Como forma de prevenção, o ideal é proteger a pele e as mãos, e usar calçados fechados e impermeáveis; além de evitar focos de água parada, eliminando a água que fica em pratos de jarros, pneus e outras superfícies que possam conter águas das chuvas. É importante também evitar pisar em valas e não deixar crianças brincarem em poças d´água.

Os principais sintomas da Hepatite A são dores nos músculos e nas articulações; náusea ou vômito, cansaço e perda de apetite. Já a dengue tem como sintomas dores abdominais, presença de manchas vermelhas na pele, febre alta, dor de cabeça e indisposição. E a Leptospirose é uma doença que tem como principal agente transmissor o rato. O contágio acontece quando a pele entra em contato com a urina do rato, comum em águas de enchentes, valas e poças. Entre os sintomas da doença estão olhos amarelados, febre alta, diarreia, náusea e dores nas articulações. Vale lembrar que a Leptospirose tem alto índice de mortalidade.

Para evitar essas doenças o melhor portanto é manter-se bem longe das águas das chuvas, tomando as devidas precauções. Mas em caso de algum sintoma, o indicado é procurar urgentemente um serviço de saúde o quanto antes, para diagnóstico e tratamento imediatos.   

Os servidores estaduais usuários do Funben podem contar com a Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz; localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas.

A unidade segue o novo modelo do Governo do Maranhão via SEGEP, que descentraliza os serviços médicos e de assistência de saúde de alta qualidade realizados, eliminando a antiga necessidade de se deslocar até a capital maranhense para a realização de consultas e exames médicos, além de exames laboratoriais realizados pelo Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país.

16 de fev. de 2023

Aprovada proposta de reajuste salarial para os profissionais da Educação

 


A Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Educação (Semed) e Administração (Seamo), apresentou nesta quarta-feira (15), ao Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (STEEI), contraproposta da Campanha Salarial dos profissionais da Educação de 2023, conforme oficio nº 061/2023.

Documento apreciado durante a II Assembleia Geral pela categoria, realizada ainda na tarde desta quarta-feira, foi debatido e aprovado por maioria dos presentes, tornando a contraproposta válida em seu conjunto.

A principal, que trata do reajuste na base salarial, será concedido pela gestão Municipal os 15% de aumento. Ficará da seguinte forma:

Professor – 20h – R$ 2.432,16
Professor – 26h – R$ 3.161,70
Professor – 40h – R$ 4.864,35

“Além disso, também listamos mais oito itens compensatórios que irão beneficiar nossos profissionais da educação, contemplado toda a categoria, sem exceção de nenhum cargo, inclusive para os de nível fundamental. Saímos na vanguarda e também vamos gratificar as escolas por resultado do IDEB”, destacou o secretário de Educação, José Antonio Pereira.

O prefeito Assis Ramos, com a iniciativa, reforça a política de valorização do funcionalismo. “Demos posse a 100 professores nesta terça e hoje, quarta-feira, conseguimos aprovar mais uma boa proposta de valorização dos nossos profissionais da rede municipal de ensino. Continuamos valorizando o servidor e avançando na educação de Imperatriz.

Confira os demais itens que compõe a proposta do município:

– 6% de reajuste no Vale Alimentação

– R$ 25,00 para a Hora Excedente

– Cumprimento das treze horas aula

– Gratificação dos Auxiliares de Magistério será de R$ 230,00

– Implantação da gratificação para cargos de nível fundamental de R$ 150,00

– Implantação da Bonificação Meritória para a escola que atingir o maior indicador no IDEB e maior evolução.

Primeira mulher negra a escrever um livro é celebrada no Carnaval da Viradouro



 Cultura, história, ancestralidade. Todos esses elementos estão juntos no samba-enredo de 2023 da Viradouro, “Rosa Maria Egipcíaca”. Importante personagem histórica, Rosa Maria Egipcíaca foi escravizada e, depois, ganhou fama de profetiza e tornou-se a primeira mulher negra a escrever um livro.

No século XVIII, com seis anos de idade, ela desembarcou no Brasil vindo provavelmente do Golfo da Guiné/Benin. Mantida em escravidão até por volta dos 30 anos de idade, ela chegou a ser comercializada como prostituta. No entanto, uma condição de saúde fez com que começasse a sentir dores tão fortes que causavam visões e experiências místicas, como explica a assessora de Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Dalbem. “Com isso, ela vendeu os poucos bens de que dispunha e se mudou para Minas Gerais, onde passou a ser conhecida como profetiza, principalmente nas cidades de Ouro Preto, Mariana e São João Del Rei. Essa fama seguiu com ela quando voltou ao Rio de Janeiro, muitos anos mais tarde”, conta.

Com a fama, escolheu para si mesma o nome de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, em homenagem a Santa Maria Egipcíaca, que também fora prostituta antes de entregar-se à religião. “Rosa Maria escreveu um livro chamado Sagrada Teologia do Amor Divino das Almas Peregrinas e, por isso, é considerada a primeira mulher negra a escrever uma obra literária”, detalha Rafaela. Entretanto, como realizava sessões religiosas que misturavam elementos cristãos e práticas afro-brasileiras, acabou sendo considerada herege por autoridades religiosas.

Embora, com isso, tenha caído no esquecimento por muito tempo, recentemente sua memória tem sido resgatada pela cultura popular. “Rosa Maria Egipcíaca foi uma mulher muito importante para a história, a religiosidade e a memória do povo afrodescendente. Celebrá-la na Avenida é uma forma de honrar todo esse legado”, completa Rafaela.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Folia com energia e segurança


 

No carnaval, energia e diversão não podem faltar. Por isso, a Equatorial Maranhão alerta sobre os cuidados com energia elétrica para evitar que ocorram acidentes durante o período da folia.

Nas ruas - uma das maiores causas de acidente ainda está relacionado ao contato das pessoas que ficam em cima dos trios elétricos com a fiação localizada nas vias públicas. A orientação é que os trios sejam conduzidos o mais longe possível da fiação elétrica. A distância mínima deve ser de dois metros dos fios, para evitar que as pessoas situadas em cima do veículo sofram acidentes, que muitas vezes podem ser fatais.
Outra recomendação de cuidado está relacionada aos materiais como serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água. Esse tipo de objeto jamais deve ser lançado em direção às redes de energia para evitar risco de choque elétrico.

No trânsito - Ultrapassagens incorretas, embriaguez, excesso de velocidade e sonolência do condutor são alguns fatores que podem causar acidentes no trânsito e trazer prejuízos aos envolvidos e para a população local, caso o ocorrido atinja a rede elétrica e interrompa o fornecimento de energia da região.

Em casos como este, a orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Se a estrutura do poste cair sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia com segurança para todos.

Em casa - Mas há quem prefira aproveitar o feriado para ficar em casa. Para quem vai fazer reparos ou manutenções, a empresa alerta que manusear redes elétricas e aparelhos eletrônicos não é algo tão simples. É preciso conhecer as especificações e possuir as ferramentas certas, por isso o ideal é contratar um profissional especializado para realizar essas manutenções. Se for instalar antenas, respeite a distância mínima de segurança de três metros da rede elétrica. Certifique-se de que mesmo em caso de queda os equipamentos não irão tocar ou se aproximar dos fios elétricos e não faça serviços externos durante uma chuva.

Para quem vai fazer festa em casa ou ficar descansando, a dica é não sobrecarregar as tomadas. Se for usar mais de um aparelho eletrônico, não utilize tomadas “T” (benjamins), prefira filtros de linha. O ideal é contratar um eletricista para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;

A Equatorial Maranhão reforça aos clientes que em caso de acidentes que envolvam energia elétrica, a distribuidora dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas. Nestes casos a população deve entrar em contato pelos canais de atendimento através da Central 116, com a Clara pelo WhatsApp (98) 2055-0116, pelo site www.equatorialenergia.com.br, ou ainda pelo aplicativo, informando o número da conta contrato ou o local com ponto de referência.

Sistema integrado da VLI começa a movimentar a safra de soja 2023


 

O sistema integrado da VLI começou a movimentar as primeiras composições carregadas com a safra de soja 2023. Os carregamentos iniciais ocorreram no final de janeiro e partiram do Terminal Integrador de Araguari (MG), de onde a carga segue pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção ao porto de Tubarão, no Espírito Santo; ainda pela FCA, foram registrados carregamentos pelo Terminal Integrador de Uberaba (MG), com destino ao Terminal Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. O sistema norte da companhia também registrou movimentações, no fluxo que vai do Terminal Integrador de Palmeirante, no Tocantins, ao sistema portuário de São Luís. A Conab prevê para este ano mais uma safra recorde, com aumento de 22,2% em relação ao volume registrado em 2022, alcançando 152,7 milhões de toneladas.

 “O agronegócio é um dos principais pilares da economia nacional. É motivo de orgulho para a VLI atender diversos clientes deste segmento, instalados nas principais regiões produtoras do Brasil. A integração entre portos, ferrovias e terminais traz eficiência e confiabilidade aos nossos clientes, permitindo que a safra brasileira seja exportada para diferentes destinos do mundo”, afirma Bruno Pantoja, gerente Comercial de Grãos da VLI. 

A grande capilaridade do sistema multimodal gerido pela VLI permite que a soja captada, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso, seja destinada à exportação em três complexos portuários distintos: São Luís (MA), Vitória (ES) e Santos (SP). Para dar vazão a este fluxo, que tem início agora e segue até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de fevereiro, março, abril e julho, a companhia utiliza três corredores logísticos, sendo eles os Corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), além do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

Outros importantes ativos da companhia oferecem a integração e agilidade necessárias para a operação de escoamento. São eles: os Terminais Integradores de Araguari, Pirapora e Uberaba, em Minas Gerais; os Terminais de Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins; além do Terminal Integrador de Porto Franco, no Maranhão, que entrou em operação no segundo semestre de 2022.

Ferrovia Centro-Atlântica

A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados brasileiros, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA, atualmente em curso nos órgãos reguladores, poderá marcar um novo ciclo de crescimento, investimentos e contribuição com a indústria ferroviária nacional, em virtude da aquisição de novos vagões e locomotivas para transportar o aumento de carga previsto, proporcionando um atendimento ainda mais amplo e eficiente aos clientes.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Informações para imprensa:

Suzano realiza 2º plantio de mudas com foco na conservação do bioma amazônico


 

Reforçando o seu compromisso de conservar a biodiversidade dos biomas em que está presente, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do cultivo do eucalipto, realizou neste último sábado, a 2ª edição do plantio de mudas no corredor ecológico do bioma amazônico, na fazenda São Pedro HR, em Dom Eliseu (PA). A iniciativa está alinhada com a meta da companhia de conectar até 2030, por meio de corredores ecológicos, meio milhão de hectares de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Dom Eliseu, reuniu mais de 100 voluntários(as), entre colaboradores(as) da companhia, familiares e comunidade local, para o plantio de 500 mudas. Na região como um todo, a companhia realizará ações para conectar um corredor de cerca de 183km que corresponde a aproximadamente 225mil hectares de áreas conectadas, que, no Maranhão, passará pelas cidades de Itinga, Açailândia, Bom Jardim e Centro Novo.

Em linha com esse compromisso, a companhia pretende engajar os(as) proprietários(as) das áreas vizinhas, em que o corredor ecológico irá passar, para restaurar esses territórios ou realizar um manejo que favoreça a passagem da biodiversidade.

A Coordenadora de Meio Ambiente Florestal da Suzano, Ana Paula Pulito, explica a importância de ações como essa. “A Suzano tem o propósito de renovar a vida a partir da árvore e entendemos que atuar nestas áreas prioritárias é fundamental para a conservação da biodiversidade nos territórios em que atuamos no país. Estamos engajados nessa iniciativa, reforçando o nosso papel de protagonistas frente às ações que promovem mudanças significativas para todos(as)”, finaliza.

Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br.

Atleta trans de povoado quilombola no Maranhão é destaque no cenário nacional do futebol

 


Superando as barreiras do preconceito, a quilombola e atleta trans Ytally Martins, de 20 anos, está conquistando os campos de futebol do país.

Natural do povoado quilombola Damásio, no município de Guimarães, na Baixada Maranhense, a jovem se apaixonou pelo futebol ainda na infância, quando participou dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s) em 2014. Ytally conta que, para ela, o esporte é sinônimo de superação.

“Para mim, falar sobre futebol é falar sobre trajetória de vida e superação. É uma paixão muito grande. Me dedico para quebrar essa barreira a cada dia mais”, disse a jovem ao g1. A atleta se assumiu trans aos 16 anos de idade e, desde então, teve que encarar os “olhares tortos” de pessoas que achavam que a mudança de gênero era “coisa de outro mundo”.

Apesar disso, Ytally afirma que nunca sofreu discriminação nos times de futebol que já fez parte. Mesmo assim, ela destaca que ainda há muito preconceito no ramo.

“Eu sempre joguei em clubes héteros e todos eles sempre me trataram super bem. Sempre recebi muito apoio e acolhimento. Mas ainda há muito preconceito nesse ramo. O preconceito visa no seguinte: ‘ah ela é trans e está aí no meio dos homens?’. São pessoas sem coração”, afirmou.

Carreira decolando

Em setembro de 2022, a atleta viajou para Belo Horizonte, em Minas Gerais, para participar do campeonato mineiro LGBTQI. Ela foi artilheira na disputa e levou a medalha de bronze para casa.

Já no campeonato nacional de futebol LGBT (Ligay), realizado em novembro na cidade de São Paulo, Ytally recebeu o patrocínio de grandes marcas e foi considerada um dos destaques da competição, sendo eleita várias vezes a “Melhor da Partida”.

Além disso, a atleta conta que participou, somente em 2021, de campeonatos no Rio Grande do Sul, Paraná, Pará e Argentina. Agora, Ytally pretende se mudar para Belo Horizonte para jogar a temporada de 2023.

“Irei iniciar a temporada de 2023 pelo Felinos. Pretendo representar bem o Maranhão, Guimarães e principalmente o meu quilombo Damásio", declarou.

Todas as lojas Potiguar fechadas na 2ª e 3ª de carnaval


 

As lojas do Grupo Potiguar estão com muitos itens para os foliões aproveitarem mais os dias de festa ou de descanso; com produtos como copos térmicos, coolers, cadeiras de praia e itens de camping e lazer além de sprays coloridos. Mas atenção para se programar e antecipar as compras.

Todas as unidades da Potiguar em São Luís (Centro, Cohama, Cohafuma, Av. dos Africanos, Olho D´Água e Retorno da Forquilha), de Imperatriz e de Bacabal; assim como o CD / Centro de Distribuição ficarão fechadas na segunda e na terça-feira de carnaval (20 e 21;02) e só voltam a abrir as portas na quarta – feira de cinzas (22.02) a partir das 13h.

3 de fev. de 2023

Alunos da rede municipal de ensino participam do Campeonato de Robótica First Lego League

 


No manuseio da peças em 3D, carrinhos de robôs, dentre outros, os alunos e técnicos das escolas municipais Antônio Leite e Wady Fiquene participam do Campeonato de Robótica First Lego League (FLL). A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garante a participação de 16 estudantes da rede de ensino, no evento que ocorre nos dias 04 e 05 de fevereiro, na capital do Maranhão.

O campeonato é direcionado às escolas públicas e particulares e conta com momento de aprendizado sobre empreendedorismo, oficinas de inteligência emocional, criatividade e inovação, gestão do tempo e produtividade, soft skills, influência das redes sociais, gestão de carreira e desenvolvimento profissional, jogos de entretenimentos.

A coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias, Samilla Chaves, pontua que o evento reforça o crescimento do aprendizado dos alunos. “Momento de aprender conceitos de programação e tecnologia de forma divertida e interativa, oportunizando o desenvolvimento de habilidades, como o senso crítico, resolução de problemas e criatividade no âmbito tecnológico”.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que as escolas do município desenvolvem ações de excelência com os laboratórios de robótica. “São espaços padronizados e com ferramentas pedagógicas da robótica adequadas para o conhecimento dos alunos. Por entender a importância do evento, garantimos com louvor a participação dos nossos estudantes no evento regional”.

Equatorial alerta que ainda há cerca de 544 mil famílias aptas a receber desconto na conta de energia por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica

 


No Maranhão, existem 1.077.377 famílias baixa renda beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), de acordo com o balanço feito pela Equatorial Maranhão. A TSEE é um programa do Governo Federal que beneficia as famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), cujo desconto pode chegar a até 65%. Também estão aptas famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos cujo membro portador de doença ou pessoa com deficiência faça uso continuado de aparelhos elétricos para tratamento.

Apesar do Maranhão ser um dos estados brasileiros com maior número de inscritos no programa, ainda existem 543.942 famílias que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social. Por isso, a Equatorial segue realizando busca ativa e diversas ações de incentivo a atualização cadastral.

Segundo a Gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial, Francila Soares, a distribuidora continua buscando esses clientes que tem direito ao benefício, mas ainda não se cadastraram. “O nosso marco de mais 1 milhão de clientes cadastrados foi alcançado por conta do nosso constante trabalho de busca ativa e a parceria com o Governo do Estado e Municípios. Estamos sempre realizando ações para facilitar e possibilitar que esses clientes, que têm direito a uma tarifa mais barata, possam usufruir desse desconto tão importante para as famílias”, enfatizou Francila.

A inclusão dessas famílias no benefício significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. Em vista disso, por meio da Tarifa Social, somente no ano passado, R$ 297 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local.

Dona Maria Tereza Ramos, é de comunidade quilombola e uma das beneficiárias da Tarifa Social. A moradora do município de Alcântara destacou a importância do benefício para seu orçamento familiar. “Muito bom receber esse desconto na conta da energia, porque com ele já se compra outras coisas como peixe, carne ou o arroz, o remédio e outras coisas. A energia é uma coisa muito importante, uma água gelada, poder ter um ventilador, é bom demais”, ressaltou dona Maria.

Mantenha o cadastro atualizado -  A Equatorial reforça constantemente a necessidade de se manter atento aos selos das faturas de energia que sinalizam a situação em relação ao cadastro. De acordo com o último balanço de 2022, 161.448 pessoas perderam o benefício pois possuem o Número de Identificação Social (NIS) desatualizado, ainda sendo possível resgatar o cadastro junto ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com o objetivo de tornar mais clara essa comunicação com os clientes e atentar para os prazos a fim de evitar a perda do benefício, a Equatorial Maranhão indica com os selos na conta o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, como ilustrado abaixo.

Selos indicativos na conta de energia

  • O selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado no programa, com NIS válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo;
  • Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário regularização junto ao CRAS;
  • O terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro.