A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, acredita no potencial da educação digital para qualificar pessoas, e recentemente formou a primeira turma no desenvolvimento em Data Analytics (análise de dados) pelo programa <DIV>ersidade Tech. O programa, voltado para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, além do público com mais de 50 anos, é uma parceria da companhia com a Let’s Code, escola referência em programação que tem como missão democratizar o acesso ao ensino de programação com qualidade no Brasil.
Com duração de quase cinco meses e no formato on-line, o <DIV>ersidade Tech formou mais de 170 pessoas nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A primeira turma do programa foi composta por mulheres (mais de 30%), pessoas pretas ou pardas (mais de 60%), público com mais de 50 anos (4%) e pessoas com deficiência (1,5%).
O conhecimento adquirido durante as 350 horas de curso permitiu que os participantes aprendessem a conduzir análises e visualização de dados de forma profunda e automatizada. Toda a formação ainda foi complementada com cursos de Ciência de Dados, Pesquisa Operacional e Estatística Avançada que foram ministrados pelos(as) Cientistas de Dados da Suzano.
Alinhado com um dos “Compromissos para Renovar a Vida”, o programa faz parte da meta da Suzano de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030. “Essa é uma das 15 metas de longo prazo da companhia. Seguimos empenhados no propósito de capacitar pessoas, gerando conhecimento e contribuindo para uma mudança necessária no mercado de trabalho, tornando-o mais inclusivo e mais diverso, com uma concorrência mais igualitária, até mesmo para futuras vagas dentro da Suzano”, ressalta Gernando Franca, Gerente de Planejamento Operacional da Suzano.
O <DIV>ersidade Tech focou em um ensino prático e de qualidade, e, com o encerramento da turma inicial, o programa já dá os primeiros passos para alcançar o compromisso de levar empregabilidade para as regiões Norte e Nordeste do país. Alguns(mas) alunos(as) que se destacaram durante o curso conseguiram ingressar na Suzano, como é o caso da Amanda Medeiros, de 30 anos, que participou do programa e está atuando no time de BI/Analytics (Business Intelligence) da companhia.
“O programa foi transformador em minha vida. Por meio dele, consegui potencializar uma série de habilidades e conhecimentos, além de ingressar na Suzano. Foi uma experiência fantástica, compartilhada com pessoas que agregaram muito no decorrer dessa jornada”, ressalta Amanda. Além dela, outras seis pessoas que participaram do programa foram contratadas pela Suzano, e outras grandes empresas também realizaram contratações após a formação do <Div>ersidade Tech, como a MeLi, EY, Saint Gobain, entre outras.
Ao todo, cerca de 200 pessoas se inscreveram para o programa. Foram destinadas vagas para universitários(as) de diversos cursos do Ensino Superior nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins, além de vagas para pessoas formadas em algum curso tecnológico ou de graduação nas mesmas regiões. Também foram direcionadas vagas para colaboradores e colaboradoras da companhia que atuam nas unidades Florestais do norte e nordeste do País.
Sobre a Suzano - A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário