Começou na manhã desta segunda-feira (26), o período de inscrições (cadastramento) para os condutores de veículos de tração animal (carroças) que pretendem participar da cavalgada de abertura da 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Os interessados devem procurar o Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), que funciona em salas anexas do Estádio do Frei Epifânio, das 8h às 12h munidos de documentos.
A coordenadora do DET, Terezinha Miranda explicou que as inscrições seguirão até o dia 5 de julho ao meio-dia. O passo seguinte será a participação obrigatória dos condutores de veículos de tração animal numa reunião com os servidores da Setran, um veterinário e Ministério Público.
“Faremos essa reunião com a participação de um veterinário que vai falar sobre a saúde animal, ocasião em que todos os condutores irão assinar um termo de responsabilidade para eventuais práticas de crimes e maus tratos aos animais”, ressaltou Terezinha Miranda.
Os adesivos de identificação das carroças serão entregues ao fim da reunião do dia 6. Uma das novidades deste ano é que os adesivos foram confeccionados em duas cores (não foram divulgadas quais), uma dessas cores é para o condutor que morar nas margens direita da BR-010 e outra para aquele que morar na margem esquerda da mesma rodovia federal.
“Aqueles que morarem na área das margens direita da BR-010 terão de sair do percurso da cavalgada logo ali na Terra Agropecuária (Avenida Getúlio Vargas, Entroncamento), enquanto que aqueles que morarem na região das margens esquerda da BR-010 terão de deixar o percurso na BR-010 próximo ao DNER”, explicou a coordenadora. Para cada região da cidade terá um adesivo de uma cor e só será permitida a participação na cavalgada das carroças que estiverem devidamente adesivadas.
Na edição da cavalgada deste ano está mantida a determinação de que cada carroça só poderá transportar quatro pessoas, incluindo o condutor.
“Sempre eu gosto de vir logo no primeiro dia por que sempre tem pouca procura e é melhor. Tem gente que gosta de deixar tudo para o último dia, mas eu prefiro fazer a inscrição logo para ficar tranquilo”, disse o condutor de veículo de tração animal Antonio Sousa Araújo. Ele já participa da cavalgada há muitos anos e disse que aprova a organização do evento para evitar, principalmente, casos de maus tratos aos animais.
“É lamentável que ainda tem muitas pessoas que não cumprem a lei, e os carroceiros são uma classe séria, mas por causa de uns todos pagam”, acrescentou.
Gilsivan de Sousa Santos foi outro condutor de veículo de tração animal que preferiu o primeiro dia de inscrições para garantir tranquilidade. O número de profissionais que procurou o DET para fazer a inscrição foi baixo, mas já era esperado uma vez que a tradição é deixar tudo para os últimos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário