26 de jul. de 2023

Equatorial Maranhão informa sobre funcionamento durante feriado de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil

 



Nesta sexta-feira, dia 28, por conta do feriado de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, a Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento presencial, postos credenciados e os pontos do E+ Reciclagem não funcionarão, em todo o Maranhão.  A Distribuidora orienta que os clientes antecipem sua reciclagem ou ida aos pontos de atendimento, caso desejem resolver algo presencialmente, ou aguardem o retorno das atividades na segunda-feira (31), com exceção do posto de coleta do E+ Reciclagem da Lagoa da Jansen, que estará em reforma até 14 de agosto.

Para você passar o feriado com tranquilidade e comodidade, a Equatorial Maranhão disponibiliza vários canais de atendimento que funcionam 24 horas, inclusive nos feriados e fins de semana. Os clientes que quiserem informar falta de energia poderão fazer pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, Assistente Virtual da Equatorial Maranhão, desenvolvida com tecnologia de inteligência artificial. Outra opção é o APP Equatorial Energia e também a agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br, que permite realizar muitos outros serviços, como solicitar religação, trocar titularidade, mudar data de vencimento e diversas solicitações que podem ser feitas no conforto de casa. Além disso, a Central de Atendimento 116 funciona todos os dias da semana, inclusive nos feriados, com ligação gratuita.

Município recebe visita de executivos para tratar sobre empreendimento da Vale na região


A Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), em nome do Gabinete do prefeito Assis Ramos, recebeu executivos da Vale juntamente com várias secretarias para um diálogo de informações do município para colaborar com o novo investimento da empresa em Imperatriz e região.  

Quatro municípios maranhense e dois paraenses vão receber 161 km de extensão de uma nova ferrovia que será explorada por uma das maiores mineradoras do Brasil e uma das maiores empresas de mineração do mundo.

O papel da Segov no encontro realizado semana passada foi articular, de forma organizada e ordenada, com outras secretarias as informações a serem repassadas à Vale que vão contribuir com o empreendimento.

“A expectativa que a Prefeitura tem é que nossa cidade participe com todos os municípios da região, cada vez melhor, numa forma logística desse modal ferroviário que vai contribuir com uma das melhores logísticas de produtos do Brasil aqui na região onde as ferrovias Norte-Sul e Carajás vão estar interligadas”, disse o secretário de Governo, Eduardo Soares.

Da reunião com os executivos participaram representantes das Secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmarh); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Educação (Semed), e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), liderados pela Segov, que fez a articulação. 

As informações repassadas contribuirão para os estudos desenvolvidos pela equipe técnica da Egis Engenharia e Consultoria, contratada pela Vale, visando a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental, e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a nova solicitação de licenciamento ambiental da nova Ferrovia de Integração Pará Norte-Sul, FEPAN, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

Os municípios que serão cortados pela ferrovia: São Francisco do Brejão, Imperatriz, Cidelândia e Açailândia, no estado do Maranhão e Rondon do Pará e Dom Eliseu, no estado do Pará.

As equipes da empresa de engenharia percorreram a região no período entre os dias 10 e 21 de julho, ocasião em que foi realizada a reunião com a participação da Prefeitura. 

Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre o terceiro processo seletivo de trainees exclusivamente para pessoas negras

 


Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a Yduqs, uma das maiores organizações do setor de Educação do país, do qual no Estado Maranhão Wyden, Estácio e IDOMED fazem parte, abre inscrições para a terceira edição do Programa Trainee 2024, exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. Serão oferecidas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados (dezembro/2019 a dezembro/2023) de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para viagens ao longo do programa. Os interessados poderão fazer suas inscrições ou cadastros por meio do link: https://traineeyduqs.gupy.io/ até o dia 31 de agosto. O processo seletivo avaliará a capacidade analítica e habilidades comportamentais dos candidatos, sem a necessidade de conhecimento de Excel e inglês. Após a contratação, os trainees poderão ganhar bolsas de estudo para MBA e ser posicionados em cargos estratégicos na organização, além de um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.     

    

O Programa Trainee Yduqs 2024 busca aperfeiçoar jovens talentos, que passarão por treinamento, integração, desenvolverão atividades nas unidades e terão a oportunidade de elaborar um projeto de alta relevância e impacto para a instituição. A ação faz parte de um grande projeto de diversidade, equidade e inclusão da companhia, tornando a empresa ainda mais plural em frentes como gênero, orientação sexual, PCD, raça, entre outras, fazendo a diferença no futuro da educação. Atualmente, a organização já conta com mais da metade de seu quadro de colaboradores ocupados por mulheres, e suas instituições de ensino instaladas pelo Brasil já têm um perfil e ações bem abrangentes.     

   

Segundo o IBGE, quando se avalia o mercado de trabalho, somente 30% das pessoas pretas ou pardas conseguem ocupar cargos de analista ou especialista. Programas como o da Yduqs contribuem, portanto, para que esses profissionais avancem mais um degrau e ocupem cargos mais altos nas empresas.     

    

“A diversidade é um dos pilares da Yduqs. Temos metas ambiciosas definidas, como aumentar em 3% o número de pessoas negras nas posições de docente e 5% em posições de liderança no ambiente corporativo. Ter diversidade e inclusão na estratégia da gestão ESG impacta diretamente na nossa evolução enquanto instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável e a redução de desigualdades", comenta Cláudia Romano, head de ESG da Yduqs.     

 

Renata Vilela Mendonça, diretora de Gente da Yduqs, destaca a importância de iniciativas de inclusão nas grandes empresas. “A diversidade transforma e faz toda a diferença no futuro da educação e do mundo empresarial. Estamos construindo um caminho para acelerar a inclusão em nosso ambiente corporativo", afirma. A busca agora é investir na formação de novos talentos e futuros líderes do setor de educação, para que profissionais negros, por meio do programa, tenham uma aceleração em sua carreira e tenham grandes oportunidades na organização.     

    

De acordo com Renata Vilela Mendonça, pelo terceiro ano consecutivo, o programa será exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas, pois aposta no talento e abre novas possibilidades para mudar a sociedade, gerando novas lideranças. As duas primeiras edições do Programa Trainee 2024 exclusivo para pessoas negras foram um sucesso e já ajudaram na configuração da companhia.   

    

No dia 2 de Agosto, a Yduqs fará uma live especial para as pessoas candidatas em seu canal no Youtube, com mais informações sobre o processo seletivo, depoimentos dos atuais trainees da companhia e dicas exclusivas. Para participar, as pessoas interessadas devem acessar YduqsTV (https://www.youtube.com/@YDUQSTV).

 

PERSONAGENS   

   

Martha Abner Cavalcante, 25 anos, Bahia, formada em Direito na Wyden.

“Sou da Bahia e aceitei encarar o desafio de tocar o Projeto Mediação Pré-Processual: Ouvidoria como Canal de Fidelização do Aluno do programa Trainee Yduqs de 23. O mais interessante está sendo envolver e engajar as partes interessadas. A seleção para eu ser uma trainee foi um processo longo, que tem demandado muito controle emocional, mas que está sendo muito bem gerido e administrado, tenho adquirido muitos aprendizados. Estou vivendo diversas experiências, superando desafios e conversando com personalidades que dificilmente eu experimentaria em outra lugar. Espero que os candidatos do Programa Trainee para Negros 2024 busquem se conhecer, relembrar e valorizar suas qualidades e experiências vividas sejam profissionais ou não, muitas vezes impactamos de forma significativa o ambiente em que estamos e, por vezes, não conseguimos reconhecer isso”, comenta Martha Abner.

 

Rodrigo Sousa Silva, 29 anos, de São Paulo, formado em Ciências Sociais (UFRJ) 

“Achei o processo de seleção bem humanizado, está sendo incrível no sentido de desenvolver minhas habilidades técnicas, relacionais e gerenciais. Elas estão me preparando para ocupar os lugares que a companhia nos projeta. Espero que os próximos trainees façam o melhor, a dedicação é uma dica importante para vencer cada etapa”, recomenda Rodrigo. 

 

Serviço:     

Terceira edição do Programa Trainee 2024 (exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas). Inscrições por meio do link:  https://traineeyduqs.gupy.io/  até o dia 31 de agosto.     

Serão oferecidas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados (dezembro/2019 a dezembro/2023) de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para viagens ao longo do programa.     

Os candidatos deverão ter formação completa em qualquer curso de nível superior/graduação.  

  

Sobre a Yduqs 

A Yduqs é o maior grupo de educação superior no Brasil, presente em todo o território nacional e com mais de 1,2 milhão de alunos. É uma das organizações que mais inova e cresce no país, por meio da expansão orgânica e pelo ingresso de novas instituições e negócios ao grupo. Isso cria um ambiente interno incrivelmente dinâmico, com mais de 16 mil colaboradores, orientado à inovação, e em que as oportunidades aparecem – especialmente para aqueles que ousam pensar de forma disruptiva e que desejam deixar sua marca no mundo por meio da educação. 

 

Com uma forte apropriação da cultura digital, e por meio do desenvolvimento de metodologias e de conteúdos que refletem os desafios e as necessidades do nosso tempo, a Yduqs oferece educação superior de qualidade para pessoas de todas as classes sociais, em todo o país, e ao longo de toda a sua vida adulta. Nossas instituições de ensino são Ibmec, Estácio, Damásio Educacional, Clio, SJT e Wyden. Também compõem nosso portfólio o IDOMED, que reúne 17 escolas de Medicina em todo o país, e as edtechs grupoQ, Hardwork Medicina e EnsineMe, nossa unidade de metodologia, conteúdo e plataformas digitais.

19 de jul. de 2023

Campanha de negociação de dívidas em parceria do Procon encerra hoje em Imperatriz

 


Os clientes da Equatorial Maranhão têm até esta quarta-feira (19) para regularizar seus débitos. A Distribuidora, em parceria com o Procon, está participando da Campanha Dívida Zero, que teve início no dia 13 de julho e encerra hoje em Imperatriz. A unidade do Procon fica localizada no Imperial Shopping e os consumidores que possuem dívidas decorrentes poderão participar da ação e deverão comparecer ao local portando RG e CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e algum documento que identifique a dívida.

Além de outras empresas parceiras, a Equatorial estará presente na campanha com atendimento presencial, das 09h às 18h, a fim de oferecer condições especiais de pagamento, com juros reduzidos e parcelamentos facilitados aos clientes da classe residencial que estão com dificuldades para manter as contas em dia com a distribuidora.

O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão, Rainilton Andrade, pontua a relevância da campanha para a comunidade. “Por meio dessa importante parceria com o PROCON, buscamos colaborar para que os clientes que possuem dívidas conosco, em relação às faturas de energia, possam ter condições especiais de parcelamento e pagamento, regularizar seus débitos e estarem em dia com a Equatorial. Assim, essa campanha traz inúmeros benefícios para que o cliente, não apenas volte a manter suas faturas em dia, mas tenha a continuidade de um serviço tão essencial como a energia elétrica”, explica. 

Negociações facilitadas também estão disponíveis o ano todo

Além da parceria com o PROCON, a Equatorial Maranhão oferece a possibilidade para os clientes parcelarem seus débitos ou realizarem o pagamento de suas faturas com cartão de crédito através do site www.equatorialenergia.com.br. O titular da conta também pode buscar um dos pontos de atendimento presencial da Equatorial Maranhão para realizar sua negociação. Basta levar seus documentos pessoais, a conta de energia e o cartão de crédito/débito caso queria utilizar essa modalidade de pagamento em uma das agências da distribuidora.

Tecnologia 5G é realidade em apenas 12,4% dos municípios maranhenses

 


Em algumas regiões do Brasil o 5G já é uma realidade e toma conta da rotina, facilitando a vida das pessoas e empresas. De acordo com o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis), a tecnologia já alcança mais de 10 milhões de usuários. Apesar do número parecer expressivo, na grande maioria do território nacional, inclusive em boa parte dos municípios maranhenses, a chegada do sinal revolucionário ainda é uma promessa.

Dos 217 municípios do Maranhão, apenas 27 contam com o sinal 5g liberado, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No Brasil, das 5570 cidades filtradas pelo órgão, 1610 estão tendo o sinal de forma antecipada.

Thalles dos Santos Canela, professor do Núcleo de Tecnologia da Facimp Wyden comenta como vem sendo distribuída a inovação no Brasil. “É importante observar que o processo de implantação ainda está em andamento. Inicialmente, é comum que as grandes metrópoles recebam a cobertura 5G primeiro, devido à sua densidade populacional e ao maior potencial de demanda. No entanto, espera-se que a expansão da rede 5G continue progressivamente, abrangendo mais regiões ao longo do tempo”.

O especialista ainda explica que as principais barreiras para a implantação do 5G no Brasil envolvem desafios técnicos, econômicos e regulatórios. “Em termos técnicos, é necessário implantar uma infraestrutura de rede 5G que inclua antenas e equipamentos de transmissão, o que requer investimentos significativos e planejamento cuidadoso. Além disso, é preciso uma quantidade adequada de espectro de frequência, que precisa ser disponibilizado pelos órgãos reguladores”, completa Thalles.

Do ponto de vista econômico, a implantação do 5G envolve custos elevados, tanto para as operadoras de telecomunicações quanto para as empresas que precisam atualizar seus dispositivos e infraestrutura para suportar a nova tecnologia. Esses custos podem representar um desafio, especialmente em áreas com menor densidade populacional e demanda mais baixa.

E para finalizar, o professor da Facimp elucida que na parte regulatória é necessário que, as políticas e regulamentações sejam estabelecidas para garantir um ambiente favorável à implantação do 5G. Isso envolve questões relacionadas à alocação de espectro, licenciamento, segurança cibernética e padronização.

Descentralização dos serviços ofertados pelo CRAS beneficia zona rural de Imperatriz

 


Parceria da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Equatorial e Suzano leva mutirão de serviços à população da Vila Conceição I e II, assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rita.  Ação comunitária foi realizada nesta terça-feira (18), na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição e teve o objetivo de descentralizar serviços ofertados, para os bairros da zona rural.

Entre os serviços disponibilizados aos moradores está o CadÚnico, com a consulta e atualização do Número de Inscrição Social (NIS) e emissão da folha resumo, atendimento assistencial com equipe técnica formada por psicóloga e assistentes sociais do CRAS, troca de lâmpadas simples por led, embelezamento e corte de cabelo, atividades socioeducativas com as crianças do Programa Criança Feliz (PCF) e palestra sobre extrativismo com profissionais da Suzano.

A descentralização dos serviços do CRAS para a zona rural, gera um impacto positivo promovendo a inclusão social, como explica o secretário da Sedes, Dorielton Xavier. “Essa abordagem descentralizada permite um melhor atendimento às necessidades específicas de cada região, levando em consideração as peculiaridades e particularidades de cada local. A descentralização dos serviços do CRAS para a zona rural da nossa cidade é uma de nossas prioridades. Queremos garantir que todos os moradores tenham acesso igualitário aos serviços sociais essenciais”.

A coordenadora do CRAS Santa Rita, Maria Cleia Pereira, explica que ação social leva serviços essenciais para a população. “O atendimento que iniciou pela manhã ficará à disposição da população enquanto houver demanda. A descentralização dos serviços da Sedes na zona rural é uma responsabilidade do CRAS. Juntamos empresas do terceiro setor, como a Suzano e Equatorial, junto com o serviço público para trazermos serviços essenciais para a comunidade”.

“Como a população da Vila Conceição I e II, apresenta dificuldades de logística para se locomoverem ao CRAS Santa Rita, resolvemos vir até eles”, relata Maria Cleia Pereira. E para garantir que todos fossem contemplados com a ação, a coordenadora explicou que a logística para trazer as pessoas da Vila Conceição II, para a Vila Conceição I, local da ação, foi realizada pela Suzano, que cedeu um ônibus para o transporte.

Enquanto os pais aguardam atendimento, a orientadora do Programa Criança Feliz, Fátima Teixeira, descreveu o trabalho realizado com as crianças que inicia com a parte artística. “Estimulamos a pintura e depois trabalhamos a coordenação motora, treinamos as crianças, fazemos brincadeiras e atividades que desenvolvem tanto sentidos psicológicos como o físico. Fazemos uma análise das pinturas das crianças e conseguimos perceber algumas percepções como o desenvolvimento da coordenação motora, socialização, tipos de conversa. Detectando as necessidades da criança, conversamos com os pais, os orientamos e até mesmo os encaminhamos aos serviços que o próprio CRAS oferece”.

A diarista, Maria Janaína Silva de Farias, ficou sabendo mediante redes sociais da ação e não perdeu a oportunidade de resolver, no próprio bairro, a atualização cadastral para receber o Bolsa Família. “Até o momento fiz a atualização do meu cadastro, inclusive a minha irmã também fez o Bolsa Família dela, que havia tempo que tentava fazer, mas ainda não havia dado certo. Os serviços do Cras vindo até a gente, nos auxilia bastante, pois evita irmos à rua resolver essas questões”.

Já o senhor José dos Santos Pereira, lavrador, informou que assim que ficou sabendo da ação no posto de saúde do bairro, resolveu procurar pelos serviços de troca de lâmpadas ofertados pela Equatorial. “Passei pelo Cadastro do CadÚnico e depois vim aqui, para trocar quatro lâmpadas que ajudará a economizar energia e não precisei gastar para trocá-las”, informou.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, enfatiza que ação “socioassistencial visa prevenir os riscos sociais, fortalecer a matricialidade sociofamiliar e promover autonomia comunitária e Social das famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”.

12 de jul. de 2023

Sindicato Rural inaugura Casa do Leite durante Exposição Agropecuária de Imperatriz

 


O Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), inaugurou na noite desta segunda-feira (10), a Casa do Leite Vonges Guerra, que recebeu esse nome em homenagem póstuma a um dos empresários do ramo leiteiro mais importantes da região tocantina. A Casa do Leite servirá para a realização de atividades voltadas para a pecuária leiteira como cursos de produção de leite e derivados, palestras, torneio leiteiro, exposição de animais e muitos outros.

A iniciativa é um marco para o Sindicato Rural e para Imperatriz, conectando o futuro da pecuária leiteira e promovendo a ligação entre pequenos e grandes produtores com instituições apoiadoras. O objetivo da casa é estimular o uso das novas tecnologias por meio de cursos e capacitações, auxiliando na produção de leite e incentivando o cooperativismo entre os pecuaristas.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz, Afonso Danda, reforça a importância do espaço para a classe leiteira. “É um espaço que o Sindicato abriu para que essa parte do agronegócio e da pecuária cresça. Precisamos de uma cadeia do leite forte na região e segurar os produtores de leite do campo na cidade, para que possam ser treinados e produzir mais. É um casarão para cursos, um espaço que terá confraternizações. É um merecimento não só nosso, mas de todos aqui presentes!”, comenta o presidente.

A solenidade reuniu produtores locais que consideram o espaço uma iniciativa inovadora para Imperatriz. O produtor e associado Edjailson Souza, classificou o momento como um avanço para a pecuária leiteira da região. “É um espaço para o produtor do leite, foi pensado pelo Sindicato Rural ao qual iremos realizar nossos cursos, nossas palestras e reuniões. Um momento de muito valor para nossos produtores e um fortalecimento para a Associação”, pontua.

Durante os 9 dias de feira, produtores rurais e visitantes poderão participar de encontros e aprimorar os conhecimentos e técnicas dentro do âmbito rural. Com temas variados, os cursos serão promovidos pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), em parceria com instituições públicas e privadas parceiras do evento. 

Sobre a EXPOIMP – Em sua 53ª edição, a Expoimp é a maior feira agropecuária da região e este ano acontece de 08 a 16 de Julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A programação conta com cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Em 2023,  a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Júpiter Internet, Fribal, Coca Cola, Matsuda, Porto do Itaqui e Grupo Mateus, e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.

Mitos e verdades sobre a reciclagem: o que você precisa saber?

 


Segundo o panorama anual promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil reciclou apenas 4% dos quase 82 milhões de toneladas de detritos gerados no último ano. Todo o restante foi parar em aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país. Um número muito preocupante, visto que ao descartar os entulhos dessa forma, existe uma maior produção de gás metano (CH4), responsável por agravar o efeito estufa. Existe também a produção de chorume, líquido altamente poluente que, ao infiltrar no solo e alcançar os lençóis freáticos, contamina a água para consumo.

Para que essa realidade mude é necessário conscientizar as pessoas e promover cada vez mais o hábito da reciclagem. Mas, para que isso aconteça, Saville Alves, CEO da SOLOS, startup nordestina de impacto socioambiental, acredita que é preciso desmistificar certas dúvidas para ajudar as pessoas a darem pequenos passos. “Algumas coisas são tão comuns no nosso dia a dia que não percebemos o quanto podem proteger o meio ambiente. São dicas que muitas vezes ninguém nos conta. E se não formos atrás para descobrir, continuamos tratando a reciclagem de forma errada”, explica.

Segue abaixo alguns mitos e verdades no setor:

Os materiais podem ser reciclados eternamente

Mito. O papel, por exemplo, perde qualidade a cada ciclo novo e necessita da adição de fibras de celulose virgens a partir de um determinado momento. Ele pode ser reciclado, em média, entre cinco a sete vezes. O plástico, por sua vez, pode ser renovado entre uma a duas vezes para que não perca qualidade.

Cacos de vidro podem ser reciclados

Verdade. Durante o processo de reciclagem, eles se tornam maleáveis e podem dar origem a novas formas de vidro, sejam grandes ou pequenas.

Todos os itens biodegradáveis são compostáveis

Mito. Biodegradável significa que um item é capaz de se decompor com a ajuda de bactérias ou outros organismos vivos. Mas isso não significa que podem ser transformados com sucesso em adubo.

O isopor não pode ser reciclado

Mito. O isopor é um tipo de plástico, então pode sim ser reciclado. O que dificulta é o fato dele ser muito leve. Além de sua fonte não ser renovável, ele não se degrada na natureza, apenas é fragmentado em partículas menores, sendo a sua ingestão perigosa para aves e animais marinhos.

Os eletrônicos não devem ser destinados ao lixo comum

Verdade. Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletrônicos são obrigados a oferecer um sistema de logística reversa para que os utensílios não sejam descartados em local incorreto. Existem inúmeros pontos de coleta para evitar que eles parem em aterros, causando impactos ambientais.

Dormir após o almoço faz bem?

 


Além de se alimentar, o horário de almoço pode ser o momento ideal para descansar e repor as energias depois de uma manhã cheia de trabalho. A sonolência após essa refeição já é bem conhecida de diversas pessoas. Alguns resistem: outros não pensam duas vezes e já cedem à soneca, sesta ou cochilo, como é conhecido o sono mais curto do meio do dia. 

Do ponto de vista científico, dormir à tarde faz bem para a saúde? A professora da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Milca Abda de Morais, especialista em higiene do sono e na associação do sono com o humor, desvenda essa questão.

Milca explica que esse descanso faz bem à saúde, desde que seja bem administrado. “O cochilo curto após o almoço pode ter efeitos benéficos na capacidade cognitiva, além de melhorar o estado de alerta, a função executiva e a memória, além de promover o bem-estar e o bom humor diário”, enumera a especialista. Além disso, para quem tem dificuldade de pegar no sono à noite,  soneca pode compensar e proporcionar um descanso adicional.

No entanto, a especialista comenta que cada corpo pode responder de forma diferente. Algumas pessoas, inclusive, podem desenvolver dores de cabeça e indisposição, caso não se adaptem a essa rotina. “A individualidade biológica deve ser considerada. Alguns indivíduos se sentem melhor após um curto cochilo, outros não”, explica. Ou seja: se bater o sono depois do almoço, só adote o hábito do cochilo se tiver certeza que vai se sentir bem depois!

Quanto tempo posso dormir?

“O embasamento científico não traz um tempo exato do cochilo. O que deve ser levado em consideração é a individualidade biológica. No entanto, de uma forma geral, é importante lembrar que, como o próprio nome diz, é apenas um cochilo”, descreve Milca.

4 de jul. de 2023

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial: especialista reforça a importância de se combater o racismo ainda na infância

 


Em maio, o jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, foi expulso de uma partida contra o Valência, válida pelo campeonato espanhol, após reagir a ofensas racistas. Durante o jogo, era possível ouvir gritos de “Macaco!” vindos das arquibancadas, na região da torcida do time adversário.

Outro caso de racismo que ganhou os holofotes da mídia no primeiro semestre foi o da atriz Halle Bailey, protagonista do live-action do filme “A Pequena Sereia”, em cartaz nos cinemas brasileiros. Desde a divulgação dos trailers no YouTube, o filme foi alvo de mais de 1,5 milhão de “dislikes” de internautas nas primeiras semanas, que criticaram a escolha de uma mulher negra para interpretar a personagem da Disney. 

O dia de hoje (03) é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, uma oportunidade para ampliar o debate sobre o preconceito e combater esse mal tão enraizado em nosso país, já que segundo dados da Central Nacional de Denúncias da Safernet, o número de denúncias dos sete crimes que envolvem discurso de ódio no Brasil só aumenta, afinal, o crescimento foi de 26% a 654% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021.

Como combater?

A professora do curso de Psicologia da Facimp Wyden, Rosemar Andrade, explica as origens de ofensas racistas e reforça a importância do combate ao preconceito. “As injúrias são só a ponta do iceberg e demonstram, através de falas ou gestos, sentimentos que já estão instalados e dizem respeito a aspectos sociais e culturais”, analisa. 

Segundo a especialista, a preocupação deve vir desde cedo na educação. Assim como episódios racistas prejudicam o desenvolvimento psicológico infantil, ações afirmativas podem gerar impactos positivos para toda a vida. “O respeito aos valores humanos e às nossas origens devem ser reforçados sempre durante o processo de educação, seja pelo alicerce familiar ou nas instituições de ensino em sua grade curricular”, completa.

A especialista reforça que a infância é o momento em que o pensamento racista deve começar a ser desconstruído, uma vez que é o período em que a personalidade da criança está em construção. “Sem o diálogo necessário, esclarecedor e cognitivo, a intolerância tende a se desenvolver, principalmente absorvendo maus exemplos na rotina, seja nas amizades, nas redes sociais ou até mesmo dentro de casa”, afirma. 

O importante, explica ela, é que os tutores acompanhem de perto esse desenvolvimento, num trabalho processual, cultural e com evolução ética e moral. “Afinal, as crianças estão numa fase de transformações não só físicas, como também psicossociais/cognitivas, e caso haja falhas nesse processo, isso pode gerar cicatrizes eternas”, conclui.

Secretaria de Saúde faz alerta sobre como se proteger das Hepatites Virais

 


No mês de julho, é celebrado o Julho Amarelo, mês de combate e conscientização sobre as hepatites virais, pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus) alerta sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.  As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e podem ser causadas por diferentes tipos de vírus, como os das hepatites A, B, C, D e E. Essas doenças podem ser transmitidas por contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas, entre outras formas.

A Hepatite A, transmitida principalmente por água e alimentos contaminados, ainda é uma preocupação em várias regiões, especialmente em áreas com infraestrutura de saneamento básico precária. A hepatite B e C são consideradas as formas mais perigosas de hepatite viral, devido à sua capacidade de se tornarem crônicas e causarem danos progressivos ao fígado.

A Hepatite B é transmitida por contato com fluidos corporais infectados, enquanto a Hepatite C ocorre principalmente por meio de exposição ao sangue contaminado.  Ambas podem ser transmitidas durante o parto, por meio de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de agulhas e seringas entre usuários de drogas injetáveis.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, ressalta a importância da vacinação como medida preventiva contra as hepatites. “Temos a vacina contra as Hepatites A e B, disponíveis na rede pública de saúde. Além disso, é importante a adoção de práticas de higiene adequadas, como lavar as mãos regularmente e utilizar preservativos nas relações sexuais”, disse.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento eficaz das hepatites virais. Por isso, a Secretaria de Saúde orienta a realização de exames laboratoriais para detecção dessas doenças, especialmente para pessoas que apresentam fatores de risco, como usuários de drogas injetáveis, profissionais da saúde e pessoas com múltiplos parceiros sexuais. Para realizar os exames que detectam as doenças, a pessoa pode procurar o Complexo de Saúde do Parque Anhanguera.

Programa Somar - Suzano abre inscrições para curso com vagas afirmativas para pessoas com deficiência

 



A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), abre inscrições para o curso de Auxiliar de Mecânico de Máquinas Florestais, com 12 vagas afirmativas para pessoas com deficiência (PcD), sendo necessário a apresentação de laudo médico atualizado dos últimos 12 meses. A formação faz parte do Programa Somar, iniciativa da empresa, que tem como objetivo investir no desenvolvimento e capacitação de pessoas com deficiência. O programa busca promover a diversidade, equidade e inclusão preparando novos(as) profissionais para o mercado de trabalho.

As inscrições, que são gratuitas e vão até o dia 21 de julho, devem ser feitas online pelo link: www.fiema.org.br/noticia/4246/iel-ma-abre-inscricoes-para-programa-somar-pcd-auxiliar-de-mecanico-de-maquinas-florestais-na-suzano, ou presencialmente no prédio do Senai, na rua Y, S/Nº, bairro Nova Imperatriz, próximo à UPA da Bernardo Sayão, em Imperatriz. De segunda a sexta-feira em horário comercial da 08h às 12h e das 14h às 18h. Se preferir, escaneie o código ao lado para acessar o link.

Para participar do processo seletivo, os(as) candidatos(as) precisam atender aos seguintes pré-requisitos: residir em Imperatriz ou Açailândia, ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e dispensa militar (em caso de homens).

O curso terá duração média de 172 horas (dois meses) e será divido em aulas práticas, que acontecerão na unidade da Suzano em Imperatriz, e aulas teóricas, que serão realizadas no Senai localizado na Zona Urbana de Imperatriz. Neste período, os(as) alunos(as) receberão formação teórica em um total de 172 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. Além disso, durante todo o curso, os(as) alunos(as) recebem bolsa auxílio transporte no valor de R$ 500,00.

“A Suzano busca capacitar profissionais que queiram ser protagonistas de suas carreiras e que sonham em gerar impacto positivo no mundo a partir de uma atuação responsável e empática. Nós acreditamos que a diversidade e pluralidade nos fortalece, por isso, buscamos cada vez mais promover oportunidades para o desenvolvimento de pessoas nas regiões onde atuamos independente de gênero, idade, cor ou deficiência, e assim continuar com nosso compromisso de gerar e compartilhar valor”, finaliza Leonardo Mutti, Gerente de Gente e Gestão da Suzano em Imperatriz.