Aquele momento em que seu pet chega todo saltitante, com o rabinho abanando, cheio de animação e pronto para iniciar uma brincadeira pode ser muito mais importante do que só uma diversão do momento. Especialistas afirmam que os nossos amigos de quatro patas veem a brincadeira de forma similar a como os humanos veem a atividade física. Na prática, isso significa que brincar pode gerar benefícios para a saúde física e mental dos animais.
Fernanda Karollyne, professora do curso de Medicina Veterinária da UniFacimp Wyden, ressalta que brincar com os pets pode trazer vários benefícios, incluindo alívio do estresse, diminuição da ansiedade, melhora no humor e auxílio no controle do peso, além de desenvolver o vínculo emocional com os tutores e melhorar a qualidade de vida. “Brincar faz com que o animal receba estímulos físicos, mentais e de socialização, seja com pessoas ou com outros animais, o que é muito importante para evitar comportamentos agressivos”, completa a especialista.
Por outro lado, tanto cães quanto gatos tendem a ficar estressados se permanecerem presos em espaços pequenos e sem interação com seus tutores. “A maioria desses animais direciona essa energia acumulada para destruir móveis, portas ou objetos da casa, tornando sua rotina mais agressiva. Há ainda o risco do ganho de peso: animais ociosos tendem a comer mais, o que aumenta as chances de sobrepeso”, comenta a professora sobre os prejuízos físicos e mentais causados pela falta de interação e brincadeiras
Como brincar
Cães e gatos têm formas diferentes de brincar. Os gatos preferem brinquedos que remetem à caça, por serem predadores na natureza. Assim, tudo o que simula uma presa os atrai. Já os cães, por serem mais sociáveis, se envolvem em brincadeiras semelhantes às dos seres humanos, com foco na interação. Para ambos, dedicar um tempo às brincadeiras contribui não apenas para a saúde mental, mas também para a física, diminuindo a ansiedade e a tendência à obesidade.
Quanto aos brinquedos, Fernanda comenta que os gatos são mais simples nas escolhas e geralmente optam por bolinhas de papel ou objetos que imitam presas, como ratinhos ou passarinhos de brinquedo, além de objetos com penas ou plumas. Já os cães preferem bolas e ou objetos para mastigar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário