12 de set. de 2025

Inscrições para o II Concurso de Educação Ambiental seguem abertas até 19 de setembro

 



O II Concurso de Produção Textual Multimodal sobre Educação Ambiental está com inscrições abertas até 19 de setembro. Destinado a estudantes da rede municipal de ensino, tem como tema “Mudanças Climáticas: O que posso fazer?”. A iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), busca incentivar a escrita e estimular a reflexão sobre os desafios ambientais da atualidade.

Dividido por etapas conforme a escolaridade, o concurso terá três categorias: Texto com desenho (II período da Educação Infantil), Poema (4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Cordel (8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais). As escolas devem realizar a inscrição e entregar os trabalhos em envelope lacrado, acompanhados da ficha de inscrição devidamente preenchida, no Setor de Educação Ambiental da SEMED, das 8h às 14h.

O processo é realizado em duas etapas: a primeira, nas próprias escolas, com a produção dos textos em sala de aula, e a segunda, em nível municipal, com avaliação de uma Comissão Avaliadora composta por servidores da SEMED.

Para o coordenador do Setor de Educação Ambiental/Meu Ambiente, Geilson de Arruda, o concurso é fundamental para ampliar o debate sobre justiça climática entre crianças e adolescentes. “A iniciativa promove a reflexão sobre os efeitos das mudanças climáticas, especialmente nas populações mais pobres e vulneráveis, e estimula a produção de conteúdos que dialoguem com a realidade local e questões ambientais globais”, afirma.

Entre as novidades de 2025 está a criação da categoria cordel, voltada para os estudantes do 8º ano dos Anos Finais. Em 2024, o concurso contemplava apenas a Educação Infantil (desenho) e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (poema).

Os vencedores receberão medalhas de 1º, 2º e 3º lugar, além de certificados para alunos e orientadores, e prêmios. Os trabalhos selecionados serão reunidos em um e-book, e a cerimônia de premiação será realizada em outubro, na Academia Imperatrizense de Letras.

Conheça mais sobre a dermatite de contato, a ‘alergia à borracha’

 



Quem sofre com descamação, coceira e vermelhidão no corpo, principalmente nos pés, sabe o quanto é difícil conviver com isso. Popularmente conhecida como alergia à borracha, essa condição, na verdade, é a dermatite de contato, que, segundo o dermatologista e professor do IDOMED, Cláudio Cardoso, é uma inflamação da pele causada por substâncias do meio ambiente, muitas vezes pelo látex/borracha.

O especialista explica que a dermatite de contato relacionada à borracha costuma estar ligada a substâncias químicas usadas na sua fabricação, como o carba-mix, mercapto-mix e tiuram-mix, que são aceleradores ou conservantes utilizados no processo de vulcanização. “Esses compostos podem provocar, na pele, após contato prolongado, uma reação alérgica”, comenta Cláudio, acrescentando que alguns testes de contato podem ajudar a identificar exatamente qual substância da borracha está causando o problema.

Essa doença pode ser dividida em dois tipos principais: a Dermatite de Contato Irritativa Primária, que resulta do dano direto à pele pela substância em contato, e a Dermatite de Contato Alérgica, que é uma reação imunológica, mediada por células de defesa, e ocorre após o contato prévio do organismo com determinada substância.

Como ela se manifesta no corpo?

O que ocorre nesta doença é uma reação imunológica. Primeiro, na fase inicial, as células de defesa da pele capturam substâncias estranhas e as levam a outras células, que passam a reconhecê-las como “invasoras”. “Depois, em contatos subsequentes, essas células migram para a pele e desencadeiam uma reação inflamatória, com vermelhidão, coceira, descamação e, às vezes, pequenas bolhas com líquido. Assim, instala-se um quadro que tende a piorar sem tratamento”, complementa Cláudio.

E o que fazer?

A doença não tem cura, mas algumas medidas e tratamentos podem torná-la controlável. No curto prazo, é necessário evitar o uso da sandália de borracha, aplicar corticosteróides tópicos para reduzir a inflamação, hidratar a pele para restaurar a barreira cutânea e usar anti-histamínicos orais em casos de coceira intensa.

Já a longo prazo, é preciso evitar novos contatos com a borracha, optar por calçados de materiais alternativos (como couro tratado sem cromo, etileno-acetato de vinila – EVA, tecido ou plástico hipoalergênico) e, em casos graves ou persistentes, recorrer a terapias como fototerapia (tratamento que usa radiação luminosa) ou imunomoduladores tópicos (medicações que reduzem a inflamação).

“A dermatite de contato causada por borracha é uma condição que pode impactar diretamente a qualidade de vida da pessoa, limitando o uso de calçados comuns e gerando desconforto constante. Reconhecer os sinais, buscar diagnóstico adequado e adotar estratégias de prevenção e substituição de materiais são passos essenciais”, destaca o professor do IDOMED. Atualizações do mercado

Cláudio explica que o mercado está cada vez mais aberto a alternativas que substituem os calçados com borracha, tradicionais causadores da dermatite. Hoje já é possível encontrar fabricantes que desenvolvem linhas de sandálias e calçados em EVA, material bem aceito por pessoas com alergia à borracha natural ou vulcanizada. Também existem produtos de couro sintético ou tecidos tecnológicos. Segundo ele, a demanda por itens hipoalergênicos tem aumentado, pressionando o mercado a oferecer opções mais seguras e acessíveis.

Expansão dos Balcões de Negócios oferece mais oportunidades na Fecoimp 2025

 



Após o sucesso consolidado na última edição, o Espaço dos Balcões de Negócios retorna à 23ª Feira do Comércio, Indústria e Serviços de Imperatriz – Fecoimp 2025 – com novidades que reforçam seu papel como um dos ambientes mais estratégicos da feira. Com estrutura ampliada, salas exclusivas de negociação e uma agenda própria voltada à geração de parcerias, a iniciativa ganha ainda mais relevância este ano.

De acordo com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), a área dos balcões foi projetada especialmente para atender empresas que não necessitam de um estande convencional no tamanho padrão, mas que desejam marcar presença na feira de maneira inteligente e econômica. O modelo garante acessibilidade, foco e visibilidade, conectando diretamente fornecedores, compradores e parceiros em um ambiente propício ao fechamento de negócios. E foi o resultado positivo da edição do ano passado que impulsionou a ampliação neste ano. Em 2025, o espaço terá uma expansão de 17% em relação ao ano passado, com cerca de 20 balcões, um crescimento que reflete a procura das empresas e o reconhecimento do formato como ferramenta eficaz de relacionamento e prospecção. 

Mais do que um ambiente físico, os Balcões de Negócios representam uma estratégia diferenciada dentro da Fecoimp, permitindo que marcas de diferentes segmentos participem da maior feira multissetorial de negócios do Norte e Nordeste, com retorno assertivo e custos otimizados. A expectativa é que, com a nova estrutura, o espaço proporcione maior circulação de oportunidades, fortalecimento de parcerias e diversificação da rede de contatos, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro entre quem oferta e quem busca soluções no mercado.

A Fecoimp será realizada de 17 a 20 de setembro e tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Turismo (Setur), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Suzano, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Credishop, VLI, Equatorial Energia, Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Prefeitura Municipal de Imperatriz.

8 de set. de 2025

Semana Mundial da Alfabetização reforça papel transformador do aprendizado na idade adulta

 



Na semana em que comemoramos o Dia Mundial da Alfabetização (08/09), momento em que reflexões são feitas sobre os desafios da educação no Brasil – não apenas para as crianças e adolescentes, mas também para os adultos que não aprenderam a ler e a escrever na idade regular. Segundo dados de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão registrou uma taxa de analfabetismo de 11,4%. O índice coloca o estado entre os que apresentam os maiores percentuais do país, ocupando a quarta posição no ranking nacional.

 

Aos 73 anos, Iraci Benedita é um exemplo de quem decidiu retomar os estudos após uma infância sem acesso à escola. Hoje, aluna do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos realizado gratuitamente pela Estácio em parceria com o Instituto YDUQS, ela já sente as mudanças do aprendizado no cotidiano: “antes eu dependia dos outros até para ler um letreiro de ônibus. Agora já consigo ler sozinha e até mexer no celular, coisa que eu tinha medo de fazer”, conta.

 

O Instituto Yduqs, recentemente ampliou o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, e uma das novidades desta edição foi a chegada do projeto a Imperatriz (MA) neste ano, por meio da parceria com a UniFacimp Wyden, com 15 alunos(as) ativos e a previsão de formarem até o final de novembro.

 

De acordo com a pedagoga Ariana Conceição, coordenadora do projeto em Imperatriz, a proposta consegue alcançar resultados que vão além do aprendizado formal. “Iniciado no mês de Maio deste ano, o Programa de Alfabetização da Yduqs veio para contribuir como um instrumento de redução das desigualdades. A alfabetização não se limita ao ato de ler e escrever, não apenas à decodificação das letras e sons, mas traz uma amplitude bem maior ao propor o acesso ao conhecimento, à informação e à capacidade de participação ativa na sociedade, o que faz do sujeito um ser não apenas alfabetizado, mas letrado”, diz.

 

Para a especialista, a relevância de um programa de alfabetização para jovens e adultos vai além do aspecto educacional. “Trata-se de um instrumento de transformação social, de reparação e de proporcionar a dignidade humana. Investir nestas iniciativas é reconhecer que nunca é tarde para aprender e que a educação é um direito fundamental”, conclui.

"Erradicar o analfabetismo é um compromisso que assumimos no Instituto Yduqs, em parceria com nossas Instituições de Ensino. O nosso programa de alfabetização de jovens e adultos oferece a oportunidade de reacender os sonhos de muitas pessoas. Estamos falando de vidas que se transformam por meio da educação, desde o momento em que essas pessoas pisam em uma de nossas unidades. Por isso, nosso objetivo é ampliar o alcance do programa e levar oportunidades de aprendizagem para quem mais precisa”, afirma, Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do Grupo educacional Yduqs.

 

Como parte desse compromisso, o Instituto Yduqs anuncia que abrirá em breve as inscrições para novas turmas do Programa de Alfabetização e Letramento em 2026, ampliando o acesso de jovens e adultos a uma educação transformadora e gratuita.

Sobre o Programa de Alfabetização

 

Focado em jovens e adultos que não concluíram a alfabetização na idade regular, o programa utiliza metodologias inovadoras e material didático acessível, oferecendo suporte pedagógico contínuo para garantir o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e cidadania. A iniciativa visa transformar vidas, ampliando oportunidades pessoais e profissionais.


Realizado desde 2018, com a participação de alunos e professores de unidades da Estácio e Wyden e sem nenhum esforço financeiro direto, o programa já formou mais de 2 mil alunos pelo Brasil. 

Campeão Olímpico realiza palestra em Imperatriz mostrando como princípios do esporte podem mudar as empresas

 

Em um jogo de volêi, sempre há seis jogadores em quadra com um objetivo em comum: fazer mais pontos que o adversário e garantir a vitória. Mas o que esse esporte pode ensinar para o ambiente corporativo? É justamente esse o assunto que será discutido na Palestra “ A jornada de um líder”, ministrada pelo medalhista olímpico de vôlei, Nalbert Bitencourt. O evento faz parte do Circuito de Inteligência Empreendedora da Feira do Comércio, Indústria e Serviços de Imperatriz - Fecoimp. O encontro acontece no próximo 11 de setembro, às 19h, no Auditório do Aracati Office.


Os participantes podem esperar um momento de grandes insights para gerenciar suas equipes, mas, principalmente, para gerenciarem a si mesmos: “Será um momento inspirador, para discutirmos foco, determinação e espírito de equipe, que transforma resultados, liderança, desafios e vitórias para aplicar na sua empresa e também na sua vida”, encoraja Nalbert. Segundo ele, esporte e negócios têm muito mais em comum do que se imagina. Competitividade, entrega de resultados e a busca incessante pela excelência são características que unem atletas de elite e colaboradores corporativos, proporcionando aprendizados aplicáveis em qualquer organização.


Carreira - Nalbert Tavares Bittencourt é ex-jogador de vôlei de quadra e de praia. Construiu uma carreira marcada por importantes conquistas, sendo campeão mundial tanto nas categorias de base quanto no adulto, além de campeão olímpico em 2004, nos Jogos de Atenas. Hoje, é formado em marketing, atua como comentarista dos canais Globo e também como palestrante. Foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar títulos mundiais nas categorias infanto-juvenil, juvenil e adulto.


Promoção - Na compra do ingresso, você automaticamente concorre a um jantar para duas pessoas no restaurante Cabana do Sol, em Imperatriz, que será sorteado no dia da palestra. O evento faz parte da programação oficial da Fecoimp 2025 e integra o Circuito de Inteligência Empreendedora. “Te espero lá para compartilharmos conhecimento e estratégias que vão elevar o seu negócio e a sua liderança. Então, até lá”, convida o palestrante e campeão olímpico. 


A Fecoimp será realizada de 17 a 20 de setembro e tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) e da Secretaria de Turismo (Setur), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Suzano, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Credishop, VLI, Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Maranhão), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Prefeitura Municipal de Imperatriz.

Serviço:
Palestrante: Campeão Olímpico de Vôlei, Nalbert Bittencourt.
Tema da Palestra: A Jornada de um Líder
Data: 11/09
Horário: às 19h
Local: Auditório do Aracati Office
Inscrições: pelo site www.fecoimp.com.br na aba “Cursos e Palestras” e as vagas são limitadas.
Investimento: Os ingressos possuem os valores de R$ 150 reais para associados ACII e R$ 170 para o público em geral. Estudantes pagam meia.