Estamos próximos da realização do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), que acontece no domingo, dia 16 de novembro, e, em meio a tantas ansiedades e expectativas, é válido também pensar em estratégias que ajudem antes e durante a realização da prova, especialmente no que diz respeito à alimentação. Qual é a melhor maneira de se alimentar no dia e antes do exame? E, durante a prova, que tipo de alimento é ideal para manter a energia, o foco e a concentração? A nutricionista do Grupo Mateus, Thalita Guadagnini, traz dicas que nos ajudarão a esclarecer todos esses questionamentos.
Thalita explica que fazer uma boa refeição antes da prova é fundamental para manter a energia do corpo e, principalmente, o foco durante as horas de concentração. “Quando se tem uma boa refeição, o cérebro trabalha melhor e o corpo acaba não sentindo tanto o cansaço que a prova provoca”, completa a especialista.
Antes da prova
Quando é chegado o dia do Enem, o ideal é fazer o consumo de alimentos leves, mas que tragam sustentação ao corpo e à mente. Logo cedo, no café da manhã, por exemplo, é recomendado incluir frutas, pães e uma bebida leve, como suco natural. As frutas ajudam na hidratação e fornecem vitaminas essenciais para manter a energia; os pães garantem a liberação gradual de carboidratos, evitando picos de fome; e o suco natural contribui para manter o organismo hidratado sem causar desconforto.
Já no almoço, é recomendado escolher alimentos que contêm proteína, como frango ou peixe, acompanhados de arroz, feijão e legumes cozidos. As proteínas ajudam na concentração e na sensação de saciedade, enquanto o arroz e o feijão formam uma combinação equilibrada de carboidratos e fibras, que fornecem energia constante. Os legumes, por sua vez, são fontes de vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do corpo durante as longas horas de prova.
E durante?
Durante a prova, o ideal é levar lanches leves, práticos e fáceis de comer. Podemos citar como exemplos as barrinhas de cereais e frutas como banana, pera, melão ou maçã. “Uma dica para manter o pico de energia e evitar a queda de desempenho é consumir, de preferência, chocolate com cacau 70%, mas sem exagero”, orienta Thalita.
A hidratação também é indispensável. É importante lembrar de levar uma garrafinha de água para manter o corpo hidratado durante todo o horário de prova, bebendo regularmente, mas sem exageros, o que poderia causar idas frequentes ao banheiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário