Quando um cliente vai se mudar para
uma residência nova que nunca teve energia elétrica, é necessário que ele
solicite o serviço de Ligação Nova de energia. Mas, antes dessa solicitação,
ele precisa providenciar o Padrão de Entrada, que é o conjunto de
equipamentos que irá receber o medidor e a instalação da energia.
Pensando em esclarecer esse processo,
a Equatorial Energia Maranhão realizou este mês, na sede da companhia, a 4º
edição do Workshop “Ligação Nova – Uma visão Sistêmica”. O curso, que acontece
anualmente, contou com a exposição da Analista de Distribuição da Companhia,
Eduarda Gomes, acerca das normas e procedimentos necessários para que o padrão
de entrada de energia esteja apto a receber o serviço de Ligação Nova e, teve
como objetivo apresentar de forma clara os obstáculos que surgem no processo de
Ligação Nova desde a aquisição de material até a execução da ligação.
Participaram do workshop colaboradores de diversas áreas da Equatorial
Maranhão, além de lojistas do setor elétrico, eletricistas da comunidade e
representantes de escolas profissionalizantes.
Para Eduarda Gomes, o evento foi uma
estratégia para orientar as frentes de trabalho que atuam no fluxo de ligação
nova “Observa-se que 62% do volume das demandas de ligação nova recusadas e não
atendidas pela Companhia são referentes à pendência no padrão de entrada. Neste
caso, é preciso desenvolver as diferentes frentes de trabalho, além de oferecer
o financiamento do padrão. O ideal é que o cliente solicite a Ligação Nova,
monte o padrão corretamente e a equipe vá ao local e efetue a ligação já na
primeira visita, antecipando o prazo regulatório” informa Eduarda.
Durante o workshop destacou-se a
importância de estar atento, enquanto consumidor, a todo o processo de
requisição deste serviço. Ao realizar solicitação de fornecimento de energia
elétrica para uma conta contrato que está sendo conectada à rede de
distribuição pela primeira vez, o cliente deve conhecer os documentos e as
condições de instalação necessários para que o atendimento seja realizado. Por
questão de segurança, quando a equipe da Equatorial vai realizar esse serviço e
percebe que esse Padrão de Entrada não está montado corretamente, o serviço não
pode ser executado e o cliente precisa providenciar os ajustes com um
eletricista particular. Como alternativa, a Equatorial Maranhão oferece o
financiamento deste padrão, onde a Companhia pode instalar esse conjunto de
equipamentos para o cliente e parcelar em até 24 vezes na conta de energia.
Como solicitar a Ligação Nova
A solicitação pode ser feita pelo site
www.equatorialenergia.com.br
ou em uma das agências de atendimento presencial.
Documentos necessários
Em caso de atendimento presencial, o
consumidor deve estar munido dos documentos para cada perfil. Para pessoa
física: documento com foto e CPF do solicitante, número do cartão social
(NIS/BPC/RANI), se houver e, foto do padrão de energia instalado. Para pessoa
jurídica: contrato ou estatuto social, cartão CNPJ, foto do padrão de energia
instalado e documento com foto e CPF do sócio solicitante. Os documentos ainda
podem variar se a solicitação for realizada por um representante desses perfis.
Condições de atendimento
Para que o colaborador Equatorial
possa realizar a ligação da energia, o cliente precisa estar com o padrão de
entrada instalado corretamente. O medidor deve estar instalado em lugares que
não haja impedimento de acesso para o leiturista. As etapas e detalhes de instalação
de padrão estão disponíveis para consulta no site da Companhia.
Como adquirir o padrão
O cliente pode adquirir seu padrão por
conta própria, visitando uma loja de materiais elétricos. Ou através de uma das
agências aderindo ao financiamento, do produto e instalação, que é oferecido
pela Equatorial. Neste caso o valor total pode ser parcelado na conta de luz em
até 24 vezes.
Prazos
Depois de solicitado o serviço de
Ligação Nova, segundo regulação da ANEEL, a Equatorial dispõe de três dias
úteis para fazer vistoria e dois dias úteis para realizar a ligação, em áreas
urbanas. Em áreas rurais, o prazo é de cinco dias úteis para vistoria e mais
cinco para a ligação.
Assessoria
de Imprensa Equatorial Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário