O aplicativo de mensagens WhatsApp é a
principal ferramenta de comunicação escolhida pela população na hora de
apresentar denúncias à Ouvidoria Geral do Município, OGM, de Imperatriz. Em
2019, foram 850 imputações realizadas para o número oficial do órgão pelo
aplicativo, em contrapartida às 330 executadas no portal online da Prefeitura e
326 via ligação telefônica. Além das 165 denúncias feitas em atendimento
pessoal e 100 com visitas in loco.
OGM é o setor da Administração Pública
responsável por aproximar a população da gestão municipal. É por meio dela que
a comunidade pode trazer à tona suas demandas e, assim, atingir soluções para
as demandas apresentadas. O sistema é baseado no envio das denúncias para as
secretarias municipais e no acompanhamento constante da Ouvidoria para
constatar se as solicitações estão sendo solucionadas ou não.
Para o universitário João Carlos
Alcântara, o fato do órgão disponibilizar um número no aplicativo para contato
direto é uma maneira de facilitar essa ponte que o setor representa entre a
população e a Prefeitura. “Uma parte considerável da população tem conta no
WhatsApp e estabelece o aplicativo como principal meio de comunicação no
dia-a-dia. Disponibilizar essa forma de contato mostra também uma preocupação
em acompanhar as tendências e modernizar os serviços”, explicou.
A Ouvidoria registrou 1.771 denúncias
de cidadãos durante o ano passado. Dessas, o órgão municipal concluiu 70% no
período, com continuidade de demandas restantes para resolução em 2020. A
Ouvidoria registra também reclamações, solicitações, sugestões e elogios. Além
de efetuar o acompanhamento de conselhos, contratos e licitações, assim como
atividades realizadas no Sistema Único de Saúde, SUS.
O Ouvidor Geral do Município, Carlos
Lima, destaca que o amplo acesso às ferramentas da OGM mostra o trabalho
fiscalizador da gestão pública de Imperatriz. “É um dos principais mecanismos
da Administração Pública. As pessoas têm suas demandas registradas, repassamos
para as incumbências responsáveis e acompanhamos o andamento de cada denúncia,
até a sua resolução final”, explicou.
E quais são os canais de atendimento
da Ouvidoria Geral do Município?
WhatsApp Público: (99) 99100-7184
Registro de demandas pela internet,
preenchendo formulário no www.imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria
Também presencialmente na sede do
órgão, que fica na Rua Godofredo Viana, nº 484, no Centro, das 8h às 14h, com o
funcionamento de segunda a sexta-feira
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