29 de abr. de 2021

Ensino superior: Como fazer a transferência de faculdade com segurança

 


Com tantas alternativas e novas profissões surgindo todos os dias, não é incomum que o aluno, que se dedicou tanto para passar no vestibular, acabe se questionando se realmente fez a escolha certa. Muitas vezes, a instituição selecionada não atende às expectativas. Em outras ocasiões, é o curso que não se adequa ao perfil ou não era bem o que o estudante esperava. Mas é possível ajustar o rumo profissional sem passar por todo o estresse das provas de novo, recorrendo à transferência de universidade, basta tomar alguns cuidados.

“A transferência é aberta para qualquer curso que o estudante optar, basta que o candidato tenha um vínculo ativo com a instituição de origem. Podendo ele optar pelo curso que for do seu interesse, tendo a ciência de que se forem cursos de áreas afins, o aproveitamento de disciplinas será maior”, explica a consultora comercial e educacional da faculdade Facimp, Camyla Gonzales.

A consultora ressalta ainda que, embora o valor das mensalidades seja um dos grandes motivos das solicitações, está longe de ser o único. “A falta de suporte da coordenação do curso, insatisfação com a carga horária das disciplinas, e, em alguns casos, falta de professores qualificados são outros motivos recorrentes que fazem o aluno fazer a transferência”.

Fatores como a autorização e reconhecimento do curso no Ministério da Educação (MEC), nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), corpo docente, projeto pedagógico, localização e estrutura do campus, são pontos em que o estudante deve se atentar na hora de realizar a transferência.

A profissional da Facimp enumera documentos e requisitos que o estudante deve se atentar para efetuar a transferência: “Para realizar a transferência, o candidato precisa inicialmente ter um vínculo ativo com a instituição de origem. Depois disso, ele deve providenciar o atestado de vínculo com a instituição de origem, histórico das disciplinas cursadas, ementas das disciplinas cursadas e os seus documentos pessoais (RG e CPF)”.

Camyla ainda completa. “Tendo todos esses documentos em mãos, conseguimos realizar o aproveitamento de disciplinas e encaixar o candidato na grade correta de horários e matérias. A instituição sempre busca o maior aproveitamento de disciplinas dos candidatos, entretanto as grades são diferentes, por isso o candidato deverá providenciar essa documentação para que possamos providenciar o aproveitamento e verificar todas as disciplinas que serão aproveitadas da sua grade anterior”.

Participação feminina no mercado de trabalho deve crescer mais que a masculina na próxima década

 


Juciliane Pereira, de 35 anos, não se vê trabalhando em outra área que não seja o setor metalúrgico. Como preparadora de torno CNC, ela completou, em 2021, dez anos de atuação na Neodent, líder em implantes no Brasil, sendo nove deles no departamento de usinagem da companhia. Atualmente, Jucilaine é referência entre os colegas, em uma área anteriormente dominada por homens, por sua dedicação e conhecimento técnico. Mas nem sempre foi assim.

Quando iniciou a carreira na empresa, em 2011, a hoje experiente profissional nem mesmo sabia o que era um CNC (Computer Numeric Control, sistema que permite o controle de máquinas utilizado principalmente em tornos e centros de usinagem). “Eu aprendi praticamente do zero. Minha primeira função na companhia foi no setor de higienização. Seis meses depois, fiz um curso para operador de CNC, e, com um ano de empresa, gabaritei uma prova que me capacitava para trabalhar com usinagem na Neodent”, afirma Jucilaine. 

A “invasão” feminina em setores antes exclusivamente ocupados por homens é uma tendência em crescimento, de acordo com recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento afirma que, até 2030, 64,3% das mulheres em idade produtiva deverão estar empregadas ou em busca de trabalho, ao passo que a porcentagem masculina diminuirá de 89,6% para 82,7%, em comparação à década de 1990. 

Além disso, a pesquisa do Ipea também mostra que elas também têm buscado mais estudo e formação superior que os colegas masculinos. “A empresa nos dá chance de evoluir e oportunidades de crescer. Tem sido uma experiência maravilhosa, ainda mais com todo o suporte da Neodent e com o auxílio dos meus colegas”, acrescenta Jucilaine, que possui formação tecnóloga em fabricação mecânica e iniciará, neste ano, uma pós-graduação em gestão estratégica para indústria.

 

Energia e desenvolvimento: obras no sistema elétrico beneficiam região Sul do Maranhão

 


Buscando a melhoria da qualidade da energia fornecida à população, a Equatorial Maranhão tem investido fortemente em obras que possibilitam a modernização e expansão do sistema elétrico em todo o estado. Somente na região Sul, uma das que mais crescem no Maranhão, foram mais de R$ 11 milhões aplicados em conjunto de obras, abrangendo 20 municípios e beneficiando diretamente cerca de 150 mil consumidores.  

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cidades do sul do estado são destaque em potencial econômico, como é o caso de Imperatriz e Balsas, consideradas entre as mais ricas do Maranhão, ficando atrás somente de São Luís. Analisando o Produto Interno Bruto (PIB), as três cidades juntas, concentram 45,3% da riqueza do estado. Além disso, parte desse crescimento nas cidades da região sul, se dá devido a sua posição geográfica favorável à agricultura, pecuária e piscicultura, setores que tiveram um crescimento na demanda de energia elétrica de 4,8% entre abril de 2020 a março deste ano. Por isso, os esforços da Equatorial Maranhão estão concentrados em atender a expansão da região.  

   

O Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Danilo Arraes, explica que investimentos como esses são importantes para o desenvolvimento geral do estado. “Distribuir energia com qualidade para assegurar o desenvolvimento do Maranhão é a nossa missão. Sem energia de qualidade não há desenvolvimento, não há crescimento da indústria nem do comércio, não há qualidade de vida. Uma energia de qualidade é um insumo importante para fomentar este segmento contribuindo de forma significativa para uma melhor qualidade de vida para a população” comentou.  

  

Dessa forma, foram realizadas reformas de 8,5 km iniciais da linha de distribuição de 69 kV que seguem de Imperatriz a Governador Edson Lobão, além disso, está previsto para o segundo semestre mais 12 km. "Essa é a primeira etapa de uma obra que garantirá solução estrutural em longo prazo para o sistema elétrico" afirma Danilo Arraes. Para 2022, serão concluídos os 22 km restantes, totalizando 44 km de linhas de distribuição, trazendo melhorias na qualidade e continuidade da energia, aumentando os níveis de tensão para mais de 60 mil clientes. 

 

Desenvolvimento e crescimento 

 

No Projeto Porto Franco a companhia implementou novas entradas de linha de distribuição. Ambas as linhas foram distribuídas pelos municípios de Amarante do Maranhão, Arame, Barra do Corda, Buritirana, Formosa da Serra Negra, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lajeado Novo, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão e Sítio Novo.   

 

A Subestação da Serra do Penitente também foi ampliada; a região ocupa parte dos municípios de Balsas, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba, três municípios dos quatro maiores produtores agrícolas do Maranhão. Tasso Fragoso é um exemplo desse desenvolvimento, a cidade teve um crescimento considerável na demanda de consumo de energia entre abril de 2020 a março de 2021, um aumento de 12,5%. Isso tem relação com o potencial do município no que diz respeito à agropecuária e transportes, que são as principais atividades econômicas da região, e que colocam a cidade como a de maior PIB per capita do Maranhão, segundo dados divulgados em 2020 pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Além disso, está entre os 50 municípios do país com maior valor de produção agrícola, segundo a Coordenação-Geral de Avaliação de Política e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

 

Já Formosa da Serra Negra e São Pedro dos Crentes ganharam novas subestações seccionadoras que contribuirão para a diminuição das ocorrências de falta de energia locais, beneficiando quase 15 mil clientes, um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões.  

  

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

22 de abr. de 2021

Imperatriz tem mais de 40 mil doses aplicadas contra a Covid-19

 


A Prefeitura de Imperatriz registra até 20 de abril a aplicação de 40.581 vacinas contra a Covid-19 na cidade, número que representa a imunização de 28.945 pessoas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), considerando que esse número tomou a primeira dose do imunizante e 11.636 destes já compareceram para tomar o reforço.

A população da cidade tem número aproximado de 259.337 pessoas, de acordo com o IBGE, ou seja, cerca 11,16% da população está sendo imunizada contra a doença neste momento. A porcentagem demonstra dobro dos casos confirmados, levando em conta os 14.241 laudos positivos confirmados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, do Governo do Estado, no boletim de hoje.

Os dados do Núcleo de Enfrentamento à Covid-19, da Divisão de Vigilância em Saúde apontam que até o momento foram enviadas 49.430 vacinas contra a Covid-19, sendo 36.920 do tipo Coronavac e 12.510 da Oxford. Diante desse quantitativo, foi preciso estabelecer públicos prioritários para atender a demanda de Imperatriz entre as categorias preconizadas pelo Plano Nacional de Imunização, sendo definido inicialmente profissionais de saúde na linha de frente no hospital Macrorregional, Materno Infantil, de Campanha do Município, UPA's municipal e estadual e os quatro ambulatórios que atendem pacientes com sintomas iniciais de Covid. Na segunda fase, foram atendidos idosos por faixa etária em ordem decrescente, com agendamentos (hoje estão sendo vacinados os de 65 anos e foram antecipadas as vacinações dos profissionais de segurança e da educação). Na terceira fase será a vez das pessoas com comorbidades.

“Estamos hoje com 06 pontos de vacinação, 04 para idosos (02 drive-thru e 02 fixos) e mais duas equipes que vão nas residências para quem não tem condições de mobilidade. Hoje demos início à imunização dos profissionais da educação, mas só foram recebidas 170 doses de vacinas do estado, sendo que são mais de 1000 doses só para os professores do município. Foi montada uma estratégia para atender a todos, mesmo com pouquíssimas doses e na medida que formos recebendo mais vacinas, iremos aplicando”, explicou Mariana Jales, secretária de Saúde, na Câmara de Vereadores, onde apresentou dados e informações sobre as doses e a vacinação contra a Covid-19.

A vacinação segue com a aplicação de 1ª dose nesta quarta-feira, 21. Porém, pelo quantitativo em estoque, a faixa etária de 64 anos contempla apenas mulheres nesse primeiro dia.

5 aprendizados sobre higiene bucal trazidos pela pandemia que deveriam ser mantidos

 


Escondida por trás das máscaras, a saúde bucal não pode ficar de lado e ganhou, inclusive, novos reforços nesse momento. São ações que já deveriam fazer parte da rotina, mas que muitas vezes eram esquecidas e não valorizadas como deveriam. Quando se fala em contaminação, um dos principais canais de acesso de todo tipo de vírus ao corpo é a boca. E, para prevenir inclusive muitas outras doenças que já circulavam entre a população, alguns hábitos implantados agora deveriam ficar no dia a dia de cada um.

Lavar as mãos antes de escovar os dentes

Lavar as mãos já está entre as formas de prevenção da Covid-19. Mas realizar essa higiene antes da escovação também faz parte da rotina de cuidados. “Se a higiene das mãos já é essencial no dia a dia, no momento de manipular objetos que terão contato direto com a boca, isso se torna ainda mais primordial. A recomendação é lavar bem as mãos, com água e sabão, até a altura do punho e por aproximadamente 20 segundos”, explica o dentista e gerente de novos produtos e práticas clínicas da Neodent, Sergio Bernardes.

Usar enxaguante bucal 

O uso de enxaguantes bucais é um reforço na higiene que pode entrar na rotina diária. “É importante ressaltar que o enxaguante atua somente na cavidade bucal, mas por sua capacidade antimicrobiana e função de limpeza, é um excelente coadjuvante para aumentar ainda mais a higiene da boca”, explica. 

Trocar de escova dental com frequência 

A substituição das escovas também é uma recomendação que já deve fazer parte da rotina de todos, mas, com a chegada da Covid-19, essa ação recebe ainda mais importância. “É essencial que as pessoas que passarem por qualquer problema de saúde, inclusive Covid-19, troquem de escovas. Assim como quem ficou internado, já que a escova tem contato direto com a boca e pode ter vírus e bactérias acumulados”, ressalta o dentista. 

Higienização das escovas 

Após cada escovação também é importante fazer a higienização correta da escova. “Deve ser feita a higienização em água corrente, fazer remoção dos resíduos que sobram da escovação e, por final, não enxugar as cerdas na toalha de mãos e rosto, já que pode ocorrer uma transferência de bactérias entre as duas superfícies”, conta  Bernardes. Além disso, em casos de pessoas contaminadas, recomenda-se borrifar álcool 70% ou água oxigenada a 0,5% sobre toda superfície da escova para eliminar o vírus. Outro fator importante é que a escova seja guardada sempre seca, para que a umidade não influencie no acúmulo de fungos e bactérias.

Armazenamento 

Guardar corretamente as escovas de dente também faz parte do processo de prevenção. Apesar de ir contra o que grande parte da população segue, o armazenamento correto não deve ser em gavetas, armários ou com protetores para as cerdas. “Deixar as escovas fechadas ou abafadas não é o mais indicado, pois proporciona um ambiente propício para a proliferação de bactérias. O ideal é manter a escova aberta, com as cerdas voltadas para cima e na maior distância possível do vaso sanitário, que pode, no momento da descarga, transmitir germes para o ar e contaminar a escova”, ressalta. Outro ponto importante é deixar as escovas de familiares e amigos separadas, sem contato umas com as outras. 

É importante ressaltar que, para o combate à pandemia da Covid-19, deve ser respeitado o isolamento social, o uso de máscaras e as medidas de segurança estabelecidas pelos órgão de saúde e gestão de cada município. De acordo com especialistas, essas são as formas fundamentais de prevenção aos casos da doença.

Incentivo ao uso eficiente de energia elétrica: clientes ganham prêmios que fomentam o uso inteligente da energia

 


Consumir energia elétrica de forma inteligente buscando reduzir o desperdício é um desafio que muita gente ainda não consegue atingir. É com esse intuito que a Equatorial Maranhão desenvolve formas de levar oportunidades aos maranhenses, por meio dos seus projetos de eficiência energética. A distribuidora conta com projetos, como o programa E+ Geladeira Nova, que troca geladeiras que consomem muita energia por geladeiras novas, às famílias de baixa renda, dentre outros projetos.

Em junho do ano passado, a Equatorial Maranhão iniciou mais uma edição da promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios aos clientes adimplentes cadastrados. Dentre esses prêmios, a distribuidora decidiu trazer algo diferente para a promoção 2020/2021, que é o prêmio extra “Casa Eficiente” que deu a oportunidade para 15 pessoas ganharem prêmios destinados à eficientização de residências, com a troca de equipamentos antigos e de alto consumo por outros novos e mais econômicos, além da instalação de sistemas fotovoltaicos (placas solares) e pequenas reformas na casa, tudo isso para incentivar esse consumo com eficiência.

A entrega desses prêmios é feita em duas etapas, primeiro é realizado um diagnóstico na casa do cliente contemplado, após essa avaliação o cliente recebe a lista dos equipamentos que foram identificados como ineficientes e estes serão trocados, pela Equatorial Maranhão, por outros eficientes, seguindo como base o valor estipulado na promoção. Na segunda fase é feita a entrega dos equipamentos e o cartão de crédito com o valor correspondente à reforma.

Confira abaixo a relação dos 15 ganhadores dos 3 prêmios extras de R$12 mil reais em troca de eletrodomésticos e reformas na casa: 

1.     Maria Assunção Freire de Jesus - São Luís    

2.     Mônica Aguiar Gomes – Pastos Bons

3.     Soraya Cristina Carneiro Barbosa - São Luís

4.     Milton Helio Silva Barroso – Paço do Lumiar

5.     José Hilton Costa Silva – Bacuri

6.     Maria José de Sousa – Codó

7.     Maria Luiza Marinho – São Luís

8.     Aristelson Mendonça Freitas – São Luís

9.     Simone Assunção Araujo – Codó

10.  Regivaldo Silva Pereira – Matinha

11.  Marcio Silva Cavalcante - Alto Alegre do Maranhão  

12.  Lindalva de Sousa Bento - Santa Inês  

13.  Claudio Henrique Soares - São Luís    

14.  Maira Soares Da Cruz- Carolina 

15.  Josiane De Maria Pereira Sanches - São Luís

 

Os ganhadores foram comunicados formalmente por meio dos contatos cadastrados. A divulgação dos nomes dos sorteados foi feita pela imprensa e nas redes sociais da Equatorial Maranhão.  

Aristelson Freitas, um dos ganhadores do prêmio, relata o quanto ficou feliz em ter sido contemplado com o prêmio. “Me cadastrei na promoção e foi muito bom poder ganhar. Eu já vinha pensando em fazer uso das placas fotovoltaicas para diminuir minha conta de energia, então esse prêmio veio num bom momento. Toda e qualquer economia que a gente possa fazer em nossa casa é um dinheiro que sobra. Eu fiquei super feliz em saber que eu ganhei esse prêmio de R$ 12 mil por fazer uma coisa que tem que ser feita, que é pagar nossas contas”, enfatizou Aristelson.

Assim como o Seu Aristelson ganhou, todos os clientes que negociarem débitos ou estiverem com as contas em dia, poderão participar da promoção. Basta se cadastrar por meio do site www.energiaemdia.equatorialenergia.com.br,  selecionar o estado “MARANHÃO”, preencher os dados e cadastrar sua conta contrato para receber o número da sorte. Depois é só manter o pagamento das faturas de energia em dia. Quem se cadastra concorre a prêmios mensais (até junho de 2021) e ao final da promoção, todos concorrem a um prêmio no valor de um automóvel Renault Kwid 1.0, 0 km (R$37 mil).   

Os sorteios acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês via lotomania. A promoção é autorizada pela SECAP nº. 04.008162/2020.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão