26 de mai. de 2021

Expoimp não será realizada esse ano, confirma SINRURAL

 


O Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL) oficializou formalmente o cancelamento da tradicional Exposição Agropecuária de Imperatriz (EXPOIMP). O evento, que acontece culturalmente na cidade durante o mês de julho, não será realizado este ano devido à pandemia do COVID-19. 

De acordo com o atual presidente do SINRURAL, Afonso Danda, a decisão foi tomada seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde municipais, estaduais e federais. “O cenário atual e futuro não permitem, nem garantem a viabilidade da realização da feira por autoridades sanitárias e ou por decretos estaduais e municipais que limitam a quantidade de pessoas por eventos”, explica. 

Com a vacinação ainda em andamento e sem atingir o patamar de segurança adequado, e ainda com a possibilidade de uma terceira onda da pandemia, a diretoria do sindicato concluiu que não há possibilidade de realizar grandes eventos no momento e que ainda não será possível firmar uma data futura. “Não podemos realizar nenhum tipo de contratação de shows, rodeios, ou fazer qualquer tipo de negociação comercial, como a venda antecipada de stands e lojas, sem uma garantia de liberação da feira.  Portanto, diante do quadro atual, e visando a preservação de vidas e bem estar da população, a medida que se impõe é o cancelamento da EXPOMP 2021, na esperança de que, brevemente possamos voltar a ativa com todos em segurança”, conclui o presidente. 

 

Assessoria de Imprensa do Sinrural

Educação Infantil: veja dicas para os pais conseguirem driblar as dificuldades na hora de ajudar os filhos com as aulas on-line

 


O longo período de suspensão das aulas presenciais e o vai e vem de reaberturas de escolas tem causado forte impacto na Educação, principalmente no segmento da Educação Infantil. O ensino remoto se tornou um desafio para os professores e também para os pais.

A coordenadora editorial de Educação Infantil do Sistema Positivo de Ensino, Silvia Dumont, insiste na importância do engajamento das famílias. "É preciso compreender que o momento pandêmico expôs o fato de que não é papel exclusivo da escola manter a criança engajada com o processo de aprendizado. Escola e família são instituições complementares. Por isso, os familiares também são responsáveis por esse engajamento que, agora, exige não apenas o acompanhamento das tarefas, mas o acesso adequado a equipamentos eletrônicos e internet. Esse modelo parece ser um pouco mais desafiador quando se trata de crianças pequenas. No entanto, a disponibilidade, a persistência e a motivação permanente farão a diferença nesse processo. Não se pretende que os pais ou outros familiares assumam o papel dos professores; o que se deseja é que a família colabore, criando condições para que a criança vivencie as situações propostas pelo professor", argumenta. 

Para ajudar as famílias neste enorme desafio que tem sido o ensino remoto, principalmente para as crianças da Educação Infantil, a especialista do Sistema Positivo de Ensino dá algumas dicas:

  1. Respeite o ritmo de seu filho e não o compare com outras crianças da família ou da vizinhança que estejam na mesma etapa escolar. Tente compreender o ponto do processo de aprendizagem em que ele se encontra e incentive-o a seguir em frente, fazendo relações entre o que foi proposto pela professora e o cotidiano de vocês. Jamais desista das propostas e nunca diga a ele que não aprendeu nada. Se perceber desinteresse, proponha realizar a atividade ou a brincadeira em outro momento. Caso considere necessário, busque orientações com o professor e coordenador da escola, tendo em vista adequar as propostas às necessidades da criança. 
  2. Renove a motivação infantil mostrando interesse na aula que acontecerá no dia seguinte. Para isso, prepare com antecedência o cantinho de onde ele acompanhará o encontro com o professor e os colegas, oferecendo-lhe o material didático, papéis ou caderno de desenho para anotações ou rabiscos, tesoura com pontas arredondadas, cola, encartes para recorte e riscantes de diferentes tipos (lápis, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, etc.).
  3. Se houver outro adulto de referência em casa ou até mesmo um irmão mais velho, divida a tarefa de acompanhar o filho menor nos encontros remotos para não gerar sobrecarga; afinal, o momento de ver e ouvir a professora e interagir com ela e com os colegas deve ser especial. Ensine o pequeno a abrir e desligar o microfone e a câmera do computador ou do celular para que ele desenvolva autonomia nesse espaço remoto. 
  4. Reforce o lado lúdico das atividades realizadas, cantando as cantigas mais vezes, recontando as histórias, pedindo a seu filho para pensar na letra inicial de determinadas palavras, fazendo a contagem de brinquedos, etc.; assim, você estará auxiliando a criança a ressignificar suas aprendizagens de forma leve e prazerosa.

19 de mai. de 2021

Sedes Municipal fará a entrega do Vale Gás

 


Em reunião na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da Sedes, foi organizada pelos servidores da secretaria com representantes do Estado, a logística para a entrega do Vale Gás aos mais de 3 mil beneficiários de Imperatriz. A distribuição se inicia quarta-feira, 19, em seis escolas municipais. Cada beneficiário receberá um vale, que dará direito a uma recarga do botijão de gás de cozinha.

Confira a lista dos nomes dos beneficiários, bem como os endereços das escolas para as quais devem se dirigir: http://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/sedes/listas-dos-beneficiarios-que-receberao-o-vale-gas-e-locais-para-o-recebimento/

Janaína Ramos, secretária da Sedes se dispôs a colaborar com a distribuição do benefício. “Para nós, a população assistida pelas políticas de assistência social, é prioridade. Aqui está nosso exército de servidores para realizar a entrega do vale a cada um que se inclui no programa”, disse.

Ela explicou ainda que a logística da distribuição funcionará da seguinte forma: em cada escola terá a lista de beneficiários fixada de acordo com a abrangência na qual o usuário está inserido. Por exemplo, o usuário do Cras Bacuri, que tem seu nome na lista, deve procurar a Escola Municipal Tiradentes II; os do Bom Jesus, irão para a Escola Municipal Adalberto Franklin Pereira de Castro (a lista com todas as informações está no link citado acima).

A Sedes fica responsável também por fornecer refeições e água aos servidores, bem como materiais necessários para o atendimento aos usuários. A Secretaria Municipal de Educação, Semed, contribuiu disponibilizando as escolas.

O vice-prefeito Alcemir Costa esteve presente e destacou o trabalho dos servidores da Sedes. “Gostaria de dizer que o trabalho de vocês é reconhecido em todo o Município, parabéns por se disponibilizarem”, elogiou.

Maidson Henrique, coordenador Regional do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, informou que os 217 municípios do Estado estão incluídos no Vale Gás, “aqui em Imperatriz, com o apoio de toda a equipe da gestão municipal, os 3.668 beneficiários, a partir de amanhã, poderão procurar seus locais de recebimento. Contamos com o belíssimo trabalho, claro, nos ajudando, sendo parceiro com toda a equipe, para que o programa dê certo”, destacou o coordenador.

De acordo com informações do Governo do Estado, no site do Vale Gás sobre o benefício (valegas.sedes.ma.br), estão as informações sobre acesso e também sobre os locais de distribuição do gás.

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades

 


Acontece de 25 a 27 de maio, mais uma edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da faculdade Facimp. Neste ano, serão ofertadas mais de 100 mil vagas em grandes empresas de todo o Brasil, com oportunidades presenciais e remotas. Poderão participar alunos, ex-alunos, estudantes de outras instituições e também profissionais que buscam recolocação. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link: https://eventos.wyden.com.br/5a-edicao-da-feira-virtual-de-estagios-e-empregos.

Durante o evento, será possível conhecer as carreiras que estão em evidência, ficar por dentro das tendências em processo seletivo on-line e conferir empregos em empresas como a plataforma de oportunidades profissionais, Infojobs, Itaú, Amazon, Mc Donald’s, Globo, Amil, Positivo, Ambev, Cia de Talentos, entre outras. 

Além da oportunidade de se candidatar a vagas de estágios e empregos efetivos, a Feira Virtual também vai oferecer aos estudantes à oportunidade de conversar com profissionais das áreas de RH das empresas participantes. Durante o bate-papo, eles vão conhecer mais detalhes destas companhias, como a cultura e os desafios para os próximos anos. Em parceria com o programa Jornada para o Futuro da Cia de Talentos, a Facimp oferecerá de maneira gratuita e exclusiva 12 lives com temas como Diversidade, Desenvolvimento, Conexão e Tecnologia. Confira a programação abaixo. 

 “O mercado nacional ainda está num momento muito delicado no que diz respeito à renda e empregos, a feira virtual será um excelente momento para quem quer conquistar uma vaga de estágio ou trabalho. A iniciativa fará com que cada participante aumente seu network com as grandes organizações – companhias nacionais e multinacionais – e que possa conferir novidades e inovações em suas áreas de atuação”, afirma Fernanda Vio, Gerente de Desenvolvimento do aluno da Facimp.     

 A Feira Virtual de Estágios e Empregos da Facimp fechou ainda uma parceria com o Magalu, que ofertará um prêmio para os participantes – Chromecast 3 Streaming Device Full HD Conexão HDMI. Além disso, os estudantes também poderão concorrer a 50 licenças do Soft Skills Game, importante ferramenta de autoconhecimento e desenvolvimento profissional.  

Confira a programação das Lives Exclusivas:  

25/05 -  terça-feira 

11h – A importância do autoconhecimento para a carreira e processos seletivos, com Tatiana Pina - consultora Head do Programa Jornada para o Futuro, da Cia de Talentos;  

13h – Desenvolva sua atitude e se destaque profissionalmente, com Luiza Maciel De Oliveira Araújo Nery - especialista de Recrutamento e Seleção na Ambev;  

17h – Você conhece o Nube? Integrador que emprega jovens em todo Brasil com Bruno Brasiliense - coordenador de Eventos da Nube;  

19h – Itaú: conheça suas 600 vagas e entenda porque capacitação é a palavra-chave, com Laura Silva - coordenadora de aprendizagem e desenvolvimento do Itaú; 

26/05 – quarta-feira 

 

11h – Diferente somos todos. Com Adriana Nascimento - líder de Serviços em Blockchain da IBM 

13h – Vieses inconscientes, com Alexandre Braga - talent Acquisition da Vale;  

17h – Jobecam: Start up ensina como se destacar em processos seletivos online, com Cammila Yochabell - intraempreendedora no RH de importantes multinacionais 

19h – Contratação 50+: oportunidades e desafios, com Fabi Granzotti - gestora de projetos D&I e Especialista em Diversidade Etária da Maturi 

27/05 – quinta-feira 

11h – LinkedIn te ajuda no match perfeito:  Vaga e Perfil, com Vitor Fuzato - customer Success Manager Talent Solutions Latin America do LinkedIn;  

13h – Networking é importante e é para todo mundo, com Ana Carolina - business Analyst da prática de Digital no McKinsey

17h – Encontre sua Vaga: Conheça o portal exclusivo da sua instituição, com Jhonatan Modesto da área de Carreiras Estácio e Marcelo Carvalhoprofessor e coordenador de cursos de Pós e Graduação na Estácio;  

19h – Games e Processos seletivo: tendências e dicas de como de sair bem, com Isabela Moura - coordenadora de Recursos Humanos na B2W (Empresa B2W).  

SERVIÇO   

Evento:  Feira Virtual de Estágios e Empregos (100 mil oportunidades).   

Data:  25 a 27 de maio de 2021 - 72 horas on-line.

Aberto a todos os estudantes e cidadãos brasileiros.

Link para o pré-cadastro e participação do evento virtual:  https://eventos.wyden.com.br/5a-edicao-da-feira-virtual-de-estagios-e-empregos

18 de mai. de 2021

Suzano vende 2,9 milhões de toneladas de celulose e papéis no primeiro trimestre de 2021

 


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comercializou 2,9 milhões de toneladas de celulose e diferentes tipos de papéis no primeiro trimestre de 2021. Os dados constam no balanço trimestral da Suzano, a maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina. 


As vendas de celulose totalizaram 2,6 milhões de toneladas. A celulose é a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos como papéis sanitários, embalagens, fraldas, máscaras e papéis de imprimir e escrever em geral, entre outros itens essenciais para o dia a dia das pessoas. No segmento de papéis, as vendas atingiram 291 mil toneladas. 


A receita líquida da Suzano com a comercialização de celulose e papéis totalizou R$ 8,9 bilhões entre janeiro e março, impulsionada pelo forte volume de vendas, pela recuperação dos preços da celulose no mercado internacional e pelo câmbio favorável à exportação.  


A Suzano opera em 11 fábricas no Brasil, incluindo a Unidade Imperatriz, no Maranhão, onde são produzidos 1,65 milhão de toneladas de celulose e 60 mil toneladas de papéis sanitários. Outro destaque positivo do trimestre foi registrado na linha de custos. O custo caixa de celulose, indicador que dimensiona a competitividade produtiva da companhia, ficou em R$ 623 por por tonelada (excluindo paradas), alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A geração de caixa operacional, por sua vez, cresceu 66% em igual comparação e atingiu R$ 3,9 bilhões no trimestre. 


A forte capacidade de geração de caixa operacional contribui para a decisão da companhia de implementar um novo ciclo de expansão. A Suzano anuncia nesta semana o projeto de construção de uma fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo (MS), com capacidade instalada de 2,3 milhões de toneladas anuais. A unidade demandará investimento industrial de R$ 14,7 bilhões. Sua instalação ainda está sujeita ao cumprimento de condições precedentes. 


Com o anúncio do projeto, a Suzano revisa de R$ 4,9 bilhões para R$ 6,2 bilhões a previsão de investimentos de 2021. “Os resultados do primeiro trimestre de 2021 reforçam mais uma vez a competitividade da Suzano e nosso potencial de geração de caixa, apoiado neste momento por um movimento de recuperação dos preços internacionais da celulose. O avanço positivo na desalavancagem e a continuidade desta tendência representam o motor propulsor para o anúncio da fábrica de Ribas do Rio Pardo, um dos maiores investimentos privados do Brasil na atualidade”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.

 

Nando Reis e Zeca Baleiro apoiam campanha solidária para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social

A segunda fase da campanha solidária Virando o Jogo, lançada pelo Instituto Futebol de Rua no mês de abril deste ano, segue reunindo estrelas do futebol e da música para arrecadar doações.

Além de contar com ídolos do futebol, como o ex-jogador Raí, a nova etapa da ação também conta com a ajuda de estrelas da música, que estão divulgando a iniciativa para seus fãs nas redes sociais. Os primeiros a ajudar na causa e no alcance da campanha foram Nando Reis e Zeca Baleiro.

No ano passado, o Instituto Futebol de Rua distribuiu mais de 14 toneladas de alimentos, sopas, lanches, além de gás de cozinha, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e outros itens essenciais para famílias impactadas pela pandemia. Porém, com o agravamento da situação no Brasil, a necessidade de auxílio nas comunidades em situação de vulnerabilidade social aumentou e a ONG decidiu retomar a arrecadação.

Para o fundador do Futebol de Rua, Alceu Natal Neto, a iniciativa faz parte dos valores da instituição. "Há 14 anos, nascemos para ajudar as crianças a construírem um futuro melhor. É um trabalho gratificante e foi mais gratificante ainda vermos o apoio que recebemos no ano passado. A ideia dessa nova etapa é aumentar o número de pessoas beneficiadas. Todas as doações são bem-vindas, desde alimentos e produtos, até o suporte de empresas que podem ajudar com quantias em dinheiro", ressalta. 

Quem quiser ajudar nessa causa, a instituição recebe contribuições financeiras para a compra de donativos, além de oferecer a possibilidade de parcerias com empresas e indústrias.

Confira os vídeos dos apoiadores da campanha nas redes sociais: 

Instagram @institutofutebolderua

Facebook www.facebook.com/futebolderua.org/

Serviço: Campanha Solidária - Instituto Futebol de Rua 

Doações: alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza.

Data:  de acordo com agendamento ou atraves do link https://ebanxbeep.com/instituto-futebol-de-rua/virando-o-jogo-2-tempo 

Conta bancária: Instituto Futebol de Rua

CNPJ: 08.607.847/0001-40

Banco do Brasil

Agência: 1518-0

Conta Corrente: 28234-0

11 de mai. de 2021

Maranhão ocupa segundo lugar no ranking nacional de vacinação contra a gripe

 


Com 10,9% da cobertura vacinal, relativa à primeira etapa da 23ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, o Maranhão ocupa o 2º lugar entre as 27 unidades federativas do país. Já foram aplicadas 300.869 doses, que contemplaram crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, população indígena e trabalhadores da saúde. 

“A vacinação contra a Influenza assume uma particular relevância para proteger as populações mais vulneráveis e com riscos a desenvolver quadros mais graves da doença. A vacinação, também, busca reduzir o impacto das complicações respiratórias atribuídas ao vírus da gripe, aliviando a sobrecarga ao sistema de saúde durante o ainda enfrentamento à pandemia do coronavírus”, disse a chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo. 

À frente do Maranhão está o estado de Sergipe, com 11,5% da cobertura vacinal alcançada, e em terceiro lugar está Goiás, com 10,5%. Apesar do posto no ranking nacional e com mais de um milhão de doses distribuídas em todo o estado, a procura pela vacina ainda se mostra abaixo do esperado. Para a 23ª Campanha de Vacinação contra a gripe o objetivo é imunizar 90% dos membros dos grupos prioritários, divididos em três etapas, totalizando 2.393.971 pessoas. 

O esperado é que nas duas etapas subsequentes o percentual seja elevado. A partir desta terça-feira (11), até o dia 8 de junho, será iniciada a segunda etapa da campanha, onde serão priorizados idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. 

A terceira etapa será de 9 de junho a 9 julho, com foco nos portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiro urbano, de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade. 

Dos mais de 2 mil pontos de vacinação espalhados pelo estado, 64 estão em São Luís. Na capital, o Governo do Estado elencou unidades que pertencem a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) como forma de auxiliar o município na aplicação das doses. São eles: Policlínica Vinhais, com ponto de apoio na Escola Professor Nascimento de Moraes, no bairro do Vinhais; Policlínica Cidade Operária; Hospital Aquiles Lisboa (HAL); e Hospital Genésio Rêgo, que também conta com ponto de apoio no Colégio Militar Tiradentes, localizado na Vila Palmeira. 

O governo também tem recomendado que os municípios tracem estratégias para melhorar o acesso à vacinação. Dentre essas estratégias, estão a criação de horários extras nos pontos de imunização, o aumento no número desses locais, a parceria com instituições de ensino público e privado, além de salas de aplicação da vacina em empresas e vacinação extramuros para pessoas com dificuldade de locomoção e portadores de comorbidades. 

Na Campanha de 2020, o Maranhão recebeu 2.463.000 doses e ultrapassou a meta vacinal com a cobertura de 101,01% no total geral de todos os grupos prioritários. Foram imunizadas 1.752.958 pessoas, possibilitando que o estado ocupasse a 6ª posição no ranking nacional.

Facimp inaugura escritório modelo para promover projetos de arquitetura gratuitos junto à comunidade

 


Segundo dados do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), 85% dos brasileiros que construíram ou reformaram um imóvel nunca contrataram arquitetos ou engenheiros. Pensando nisso, principalmente nas pessoas que optam por não contratarem esse profissional por falta de oportunidade financeira, o Núcleo de Engenharia da Facimp inaugura o “Escritório Modelo” dos cursos de arquitetura, urbanismo e design, com o objetivo de promover esses projetos gratuitos junto à comunidade.

A atividade acontece por meio de uma extensão dos cursos do núcleo, permitindo ao aluno complementar sua formação acadêmica e desenvolver suas práticas profissionais na área.

No momento, o atendimento será feito à distância por conta da pandemia da covid-19, cumprindo com as recomendações dos órgãos de saúde. A pessoa que tiver o interesse no desenvolvimento de seu projeto de arquitetura junto à faculdade, pode entrar em contato pelo e-mail: esquadro.emaud@outlook.com e solicitar o agendamento.

“O “Escritório Modelo” permite aos alunos ficarem mais autônomos e focados na lógica do mercado de trabalho e futuro profissional. A ação de extensão acadêmica promove o trabalho coletivo entre alunos e professores, como também no exercício multidisciplinar com as práticas e técnicas para a comunidade da região”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Arquitetura da Facimp, Isadora Veloso.

Tathyara Melo, professora responsável pelo projeto, acrescenta que o “Escritório Modelo” tem como foco o desenvolvimento social com a comunidade e aperfeiçoar a formação do aluno com ações práticas de projeto, planejamento urbano, paisagismo e outros, sem fins lucrativos.