Diante do contexto atípico causado pela pandemia, as celebrações de fim de ano reforçam ainda mais os sentimentos de renovação e esperança de tempos melhores. Por isso, buscando proporcionar às famílias maranhenses bem-estar e conforto durante esse período festivo, a Equatorial Maranhão elaborou o Plano Operacional de Fim de Ano, que vai atuar para garantir máximo empenho na continuidade do fornecimento de energia, com qualidade e segurança. O plano será iniciado em 24 de dezembro e estará ativo até 03 de janeiro.
Além de assegurar a estabilidade da rede que atende, em especial, as localidades que promovem grandes eventos, o plano operacional também tem o objetivo de promover o restabelecimento do sistema no menor tempo possível em casos de eventuais ocorrências. São mais de 300 equipes e mais de 1000 profissionais dentre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas, que estarão em regime de plantão, para assegurar a eficiência no atendimento em todo estado.
Estarão de prontidão também, as equipes de manutenção pesada (equipadas com guincho, postes e transformadores); equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada e caminhões de poda. Simultaneamente, serão mobilizadas equipes de apoio que poderão ser acionadas em uma possível contingência.
De acordo com o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência para todo o Maranhão. “Preparamos esse plano com muita responsabilidade e organização, para que toda a nossa força de trabalho esteja focada em fornecer energia de qualidade a todos os maranhenses durante as festividades, em todos os lugares do Estado. Nosso objetivo é a máxima continuidade do fornecimento e um rápido atendimento a eventuais faltas de energia. Nosso preparo para esse período começa desde as manutenções preventivas realizadas nos meses anteriores até agora”, ressalta o presidente.
O Gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão, Leonardo Miranda, destaca que, para atender a demanda das festas de Natal e Ano Novo, a empresa antecipa-se na realização de ações de manutenção. “Os trabalhos para a execução do Plano Operacional começam em meados de novembro com a intensificação de ações preventivas que compreendem: inspeção prévia; lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. ”, destaca o Gerente.
Suporte tecnológico – Além do conjunto de ações preventivas, a empresa ainda conta com um sistema automatizado que proporciona maior celeridade no restabelecimento do fornecimento de energia. O uso de equipamentos de automação permite que a detecção, o isolamento, a restauração de falhas na rede elétrica e eventuais manobras sejam executadas a distância e em tempo real diretamente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Maranhão.
Atendimento - O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br, com 100% da operação. Para o feriado do Natal, os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam até a quinta-feira (24/12) às 12h e retornam na segunda-feira (27/01). Já no feriado de réveillon, funcionam até as 12h do dia 31/12, retomando as atividades no dia 03/01/2022.
Fique atento aos acidentes com quebra de postes
A Equatorial Maranhão alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes, preservando a vida e evitando acidentes. Caso as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros, no 193, para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.
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