25 de out. de 2022

Saúde do servidor é foco de ações realizadas pela Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz

 


Visando o bem-estar e priorizando a saúde dos servidores estaduais, a Policlínica do Servidor Estadual está realizando uma série de ações preventivas em Imperatriz – consultas e exames - que são fundamentais para garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores. A iniciativa é voltada para servidores estaduais usuários do FUNBEN. 

 

Durante o mês de outubro, o projeto “Policlínica Em Movimento” tem levado uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros e médicos de diversas especialidades, para diversos órgãos públicos e estaduais. As visitas são agendadas e comunicadas aos servidores, que dentro do seu expediente e no próprio local de trabalho podem realizar exames e consultas. O programa se dá através da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz, com gestão do HSLZ / Grupo Mercúrio, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão através da SEGEP; com o empenho do Sec. Pedro Chagas e do Sec. Adjunto da SEGEP Joabson Jr.  


Nesta última semana de outubro, a iniciativa segue com força total, e, na manhã desta terça-feira (25), o programa esteve no 3º Batalhão de Polícia Militar de Imperatriz. Nos próximos dias, o projeto ainda deve passar pela Uemasul. A programação do mês será finalizada com ações voltadas para a campanha Outubro Rosa, nesta sexta-feira (28). 

 

Abaixo, segue agenda completa: 

 

Palestra UEMASUL  

Pauta: Serviços médicos oferecidos pelo hospital e Policlínica do Servidor  

Dia: 26/10, às 9h30 

Local: UEMASUL 

 

Policlínica em Movimento  

Local: UEMASUL  

Dia: 27/10, às 08h30 (Clínica médica) 

14h00 (nutrição)  

 

Outubro rosa  

Dia: 28/10, às 14h00 

Local: Policlínica do Servidor, Medical Center Imperatriz, 3º andar, salas 304 à 309 

Estão abertas as inscrições para o IDOMED Vest, o Vestibular Unificado de Medicina, que dá acesso a instituições, como Estácio, FAPAN, FAMEAC, Unifacid e FAMEJIPA

 


As instituições do IDOMED (Instituto de Educação Médica) estão com as inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina para entrada no primeiro semestre de 2023. Serão oferecidas 775 vagas e os candidatos podem optar por ingressar nas instituições das cidades de Açailândia/MA, Alagoinhas/BA, Angra dos Reis/RJ, Cáceres/MT, Castanhal/PA, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Iguatu/CE, Canindé/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, Teresina/PI, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO.  

 

O processo seletivo será realizado pela Empresa de Concursos Rio de Janeiro (Econrio) e os interessados podem acessar o Edital pelo site https://www.idomed.com.br e realizar a inscrição até o dia 07 de novembro, pelo site econ.rio.br/idomedvest23-1 

 

Segundo Silvio Pessanha, diretor nacional dos cursos de Medicina do IDOMED, o objetivo é dar maior comodidade aos candidatos, otimizando o tempo e a aplicabilidade da prova.  

“As centenas de alunos que ingressarão no curso de Medicina terão a oportunidade de se formar em uma instituição renomada, com foco no desenvolvimento humanizado do futuro médico, por meio de recursos tecnológicos, como os laboratórios e equipamentos que possibilitam um profissional qualificado que atenderá às necessidades da população brasileira. Por isso, temos a missão de proporcionar aos candidatos a possibilidade de escolher entre várias cidades, de diversas regiões, com um único processo seletivo, destaca Dr.Silvio”.

 

Os candidatos poderão concorrer realizando o vestibular 2023.1, que será online, ou aplicando o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de anos anteriores (válidas as notas de 2009 a 2021). Neste caso, o candidato deverá manifestar esse interesse no ato da inscrição, até o 10 de outubro. Para os que optarem por concorrer às vagas pela nota do ENEM, o resultado dos aprovados será publicado em 21 de outubro (após 18h) do corrente ano e as matrículas devem ser efetuadas entre os dias 24 e 25 do mesmo mês.  

 

Já para os que realizarem o vestibular, as provas serão realizadas no dia 15 de novembro e o candidato terá acesso ao certame através do link de prova informado no Cartão de Confirmação de Inscrição. O vestibular será constituído de prova objetiva com 30 questões sobre disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, além de uma redação. O resultado será divulgado no dia 28 de novembro e a matrícula dos convocados será nos dias 29 e 30 de novembro.  

 

O processo seletivo disponibiliza 775 vagas, sendo 385 para quem escolher usar a nota do Enem e 390 para quem optar pelo vestibular. No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher entre as 16 Instituições de Ensino Superior – Estácio, FAPAN, FAMEAC, UniFacid e FAMEJIPA – que participam do processo seletivo. Caso a pontuação não permita a entrada na preferida, o candidato poderá optar por outra unidade.  

Como será realizado o IDOMED Vest 2023.1? 

IDOMED Vest - Vestibular Unificado de Medicina será realizado 100% online, a partir de uma tecnologia de ponta para acompanhar o participante, que poderá fazer a prova de onde estiver. Para isso, o candidato deve tomar algumas medidas prévias, como garantir um bom acesso à internet, instalar software específico do concurso em computador com Windows e possuir webcam e microfone em perfeito estado.  

A prova será gravada e contará com monitoramento remoto, permitindo que o candidato seja acompanhado ao vivo pelo fiscal, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone). As imagens captadas do candidato no dia da avaliação serão utilizadas no momento da matrícula. O participante também deve manter a posse do documento original com fotografia (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte ou RNE) usado na identificação, pois o mesmo poderá ser solicitado mais de uma vez pelo fiscal remotamente, durante a prova. 

 

Sobre o IDOMED  

O IDOMED é um grupo que reúne 17 escolas médicas e consolida a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Está presente em todas as regiões do país, com mais de sete mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O grupo oferece programas de graduação, pós, especialização e cursos de atualização, e está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.

24 de out. de 2022

Oratória fica mais fácil se desenvolvida ainda na infância, defendem educadores


 

Saber falar em público e ser articulado para debater e argumentar sobre diferentes assuntos são habilidades importantes para a interação social e uma das mais exigidas no mundo do trabalho. Desenvolver o pensamento crítico e, principalmente, a autoconfiança em expressar opinião é um processo que deve ser iniciado cada vez mais cedo, defendem os educadores. Nos Estados Unidos, por exemplo, há o incentivo à oratória em crianças, seja por meio de alguma disciplina na escola, ou dos tradicionais concursos de oratória, ou, ainda, de discursos em celebrações familiares.

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Colégio Positivo - Londrina, Danielle Bartelli Vicentini, a cultura do Brasil e, de modo geral, de países menos desenvolvidos, não propicia o desenvolvimento da oratória desde cedo. “Por aqui, ainda há certo tabu sobre o tema, porque acredita-se que pessoas tímidas não podem ser boas oradoras, e que não se aprende a ser bom comunicador, apenas se ‘nasce’ sabendo. Mas a verdade é que quanto antes a oratória for ensinada e aprendida, mais benefícios vai trazer para nossas crianças agora e no futuro profissional”, pontua.  

A gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) do Colégio Positivo, Maria Fernanda Suss, concorda com Danielle e destaca que a oratória fará parte da vida profissional independentemente da área escolhida. “Trabalhar esse aspecto desde a infância permitirá destravar e desenvolver essa habilidade. Nas escolas, essa prática está presente em sala de aula nas apresentações de trabalho e dinâmicas do dia a dia de interação entre professores e alunos. Porém, vai além, passando pela interação entre as crianças, que têm mais confiança em expor a sua opinião, até encontrar com mais facilidade solução para possíveis problemas”, comenta.

De acordo com Danielle, um dos maiores empecilhos de se sair bem em uma discussão ou debate é o nervosismo e despreparo em relação ao assunto que está sendo tratado, aliado à postura. “A comunicação oral é pré-requisito em praticamente todos os ramos do conhecimento humano. Quando se fala em oratória, mais do que conhecer e se aprofundar no assunto a ser transmitido (linguagem verbal), é preciso que o aluno saiba utilizar a seu favor outros meios de comunicação (linguagem não verbal), tal como a expressão corporal. Em suma, o sucesso da comunicação não está apenas naquilo que se diz, mas como se diz”, reitera.

Para se sair bem em discussões, debates, apresentações de trabalhos ou qualquer outra ação que precise ser feita em público, conseguindo expor o ponto de vista de forma que as outras pessoas entendam, a professora Danielle repassa algumas dicas importantes:

  • Analise o público para o qual você está falando.
  • Empregue a linguagem adequada, e cuide do vício de linguagem.
  • Faça um esboço, mesmo que mentalmente, sobre o assunto, com começo, meio e fim. Por isso a importância de saber fazer resumos.
  • Estude o assunto, pesquisa e fundamentação, para não se contradizer ou passar vergonha por conta de um conhecimento superficial sobre o tema.
  • Leia e assista noticiários para ficar por dentro dos acontecimentos, evitando assim a alienação e propagação de fake news.
  • Cuide da postura, emissão de voz, pronúncia e articulação das palavras para ter clareza na explanação.
  • Trabalhe a linguagem corporal. Ela demonstra segurança e desenvoltura do orador. Técnicas teatrais podem ajudar.
  • Seja ético, sem plágio.
  • Tenha em mente que há limites para a liberdade de expressão.
  • Saiba ouvir, pois um bom ouvinte tem maior capacidade argumentativa, que é a base de uma boa comunicação.

Os pais também podem contribuir para melhorar a capacidade de comunicação e oratória dos filhos, desde cedo. Confira algumas sugestões:

  • Incentive a leitura de jornais, revistas e sites.
  • Crie momentos para debate de temas diversos entre a família.
  • Faça jogos de mímicas e trava línguas.
  • Aproveite momentos juntos como almoço, jantar e finais de semana para conversar sobre assuntos variados, a fim de despertar o interesse e a curiosidade dos adolescentes. Sempre procurando saber o que pensam sobre o assunto.
  • Incentive a fazer curso de teatro, que auxilia na linguagem corporal, desenvoltura e segurança, por exemplo ou, ainda, monte e incentive a criação de peças de teatros em casa.
  • Ensine sobre a hora de ouvir e argumentar, respeitando sempre a opinião do outro, mesmo que contrária à sua.

E, para quem quiser se aprofundar ainda mais sobre como ter mais desenvoltura ao falar em público, a professora recomenda alguns livros:

  • “TED: falar, convencer e emocionar. Como se apresentar para grandes plateias”, de Carmine Gallo.
  • “Comunicar para liderar”, de Milton Jung e Leny Kyrillos.
  • “A arte de falar em público”, de Stephen Lucas.
  • “Falar bem é fácil”, de Lena Almeida e Eunice Mendes.
  • “Os 7 princípios da persuasão”, de Bill McGowan.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo - Água Verde e o Colégio Positivo - Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo - Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James', em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ação de sustentabilidade “Ganhe na Troca”

 


Que tal renovar a cozinha trocando suas panelas velhas de qualquer marca por outras novas, de alta qualidade da marca Tramontina e ainda ajudar o meio ambiente e uma instituição de caridade? Sim, tudo é possível na ação “Ganhe na Troca” que acontece na Potiguar Imperatriz até o dia 31 de outubro. 

A promoção funciona assim: O cliente leva uma ou mais panelas usadas de qualquer marca e material e ganha um desconto de 20 reais por panela, na compra de uma Panela Inox Tramontina avulsa. 

As panelas doadas serão transformadas em sucata e o valor arrecadado na venda desse material será revertido para a instituição beneficente Amar Mais, de Imperatriz.  Uma ação que une sustentabilidade, solidariedade e ainda vai deixar o preparo dos alimentos mais rápido e saudável. 

IMPERATRIZ: 3ª Promotoria realiza debate sobre irmãos no Direito de Família


 

O Ministério Público do Maranhão promoveu, na última quinta-feira, 20, um debate sobre o tema “Fratria” – Os Irmãos no Direito de Família, no auditório das Promotorias de Justiça de Imperatriz. A atividade foi a terceira realizada neste ano em alusão ao Dia Nacional de Valorização da Família.

A iniciativa da titular da 3ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Imperatriz, promotora de justiça Uiuara Medeiros, teve como público-alvo profissionais e estudantes das áreas de Direito e de Psicologia, assim como conselheiros tutelares.

Uiuara Medeiros debateu o tema com a advogada e professora do Curso de Direito da Universidade do Sul do Maranhão (Unisulma), Deisy Sanglard de Sousa, e a professora e coordenadora de prática jurídica do Curso de Direito na Universidade Federal do Maranhão, Sara Lamarck, que também presidiu o debate.

Participaram da mesa de honra para abertura do evento a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Imperatriz (Facimp), Jakeline Nogueira Pinto;  o professor e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Unisulma, Lucas Lucena; a coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Educação Santa Teresinha, Pollyana Mota Sá; e a representante dos Conselhos Tutelares de Imperatriz, Camila Cunha Carneiro.

Na ocasião, foram abordados temas como direito à convivência entre irmãos, importância dos irmãos na formação da personalidade, separação do grupo de irmãos por ocasião do divórcio ou dissolução de união estável, fraternidade socioafetiva, alimentos entre irmãos, dentre outros.

 

FAMÍLIAS ANAPARENTAIS

A jurista Deisy Sanglard de Sousa chamou a atenção para as famílias anaparentais, que são compostas por irmãos, primos ou pessoas que têm uma relação de parentesco entre si, sem que haja conjugalidade entre elas ou vínculo de ascendência ou descendência.

Deisy explicou a importância do tema, tendo em vista as alterações sofridas pelos vínculos fraternais, inerentes à evolução das famílias. “A fratria acaba ficando em segundo plano em relação a outros vínculos familiares, por isso o debate se faz necessário”, pontuou.


 PANDEMIA

Um dos pontos destacados pela promotora de justiça Uiuara Medeiros foi o reordenamento de muitas famílias por conta da pandemia da Covid-19. Ela explicou que as mortes de pessoas que eram pais, mães e /ou responsáveis, deixou mutos órfãos, além de outras ramificações familiares.

“A interlocução entre o Direito e a Psicologia se faz necessária para a prática jurídica. Temos a certeza de que os participantes terão um novo olhar para a necessidade da preservação dos vínculos fraternos. É um grande aprendizado para todos nós”, ressaltou a representante do Ministério Público.

A professora Sara Lamark enfatizou que o debate retoma as atividades pós-pandemia ao enfocar um tema atual e relevante, buscando soluções coletivas. “A atividade alia conteúdo técnico, com olhar humanístico e sensibilidade, convocando profissionais e estudantes a refletirem sobre o tema, gerando uma mudança de posicionamento no mercado de trabalho”, ressaltou.

12 de out. de 2022

Alerta: Famílias de baixa renda correm o risco de perder descontos na conta de energia


 

No Maranhão, atualmente existem 1.045.183 famílias beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC, cujo desconto pode chegar a até 65%. As famílias cujo membro dependa da energia elétrica para sobrevivência (equipamento vital) também estão aptas ao benefício.  

  

Dados do Maranhão  

  

O número de famílias recebendo o benefício varia o tempo inteiro, pois a cada mês algumas famílias perdem o benefício ou por não se enquadrarem mais na renda necessária ou simplesmente por falta de atualização cadastral. Este é o alerta que a Equatorial Maranhão faz. 

  

Atualmente 168.138 famílias deixaram de receber os descontos na conta de energia por falta de atualização do NIS – Número da Identificação Social. E mais de 11 mil famílias correm o risco de perder o desconto na conta, caso não atualizem seu cadastro até o fim do ano (dados de 03/10/2022). 

  

Embora a situação do cadastro do cliente venha sinalizada na própria conta de energia, por meio de selos, muitos clientes ainda perdem o benefício por falta de atualização cadastral. É o que conta a gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares. “Nós implementamos três selos indicativos nas contas de energia das famílias que recebem o benefício da TSEE. Oselo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado, com NIS válido e recebendo o desconto mensal. Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício, sendo necessário regularização junto ao CRAS. E o terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Os clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro. Além dos selos virem na própria conta, estamos entregando panfletos informativos aos clientes que estão nessa situação, para alertar e evitar que percam o benefício”, destacou Francila. 

  

Além disso, existem muitas famílias que podem receber o benefício, mas nunca se cadastraram e estão perdendo a oportunidade de pagar uma conta mais barata. Apesar de ser um dos estados brasileiros com maior número de inscritos no programa, ainda existem mais de 502.747 famílias maranhenses que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social. Por isso, a Equatorial segue realizando busca ativa e diversas ações de atualização cadastral. 

  

A inclusão dessas famílias no benefício significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do seu orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas para suas casas. Em vista disso, por meio da Tarifa Social, de janeiro a setembro desse ano, mais de 200 milhões de reais foram injetados na receita dos municípios maranhenses movimentando a economia local.  

 

TST deve definir vínculo de motoristas com APPs

 O vínculo empregatício de motoristas de aplicativos, uma causa trabalhista de repercussão nacional e com milhares de ações, poderá ser debatida pelo Pleno do Superior Tribunal do Trabalho (TST). A Subseção I - Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), responsável pela uniformização da jurisprudência das turmas, levantou essa possibilidade depois de decisões divergentes.

A 5ª Turma, acolhendo recurso da Uber, julgou improcedente o pedido de vínculo de um motorista de Guarulhos (SP). Em outro julgamento, na 3ª Turma, o entendimento do caso, que envolve um motorista de Queimados (RJ), é de que ele reunia os elementos para o vínculo de emprego, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O entendimento da SDI-1 é de que o Pleno torne a decisão vinculante, por meio de repetitivo.

Juliana Mendonça, especialista em Direito e Processo do Trabalho, diz que a interpretação é diferente entre as turmas pela sutileza dessa subordinação.

“A subordinação entre o motorista e o aplicativo é algo mais sutil, diferente da subordinação clássica entre o empregado e o empregador”, fala Juliana.

Para a advogada, esse vínculo é similar ao do trabalho intermitente onde, inclusive, o motorista pode trabalhar para mais de um empregador.

“O vínculo de emprego entre motorista e aplicativo seria algo muito próximo ao que temos no trabalho intermitente, onde o empregado pode aceitar, ou não, as convocações trabalho sem descaracterizar o requisito da subordinação, podendo trabalhar para vários empregadores, em horários e dias flexíveis”, conclui Juliana.

Fonte: Juliana Mendonça, mestre em Direito, especialista em Direito e Processo do Trabalho, sócia do Lara Martins Advogados.

 


Roda de conversa sobre Rede de Proteção à Criança é realizada no Hospital Infantil

 Uma roda de conversa sobre a Rede de Proteção à Criança foi realizada na manhã desta terça-feira (11), no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, Socorrinho. Evento integra a programação da Semana da Criança, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde e contou com a presença do vice-prefeito, e secretário de Saúde, Alcemir Costa; do defensor público Fábio Carvalho; da diretora da unidade, Rosilene Lima; além de outros membros da Defensoria, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Promotoria, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e equipe técnica do Socorrinho. 

A roda de conversa também apresentou dados sobre os atendimentos realizados pelo Socorrinho. “Nossa unidade funciona como porta de entrada de atendimentos de urgências e emergências, em pediatria, em toda a região Tocantina. Então nosso hospital é municipal, mas atende 43 municípios maranhenses, além de crianças de outros estados. Realizamos atendimentos em diversas especialidades, como: pediatria, hematopediatria, nefropediatria, cirurgias, endocrinologia, infectologia, ortopedia, neurologia e cardiopediatria”, informou o secretário Alcemir Costa. 

Ele explicou ainda que no último ano foram diversos avanços. “Implantamos o fluxograma de atendimentos a crianças e adolescentes em situação de violência, inclusão do terceiro médico no pronto-socorro para intercorrências e implantação da comunicação entre médico plantonista e especialista, com prontuário médico, troca de todo instrumental cirúrgico, novas instalações da UTI e outros”. 

A programação da semana terá ainda entrega de brinquedos pela ONG Enfermeiros do Riso na quarta-feira (12); pela ONG Laços de Afeto na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), à tarde, será realizado momento de louvor e brincadeiras com a Igreja Nova Aliança.

Lojas Potiguar estarão abertas neste feriado de Nossa Senhora Aparecida



As lojas do grupo Potiguar funcionarão normalmente nesta quarta-feira (12), data em que é celebrado em todo o país o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Nessa data também é comemorado o Dia Das Crianças e o comércio funcionará devido à expectativa de movimentação nos setores do varejo. 

Quem deseja aproveitar a folga e conferir as novidades e promoções que essa data disponibiliza, as lojas Potiguar de Imperatriz, Bacabal, Cohama e Forquilha em São Luís, funcionarão das 8h às 18h, somente as lojas do Centro, Cohafuma e Av. dos Africanos ficarão fechadas. Vale lembrar que o Centro de Distribuição (CD) do Grupo ficará fechado, reabrindo normalmente na quinta-feira (13). 

Na cidade de Imperatriz terá ainda mais um feriado. Dia 15 de outubro é celebrado o dia da padroeira do município, Santa Tereza D'ávila e a loja Potiguar estará fechada. 

 Potiguar: 

O Grupo Potiguar conta com uma loja em Imperatriz, cinco em São Luís, uma em Bacabal e dois CD´s (Centros de Distribuição). Em Imperatriz a loja fica localizada na Rodovia BR-010, Km 252, Bairro Coco Grande.  

Mercado de trabalho e conquista do cliente são temas de debate realizado por faculdade de Imperatriz



 Para muitos acadêmicos, a reta final da faculdade é um período crucial. Isso porque, é nesse cenário de transição que surgem importantes questões acerca do mercado de trabalho. Por onde começar? Como se destacar? Pensando nisso, a Facimp Wyden realizou, nesta semana, um encontro com alunos dos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo para um debate sobre profissão e carreira. O momento foi conduzido pela designer de interiores e especialista em encantamento de clientes e negócios, Katia Rocha.

Durante o encontro, a profissional abordou os pilares para se tornar um profissional de alto valor no mercado e os alunos receberam orientações valiosas sobre como se posicionar no competitivo ramo dos negócios, tornando-se referências em sua área de atuação. “Hoje, estamos aqui para abrir a cabeça desses acadêmicos e futuros profissionais para o que os aguarda no mercado. Para que eles possam ser bem sucedidos em suas carreiras.”, aponta Katia.

A especialista explicou a importância do momento e como essa preparação pode fazer a diferença para quem está iniciando a jornada profissional.  “O aluno precisa de pessoas para comprar o seu conhecimento técnico e acreditar no seu talento. Para o cliente, muitos profissionais vendem o mesmo tipo de serviço. Como ele vai escolher o melhor? Por isso, ter um diferencial é muito importante”, pontua.

O coordenador dos cursos de arquitetura e design de interiores da Facimp Wyden, Thiago Santos, avaliou a importância de momentos como esse para o crescimento profissional na turma. “É essencial que, além do conhecimento técnico, o aluno tenha essa experiência enriquecedora da prática. É preciso ter a noção de como está o mercado, para que ele possa ampliar seu leque de serviços, saber em que ramo vai atuar e de que forma ele pode fazer isso”, pontua.

10 de out. de 2022

Dia das Crianças: quatro dicas para manter a segurança de crianças com presentes eletrônicos

 


Uma média de 49% das crianças no Brasil interagem pela primeira vez com um dispositivo conectado à internet antes dos seis anos, e a idade média para ganhar o primeiro dispositivo conectado é de 8,5 anos, segundo pesquisa da Kaspersky de 2020. Os dados trazem um alerta relevante neste período que antecede o Dia das Crianças, quando videogames, smartphones e outros aparelhos eletrônicos ganham o topo da lista de desejos do público infantojuvenil. Especialistas afirmam que é indispensável que esses produtos sejam usados com o acompanhamento e cuidados dos adultos, que devem orientar as crianças e adolescentes sobre os conteúdos acessados e educá-las para o uso seguro e a autodefesa online.

Um dos pontos que merece atenção é o risco de crianças e adolescentes serem expostos a situações de violência sexual. Especialistas orientam que conversar sobre o uso saudável da internet é uma boa saída para a família. Como forma de auxiliar nessa abordagem, a Campanha Defenda-se, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), do Grupo Marista, traz uma série de vídeos animados que têm como objetivo promover a autodefesa de crianças entre 4 e 12 anos, e o vídeo mais recente foca na segurança online. Nas imagens, personagens infantis protagonizam atitudes preventivas diante de situações de risco. Para ajudar, confira algumas dicas da campanha sobre como adultos podem contribuir para que meninos e meninas fiquem mais seguros na internet:

Seja um adulto com quem a criança pode contar

É preciso incentivar crianças e adolescentes a pedir ajuda quando se sentirem desprotegidos. Não tenha receio de conversar sobre o assunto. Manter canais de conversa com eles para que saibam a quem procurar nessas situações é extremamente importante. “Em um mundo ideal, as crianças não teriam acesso à internet desacompanhadas, mas acontece e devemos agir sobre essa realidade, a fim de reduzir danos e para que elas possam aproveitar as possibilidades positivas que existem no meio digital”, explica a responsável pela campanha Defenda-se, Cecília Landarin Heleno. A especialista sugere que assistir a animação junto com as crianças é uma forma de começar essa conversa.

Oriente sobre a exposição de imagens e informações

O compartilhamento de fotos e vídeos na internet deve ter o acompanhamento de adultos em quem a criança confia. É preciso estabelecer um diálogo que deixe claro que na internet sua imagem pode ser exposta para qualquer pessoa e que não há como prever o alcance e os riscos que isso acarreta. 

É responsabilidade dos pais e responsáveis orientar os meninos e meninas sobre o que, como e com quem compartilhar fotos e outras informações. Também cabe a estes adultos lembrar que é possível configurar redes sociais para restringir quem tem acesso aos conteúdos postados, e que a maioria das redes são apenas para maiores de 13 anos.

Além disso, a aproximação de pessoas, sejam conhecidas ou não, pedindo fotos, imagens ou outras informações pessoais deve ser um alerta, especialmente quando solicitadas em troca de falsos benefícios para as crianças, como presentes. Por isso, é preciso que os pais e responsáveis estabeleçam combinados prévios, e avaliem, junto com as crianças, se esta deve ou não compartilhar qualquer informação na internet. 

Converse sobre segurança online

Manter um diálogo aberto e acolhedor, para que a criança se sinta segura de que não será punida caso tenha compartilhado imagens ou informações com outras pessoas na internet é um caminho. Esse espaço de acolhimento permite que a criança comunique situações de risco mesmo que se sinta culpada pela interação e pode minimizar os riscos de coação e chantagem de possíveis agressores. 

Denuncie

Os agressores podem estar em qualquer lugar, até mesmo dentro das famílias. Ao identificar qualquer sinal de que uma criança ou adolescente sofre violência sexual, denuncie. Se a situação for flagrante, deve-se comunicar a polícia. Outras situações podem ser denunciadas por diversos canais, entre eles: Disque 100, Conselho Tutelar, aplicativo Proteja Brasil, site SaferNet, entre outros. Para fazer as denúncias, basta que haja uma suspeita.

Educar para o conhecimento de seus corpos, sentimentos e direitos, além de desenvolver ambientes seguros nas casas, escolas e outros espaços, contribuem para que crianças e adolescentes sejam encorajados a contar para um adulto de confiança quando se sentirem ameaçados. Isso é essencial para o combate ao abuso e exploração sexual infantil.

Com 35 mil livros expostos, Salimp retorna em formato presencial


 

Os amantes da literatura de Imperatriz voltaram a sentir nas mãos o peso do papel e a escolher seus livros de forma presencial com o retorno do Salão do Livro (Salimp), no Centro de Convenções. O evento, que há dois anos ocorria em formato online devido à pandemia do coronavírus, está de volta em seu formato físico, até o dia 16 de outubro.

A maior feira literária do Maranhão teve início no último sábado (08) e contará com dez dias de programação que inclui lançamentos de livros, palestras, oficinas, saraus, exibições cinematográficas, festivais de música, apresentações culturais e atrações para o público infantil. O evento funciona de 9h às 22h nos dias de semana, e das 16h às 22h nos fins de semana.

Ao todo, o Salimp conta com 35 mil livros disponíveis para venda, espalhados entre 78 estandes. O evento tem expectativa de ter uma movimentação financeira de até R$1 milhão e contar com a visita de 100 mil pessoas durante os dez dias de feira.

Este ano o Salimp terá como patrono o escritor e professor Benedito Pereira, fundador da cadeira número 7 da Academia Imperatrizense de Letras. Entre as atrações já anunciadas pela organização do evento está a presença do poeta Salgado Maranhão, considerados uns dos maiores escritores de poesia da atualidade, e membro da Academia Maranhense de Letras.

Enem batendo à porta: saiba como se preparar bem e obter bons resultados na prova

 


O maior desafio dos estudantes brasileiros que almejam uma vaga no ensino superior está chegando. Esse é um período cercado por nervosismo e preocupação excessiva, não só dos alunos, mas de todos os familiares. Nos dias 13 e 20 de novembro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A preparação nos estudos prévios e a adoção de estratégias nos dias das provas podem ser diferenciais importantes para a nota final. Quer saber algumas dicas essenciais na preparação para o Enem 2022? Confira com a pedagoga e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio São Luís, Karolinne Lima.

Dicas pré prova

Ter um cronograma estratégico para a rotina de estudo é importante. Elaborar uma montagem evolutiva, elencando os temas prioritários e sempre fazendo uma conexão com os eventos mundiais importantes dos últimos anos é uma opção. “Com isso, o estudante pode se adaptar para o tipo de abordagem”, explica a especialista.

O cuidado com a redação também é indispensável. Karolinne aconselha o estudante a treinar a argumentação sobre diversos assuntos diferentes. “É importante explorar temas diversificados, que podem ir desde o Centenário de Arte Moderna, o Bicentenário da Independência, ou até a Copa do Mundo de futebol, atrelado às questões históricas e geopolíticas do Oriente Médio, por exemplo”, exemplifica a pedagoga.

Segundo Karolinne, esses treinos prévios abordando diferentes assuntos, aumentam o repertório individual sócio cultural. Nesse contexto, até mesmo filmes e séries históricas podem ser uma sugestão interessante. “Assista um filme histórico ou que aborde algo atual e faça pesquisas sobre várias temáticas que podem acrescentar e muito na evolução do aprendizado”, pontua Karolinne.

E para o dia da prova?

Uma preocupação que é velha conhecida entre os estudantes é a administração do tempo de prova. O tempo deve ser usado a seu favor, mas como fazer isso? Karolinne aconselha começar pelas questões mais fáceis e seguir com as que são prioritárias para a área escolhida. Assim, você já ganha tempo

O preparo psicológico também deve ser levado em conta. A coordenadora do curso de Psicologia da Facimp Wyden, Rosemar Andrade, indica para o dia da prova que o aluno saia com antecedência e tenha todas as informações e documentos preparados, minimizando qualquer imprevisto que tire o foco.

Rosemar ainda completa: “No dia anterior à prova é importante não se pressionar, afinal, a preparação prévia será a real base usada na hora do teste. Muitos estudantes exageram na véspera da prova. O indicado é fazer leituras breves e leves, caso precise de um reforço de última hora”, finaliza.

Terceiro Título em Três Etapas: Rayssa Leal é a campeã da SLS em Las Vegas


 

Não tem para ninguém, de novo! Rayssa Leal, a "Fadinha" do skate, é a campeã da etapa de Las Vegas do Street League Skateboarding (SLS), a liga mundial do esporte. É o terceiro troféu em três etapas, já que ela também levou a melhor em Seattle e Jacksonville.

Na tarde deste sábado, na casa do MMA, o UFC APEX, Rayssa fez 20,1 e levou a melhor sobre a australiana Chloe Covell (18,8), Poe Pinson, dos EUA (17,5) e a brasileira Pâmela Rosa (17,5) na Super Final. Nenhuma japonesa alcançou a decisão.

Rayssa conseguiu um 6,9 e um 5,1 na pontuação das duas voltas. Nas manobras, ela tirou 6,3 na primeira, caiu na segunda e quarta, e fez 6,1 na terceira. Assim, se classificou em primeiro para a decisão, quando quatro competidoras tinham mais duas chances de manobras.

Ela mandou um 6,9 na quinta tentativa para abrir vantagem e não ser mais alcançada. Na sexta, já tinha o título garantido e zerou com um sorriso no rosto. Perguntada sobre mais um troféu na estante, comemorou.

- Estou muito emocionada, três seguidas. A gente treina muito para isso. Quero agradecer todo mundo. Pai, muita saudade. Daqui a pouco, vamos estar juntos no Rio. Espero vocês lá! - disse, em português, no microfona da SLS.

Com o resultado, Rayssa e Pâmela estão garantidas no Super Crown, a etapa decisiva, a ser realizada nos dias 5 e 6 de novembro, no Rio de Janeiro. A Fadinha chegará como líder do ranking mundial, com 300 pontos. Pâmela tem 260, em segundo. Elas e duas japonesas seguem direto para a decisão, sem a necessidade de disputar as semifinais.


Gustavo Ribeiro vence no masculino

 

O brasileiro Kelvin Hoefler ficou entre os quatro melhores, mas não conseguiu levantar o troféu entre os homens. O português Gustavo Ribeiro foi o campeão em Las Vegas, com duas notas 9,2 nas manobras e 26,9 no total. 

Chris Joslin, dos Estados Unidos, terminou em segundo lugar, com 26,6. Ele conseguiu uma manobra de 9,4, com o shape girando 540 graus no ar. Na terceira posição, ficou o seu compatriota Braden Hoban, com 26,2. Hoefler fechou em quarto, com 24,9.

Ribeiro vai para o Super Crown na liderança do ranking. Joslin, o francês Vincent Milou e o japonês Yuto Horigome completam os quatro que não precisarão passar pelas semifinais no Rio de Janeiro. Estão diretamente classificados para a final.

 

Revestimentos exclusivos do Grupo Potiguar homenageiam história de São Luís



 O Grupo Potiguar acaba de lançar a coleção “Azulejos”; revestimentos cerâmicos fabricados sob demanda pelo Grupo Potiguar, em edição limitada, para celebrar um dos maiores ícones da nossa maranhensidade: Os azulejos coloniais. 

 

Trata-se de uma edição limitada de quatro azulejos com inspiração colonial, com nomes de cidades portuguesas. Essa coleção foi desenvolvida pela fábrica Pierini sob encomenda para o Grupo Potiguar. E já está à venda em todas as lojas do Grupo, em São Luís, Imperatriz e Bacabal. É uma oportunidade para os maranhenses usarem algo tão bonito e ao mesmo tempo tão histórico, nos mais diversos ambientes. 

  

“Essa ação é mais uma declaração de amor a nossa maranhensidade, e como temos orgulho em ser uma empresa genuinamente maranhense, criamos essa coleção que tem agradado em cheio aos clientes. Temos muito orgulho das belezas locais e da nossa cultura, e nesse ano em que São Luís completa 25 anos do título de Patrimônio Mundial, criamos essa coleção para que todos que quiserem, possam levar a beleza colonial para suas casas” declarou o Presidente do Grupo, Marcelo Júlio Vieira Brasil. 

  

Marcelo Brasil agradeceu a parceria da Quadrante Designer na concepção do projeto. A coleção de revestimentos temáticos é composta por quatro modelos de azulejos no tamanho de 15 cm x 15 cm, com nomes alusivos às cidades portuguesas: Loures; Cairas, Sines e Lagos. E são ideais para uso em piscinas, lareiras, fachadas, churrasqueiras, cozinhas, banheiros, áreas externas e internas. 

  

Segundo historiadores, os azulejos coloniais portugueses além de lindos, serviam para minimizar a sensação térmica, reduzindo o calor nos imóveis. Os portugueses radicados no Maranhão resolveram revestir as fachadas com azulejos, pois esse era o material que mais atenderia às condições climáticas da região. Ou seja, resistente ao verão muito forte e às fortes chuvas do verão, funcionando como um isolante térmico. Eis agora, quatro belas opções de azulejos para quem quiser deixar um ambiente mais moderno e mais agradável, com melhor sensação térmica, além de muita durabilidade.   


A dupla de arquitetos Marcos Morais e Marina Bogéa já aplicou o modelo Loures para criar um charmoso lavabo. A arquiteta Mylena Rabelo projetou uma moderna sala de estar usando o modelo Sines. Raquel Pflueger aplicou o modelo Cairas em uma parede no Jardim. Já a dupla Natália Brasil e Júnior Aires (Aires Brasil Arquitetura) escolheu o modelo Lagos para a Cozinha Potiguar, espaço que fica na Potiguar do Cohafuma em São Luís. 

“Gostaríamos de agradecer a Potiguar pela oportunidade de mostrar o nosso trabalho e também parabenizar pela iniciativa em valorizar a nossa arquitetura ludovicense. Agora podemos ter a chance de utilizar esses lindos azulejos dentro de nossas residências, garantindo mais cor e personalidade aos ambientes, e também como uma forma de trazer um pouco da nossa cidade para dentro de casa” declarou a arquiteta Marina Bogéa (Escritório Por Metro Quadrado). 

  

Marina assinou o projeto do lavabo, em parceria com seu sócio Marcos Nunes. Ele explica a proposto do ambiente, valorizado pelo azulejo Loures: “Apesar de ser um ambiente pequeno, o lavabo tem grande valor, é o cartão de visita da casa. Da mesma forma que é um espaço para atender funcionalmente o dia a dia dos moradores, também é um local para surpreender as visitas. Por conta disso, o nomeamos de “pequeno relicário”, devido a importância que é dada para esse pequeno espaço” explica o arquiteto Marcos Nunes. 

  

“Quando pensamos em azulejo, lembramos logo da nossa querida cidade São Luís. Lembramos do nosso centro histórico, dos casarões e também dos elementos utilizados. E alguns desses elementos trouxemos ao projeto, como o desenho dos arcos no espelho, a madeira na bancada e piso e a pedra na cuba.  Partindo de um conceito mais rústico e do design biofilico, também trouxemos a palha, granilite, vegetação e peças artesanais ao espaço. Esses elementos juntos, ao se conectarem, permitem a maior conexão com a natureza. E a ideia de trazer a natureza para dentro de casa produz melhor bem-estar no dia a dia. E o revestimento Loures trouxe toda a singularidade que queríamos para o lavabo” completou Marina Bogéa.