No próximo dia 11 de outubro, o Instituto Tukàn, com o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, vai promover o lançamento da Pedra Fundamental do Centro de Saberes Tenetehar, no município de Amarante do Maranhão, próximo à Aldeia Lagoa Quieta. O evento – que promete enriquecer mentes, espíritos e culturas – será o passo inicial para a instituição tornar-se a primeira universidade, dentro de um território indígena.
O lançamento desta etapa inicial deve acontecer a partir das 8h e vai contar com a presença da comunidade indígena de diversas etnias, autoridades, entre elas a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o Governador do Estado, Carlos Brandão, além de parceiros e membros da sociedade em geral.
A ativista, pedagoga e diretora executiva do Instituto Tukàn, Fabiana Guajajara, ressaltou a importância da iniciativa e como a instituição tem contribuído para o desenvolvimento das comunidades indígenas. “O Instituto Tukàn está empenhado em promover a educação, saúde, cultura, produção agrícola e preservação ambiental, com foco na integração e autonomia dos povos indígenas, principalmente da comunidade da T.I. Araribóia. Este evento será uma celebração desse compromisso e um verdadeiro tesouro de conhecimento, arte e experiência”, resumiu.
Para a Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, apoiar iniciativas como esta faz parte do compromisso da empresa de estimular o crescimento das comunidades onde está inserida. “Esta é uma oportunidade incrível de celebrar a diversidade cultural e contribuir para o fortalecimento da identidade do nosso povo. A Equatorial Maranhão acredita e valoriza projetos como esse, que promovem transformação social e nos ajudam a caminhar para um futuro mais inclusivo. Estamos muito orgulhosos de poder fazer parte desse momento histórico”, comenta.
Arte e Cultura
O público vai apreciar, na ocasião, a Exposição "Ritos Tenetehar". Os renomados fotógrafos, Taciano Brito e Meireles Jr., apresentarão uma exposição que revela a beleza e a profundidade dos rituais Tenetehar.
Além disso, a cantora Flávia Bittencourt irá encantar os presentes com um pocket show, acompanhada de apresentações culturais do povo Tenetehar que encerram o dia com uma demonstração da cultura indígena local.
SERVIÇO
Data: 11 de outubro de 2023
Horário: A partir das 8h
Local: Município de Amarante do Maranhão, Território Araribóia, Sede do Instituto Tukàn, próximo à Aldeia Lagoa Quieta.
Sobre o Instituto Tukàn:
A instituição visa promover diálogos e parcerias com as esferas de governos, instituições públicas e privadas, a fim de promover ações que tragam políticas públicas para educação, soberania alimentar, economia, segurança do território e dos povos indígenas no Brasil, a iniciar pelo Território Araribóia.
O projeto piloto é o Centro de Saberes Tenetehar que promoverá cursos técnicos, com certificação, em parceria com universidades – estaduais e federais; instituições, públicas e privadas; realizará conferências, reuniões, oficinas, formações, etc.
Sobre o Território Araribóia
O Território Indígena Araribóia é o segundo maior do Maranhão, com uma extensão de mais de 400 mil hectares, segundo dados do site Terras Indígenas no Brasil, e concentra uma população de 10.158 indígenas – com povos Tenetehar Guajajara e Awa Guajá, povo isolado, conforme último censo do IBGE, de 2022, divulgado em junho deste ano.
É composto pelos municípios: Amarante do Maranhão, Arame, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Santa Luzia do Tide e Grajaú, com mais de 160 aldeias registradas pela FUNAI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário