10 de out. de 2023

Secretarias alinham ações preventivas para o período chuvoso



A SLP já trabalha com a limpeza dos riachos que cortam a cidade, contemplando o escopo de ações colocadas pela Defesa Civil, que analisou aspectos geográficos e meteorológicos dos últimos anos e das próximas previsões do clima. (Foto: Assessoria)

A chegada das chuvas em Imperatriz foi pauta de uma reunião na manhã desta segunda-feira (09), entre o secretário de Infraestrutura, Fábio Hernandez, o superintendente de Limpeza Pública, Ítalo Ramos, e o superintendente de Defesa Civil, Josiano Galvão. O plano de ação para o período chuvoso foi organizado entre as três pastas para evitar o impacto do fenômeno na cidade.

Os estudos levantados pela equipe técnica da Sumpdec, detalham os pontos de possíveis alagamentos, analisando índices meteorológicos previstos para os últimos meses do ano, estipulando um cronograma de ações intersetorial entre as pastas da Prefeitura para atender todas as regiões da cidade mais rápido.

“Essa reunião também serve para alinhar os próximos trabalhos não só da Secretaria de Infraestrutura, mas também da Defesa Civil e da Limpeza Pública, que essas equipes já estão trabalhando nesse assunto, não só para prevenir, mas definir um plano de ação para possíveis emergências. Todos nós já estamos atuantes para mitigar qualquer impacto que possa acontecer”, destaca Fábio Hernandez.

Dentro do plano organizado, as ações preventivas foram organizadas nas atribuições das três pastas. A Superintendência de Limpeza Pública já trabalha com a limpeza dos riachos que cortam a cidade, contemplando o escopo de ações colocadas pela Defesa Civil, que analisou aspectos geográficos e meteorológicos dos últimos anos e das próximas previsões do clima.

“Com a reunião de hoje, já podemos elencar os pontos mais críticos, organizar a distribuição das equipes, definir metas para atender os riachos dentro de Imperatriz. Tudo isso dentro da nossa capacidade técnica e orçamentária para evitar alagamentos e facilitar nossos trabalhos no caso de qualquer ocorrência”, coloca o superintendente de Limpeza Pública, Ítalo Ramos.

Nisso, o relatório também aponta condições geográficas gerais que favorecem um plano de ação para a Defesa Civil, detalha as condições topográficas e urbanísticas dos riachos e prevê o nível do Rio Tocantins, que continua sendo monitorado diariamente pelos técnicos da Defesa Civil e permanece disponível para a consulta pública no portal oficial da Prefeitura.

“Anualmente fazemos esse alinhamento com as autoridades competentes sobre esse assunto. Como Imperatriz é uma cidade cortada por riachos, ligados ao rio que banha nossa cidade, é indispensável um acompanhamento intenso desse assunto com outras secretarias, como aconteceu hoje, por isso já temos um plano de ação definido para todo o período chuvoso para não deixar ninguém desamparado em uma possível emergência”, comenta Josiano Galvão, superintendente de Defesa Civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário