22 de dez. de 2023

Mais de 1,5 milhão de passageiros já embarcaram ou desembarcaram no Maranhão este ano

 



As férias e as comemorações de Natal e Ano Novo formam o combo perfeito para abrir mais uma alta temporada para o turismo. E o ponto de partida não poderia ser melhor. O ano de 2023 se revelou positivo para o setor, em levantamentos feitos pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), rede de dados coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA). 

De acordo com o Observatório do Turismo, de janeiro a outubro deste ano, o fluxo aéreo (que soma o número de embarques e desembarques), foi de 1.525.465 passageiros nos três principais aeroportos do estado localizados em São Luís, Imperatriz e Barreirinhas. Mesmo sem considerar os meses de novembro e dezembro, o quantitativo já supera o registrado em todo ano de 2022, quando o total foi de 1.522.495 passageiros.

O destaque ficou para o mês de julho, com 191.195 embarques e desembarques em solo maranhense. Só pela porta de entrada do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital, circularam 161.599 passageiros. Aumento que passa de 9%, em comparação com o mês de julho do ano anterior, quando 147.020 pessoas passaram por lá.

“O fluxo aéreo tão expressivo se deve não só às férias do meio do ano, mas, sobretudo, à estratégia de prolongar as festas juninas, tornando o São João do Maranhão o mais duradouro e, portanto, o maior São João do Mundo, como o Governo do Maranhão fez questão de divulgar. A fórmula deu certo para o Turismo e, consequentemente, na geração de emprego e renda para nossa população!”, avaliou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

“Nosso ponto de partida para a alta temporada de dezembro, sem dúvida, é muito melhor do que o do ano passado, considerando todo o cenário e o momento atual do turismo maranhense. Temos visibilidade nacional nas feiras e eventos que são as principais vitrines do setor, divulgamos nossos destinos turísticos, conquistamos o incremento da malha aérea e aguardamos com otimismo que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses se torne Patrimônio Mundial pela Unesco, sem falar que ele foi considerado o 2º mais bonito do mundo em avaliações de clientes e especialistas em viagens”, completou Socorro Araújo, demonstrando entusiasmo.

Outro detalhe importante que serve de estímulo ao turismo é a abertura da programação de Natal do Governo do Maranhão na capital. As luzes, cores e decoração já tomaram conta de vários pontos turísticos da cidade, como: o Palácio dos Leões, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico e Praça Deodoro. Para além da diversão, a época oportuniza renda a toda a cadeia produtiva que abrange dos vendedores de lanche aos donos de hotéis e pousadas.

Até mesmo os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Setur-MA, que recepcionam o público no aeroporto de São Luís e na Rodoviária, locais estratégicos, já estão decorados. Pelo modal aéreo, a circulação esperada é de 135 mil passageiros, ou seja, aumento de 4% em comparação ao fluxo de dezembro de 2022. Na rodoviária, a expectativa é fechar 2023 com pelo menos 30% de aumento da movimentação.

Pesquisa de Ocupação Hoteleira

Outro indicador avaliado pelo Observatório do Turismo do Maranhão é a Taxa de Ocupação Hoteleira de 2023. No apanhado de 10 meses do ano, de janeiro a outubro, a taxa de ocupação hoteleira em São Luís beirou os 70%, média exata de 68%. Já o melhor indicador foi registrado na região dos Lençóis Maranhenses no mês de julho, quando 90% das vagas dos hotéis estavam reservadas. Na Chapada das Mesas, o mês com maior taxa de ocupação hoteleira foi abril, chegando também aos 90%. Enquanto na região do Delta, a taxa atingiu 72% em agosto, o melhor resultado do período avaliado.

Maranhão no Insta

A pesquisa ‘MA no Insta’ apresenta os dados da rede social Instagram sobre os locais mais postados, atrativos mais marcados, entre outras informações.

Em novembro, os locais mais postados com as hastags #maranhãodeencantos, #meumaranhão e #materradeencantos foram: Lençóis, Fronhas e Pequenos Lençóis (31%); Atrativos Históricos e Culturais (30%); Praias, Rios, Lagoas e Ilhas (18%), Cachoeiras, Complexos e Balneários (16%).

No ranking de atrativos mais marcados nos posts do penúltimo mês do ano, os Lençóis Maranhenses ocupam o 1º lugar, seguidos do Centro Histórico de São Luís. Enquanto São Luís, Barreirinhas, Carolina, Santo Amaro, Riachão e Tutóia foram as cidades com maior número de marcações, respectivamente.

Bruxismo: Saiba como o ranger dos dentes está diretamente ligados à tensão e o estresse

 



Sensação de noite mal dormida, dores de cabeça, no rosto, no pescoço e até nos ouvidos: você sabia que tudo isso pode estar relacionado aos seus… dentes? Essas são algumas possíveis consequências do bruxismo, uma condição de saúde muitas vezes negligenciada, mas que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse problema afeta 30% da população mundial e até 40% dos brasileiros - ou cerca de 85 milhões de pessoas em todo o país. 

O cirurgião-dentista e professor do curso de Odontologia da Facimp Wyden, José Brunno Duarte Oliveira, explica que o bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar involuntário dos dentes, especialmente durante o sono. A condição geralmente está relacionada a uma combinação de fatores físicos, psicológicos e emocionais. De acordo com o especialista, existem questões relacionadas à saúde e anatomia do aparelho bucal e também aspectos psicológicos. 

“Como exemplo de fatores relacionados diretamente à saúde bucal, podemos citar alterações como restauração, próteses, tratamento ortodôntico ou qualquer fator que cause desequilíbrio fisiológico. Entre os fatores externos, existem as questões psicológicas e sistêmicas do organismo. O uso de drogas é outro hábito que pode provocar o bruxismo”, enumera.

ANSIEDADE

O estresse e a ansiedade têm sido apontados como uma das principais causas do problema. Em períodos de tensão, é comum que as pessoas exerçam pressão nos dentes, mesmo que de forma inconsciente.

Com o tempo, o hábito vai trazendo cada vez mais prejuízos para a saúde. O ato de ranger ou apertar os dentes desgasta o esmalte dos dentes, que ficam mais frágeis e sensíveis. Além disso, a pressão exercida pode causar dores e travamento na mandíbula .“O desgaste dos dentes pode levar a problemas de alinhamento, mordida inadequada e até mesmo à perda de dentes. Além disso, a pressão excessiva na mandíbula pode causar dores de cabeça crônicas, dores faciais e no pescoço”, afirma José Brunno. 

Outra consequência são as alterações no sono. O bruxismo interfere na qualidade do descanso, já que o corpo fica tenso mesmo durante a noite. O ranger dos dentes também pode acordar a pessoa diversas vezes, ainda que ela não perceba. O resultado é a dificuldade de alcançar os estágios mais profundos do sono e aquela sensação de cansaço logo pela manhã. 

TRATAMENTO

O especialista recomenda, em caso de suspeita de bruxismo, procurar o profissional de saúde adequado para o diagnóstico e orientações. O tratamento geralmente é multidisciplinar e pode envolver tanto o uso de placas de bruxismo, que protegem os dentes durante as crises, quanto acompanhamento psicológico e psiquiátrico, caso o problema seja causado por estresse e ansiedade. 

Dependendo do caso, sessões de fisioterapia podem ajudar a tensão nos músculos da mandíbula e melhorar a função da articulação temporomandibular. E o dentista pode corrigir os dentes que já foram afetados pelo problema e também realizar outros procedimentos ortodônticos, caso sejam identificados problemas de alinhamento da mordida. “A busca por tratamento e cuidados adequados pode ajudar a restaurar a saúde bucal e melhorar significativamente a qualidade de vida”, conclui.

Equatorial Maranhão realiza a formatura da segunda turma da Escola de Eletricistas de Imperatriz nesta sexta-feira (22)

 



Nesta sexta-feira (22/12), às 9h, acontece em Imperatriz, a formatura da segunda turma mista (homens e mulheres) do Programa Escola de Eletricistas da Equatorial Maranhão, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI). A iniciativa visa promover educação e qualificação profissional, contribuindo para um importante passo na missão da Distribuidora de capacitar eletricistas especializados em redes de distribuição de energia elétrica.

O evento de certificação acontecerá no auditório da sede da Equatorial e reunirá os alunos que concluíram o curso, representantes da Distribuidora e Senai. As inscrições para esta turma aconteceram no mês de julho, quando foram ofertadas 200 vagas para a seleção final de 25 candidatos.

Em novembro, a Equatorial Maranhão certificou 23 alunos da primeira turma realizada em Imperatriz e agora irá formar mais profissionais para atuar no mercado de trabalho da região. Ao todo, a Escola de Eletricistas do Maranhão formará 4 turmas este ano, nas cidades de Imperatriz e São Luís.

Sobre a Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. O projeto teve início no ano passado em cinco estados de concessão do Grupo Equatorial e já certificou mais de 400 novos eletricistas aptos para o mercado. Em 2022 foram concluídas duas turmas em São Luís, que formaram 47 novos eletricistas e 50% deles conseguiram emprego logo após a conclusão do curso. Este ano, com a conclusão destas duas turmas, o projeto está formando duas turmas em São Luís e duas em Imperatriz, totalizando 4 turmas no Maranhão em 2023.

18 de dez. de 2023

Comunidade indígena da Aldeia São José, em Montes Altos, recebe atendimentos médicos em ação social

 



A conclusão do semestre letivo na Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac) foi marcada por uma ação social enriquecedora. Alunos e professores foram até a Aldeia São José, situada no município de Montes Altos, para um dia repleto de experiências práticas. A comunidade recebeu atendimento de atenção básica em saúde e passou por exames médicos. A programação contou, ainda, com entrega de alimentos arrecadados e atividades lúdicas para as crianças da comunidade.

Para os estudantes, além de exercitar o conhecimento técnico adquirido nas aulas, a oportunidade foi também de imersão na riqueza cultural da comunidade indígena local. O objetivo, segundo explicou a docente Flávia Monari, foi transcender as barreiras da sala de aula, compreendendo as particularidades da comunidade e promovendo atendimentos humanizados para a saúde dos moradores.

"Nosso foco era trazer reflexões sobre a conduta médica e o papel transformador da formação médica na saúde, especialmente para aqueles que necessitam de cuidados especiais. A iniciativa representou um esforço genuíno para aproximar a instituição do contexto dos povos indígenas, reconhecendo suas necessidades específicas”, explica Flávia Monari, que coordenou a ação e supervisionou as atividades dos alunos na comunidade.

ATENDIMENTOS

Os atendimentos em saúde abrangeram exames para verificar a pressão arterial e os níveis de glicose dos adultos. A equipe ofereceu, ainda, orientações alimentares e realizou avaliações preventivas de saúde e bem-estar.

Enderson Fernandes, um dos acadêmicos presentes na ação, relata a experiência como enriquecedora e descreve um pouco do que foi o sentimento vivido na oportunidade: “Essa experiência ressaltou que a medicina não é apenas uma abordagem engessada, mas sim uma prática moldada pela diversidade cultural. A aldeia não apenas se tornou um espaço de aprendizado clínico, mas também um ambiente que destacou a importância da empatia cultural na formação médica.

A experiência reservou vários momentos memoráveis. A acadêmica Ellen Oliveira, inclusive, compartilhou o que mais lhe chamou a atenção durante a experiência: “Tivemos a oportunidade de conhecer suas pinturas na pele e alguns artesanatos. Dentre todas as ações que participei, esta foi a que mais me marcou, pela acolhida, pela receptividade e pela participação de uma população. Isso ficará para sempre na memória”.

Cantata de Natal emociona comunidade da Escola Municipal Pedro Abreu

 



Na época mais festiva do ano, as escolas da rede municipal de ensino promovem atividades comemorativas de encerramento do período letivo junto com ações natalinas. A exemplo disso, a Escola Municipal Pedro Abreu realizou na última sexta-feira (15), a cantata de Natal para a comunidade escolar. 

Localizada no bairro Vila Fiquene, a escola reuniu as 11 turmas do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, com cerca de 300 crianças dos turnos matutino e vespertino. 

Pátio lotado de pais e familiares, os estudantes participaram do coral, acompanhado das peças teatrais. As apresentações culturais abordavam a temáticas do verdadeiro sentido do natal. “Eventos assim encantam a comunidade escolar, reforçam a importância das festividades cristãs e fortalecem os laços entre escola e família”, ressalta José Antonio Pereira, secretário de Educação. 

Gestora da escola, Maria José Morais, reforça que o objetivo da ação é “expressar o verdadeiro sentido do Natal que é o Nascimento de Jesus, por meio das mensagens e cantos das nossas crianças. Sendo esse sentimento fortalecido pelas famílias de cada um de nós”.

A pequena Eva Sofhia Pereira, 7 anos, revela a expectativa da apresentação. “Fiquei muito nervosa, mas me senti muito orgulhosa de ver minha mãe me acompanhando e me vendo falar que natal é amor, é família. E estou feliz de ter participado da atividade da escola”.

Suzano e parceiros investem mais de R$ 52 milhões para impulsionar geração de renda no País


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, investirá mais de R$ 52 milhões junto com parceiros em programas de geração de renda formalizados neste ano e com resultados previstos até 2025. As iniciativas devem beneficiar mais de 87 mil pessoas nos territórios de atuação da empresa no período. Desse montante, a ser desembolsado até 2025, a Suzano fará o aporte de mais de R$ 15 milhões, total que não inclui outros projetos sociais mantidos pela companhia.

São resultado das parcerias anunciadas em 2023: iniciativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sebrae-SP, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a USAID (A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), a Sofidel e o Instituto Coca Cola Brasil. Os projetos visam desde o fortalecimento do extrativismo sustentável e a agricultura familiar até o impulsionamento do empreendedorismo local e a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho. 

Vale lembrar que a Suzano também conta com outros parceiros em sua jornada em prol do desenvolvimento social, como a Fundação Banco do Brasil e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), cujas iniciativas foram divulgadas em 2022, além de muitos outros projetos espalhados por diversos estados do País. 

As iniciativas vão ao encontro de um dos "Compromissos para Renovar a Vida" da Suzano – conjunto de 15 metas públicas de longo prazo alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU –, que é contribuir para retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza nas áreas de atuação da companhia até 2030. Entre 2020 e 2022, os projetos sociais da Suzano retiraram 29.633 pessoas da linha da pobreza e, somente em 2022, 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade foram contratadas na rede de parceiros da empresa.

A Suzano também investiu mais de R$ 20 milhões em 2023 em outras iniciativas de desenvolvimento social, parte da estratégia de negócios da companhia. "Temos como uma de nossas premissas impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em diversas regiões do Brasil onde a nossa companhia está presente. Para isso, acreditamos no poder do engajamento de outros agentes de transformação da sociedade como forma de amplificar e potencializar os resultados desejados", afirma Giordano Automare, gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.

Para contribuir com a diminuição da pobreza, a Suzano investe em seis frentes principais. Entre elas estão o extrativismo sustentável, o acesso ao emprego, o empreendedorismo, a cadeia de valor Suzano – contratando diretamente pessoas e fornecedores em sua cadeia de Valor –, a reciclagem inclusiva e as redes de abastecimento, que compreendem criar parcerias entre produtores rurais, comerciantes e clientes para fortalecer a segurança alimentar, a agricultura e a pecuária das regiões. 

A Suzano também trabalha em iniciativas de educação, buscando um olhar nas próximas gerações. Entre elas está o Programa Suzano de Educação, uma iniciativa que forma gestores(as) e educadores(as), fomenta políticas educacionais, fortalece a colaboração regional e a participação social. O PSE já impacta a vida de cerca de 200 mil estudantes de escolas públicas por meio da formação de educadores(as), do fomento a políticas educacionais e da atuação em diferentes esferas ligadas à educação (como saúde e assistência social).

7 de dez. de 2023

Grupo Mateus disponibiliza ferramenta Mateus Express para estabelecimentos comerciais em Imperatriz

 



Com o intuito de simplificar a vida dos empresários da região tocantina que buscam praticidade e um melhor gerenciamento da rotina, o Grupo Mateus disponibiliza, agora, a ferramenta Mateus Express também para a cidade de Imperatriz. A facilidade, que já é utilizada na capital São Luís, é direcionada para gestores de estabelecimentos como bares, restaurantes, padarias, pizzaria e mercearias, que necessitam realizar grandes compras e repor seus estoques. Agora, esses empreendedores têm a opção de efetuar suas compras em atacado sem sair de casa e sem a cobrança de frete.

O lançamento do Mateus Express em Imperatriz ocorreu durante uma cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (05), no auditório do Aracaty Office. O evento contou com a presença de empresários do ramo alimentício interessados na utilização da plataforma.

Segundo Eduardo Franklin, coordenador regional de marketing do Grupo Mateus, a ferramenta promete ser de grande auxílio para esses empreendedores. “Adquirir produtos pelo aplicativo representa não apenas uma economia de tempo, mas também financeira. Reconhecemos que a prática constante de visitar fisicamente as lojas demanda tempo e despesas com deslocamento, às vezes até necessitando de assistência de funcionários nesse processo de compras. Portanto, o Mateus Express se destaca como uma alternativa ágil, eficiente e, acima de tudo, gera comodidade durante as compras”, comenta

O Mateus Express está disponível para celulares por meio do aplicativo do Mateus Mais e para computadores através do link https://mateusmais.com.br/#/loja/mateus-express. O empreendedor pode escolher seus itens no conforto do lar e desfrutar do frete grátis em seus pedidos, além de poder selecionar o melhor horário para receber as compras.

É importante ressaltar que as compras podem ser realizadas a partir de um pedido mínimo de R$ 200. Além de Imperatriz, as cidades de João Lisboa, Davinópolis e Governador Edson Lobão, no Maranhão, e Bela Vista, no Tocantins, também terão acesso à ferramenta online.

1° Simpósio de Prevenção e Capacitação em Câncer de Pele é promovido em Imperatriz

 



Será realizado nesta quarta-feira (06), o 1° Simpósio de Prevenção e Capacitação em Câncer de Pele, no auditório da Facimp. Evento é gratuito, aberto à comunidade e terá como palestrantes os dermatologistas Caroline Barroso e Paulo Erivan e o médico nuclear, Wawrwyk Mendonça.

Seminário é resultado de parceria entre Baruck laboratório clínico, Wnuclear, Pharmapele, Laboratório Modelo, Dr. Paulo Erivan e a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde e Superintendência de Limpeza Pública.

“Campanha reforça cuidados contra o câncer de pele. Evento tem como público-alvo os agentes comunitários de saúde, profissionais da saúde e da limpeza público (garis e margaridas)”, explicou a secretária de Saúde, Doralina Marques. Ela informou ainda que de janeiro a outubro de 2023, foram 94 casos diagnosticados pela Unidade Móvel Oncológica, mantida pela Prefeitura de Imperatriz.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Em Imperatriz, agência de comunicação foca em inovação com realização de Upfront

 



Usado como forte estratégia de planejamento em grandes empresas do cenário nacional, o Upfront é um evento que marca um novo momento dentro de instituições e já é considerado uma grande tendência no universo corporativo. Focando em inovação para o mercado, a Canal Grupo, agência pioneira de comunicação em Imperatriz, inovou ao trazer o formato para o estado com a realização do 1º Upfront do grupo.

O evento, realizado no auditório do Aracatti Office e na sede do grupo, reuniu, nos últimos dias 06 e 07, diretoria, parceiros e colaboradores para dois dias de programação, que teve como principal objetivo o planejamento estratégico e a apresentação de novidades para 2024.

O CEO da Canal Grupo, Chafi Braide, avaliou a iniciativa como um grande ganho não apenas para a empresa, mas também para os profissionais da área e para o nicho da comunicação na região. “Com ações estratégicas como essa, podemos ter a oportunidade de focar em resultados e em desenvolvimento. Isso provoca uma reação em cadeia, já que, dessa forma, temos profissionais mais envolvidos e um mercado mais aquecido e atualizado. Foi um evento realmente incrível”, ressalta.

Upfront contou com palestras e oficinas, divulgação do novo deck de cultura da agência, planejamento estratégico, além de trazer as novas diretrizes que devem marcar a atuação da Canal Grupo no mercado em 2024.

A Coordenadora Regional de Marketing do Grupo Mirante, Yrnna Turatti, esteve presente na ação conduzindo uma palestra sobre alta performance e elogiou a iniciativa. “A Canal é uma empresa muito parceira tanto minha quanto do Grupo Mirante. Foi uma experiência maravilhosa participar com todos, parabenizo a organização pelo olhar inovador. Espero que seja o primeiro de muitos”.

O Diretor Comercial do grupo, Luan Lima, explicou que a expectativa é que o Upfront se torne um evento fixo no calendário da agência, ganhando novas roupagens e acompanhando as nuances do mundo corporativo. “Nós mostramos essa preocupação, com o mercado, com as mudanças. Estamos fechando 2023 com chave de ouro e iniciando novos projetos para 2024. Acredito que esse evento somou para a empresa, para os clientes e também externamente. Esperamos poder influenciar positivamente e levar o nosso melhor para o grande público”, finalizou.

5 de dez. de 2023

Imperatriz inicia as atividades do mês de luta contra a AIDS

 



Foi realizada nesta sexta-feira (01) abertura da campanha Dezembro Vermelho, em Imperatriz, no auditório da Faculdade Anhanguera. Participaram da solenidade, a deputada estadual, Janaina Ramos; a secretária de Saúde, Doralina Marques; a coordenadora do programa municipal IST/HIV/AIDS, Marcela Sobrinho; o coordenador da Atenção Primária, Railton Lima, além de profissionais do setor, representantes da sociedade civil e universitários.

Campanha tem o intuito de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença e de seu portador.

“Cada vez mais o número de casos aumenta e ainda convivemos com o estigma e o preconceito, que são muito fortes. Precisamos promover a sensibilização e a luta contra a AIDS, todos os dias. Por isso, estamos em todas as unidades trabalhando, desde a Atenção Básica até a especializada”, informou a secretária Doralina Marques.

A deputada Janaina Ramos explicou a importância das campanhas de prevenção e do diagnóstico precoce. “Nos últimos cinco anos, em Imperatriz, 1121 pessoas foram diagnosticadas com o vírus e 136 pessoas morreram tendo o HIV como a causa principal. E só em 2023, tivemos 226 novos casos. Esses dados demonstram a necessidade urgente de combater o vírus e só podemos fazer isso com informação e prevenção”.

A Prefeitura de Imperatriz mantém, através da Secretaria de Saúde, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, que atualmente atende 2836 pacientes, de toda a região. Serviços funcionam no prédio do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, com uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e bioquímicos, que realizam um excelente trabalho.

PERIGO: Equatorial Maranhão alerta sobre o risco das ligações clandestinas e intervenções irregulares na rede elétrica

 



A região nordeste segue liderando o ranking de acidentes fatais com choques elétricos segundo o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL). Ainda segundo a pesquisa, grande parte dos acidentes acontecem com pessoas não capacitadas que manuseiam a rede elétrica. Por isso, a Equatorial Maranhão alerta a população para possíveis acidentes envolvendo intervenções irregulares na rede elétrica. De acordo com a Distribuidora, é muito importante conscientizar a população de que qualquer interferência na rede de distribuição pode causar acidentes graves e muitas vezes fatais.

Dentre as principais causas de acidentes envolvendo intervenção de terceiros na rede elétrica, estão as ligações clandestinas, popularmente conhecidas como gambiarras, que consistem em redes irregulares construídas fora dos padrões que roubam energia de uma rede regular próxima. Ou seja, esse tipo de intervenção na rede além de ser crime, descrito no artigo 155 do Código Penal Brasileiro (com pena prevista é de 1 a 8 anos de reclusão e multa), coloca em risco a segurança não somente dos moradores, mas, das comunidades vizinhas e animais próximos da região. Além do risco à vida, a situação irregular compromete a qualidade do fornecimento da energia para o bairro e adjacências, podendo causar falta de energia e danos elétricos.

Segundo o Gerente Tático da Equatorial Maranhão, Felipe Vianelli, é necessário reforçar as informações sobre os perigos que esses procedimentos ocasionam. “É muito importante que a população compreenda que intervenções na rede elétrica só devem ser feitas por profissionais habilitados e autorizados para essas operações. A energia elétrica, quando manuseada de forma errada pode trazer riscos individuais e para a toda a comunidade, por isso é expressamente proibido que terceiros, sem qualquer qualificação façam procedimentos na rede elétrica. No nosso estado, somente profissionais da Equatorial Maranhão e das empresas parceiras estão habilitados e autorizados para isso”, afirma.

Furtos, fraudes e ações de regularização

Os furtos e fraudes de energia também são tipos de intervenções irregulares que oferecem risco à vida, além de prejudicarem o fornecimento e a qualidade de energia. No último ano foram realizadas mais de 230 mil ações de inspeções em todo o Maranhão, detectando unidades consumidoras com irregularidades no medidor de energia por ação humana (fraudes) e nas ligações elétricas (desvios), situação que também caracteriza deficiência técnica que compromete a segurança das instalações. No mesmo período, mais de 5 mil ligações clandestinas foram regularizadas em todo o estado.

Segundo dados da concessionária, a energia furtada (consumida e não faturada) representa uma perda anual de receita em ICMS para o estado do Maranhão estimada em mais de R$ 75 milhões, recursos que poderiam ser revertidos em benefícios importantes para a população em outras áreas, como saúde, educação, cultura e esportes. Pois com o furto de energia, acontece também a sonegação de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), a CIP (Contribuição para custeio da Iluminação Pública), o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que vêm inclusos nas contas de energia elétrica e cujos recursos arrecadados são repassados integralmente aos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Por isso, a Equatorial Maranhão está potencializando em todo o estado a Campanha de Segurança E+ Segurança que tem o objetivo de levar às pessoas informações sobre os impactos e consequências em ter comportamentos inseguros com e rede elétrica. Com a finalidade de orientar, alertar e conscientizar as pessoas em relação à segurança com a rede elétrica, a Campanha convoca a população para serem agentes de segurança e aliados na prevenção dos acidentes. A ideia é trabalhar “Pela sua segurança hoje. Pelo futuro todo dia” por isso serão produzidos conteúdos educativos sobre segurança elétrica, com uma abordagem focada nas causas e consequências, vídeos de conscientização com uso de depoimentos de pessoas reais, mostrando as principais causas de acidentes e as medidas para evitá-los.

Como denunciar situações irregulares

A Equatorial orienta que casos de atitudes suspeitas com interferência na rede de energia elétrica e nos medidores, como os famosos gatos de energia, podem ser denunciados no site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita) ou para a polícia no 190, sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Além disso, qualquer situação insegura envolvendo a rede elétrica que ofereça riscos à sociedade deve ser informada através dos canais de atendimento da distribuidora.

Caso alguém seja vítima de choque elétrico, jamais se deve tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para a emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia e demais medidas de segurança necessárias.


Facimp Wyden realiza doações de absorventes e coletores menstruais para mulheres assistidas pela comunidade Renascer Feminino

 



Mais de 400 absorventes e coletores menstruais foram entregues à Comunidade Terapêutica Renascer Feminino, de Imperatriz (MA). As doações são resultado da campanha “Adote um Ciclo”, realizada pelo Instituto Yduqs e pelo Instituto Ela - Educadoras do Brasil para beneficiar mulheres que lidam com a pobreza menstrual e a impossibilidade financeira de adquirir esses e outros itens de higiene. 

Sob a forma de “trote solidário”, a iniciativa integrou veteranos e calouros da Wyden em todo Brasil, e em Imperatriz foi realizada pela Facimp, que mobilizou estudantes e a sociedade em geral para contribuir com doações. 

A Comunidade Terapêutica Renascer Feminino é uma organização sem fins lucrativos (Ong) que faz parte do Instituto Lugar de Ajuda, que tem por finalidade reinserir na sociedade mulheres acima de 18 anos, que precisam de apoio para superar o uso prejudicial de substâncias psicoativas, tais como álcool e outras drogas. Na comunidade, além de ter acesso ao tratamento, as mulheres participam de atividades artesanais, lúdicas e de comunhão religiosa.

"Acreditamos que a educação vai além das salas de aula. Unimos forças com as doações realizadas pela população e também com a Comunidade Terapêutica Renascer Feminino, que têm feito um trabalho excepcional na região. Com isso, decidimos contribuir e ajudar essas mulheres que tanto precisam de apoio e carinho. Esta é uma jornada valiosa, tanto para quem recebe o apoio quanto para quem oferece ajuda, movida pelo prazer em fazer diferença. O sentimento é de muita gratidão”, comenta o Diretor Geral da Facimp Wyden, Jairo Nascimento.