Assegurar
o fornecimento de energia elétrica, com qualidade e segurança, e o
restabelecimento do sistema em caso de falta de energia, é o principal objetivo
do Plano operacional criado pela Cemar para o período de festas de fim de ano
em 2018. Este plano busca proporcionar o bem estar e conforto de toda a
população maranhense durante esse período festivo. Assim, o Estado estará menos
sujeito a problemas de ordem técnica, já que há causas inesperadas relacionadas
a fenômenos naturais, como descargas atmosféricas, fortes ventos e erosões.
Além de situações como acidentes em vias públicas e vandalismo, que também
podem comprometer o fornecimento de energia elétrica.
A
Cemar reforçou o número de equipes para o atendimento dos seus mais de 2,4
milhões de clientes em todo Estado, para que as festas transcorram normalmente,
mesmo em caso de chuva.serão 273 equipes e 1.207 profissionais, entre engenheiros, técnicos,
operadores e eletricistas que estarão em regime de plantão, distribuídos em
pontos estratégicos para garantir eficiência no atendimento em todo o Maranhão. No Natal, o plantão
começou às 07h do dia 24/12 e vai até às 08h do dia 25/12. Já no Ano
Novo, o plantão será das 07h do dia 31/12 às 17h do dia 01/01/2019.
Ações
preventivas ocorrem durante todo o ano, e estão sendo intensificadas, objetivando a diminuição
dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as
festas de final de ano, e aumentar a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as
ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações
e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de
isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas
ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.
Ligações
Provisórias de Energia Elétrica
Para
os promotores de eventos e para o comércio informal que necessitarem de energia
elétrica em seus pontos de venda, a Cemar lembra que existe o serviço de
ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia com
qualidade.
A
solicitação deste tipo de ligação pode ser feita com no mínimo 72 horas de
antecedência em
umas das agências de atendimento da Cemar, e o cliente deve levar: Carteira de
identidade (RG), CPF e endereço completo de onde será realizada a ligação,
informação da carga que será utilizada e Autorização de Funcionamento expedido
pela prefeitura local (em caso de comércio informal).
É
muito importante não deixar para última hora para não ser surpreendido pela
falta de energia decorrente de uma sobrecarga das instalações internas, além de
averiguar junto ao proprietário do imóvel escolhido para o evento, se as
instalações elétricas do mesmo suportam a estrutura de equipamentos que serão
utilizados (sistema de som, iluminação, palco, etc.). A Cemar conta com
equipes para verificar em campo a regularidade dessas instalações durante o
período de festa.
Atendimento
Os
pontos presenciais de atendimento ao cliente na segunda-feira (31/12) ficarão
abertos das 8h às 12h e retornam na quarta-feira (02/01/2019)
normalmente. Vale lembrar que o atendimento pela Central 116 e o
chat www.cemar116.com.br funcionam 24h, com
100% da operação.
Já
os postos ECOCEMAR não funcionarão na segunda (31/12) e nem na terça-feira
(01/01/2019), retornando o atendimento em horário normal na quarta-feira
(02/01/2019), das 8h às 17h.
As
equipes estarão munidas com tecnologia de comunicação de última geração, para
garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações
Integradas (COI) e, com isso, muito mais rapidez no atendimento.
Fique
atento aos acidentes com quebra de postes
A
Cemar alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a
acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o
fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a
necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra
postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica. E caso, as
pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante
entrar em contato imediatamente com a Cemar, por meio da Central de Atendimento
116 e com o Corpo de Bombeiros 193 para que as medidas de segurança e
restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.
Assessoria de Imprensa da
Cemar
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