O time Enactus Facimp, grupo de acadêmicos e professores que promovem ações na comunidade Açaí Km 1700, ganharam destaque na World Cup Enactus 2022, competição internacional que acontece anualmente e valoriza o impacto social causado pelos acadêmicos de todos os cantos do mundo. A equipe de Imperatriz que recentemente foi campeã nacional no evento Enactus Brasil (Eneb) 2022, teve ainda mais reconhecimento pelos esforços e impactos sociais gerados na localidade, afinal, tudo isso os permitiu a participação no evento internacional, torneio que reuniu estudantes do mundo inteiro.
O time da Facimp foi semifinalista da competição, realizada em Porto Rico. Os estudantes também tiveram a oportunidade de fazer apresentações e trocar experiências com dezenas de outros times de diversas partes do mundo, como explica Ana Clara, uma das acadêmicas da Enactus Facimp.
“As experiências têm sido incríveis. Já visitamos alguns estados brasileiros e, agora, com essa oportunidade internacional, conseguimos uma conexão com outras culturas por meio das novas amizades e praticamos a língua inglesa nas apresentações”.
Os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da faculdade Facimp Wyden estão relacionados ao aproveitamento do caroço do açaí. Essa parte da fruta muitas vezes é descartada na natureza. Ao aproveitá-la, os estudantes desenvolveram o Adubaí, que faz a produção de adubo; Cafeçaí, para produção de café; e o “Tijoloaí”, que transforma a matéria-prima da fruta em tijolos ecológicos. As novidades chamaram a atenção da Enactus global.
A professora conselheira do time, Raiana Batista, descreve um pouco do sentimento de alegria com a conquista. Segundo ela, o resultado na World Cup é uma consequência do esforço máximo em projetos sustentáveis, de empreendedorismo e empoderamento social na comunidade. “Desde a criação do Enactus Facimp pensamos no impacto que teriam as nossas ações, que são voltadas para uma comunidade em vulnerabilidade econômica. A participação na World Cup Enactus 2022 é fruto do trabalho voluntário de mais 3 anos, de alunos que buscam deixar um mundo melhor e que dão o melhor de si”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário