29 de jun. de 2023

Governo reforça segurança e serviços públicos com nomeação de 72 novos servidores

 


Em solenidade no Palácio dos Leões, o governador Carlos Brandão realizou a nomeação de 72 novos servidores estaduais aprovados em concursos públicos, para cargos na Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), UEMASUL e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), nesta terça-feira (27).

Na oportunidade, o governador assinou ato que cria mais 30 novos cargos de apoio técnico para a PGE. Os novos procuradores estaduais também estão sendo chamados antes de expirar o prazo de validade do certame. Com essas nomeações, o Governo do Maranhão concluiu a convocação de todo o cadastro de reserva do concurso público realizado para a área da Polícia Civil em 2017.

O governador Carlos Brandão ressalta que os nomeados passam a integrar o estado no sentido de assegurar o bom funcionamento do governo, a manutenção e qualidade na prestação dos serviços públicos aos maranhenses.

“Hoje, houve um ato muito importante que foi a nomeação de 72 novos funcionários públicos concursados na AGED, Secretaria de Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Segurança e UEMASUL. São novos funcionários que vêm incrementar e ajudar no serviço público para que a gente possa prestar um melhor serviço à sociedade. Existia essa demanda, nós fizemos um estudo e, em função dele, encontramos uma saída financeira para pagar e motivar essas pessoas que estão chegando”, pontuou Brandão.

Para o secretário de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Guilbert Garcês, a iniciativa do governador valoriza os profissionais e reforça os quadros de trabalho da administração pública, aumentando a qualidade dos serviços.

“É muito importante o compromisso do governador Brandão em reestruturar as carreiras, em trazer novos nomeados, isso vai possibilitar que os serviços públicos sejam prestados com mais qualidade. Então, essas nomeações vêm para áreas importantes e para reforçar o quadro. Quem mais ganha com isso é a sociedade maranhense”, disse o secretário da Segep.

Na segurança pública, a partir das nomeações, a Polícia Civil recebeu 12 delegados de 3ª classe, 12 escrivães e nove investigadores de polícia. Na ocasião, o secretário de Estado da Segurança Pública ( SSP), Maurício Martins, destacou que o ato de fortalecimento da lei e da ordem do Maranhão é resultado da atenção e da busca do Governo por mais avanços em segurança pública.

“Representa mais um grande avanço na segurança pública, é mais um ato de fortalecimento do sistema pelo nosso governador Carlos Brandão, que se preocupa e está atento, hoje, nomeando delegados, escrivães e novos investigadores para fortalecer a segurança pública em todo o estado do Maranhão”, afirmou o titular da SSP.

Para a Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), foram nomeados seis procuradores de 2ª classe. O procurador-geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, pontuou que as ascensões aos cargos irão resultar no maior cuidado e garantia de direitos a um maior número de maranhenses.

“Isso representa, com certeza, uma melhoria dos serviços do estado, à medida que o estado tem como função o cuidado ao direito das pessoas e precisa, para isso, dos servidores. Então, é um momento muito importante para os cidadãos maranhenses que, certamente, serão beneficiados pelos servidores que irão, a partir deste dia, atuar em prol de todos no Maranhão”, pontuou o procurador-geral.

Na Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED), ocorreram 15 nomeações, sendo 5 fiscais estaduais agropecuários (veterinários), 5 técnicos de fiscalização e outros 5 auxiliares de defesa agropecuária. Para o presidente da AGED, Cauê Aragão, as convocações fortalecem as ações conjuntas nos 217 municípios do estado.

“Essa nomeação de servidores públicos para a AGED é fundamental para a nossa capilarização do Maranhão. Hoje, a AGED atua nos 217 municípios do estado, então, com essa convocação de servidores, será possível reforçar ainda mais a nossa equipe e o atendimento à sociedade, tendo em vista que fazemos o serviços de defesa agropecuária no Maranhão”, afirmou Cauê.

Sinrural reúne órgãos públicos municipais para alinhamento da 30° Cavalgada de Imperatriz

 


Na tarde dessa terça-feira (27), o Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), reuniu autoridades de diversos órgãos públicos municipais para debater diretrizes e alinhar o trajeto da 30° Cavalgada de Imperatriz, que acontecerá no próximo dia 08 de julho.

Na ocasião, o coordenador do evento, William Cambuim, acompanhado de autoridades municipais, percorreram todo o trajeto da cavalgada, estabelecendo a função de cada órgão público no dia do evento com o intuito de promover uma festividade cada vez mais segura e organizada para a população.

Nesta edição, a concentração acontece na Rua Coronel Manoel Bandeira, e de lá, as comitivas sairão em ordem, percorrendo as principais ruas da cidade - Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e BR-010 - até finalizar no Parque de Exposições.

Estiveram presentes na reunião a Polícia Rodoviária Federal, Setran, Polícia Militar, Guarda Municipal, Cavalaria, além de outras autoridades. Para garantir a segurança de todos que participam do evento, neste ano terão pontos para coleta de vidros e atendimento emergencial com ambulância. Além disso, pensando também na proteção e integridade de crianças e adolescentes, serão fiscalizados quaisquer tipos de infrações, desde a venda e entrega de bebidas para menores a abusos de qualquer natureza.

O diretor do evento, William Cambuim, reforça o que foi discutido na reunião e a logística de organização para que a população tenha uma experiência positiva. ‘’Na ocasião, fizemos o roteiro onde será realizada a cavalgada, fomos aos pontos de concentração, ponto de desembarque, justamente para alinhar com as autoridades que irão fazer a segurança durante todo o percurso. Além disso, solicitamos que cada comitiva tenha um delegado para organizar a formação da sua comitiva, dos seus membros, e a comissão organizadora também vai fornecer dois delegados para cada bloco de comitivas para orientar e deixar o evento bem organizado’’, ressalta.

As comitivas serão avaliadas por juízes técnicos, que levarão em consideração a organização de cada equipe de um modo geral. Para a comitiva que ganhar o 1° lugar, o prêmio será uma Moto Honda Bros 0km. O 2° lugar, por sua vez, garante uma Moto Honda Pop 0km. Já o 3º lugar leva pra casa o prêmio de R$5 mil reais.

Sobre a EXPOIMP

Em sua 53ª edição, a Expoimp é a maior feira agropecuária da região e este ano acontece de 08 a 16 de Julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. A programação conta com cursos, palestras, oficinas, leilões, shows, rodeios, torneios e muito mais. Em 2023,  a Expoimp conta com o patrocínio da Suzano, Júpiter Internet, Fribal, Coca Cola, Matsuda, Porto do Itaqui e Grupo Mateus, e é realizada com apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, FAEMA, SENAR, SEBRAE e Grupo Mirante. A organização é do Sindicato Rural de Imperatriz com produção da Canal Grupo.

IDOMED Fameac e Prefeitura de Açailândia reúnem profissionais médicos da rede pública e promovem capacitação acerca da hanseníase

 


A Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac) realizou, nesta segunda-feira (26), a 1ª Jornada Médica da instituição. O objetivo é promover a capacitação dos profissionais médicos da região sobre a hanseníase, com detalhes que vão desde o diagnóstico até o tratamento da doença.

O evento nasceu de uma parceria entre a faculdade e a Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Saúde do Município, no intuito de capacitar ainda mais os profissionais de saúde da rede municipal pública, que participaram de um treinamento específico realizado durante toda a manhã.

Na oportunidade, estiveram presentes mais de 20 médicos da atenção primária à saúde e foram realizadas palestras com as professoras da instituição, Jullyana Teófilo (fisioterapeuta) e Madeline Porto (médica especialista em atenção primária à saúde), ambas com experiência na luta contra a doença, inclusive com atuação direta no Centro de Controle de Agravos de Hanseníase.

Durante a oportunidade, foram abordadas questões como o diagnóstico, tratamento inicial e avançado, as medicações, avaliação e acompanhamento do paciente, além da análise de reações e discussão prática de um caso de hanseníase.

“Nesse primeiro momento visamos reunir os profissionais para discutir a hanseníase, valorizando a educação e capacitação em saúde. Contamos com especialistas com ampla experiência no combate à doença para um bate-papo durante às quatro horas de treinamento”, explica a médica e professora do IDOMED Fameac, Carla Lopes, uma das organizadoras do evento.

A expectativa é que o evento siga no decorrer do ano, abordando novas temáticas.

27 de jun. de 2023

Iniciado o cadastramento de carroças para a cavalgada de abertura da 53ª Expoimp

 


Começou na manhã desta segunda-feira (26), o período de inscrições (cadastramento) para os condutores de veículos de tração animal (carroças) que pretendem participar da cavalgada de abertura da 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Os interessados devem procurar o Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), que funciona em salas anexas do Estádio do Frei Epifânio, das 8h às 12h munidos de documentos.

A coordenadora do DET, Terezinha Miranda explicou que as inscrições seguirão até o dia 5 de julho ao meio-dia. O passo seguinte será a participação obrigatória dos condutores de veículos de tração animal numa reunião com os servidores da Setran, um veterinário e Ministério Público.

“Faremos essa reunião com a participação de um veterinário que vai falar sobre a saúde animal, ocasião em que todos os condutores irão assinar um termo de responsabilidade para eventuais práticas de crimes e maus tratos aos animais”, ressaltou Terezinha Miranda.

Os adesivos de identificação das carroças serão entregues ao fim da reunião do dia 6. Uma das novidades deste ano é que os adesivos foram confeccionados em duas cores (não foram divulgadas quais), uma dessas cores é para o condutor que morar nas margens direita da BR-010 e outra para aquele que morar na margem esquerda da mesma rodovia federal.

“Aqueles que morarem na área das margens direita da BR-010 terão de sair do percurso da cavalgada logo ali na Terra Agropecuária (Avenida Getúlio Vargas, Entroncamento), enquanto que aqueles que morarem na região das margens esquerda da BR-010 terão de deixar o percurso na BR-010 próximo ao DNER”, explicou a coordenadora. Para cada região da cidade terá um adesivo de uma cor e só será permitida a participação na cavalgada das carroças que estiverem devidamente adesivadas.

Na edição da cavalgada deste ano está mantida a determinação de que cada carroça só poderá transportar quatro pessoas, incluindo o condutor.

“Sempre eu gosto de vir logo no primeiro dia por que sempre tem pouca procura e é melhor. Tem gente que gosta de deixar tudo para o último dia, mas eu prefiro fazer a inscrição logo para ficar tranquilo”, disse o condutor de veículo de tração animal Antonio Sousa Araújo. Ele já participa da cavalgada há muitos anos e disse que aprova a organização do evento para evitar, principalmente, casos de maus tratos aos animais.

“É lamentável que ainda tem muitas pessoas que não cumprem a lei, e os carroceiros são uma classe séria, mas por causa de uns todos pagam”, acrescentou.

Gilsivan de Sousa Santos foi outro condutor de veículo de tração animal que preferiu o primeiro dia de inscrições para garantir tranquilidade. O número de profissionais que procurou o DET para fazer a inscrição foi baixo, mas já era esperado uma vez que a tradição é deixar tudo para os últimos dias.

Segurança no São João: Equatorial Maranhão alerta para prevenção de acidentes na temporada junina

 


No período junino, há muitos arraiais espalhados pela cidade, tanto os realizados por prefeituras e  governo quanto os realizados por instituições e comunidades. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão chama a atenção para a prevenção de acidentes com energia elétrica e alerta sobre os cuidados que se deve ter com decorações e instalações elétricas. Nos arraiais é bastante comum o uso de bombinhas, rojões, fogueiras para aquecer os pandeirões e enfeites juninos como bandeirinhas e balões de papel. E diante dessas situações a regra mais importante é sempre manter distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a rede. Para a brincadeira não ser interrompida, segue as dicas:

  • Os foguetes e rojões, quando manuseado de forma inadequada, podem ocasionar interrupção no fornecimento de energia elétrica ou até acidentes fatais. O correto é comprá-los em lojas autorizadas e nunca soltá-los em direção às pessoas e nem na rede elétrica. 
  • As bandeirinhas juninas não devem ser amarradas na rede de telefonia, nem nos cabos de energia. Estes adereços devem ficar a no mínimo quatro metros de distância da rede.
  • Atenção com as instalações internas das barracas. Emendas nos fios, o uso de “T”s, e gambiarras em contato com material com alta carga incêndio como a palha que reveste as barracas, podem causar curtos circuitos levando a grandes incêndios. Nos casos de montagem de estruturas próximas a rede a elétrica, a dica é contratar profissionais capacitados e fazer o aterramento para evitar choque elétrico.

Ligações Provisórias

Para os ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.

A Executiva de Segurança da Equatorial, Leiziane Carvalho, chama atenção para que ninguém realize ligações clandestinas ou interfira na rede elétrica. “Apenas profissionais habilitados podem realizar essas atividades. Caso haja necessidade de colocar energia elétrica no seu evento ou ponto de venda, solicite uma ligação provisória de energia junto à Equatorial”, ressalta. Essa solicitação deve ser feita em um ponto presencial de atendimento da Distribuidora e o cliente deve informar a carga elétrica que vai necessitar (isso vai variar de acordo com a quantidade e tipos de equipamentos que vai utilizar) e apresentar os documentos juntamente com endereço completo e aguardar o prazo.

Atendimento

Durante os dias de festas, a Distribuidora estará com um plano operacional em ação que conta com mais de mil profissionais mobilizados para conduzir os atendimentos de forma mais ágil em caso de eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica, sobretudo nos locais dos eventos.

Além disso, o atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br. Em casos de necessidades os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

Outras orientações

A Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos como foguetes e rojões. Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, é necessário isolar o local e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro (193) e para Central de atendimento da Equatorial Maranhão 116. Nunca toque ou se aproxime de Cabos e fios partidos ou no solo. Eletricidade não é brincadeira, é coisa séria! Para a diversão ficar completa a brincadeira é feita com segurança.

26 de jun. de 2023

Etapa de matemática do Enem Action prepara estudantes para o exame de 2023


Entre as diversas disciplinas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a matemática é uma das matérias mais temidas e desafiadoras para os estudantes. Ao longo dos anos, ela se tornou conhecida por gerar insegurança e ansiedade entre os participantes. Para ajudar os estudantes a superarem essa dificuldade, iniciativas como o ENEM Action têm se destacado. O próximo simulado é uma preparação mais eficiente e direcionada para a prova de matemática do ENEM e acontece, de forma online, no dia 01 de julho, a partir das 13h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 12h do dia 27 de junho no site https://simuladaodoenem.com.br. 

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorrerá nos dias 05 e 12 de novembro de 2023. O número de inscritos para a edição deste ano já passa de 4 milhões, maior número desde 2020. “A parceria com instituições renomadas, como a Wyden, proporciona um suporte adicional, com abordagens didáticas e materiais de estudo de qualidade. O ambiente online contará com 30 questões objetivas que trazem temas do conteúdo programático da Matemática do ENEM. É importante ressaltar que, mesmo com a temida reputação da matemática no ENEM, é possível enfrentar essa disciplina com sucesso. A chave está na construção de uma base sólida de conhecimentos, na prática constante e na resolução de exercícios variados. Além disso, é fundamental contar com o auxílio de professores qualificados e recursos específicos que atendam às necessidades dos estudantes", ressaltou Ana Paula de Sousa Gonçalves, coordenadora do Enem Action. 

    

Ao realizar a prova, o estudante terá como devolutiva a correção comentada das questões, para que identifique pontos de melhoria e desenvolva o raciocínio lógico. A correção será divulgada no dia 07 de julho, às 18h, na página do Simuladão ENEM Action. Além disso, o participante que obtiver o melhor resultado terá, como prêmio, uma mentoria exclusiva de matemática, com um professor do ENEM Action. 

  

Nota do Enem 

  

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio, possibilita aos estudantes o ingresso em qualquer um dos programas de governo de acesso ao ensino superior. Já nas instituições privadas, é possível garantir condições especiais para todo o curso, conforme a pontuação obtida pelo estudante no exame. Na região, a Estácio e Wyden são exemplos de instituições de ensino que concedem aos candidatos benefícios para quem utiliza a nota para ingresso no ensino superior. 

  

  

Sobre o ENEM Action 

O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita de preparação para o ENEM. A partir de um simples cadastro, o usuário tem acesso permanente a apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas do ENEM de anos anteriores, workshop de redação, simulados e e-books que o permitem revisar o conteúdo programático previsto para o Exame Nacional do Ensino Médio.

21 de jun. de 2023

Caixa começa a cobrar Pix de pessoas jurídicas em 19 de ju




 
A partir de 19 de julho, as pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começarão a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa.

Em nota, o banco desmentiu falsas notícias que circularam nessa segunda-feira (18) de que a tarifação atingiria outros tipos de clientes. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança.

“A prática [tarifação do Pix para pessoas jurídicas] já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020”, justificou a Caixa em nota.

O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. O banco, informou a nota, mantém o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços.

Confira as tarifas de envio e recebimento do Pix para pessoa jurídica privada:


Pix transferência

•   Envio de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento
•   Envio entre empresas por chave Pix ou inserção de dados bancários
•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50

Pix compra

•   Empresa recebe Pix de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático
•   Empresa recebe Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento
•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Pix Checkout

•   Empresa recebe Pix de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico
•   1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Fonte: Caixa Econômica Federal


Suzano recebe 62ª Reunião Técnico-científica do PTSM

 


A Suzano recebeu na última semana, a 62ª Reunião Técnico-científica do PTSM - Nutrição e Fertilização Florestal. O PTSM – é um programa que desenvolve projetos de pesquisa com o objetivo de fornecer embasamento científico e técnico para a tomada de decisão operacional das empresas na área de silvicultura e manejo florestal. 

O encontro reuniu cerca de 80 profissionais de áreas técnicas, pesquisadores, operação e prestadores de serviço de empresas filiadas ao PTSM – inclusive a Suzano, com o intuito de divulgar e debater inovações tecnológicas relativas ao uso de fertilizantes convencionais e de fontes alternativas de nutrientes, bem como estratégias de racionamento de recursos vinculados à fertilização e nutrição florestal.

Durante o evento, que contou com mesas de debates com palestrantes, foram discutidos técnicas e equipamentos para aplicação de fertilizantes e bioinsumos, para o monitoramento nutricional e para a mitigação de deficiências nutricionais/perdas de produtividade, além de visita à Central de Corretivos e áreas operacionais e experimentais da Suzano. O evento é uma iniciativa do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF).

O gerente de Silvicultura da Suzano, Luis Carlos Morais de Abreu, destacou a importância do evento para a região “Sediarmos um evento como este é motivo de muita satisfação! Este encontro foi uma excelente oportunidade de compartilharmos experiências, realizarmos benchmarking e buscarmos novas soluções, tecnologias e inovações sustentáveis para o mercado florestal”, destaca.

A companhia aproveitou a presença dos palestrantes na cidade para proporcionar um ciclo de palestras na Universidade Estadual da Região Tocantina – UEMASUL. “A troca de experiências com os(as) alunos(as) da academia é uma oportunidade de aproximação da Suzano, ESALQ/USP e IPEF com este público que irá ingressar no mercado de trabalho”, destaca Alexandre de Vicente Ferraz, representante da IPEF.


Sobre a Suzano

Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de 'Renovar a vida a partir da árvore'. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br        


Como aquecer as vendas no comércio? Especialistas apontam que a experiência do consumidor é um dos fatores determinantes desse processo

 


Em 2023 toda empresa está de olho em uma coisa: faturamento. Mas para que isso aconteça existe algo que vem bem antes no processo e é um fator muito importante para que o comércio cresça: a experiência do consumidor.


Em Imperatriz, o maior centro de compras do centro da cidade, o Calçadão atrai os olhares dos consumidores pelas vitrines abertas, ou o tradicional locutor que anuncia as ofertas. Nos shoppings a estratégia de atração ao cliente também é a aposta nas vitrines e claro, a divulgação pelas redes sociais. Mas o que faz com o cliente efetue a compra é o atendimento.

A especialista em encantamento do cliente, Kátia Rocha explica que a experiência do consumidor pode ser influenciada por várias dores durante o processo de atendimento. “O consumidor que entra em uma loja não é recebido de uma maneira personalizada ou passa por uma jornada de encantamento, dificilmente será impactado a ponto de se tornar um consumidor fiel. As marcas precisam aprender a criar desejo através de experiências memoráveis para seus clientes,” disse.

Segundo dados do Stackla Reports, 70% dos consumidores dizem ser fundamental que uma marca ofereça uma experiência de compra personalizada para que eles realizem uma compra.

O encantamento ao cliente ligado a uma abordagem que ative os cinco sentidos, que crie memórias de longo prazo na mente e no emocional do público em relação a marca, torna o ato da compra em algo significativo para o consumidor.

Joanna Spindola, contadora, já viveu experiências boas e ruins na hora da compra, para ela o mercado precisa apostar mais na capacitação dos funcionários e entender o perfil do cliente. “Não é só preço baixo, é preciso qualidade e realmente o atendimento vem primeiro, a gente pode até saber o que vai querer comprar, mas um bom atendimento faz com que a gente compre e volte mais de uma vez ao local”, disse.

Ao visitar várias marcas como consumidora, a Kátia Rocha relata que para ela, as empresas precisam criar uma cultura de encantamento que norteia todas as ações internas e externas, desde a contratação até as ações de marketing. “Quando uma marca cria uma cultura voltada para o encantamento, ela constrói uma identidade única que captura o coração de todos que entram em contato com seus produtos e serviços, tornando-a “indispensável” no dia a dia dos seus consumidores,” reforçou Kátia.

Por que encantar?

Segundo Kátia, todos compramos para suprir desejos emocionais, seja de reconhecimento, pertencimento, aceitação, controle, segurança, liberdade, entre tantos outros, é o que a ciência afirma.

Em um mercado altamente competitivo, onde praticamente não existe um produto e serviço que não possa ser adquirido pelo cliente com as mesmas características, qualidades e valor similar ou mais baixo, a especialista explica que, “somente as marcas que souberem capturar o coração e vender significado conseguirão um lugar de destaque na mente do cliente, fazendo-os escolherem-na como a sua primeira e melhor opção.”

Clientes encantados tornam-se embaixadores da marca, defendendo-a, divulgando-a e persuadindo as pessoas que ama a fazerem parte da sua tribo. Elas são os maiores ativos de uma marca.

Queda no preço de automóveis não contempla todo o mercado



 O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou na última quinta-feira (25) uma redução no valor de venda de automóveis zero quilômetro. Isso será feito por meio de um desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e deve resultar em reduções de 1,5% a 10,79%, de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil. Para especialistas, a medida pode ter como resultado um aumento nas vendas de automóveis no país, embora não contemple toda a cadeia envolvida no setor.

Desde o início da pandemia de covid-19, a indústria de automóveis vem sofrendo para se recuperar de diversas intercorrências, como a crise na fabricação de chips e consequente falta de componentes de produção. Por isso, o anúncio do governo federal tem um efeito positivo na expectativa de diversas frentes do mercado. Para o presidente da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), Enilson Espínola Sales de Souza, “favorecer a indústria e, consequentemente, o comércio de carro zero km é muito importante. Por outro lado, a Fenauto espera que o governo olhe também para os revendedores de seminovos e usados, de modo a contribuir com a cadeia como um todo”, afirma. Ele lembra que, em um futuro próximo, esse impacto também poderá ser sentido no subsetor de seminovos na mesma categoria que está sendo contemplada agora, a de veículos mais baratos.

Medida pode reduzir taxa de desemprego

De acordo com a economista e professora do curso de Economia da Universidade Positivo (UP), Adriana Ripka, esse é o tipo de medida que pode contribuir para a recuperação econômica do país, gerando empregos, por exemplo. “A discussão feita pelo governo com representantes do setor de automóveis levantou uma série de possíveis medidas que não se resumem a reduzir os preços dos carros ditos populares, mas também a viabilizar o acesso a eles pela população menos favorecida por meio do crédito”, detalha. Esse movimento busca claramente uma retomada do setor. “De forma geral, as possibilidades mencionadas giram em torno de três questões principais: sociais, de eficiência energética e de densidade industrial”, completa.

Ela avalia que, em conjunto, essas medidas podem trazer formas diversas de aquecimento da economia, visto que dão estabilidade aos trabalhadores já contratados por essa indústria e, ao mesmo tempo, criam novos empregos. De fato, depois do anúncio feito pelo governo federal, três montadoras confidenciaram à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) que desistiram dos layoffs que estavam previstos. A afirmação foi feita pelo presidente da entidade, Márcio Lima Leite, durante o Dia da Indústria, celebrado na semana passada.

Mercado celebra decisão e busca se adaptar

Outra consequência imediata dessa medida pode ser uma nova onda de crescimento no número de financiamentos contratados no país. Para Luís Otávio Matias, vice-presidente da Tecnobank, especializada em tecnologia para registro de contratos de financiamentos, esse tipo de incentivo traz uma mudança de humor e senso de oportunidade dos consumidores. "Isso, por si só, já cria um estímulo para o mercado”, avalia. Ele ressalta que a forma como o incentivo será dado, privilegiando veículos com mais peças nacionais, é muito importante para um processo de reindustrialização. “A preferência para carros com combustíveis menos poluentes também tem um peso significativo para o estímulo à redução de danos ambientais”, comenta.

No novo cenário, com redução dos preços de automóveis, as concessionárias buscam alternativas para acompanhar a demanda. Segundo especialistas da Dealersites, startup que lidera a digitalização do setor automotivo no Brasil, a saída é apostar em sistemas híbridos, que têm o digital como pontapé inicial na jornada de compra. Essa tendência é alcançada a partir do trabalho de startups e empresas de tecnologia que trazem soluções para dentro dos processos, com aplicativos, sites responsivos, canais de atendimento ou assistentes virtuais. "A oferta de carros mais acessíveis e a competição acirrada entre montadoras traz um estímulo para dentro do setor e impacta diretamente nas concessionárias, que cada vez mais devem combinar elementos do mundo virtual com o do físico para personalizar a relação com o cliente", analisa Marcos Pavesi, head comercial da Dealersites.

O conceito de comprar e vender carros mudou muito nas últimas décadas. Se antes as concessionárias precisavam dispor de vários modelos de veículos, hoje, os vendedores vêem na internet uma forma de driblar a concorrência. Para Marcos Pavesi, o momento é de digitalizar as operações para acompanhar a evolução do mercado, com o foco na implementação de ferramentas que priorizam a inovação. "Ao longo da pandemia, as concessionárias precisaram dar passos largos rumo à digitalização para acompanhar a mudança de comportamento do consumidor, que agora passa cerca de 90% da jornada de compra em meios digitais", complementa.

14 de jun. de 2023

Muita energia e animação marcaram o Arraiá da Mira

 


O Arraiá da Mira 2023 encerrou sua edição com muita energia e cultura. O maior festival de quadrilhas do Maranhão aconteceu entre os dias 07 e 11 de junho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva em Imperatriz, e além de contar com o patrocínio da Equatorial Maranhão, este ano, o público aproveitou uma novidade: o espaço “Arena Equatorial”, que durante as cinco noites levou diversas atividades para o público, como sorteio de brindes, shows, comidas típicas e exposição de projetos.

Promovida pelo Grupo Mirante, a edição deste ano, teve como tema “Nordeste de Cores, Versos e Sabores” destacando as peculiaridades da Região Nordeste. O evento também contou com grandes espetáculos que consagram a iniciativa como o maior evento quadrilheiro do estado, promovendo lazer, impulsionando diversos setores da economia e reforçando a identidade cultural da região, importante pilar que está diretamente alinhado com a cultura organizacional da Equatorial Maranhão.

A distribuidora apresentou por meio da “Arena Equatorial” alguns de seus projetos, como o E+ Reciclagem - um stand com informações sobre a coleta de resíduos recicláveis que pode gerar bônus na fatura de energia; o E+ Educação - com a “Casa Eficiente” que demonstra de forma prática como funciona o consumo por eletrodoméstico de uma residência; e o E+ Economia - com troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED. Os visitantes também conheceram um pouco mais sobre o projeto E+ Mobilidade Elétrica através do carro elétrico disposto no local para demonstração e informações sobre a tecnologia dos veículos que não utilizam combustíveis fósseis para o seu abastecimento.

O Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Adailson Andrade ressalta a importância da participação da distribuidora no Arraiá. “É uma enorme felicidade ter participado de um evento que transmite uma energia contagiante e que reúne famílias em um ambiente cultural. Temos a alegria de poder contar com projetos que, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocina um momento que fomenta a economia e o lazer, além de podermos reunir toda a gama de projetos que são muito importantes para a região tocantina”, pontua.

Lei de Incentivo à Cultura

Anualmente a Equatorial Maranhão, por meio do seu programa de responsabilidade social, seleciona e patrocina projetos culturais aprovados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura via Secretaria de Cultura do Maranhão e este ano contou com o apoio da Associação Comercial Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII).

Durante a programação da 13ª edição do Arraiá da Mira, mais de vinte juninas se apresentaram no tablado. Quadrilhas de Estreito, Imperatriz, Balsas, Açailândia, Pinheiro e Bacabal receberam o apoio da distribuidora por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado, com destaque para as juninas Os Penetras, de Bacabal, Xodó Junino, de Imperatriz e São João do Serrado, de Balsas, que conquistaram o quarto, quinto e sétimo lugar na competição.

O representante da Junina São João do Serrado, Alexandro Pavanelo, agradeceu o apoio da Equatorial e comentou com alegria sobre apresentar-se no tablado do maior festival de quadrilhas do Maranhão. “O sangue de quadrilheiro escorre pelas nossas veias, esperamos muito por esse momento. Esse Arraiá tem o nosso respeito, pois é uma festa que se preocupa com os brincantes e com a cultura nordestina. Sabemos que o financeiro conta muita e a Equatorial está sempre de portas abertas nos ajudando financeiramente e nos apoiando para mostrar a emoção para o público”, enfatiza.

Só em 2022, a Equatorial investiu mais de R$ 18 milhões em patrocínios focados em levar cultura e lazer para a população maranhense. A Distribuidora é uma das patrocinadoras oficiais do São João do Maranhão, "O Maior São João do Mundo", que neste ano terá quase dois meses de festas, fomentando a economia e a cultura na capital e em vários municípios do estado. Durante as festividades, a empresa patrocina os arraiais e grupos de manifestações diversas que fazem mais vibrante a maior festa popular no Maranhão. A participação e incentivos fazem da Distribuidora uma das empresas que mais investe em cultura no Estado, contribuindo de forma significativa para a identidade e desenvolvimento do Maranhão.

Professora acadêmica e estudante universitário de Imperatriz estão entre os finalistas em premiação nacional estudantil

 


A professora Raiana Batista e o estudante Francisco Pereira Júnior, ambos da Facimp Wyden, são os finalistas do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB 2023 – 25 anos em ação), que reconhece os esforços em projetos desenvolvidos nos últimos anos no Brasil, gerando bem-estar socioambiental e sustentável nas comunidades.

Os finalistas são representantes do time Enactus Facimp. Neste ano, a equipe está concorrendo em três categorias diferentes na premiação nacional. São elas: ‘Professor Universitário do Ano’, com a professora conselheira do time, Raiana Batista; ‘Universitário do Ano’, com o estudante Francisco Pereira Júnior; e na categoria ‘College Community Challenge’, que valoriza projetos que trabalharam de forma inovadora os temas diversidade, equidade e inclusão nas comunidades. 

O estudante Francisco Pereira Júnior explica que, na categoria Universitário do Ano, além da análise da atuação individual positiva dos estudantes na comunidade, o engajamento (curtidas e comentários) dos vídeos de cada aluno no Instagram da Enactus Brasil (@enactusbrasil) também é essencial na escolha dos vencedores. Ele pede o apoio de toda a região tocantina para impulsionar o post/vídeo. As interações do público podem ser feitas até o dia 18 de junho.

"É extremamente gratificante criar algo que irá transformar a vida de uma comunidade e ser reconhecido nacionalmente por isso. O que é ainda mais incrível é testemunhar a alegria dos moradores ao verem os projetos sendo aceitos e em crescimento, além de perceber que, mesmo sendo estudantes universitários, temos a capacidade de mudar suas vidas", comenta Francisco.

DESTAQUE

Não é a primeira vez que a instituição se destaca na premiação. No ano passado, os projetos de reaproveitamento do caroço do açai desenvolvidos na comunidade Açaí Km 1700 conseguiram destaque internacional e participaram da premiação ‘World Cup Enactus’, em Porto Rico.

Todos os vencedores deste ano serão anunciados no ENEB 25 Anos em Ação, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Sinrural reúne órgãos públicos municipais para alinhamento da 30° Cavalgada de Imperatriz

 


Na manhã dessa segunda-feira (12), o Sindicato Rural de Imperatriz (SINRURAL), reuniu autoridades de diversos órgãos públicos municipais para debater diretrizes, ideias e novidades da 30° Cavalgada de Imperatriz, que acontecerá no próximo dia 08 de julho.

Nesta edição, a concentração acontece na Rua Coronel Manoel Bandeira, e de lá, as comitivas sairão em ordem, percorrendo as principais ruas da cidade - Luís Domingues, Amazonas, Avenida Getúlio Vargas e BR-010 - até finalizar no Parque de Exposições.

Para garantir a segurança de todos que participam do evento, neste ano terão pontos para coleta de vidros e atendimento emergencial com ambulância. Além disso, pensando também na proteção e integridade de crianças e adolescentes, serão fiscalizados quaisquer tipos de infrações, desde a venda e entrega de bebidas para menores a abusos de qualquer natureza.

Anualmente, a cavalgada conta com o apoio de diversos órgãos públicos, como a Polícia Rodoviária Federal, Setran, Ministério Público, Polícia Militar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, além de outras autoridades municipais.

O presidente do Sindicato Rural, Afonso Danda, fala sobre os preparativos para o evento e a importância do apoio dos órgãos municipais para o bom desenvolvimento da festividade. “Na reunião estavam presentes todos os órgãos públicos da cidade envolvidos na segurança, organização, vigilância para que a 30° cavalgada seja a mais organizada possível e eu agradeço todos os órgãos que se dispuseram a trabalhar em parceria com o Sinrural. Foi definida a função de cada um, desde horário, roteiro, onde ficarão os pontos de segurança, trajeto, organização das comitivas e os locais dos banheiros químicos. Além disso, também discutimos sobre os cuidados com os animais e sobre a limpeza pública durante todo o trajeto’’, pontua.

O diretor do evento, William Cambuim, reforça o que foi discutido na reunião para promover um evento cada vez melhor e a logística de organização para que a população tenha uma experiência positiva. ‘’Na ocasião foi apresentado o roteiro da cavalgada, todas a ideias foram aprovadas, tanto da formação do corredor da cavalgada até a chegada ao Parque de Exposições. Foi definido também o cronograma das barracas montadas ao longo da Getúlio Vargas, o que vai ser permitido, o tamanho da barraca e o horário de funcionamento na frente das empresas’’, ressalta.

As regras adotadas nas outras edições da cavalgada seguem as mesmas: é proibido tendas e barracas no trecho da Avenida Getúlio Vargas, a partir da Praça Brasil. A exemplo das outras opções, será cumprida a lei municipal n° 850/97 que determina em seu artigo 44 que é proibida a obstrução de passeio público e via pública, inclusive de tendas. Para quem optar por veículo de tração animal, é importante ressaltar que cada carroça só poderá transportar 3 pessoas, além do condutor, que também será responsabilizado em caso de maus tratos aos animais. A permanência de carroças é proibida nas proximidades da BR-010 e suas marginais.

As inscrições para a cavalgada, bem como o credenciamento das carroças, continuam abertas e podem ser feitas tanto por WhatsApp, através do número (99) 99180-3294,  quanto presencialmente, na secretaria do Sinrural, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em horário comercial (8h - 12h / 14h – 18h).

Em 2022, mais de 1.200 animais foram inscritos no evento e a estimativa para esta edição é de mais de 3 mil inscrições. No momento em que a inscrição é feita, os integrantes recebem o número correspondente à sua comitiva, e esse número vai ordenar a formação da cavalgada para que saiam de forma organizada. O evento conta com diversas empresas parceiras, que estarão premiando as comitivas mais organizadas e animadas.

Premiação – As comitivas serão avaliadas por juízes técnicos, que levarão em consideração a organização de cada equipe de um modo geral. Para a comitiva que ganhar o 1° lugar, o prêmio será uma Moto Honda Bros 0km. O 2° lugar, por sua vez, garante uma Moto Honda Pop 0km. Já o 3º lugar leva pra casa o prêmio de R$5 mil reais.