17 de out. de 2023

Onda de calor: Equatorial investe em ações de melhorias para evitar intercorrências no sistema elétrico por conta das altas temperaturas e elevado consumo de energia

 



Por conta das altas temperaturas percebidas no Maranhão, e em boa parte do País, a Equatorial Maranhão tem registrado um elevado consumo de energia elétrica em algumas cidades. Em Imperatriz, por exemplo, o consumo de energia elétrica atingiu seu pico nesta última semana, devido a onda de calor atual. 

De acordo com o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro, a média de consumo na região aumentou consideravelmente. ‘’A cidade de Imperatriz teve um aumento de 15% no consumo de energia, quando esperávamos um aumento de apenas 4%. Além disso, em Balsas, o aumento foi de 25%, um número ainda maior”, destacou Romeiro.

Ações para manter o sistema elétrico sob controle - Para manter o controle da situação e continuar fornecendo energia de qualidade, evitando intercorrências no sistema elétrico, a Equatorial Maranhão tem desenvolvido diversas estratégias operacionais. Quando os clientes consomem mais energia, fora do planejado, as subestações e transformadores podem sofrer sobrecargas. Para que isso não ocorra, a Equatorial realiza o monitoramento e acompanhamento dessas estruturas e realiza manobras na rede elétrica, que consistem em dividir cargas e manter a qualidade do fornecimento, sem que o cliente seja impactado.

Investimentos – Quando ocorre sobrecarga em um transformador que atende uma rua ou uma quadra, por exemplo, são realizadas obras emergenciais de ampliação de potência desses transformadores, substituição de cabos que possibilitam maior passagem de corrente para atender a essa necessidade de aumento de carga. Esses serviços de melhorias vêm sendo realizados ao longo do ano e já somam quase R$ 500 milhões.

Neste ano, somente na Região Sul do Estado, já foram investidos 88 milhões de reais em obras e manutenções para o sistema elétrico. Em Imperatriz, a Equatorial Maranhão fez um investimento de R$ 1,5 milhão de reais em ações de melhoria. A Distribuidora investiu em áreas de transformadores na região, realizou a implementação de mais podas para evitar interrupções no fornecimento de energia, além da substituição de condutores, ampliação da potência de transformadores, entre outras ações em prol de melhorias para a população.

Um exemplo desses investimentos, aconteceu no bairro Santa Inês, localizado em Imperatriz. Recentemente, o bairro recebeu a instalação de dois novos transformadores, além da implantação de mais postes de média tensão, tudo isso com o intuito de minimizar intercorrências que picos de consumo podem ocasionar na rede de energia.

Diante desse cenário, a Equatorial Maranhão também recomenda que os consumidores utilizem a energia de forma racional. De maneira simplificada o consumidor consciente pode seguir algumas dicas: evitar abrir e fechar a geladeira a todo instante, observar periodicamente a borracha de vedação; preferir lâmpadas de LED. Já para os aparelhos de climatização, como o ar condicionado, o recomendado é colocar a temperatura de 23º, além de optar por um com a tecnologia inverter. Para o ventilador, é imprescindível o cuidado com o uso excessivo, ao sair do ambiente, mantenha o aparelho desligado e evite o desperdício.

Tarifa social: Outra forma de economizar ainda mais, é cadastrar-se na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Equatorial Maranhão reforça que ainda existem milhares de famílias que possuem direito ao benefício e podem se cadastrar para receber descontos de até 65% na conta de energia. As informações sobre as condições e o cadastro estão disponíveis pelo WhatsApp (Assistente Virtual Clara) – (98) 2055-0116; Site: www.equatorialenergia.com.br;  Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e APP Equatorial.

Seguindo as dicas e orientações é possível aproveitar todo o conforto que a energia elétrica oferece, evitando o desperdício e adotando novos hábitos. Vale lembrar que é de suma importância praticar os hábitos de consumo consciente o ano inteiro, economizando e preservando os recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário