Mesmo em um cenário
de pressão inflacionária e ainda de pandemia, o Grupo Mateus comemora os
resultados obtidos em 2021. Pelo segundo ano consecutivo a companhia, que
acelerou sua expansão com a abertura de capital em 2020, registrou recorde de
faturamento. Com uma estratégia ousada de adensamento de rotas e ocupação de
novos estados do Nordeste, o Grupo inaugurou 44 lojas no ano passado.
Os resultados de
lojas já existentes somados à maturação das lojas recém-inauguradas, renderam à
empresa uma receita líquida de R$ 4,4 bilhões no 4T de 2021, um crescimento de
22%. Atingindo R$ 15,9 bilhões, a receita líquida do ano também
cresceu 28%.
Os números
positivos refletem a estratégia traçada pelo Grupo Mateus para ganhar
capilaridade em novas praças e fortalecer sua presença em estados originais, onde
já possui operações de varejo, atacado e eletro. Com planos de ocupar todos os
estados no Nordeste nos próximos 10 anos, a companhia – que tem a logística
como um dos seus pilares – possui 12 Centros de Distribuição, dois deles recém
implantados, um em Cabo de Santo Agostinho- PE e outro em Feira de Santana-BA.
Os CD’s, com localização estratégica, otimizam a operação, garantindo redução
de custos e maior competitividade de mercado frente à players do mesmo
segmento.
A multicanalidade e
o pioneirismo na oferta de serviços em suas lojas de atacarejo, também são
responsáveis pelo crescimento do Grupo Mateus e consolidação de mercado no
Norte e Nordeste. No 4T de 2021 o EBITDA ajustado totalizou R$
309 milhões, um aumento de 7%. No acumulado do ano, o esse indicador também
cresceu 11,8%, chegando a R$ 1,1 bilhão.
Com um
nível de endividamento líquido muito baixo (hoje a dívida representa apenas
0,14 vezes do EBITDA do ano), a empresa sofreu menos impactos com o aumento dos
juros, em oposição a companhias com maior endividamento líquido.
Recapitulando
momentos de destaque do ano passado, o CEO e fundador do Grupo Mateus, Ilson
Mateus, cita além da abertura de uma segunda loja no estado do Ceará, a
estruturação administrativa para avanço da empresa em estados novos do
Nordeste. “Em maio, chegamos a um novo estado, o Ceará, onde já operamos duas lojas
e, em agosto, anunciamos a criação da nova regional Nordeste, que levará nossas
lojas para Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Para dar suporte a essa expansão, trouxemos um time bastante qualificado, com
vasta experiência de mercado, e tenho certeza de que, juntos, conseguiremos
colocar em prática tudo o que imaginamos para a região e gerar mais valor para
nossos funcionários, acionistas e fornecedores”, afirma.
Em sua
divulgação de resultados do 4T 21, a Grupo Mateus também destaca o lucro
líquido obtido no período. Com um crescimento de 7,6% em comparação ao 4T 20, o
índice atingiu R$ 208 milhões. O lucro líquido ajustado do ano, desconsiderando
o efeito das despesas não-recorrentes, totalizou R$ 866 milhões, com um
crescimento de 11%.
“Pelo segundo ano
consecutivo, atingimos novos recordes em indicadores operacionais e
financeiros. Seguiremos com firmeza, sempre baseados nos pilares estratégicos
que nos trouxeram até aqui: Logística, como ponto central do negócio;
Multicanalidade e uma oferta de serviços superior em nosso setor, além, é
claro, da continuidade do foco na formação de pessoas e na geração de
oportunidades e desenvolvimento nas comunidades onde ingressamos”, concluiu o
empresário Ilson Mateus.
DESTAQUES
DO 4T 21/2021
· Abertura de 44 lojas em 2021, das quais 23
foram em 14 novas cidades;
· A receita líquida totalizou R$ 4,4 bilhões no
4T, um crescimento de 22%. A receita líquida do ano atingiu R$ 15,9 bilhões, um
aumento de 28%;
· O EBITDA ajustado do 4T totalizou R$ 309 milhões,
um aumento de 7%. No acumulado do ano, o EBITDA ajustado cresceu 11,8%, para R$
1,1 bilhão;
· O lucro líquido do 4T atingiu R$ 208 milhões,
um crescimento de 7,6% em comparação ao 4T 20. O lucro líquido ajustado do ano,
desconsiderando o efeito das despesas não-recorrentes, totalizou R$866 milhões,
com um crescimento de 11%.
O Grupo Mateus - O Grupo Mateus figura hoje no mercado como a maior rede varejista do Norte/Nordeste e a quarta maior empresa de varejo alimentar do Brasil. Presente nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia e Pernambuco a empresa atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento. Atualmente, o Grupo Mateus possui 214 lojas em operação, sendo 67 de varejo, 46 de atacarejo e 101 de eletro. Por estado, são 123 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 13 no Piauí, 2 no Ceará, 1 na Bahia e 1 em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário