Com projeto de educação financeira e empreendedorismo aplicado em sala de aula, a Escola Municipal Pedro Abreu, na Vila Fiquene, promoveu na última sexta-feira (24), a Feira do Empreendedor. Numa parceria com as famílias e participação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a Feira, disposta na pracinha em frente a unidade de ensino, comercializou itens como comidas, bebidas, acessórios, roupas e sandálias.
Ação fechou com chave de ouro as atividades propostas no semestre, com palestras em parceria com o SEBRAE, rodas de conversa e planos de aulas, com objetivo de desenvolver um consumo consciente, preparar os alunos para administrarem suas próprias economias e desenvolver habilidades e competências empreendedoras voltadas para a autonomia e protagonismo.
Ao todo, participaram da ação, 15 famílias e duas turmas do 9º ano. “Tivemos a ajuda do Sebrae com material pedagógico para desenvolver a disciplina com os alunos e famílias desde o mês de maio, tratando sempre do 'que é empreender?', da geração de renda e de levar uma alternativa de sustento para suas casa”, explicou o coordenador pedagógico, Paulo Santana.
A professora de geografia, Arlete Teixeira, que trabalhou o empreendedorismo em sala, observa: “foi bem interessante, pois os alunos vivenciam essa rotina no dia a dia, mas não tinham noção. Muitos têm pais que vendem pipoca, algodão-doce ou outros itens e não sabiam que isso era empreender. Depois de termos trabalhado em sala de aula, tirando dúvidas, eles conseguiram aprofundar-se no assunto e expor o que preparam na feira”.