29 de nov. de 2023

Escola municipal promove Feira do Empreendedor para comunidade

 



Com projeto de educação financeira e empreendedorismo aplicado em sala de aula, a Escola Municipal Pedro Abreu, na Vila Fiquene, promoveu na última sexta-feira (24), a Feira do Empreendedor. Numa parceria com as famílias e participação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a Feira, disposta na pracinha em frente a unidade de ensino, comercializou itens como comidas, bebidas, acessórios, roupas e sandálias.

Ação fechou com chave de ouro as atividades propostas no semestre, com palestras em parceria com o SEBRAE, rodas de conversa e planos de aulas, com objetivo de desenvolver um consumo consciente, preparar os alunos para administrarem suas próprias economias e desenvolver habilidades e competências empreendedoras voltadas para a autonomia e protagonismo.

Ao todo, participaram da ação, 15 famílias e duas turmas do 9º ano. “Tivemos a ajuda do Sebrae com material pedagógico para desenvolver a disciplina com os alunos e famílias desde o mês de maio, tratando sempre do 'que é empreender?', da geração de renda e de levar uma alternativa de sustento para suas casa”, explicou o coordenador pedagógico, Paulo Santana.

A professora de geografia, Arlete Teixeira, que trabalhou o empreendedorismo em sala, observa: “foi bem interessante, pois os alunos vivenciam essa rotina no dia a dia, mas não tinham noção. Muitos têm pais que vendem pipoca, algodão-doce ou outros itens e não sabiam que isso era empreender. Depois de termos trabalhado em sala de aula, tirando dúvidas, eles conseguiram aprofundar-se no assunto e expor o que preparam na feira”.

Suzano promove curso de formação em plantio florestal para impulsionar empregabilidade em Vila Nova dos Martírios e Açailândia

 



A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está oferecendo cursos de formação em plantio florestal em Vila Nova dos Martírios (Povoado Curvelândia) e Açailândia (Povoado 50° BIS). Ambas as iniciativas buscam preparar jovens entre 18 a 30 anos, residentes nas regiões, para ingressarem no mercado de trabalho.

Com 50 vagas disponíveis para cada localidade, o curso tem duração de 30 dias, com aulas aos finais de semana. Além do suporte técnico, a companhia oferece aos participantes benefícios como alimentação e material didático. As aulas iniciaram no último sábado (25) e visam capacitar homens e mulheres para atuarem no plantio florestal, atendendo às demandas das empresas que prestam serviços para a companhia nas operações florestais de Silvicultura.

A iniciativa da companhia prioriza moradores de áreas específicas, como Curvelândia e 50° BIS, e enfatiza a importância de promover oportunidades de formação profissional e técnica em locais estratégicos para as futuras operações florestais. Alinhada ao seu compromisso público em retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza, até 2030, a Suzano visa incentivar a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade em suas áreas de atuação. 

“Com essa iniciativa, a Suzano reforça seu papel na formação de futuros profissionais alinhados às necessidades do mercado, priorizando comunidades locais e fortalecendo sua atuação socialmente responsável”, destaca André Becher, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Adolescentes acolhidas pela Casa Doce Lar participam de palestra sobre direito da mulher e recebem doações

 



O curso de Direito da Facimp Wyden, por meio do seu Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), promoveu uma ação social direcionada às adolescentes atendidas pela Casa Doce Lar, em Imperatriz (MA). A atividade contou com palestras educativas sobre direitos das mulheres e a distribuição de kits de higiene bucal. 

A Casa Doce Lar é uma iniciativa da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, destinada ao acolhimento temporário de adolescentes em situação de violação de direitos e que, por isso, estão em medida protetiva. 

A proposta da iniciativa é proporcionar um ambiente familiar e de acolhimento, ainda que temporário, com atendimento personalizado, garantindo acesso à escola, a áreas de lazer e a centros médicos, além de uma rotina diária de serviços e alimentação, visando oferecer bem-estar às adolescentes.

Além das doações dos itens de higiene bucal, essenciais para a rotina das adolescentes, a manhã foi de muito aprendizado. “Tivemos a grata satisfação de dialogar e compartilhar informações sobre a evolução dos direitos da mulher, abordando temas como a Lei Maria da Penha e as recentes alterações no Código Penal relacionadas à importunação sexual. Essa experiência foi bastante enriquecedora”, explica Rosyvânia Araújo, professora de Direito da Facimp Wyden e uma das profissionais responsáveis pela ação social.

21 de nov. de 2023

Equatorial Maranhão promove mutirão de serviços gratuitos em Governador Edison Lobão

 



Os moradores do município de Governador Edison Lobão serão contemplados durante toda esta semana com o Mutirão de Serviços "Pelo Cliente Todo Dia", um conjunto de ações gratuitas oferecidas pela Equatorial Maranhão, com diversos atendimentos para a população. A ação teve início nessa segunda-feira (20) e se estende até a próxima sexta-feira (24), das 8h00 às 17h30, na Praça de Eventos Moisés Santos, localizada em frente à Câmara Municipal de Vereadores do município.

Na ocasião, serão oferecidos os serviços de negociação de débitos, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (programa do Governo Federal que garante descontos de até 65% na conta de energia das famílias de baixa renda), troca de lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes em funcionamento por lâmpadas novas de LED (que são mais econômicas), além de dicas de consumo consciente. Além do mutirão na praça, nossas equipes também estarão com serviços de podas de árvores e inspeções em medidores de energia elétrica na região.

Para negociar débitos, é necessário que o cliente esteja com documentos pessoais e a fatura de energia em mãos. Já para realizar o cadastro no Tarifa Social, é preciso estar com os seguintes documentos:

  • CPF, documento de identificação oficial com foto, ou ainda, o RANI (no caso de indígenas);
  • Número da conta contrato;
  • Número de identificação social – NIS e/ou o Código Familiar no Cadastro Único;
  • Número do Benefício – NB (em caso de família que possui Benefício de Prestação Continuada – BPC);
  • Relatório e atestado subscrito por profissional médico (em caso de famílias com uso continuado de aparelhos).

Em relação a troca de lâmpadas, é preciso que o titular da conta contrato tenha em mãos RG, CPF e a fatura de energia mais recente paga. Vale ressaltar que a Distribuidora tem atuado amplamente em diversos municípios do estado, realizando ações que garantem muitos benefícios para as famílias maranhenses. Neste mês de novembro, a Equatorial realizou o mutirão de serviços em diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e bairros da cidade de Imperatriz, como Santa Lúcia, Vila Cafeteira, Bom Jesus, e as ações continuam em outros bairros e cidades durante todo o mês.

E+ Comunidade

O Mutirão de Serviços "Pelo Cliente Todo Dia", faz parte do programa de Eficiência Energética (EE) da Distribuidora regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que tem atuado amplamente em diversos municípios do estado para garantir o fornecimento de energia elétrica e oportunidades de economia aos clientes. Com foco na colaboração mútua com a sociedade, as ações em prol dos clientes fortalecem o compromisso da Equatorial com a população maranhense.

Serviço:

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia

  • Quando: 20 a 24 de novembro;
  • Onde: Praça de Eventos Moisés Santos, Rua Urbano Rocha, 454 – Governador Edison Lobão – MA;
  • Horário: das 8h00 às 17h30;

Refrigerante “zero açúcar” é mais saudável?


 


Os refrigerantes sem adição de açúcar, popularmente conhecidos como "zero", estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, à medida em que os consumidores buscam opções menos prejudiciais à saúde sem ter que renunciar ao sabor das bebidas gaseificadas. Diante da crescente preocupação com hábitos alimentares e o aumento das taxas de obesidade e diabetes, essas bebidas têm se destacado como escolhas atraentes para aqueles que almejam diminuir a ingestão de açúcares e calorias. Mas será que esses produtos devem ser consumidos livremente, mesmo que sejam livres de açúcar? Quais são as diferenças em relação aos refrigerantes tradicionais? 

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Facimp Wyden, Bárbara Soares de Assis, explica que a diferença principal entre os refrigerantes tradicionais e os zero está na presença de açúcar. “Os refrigerantes ‘zero’ utilizam adoçantes artificiais para oferecer o sabor doce. Em função disso, eles podem apresentar diferenças sutis no sabor, na composição de ingredientes e geralmente possuem menos calorias do que os tradicionais”, enumera. 

EQUILÍBRIO

A nutricionista destaca a necessidade de equilíbrio no consumo de refrigerantes,mesmo na versão sem açúcar. Ela também ressalta a importância do acompanhamento regular de um profissional de saúde, que vai avaliar a quantidade adequada de refrigerantes e se realmente é seguro incluí-los em sua dieta. “Isso porque, embora possam ser uma opção com menos calorias e açúcar, os refrigerantes zero ainda contêm adoçantes artificiais e outros ingredientes que podem impactar na saúde”, orienta a especialista. 

Bárbara frisa, ainda, que não é correto afirmar que os refrigerantes sem açúcar são mais saudáveis. “O consumo excessivo de adoçantes artificiais também pode ter efeitos negativos, como o aumento das chances de desenvolver câncer, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, problemas dentários e ósseos em geral, uma vez que a bebida prejudica o cálcio dos nossos ossos, favorecendo a osteoporose. Por isso, a atenção e o equilíbrio na dieta são essenciais, priorizando o consumo de água e outras opções mais saudáveis", comenta a especialista.

E, para finalizar, é importante lembrar que o refrigerante não contém muitos nutrientes. Além disso, o problema não passa apenas pelo açúcar; em qualquer versão, a bebida possui uma quantidade elevada de sódio. O sódio em excesso prejudica a circulação sanguínea e causa retenção de líquidos. “Por isso, a recomendação é que tanto a versão tradicional quanto a ‘zero’ sejam consumidas na menor quantidade possível”, conclui.

16 de nov. de 2023

Escola Wady Fiquene comemora 35 anos de fundação

 



Há 35 anos atendendo alunos do bairro Nova Imperatriz, nos segmentos da pré-escola e Ensino Fundamental, a Escola Municipal Wady Fiquene celebrou aniversário, nesta terça-feira (14), com caminhada pelas ruas da comunidade e café da manhã para servidores e alunos.

A unidade de ensino vinculada a Secretaria Municipal de Educação (Semed), preparou o momento festivo com a participação da fanfarra da Escola Municipal Marly Sarney animando a comunidade. A escola acolhe mais de 550 estudantes com toda estrutura na área pedagógica, laboratório de robótica e biblioteca.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, destacou que a unidade de ensino, ao longo dos anos de funcionamento, tem contribuído de forma significativa para o crescimento da educação de Imperatriz. “A Escola Wady Fiquene vem transformando vidas de crianças e adolescentes ofertando conhecimento e grandes oportunidades”, afirmou.

A gestora, Cleomar Conceição, ressaltou: “somos gratos por comemor 35 anos de fundação. Junto com o apoio que temos da Secretaria de Educação, por meio do secretário José Antonio, temos valorizado o ensino, a aprendizagem dos nossos alunos, e o resultado é nossa evolução sempre. Nossa celebração é trabalhando para servir à comunidade e preparar o cidadão para vida em sociedade”, pondera.

Para estudante, Emilly Cunha Arrais, a escola representa um espaço de descoberta do aprendizado. “Estudo há três anos na instituição e a existência dela é essencial para meu futuro e formação. Temos acesso ao ensino, espaço de leitura e pesquisa e, principalmente, a robótica na escola”, diz.

IDOMED abre inscrições para residência médica em várias unidades do Brasil

 



O Instituto de Educação Médica (IDOMED) abriu o edital de inscrições para candidatos interessados nas vagas de residência médica nas especialidades de: Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. As residências têm variação de dois a cinco anos (dependendo da especialidade escolhida) e com previsão de início para março de 2024.  


O processo seletivo unificado oferta, ao todo, 46 vagas, em várias unidades no Brasil, entre elas Angra dos Reis (RJ), Iguatu (CE), Canindé (CE), Quixadá (CE), Açailância (MA). Há vagas reservadas para candidatos que se declararem negros (pretos e pardos) e pessoas com deficiência. 


Entre os diferenciais da Residência Médica IDOMED está a prática em serviços de saúde de referência e treinamento em Centros de Simulação Realística certificados pela American Heart Association (AHA); corpo docente e preceptores altamente qualificados; acesso a bibliotecas virtuais como Dynamed e EBSCO e mais de 25 anos de tradição no ensino da Medicina.  


Seleção 


A seleção ocorrerá em duas etapas, incluindo envio da documentação, prova online de múltipla escolha com monitoramento remoto e análise curricular. A aplicação da prova está prevista para acontecer em janeiro. Para acesso ao edital, o interessado deve acessar o site: www.econ.rio.br/residencia-idomed, fazer o cadastro e se inscrever no processo seletivo até o dia 8 de janeiro. 


“A residência médica é um período importante em que o profissional de saúde tem a oportunidade de combinar a aquisição de conhecimentos teóricos com a experiência clínica e tudo sob supervisão qualificada. O período da especialização possibilita ao residente, ainda, o aperfeiçoamento da competência profissional adquirida na graduação, trazendo o diferencial que a sociedade precisa de um médico”, explica Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED.

9 de nov. de 2023

7º edição da Feira do Açaí acontecerá neste sábado

 



A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai participar neste sábado (11), da Feira do Açaí das 9h às 18h, no povoado KM 1,700, realizada pela Associação Agroextrativista do Açaí. O evento já é tradição na região e acontece desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos, que apoiou o projeto na comunidade, que é reconhecida atualmente como uma das produtoras do fruto na região Tocantina.

De acordo com o secretário da Sedec, Wilson Filho, ajudar na ação é de grande relevância, pois fortalece e ajuda a manter algo já considerado da cultura local. “Esse festival envolve também a Fundação Cultural, envolve a limpeza, assim como também a infraestrutura. Todas essas secretarias dão suporte a esse trabalho tão lindo que só cresce a cada ano”, disse.

Como uma das programações da festividade, está imposta a degustação do açaí, assim como no ano passado. Na ocasião também serão apresentados um pouco do que é a fruta, sua relevância no meio ambiente e no que diz respeito a economia, visto que algumas pessoas comercializam o fruto.

O açaí é de origem brasileira e tem como nome científico Euterpe oleracea. O fruto nasce nas palmeiras da região Amazônica e tem aparência escura que varia entre o preto e roxo, é um caroço pequeno, mas considerado um alimento muito rico em calorias, antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. É utilizado na produção de bebidas, geleias, doces e sorvetes. Além disso, ajuda a prevenir o envelhecimento celular e mantém o organismo saudável.

Brasileiros que possuem ensino superior recebem 2,5 vezes mais que aqueles que têm apenas o ensino médio

 



A educação é um dos melhores investimentos que alguém pode fazer em si mesmo, proporcionando não apenas conhecimento, mas também oportunidades profissionais e pessoais. Com o fim do ano se aproximando, chegou a hora de planejar 2024. Para muitos, este é o momento ideal para decidir ingressar ou não em um curso de ensino superior. São muitas as vantagens para quem optar por fazer o investimento agora. 

De acordo com dados recentes do Censo da Educação Superior de 2022 no Brasil, aqueles que possuem ensino superior recebem, em média, 2,5 vezes mais do que aqueles que têm apenas o ensino médio. Além disso, os resultados da Pesquisa sobre empregabilidade do Instituto Semesp indicam que 82% dos profissionais que concluíram a graduação experimentaram melhorias tanto em suas carreiras quanto em suas vidas pessoais. Para aqueles que já estavam trabalhando durante a graduação, os salários aumentaram em até 135% após a obtenção do diploma. 

"O investimento em educação superior é uma escolha inteligente, proporcionando não apenas conhecimento, mas também oportunidades profissionais e pessoais inigualáveis", destaca Petra Fernanda, professora da área de Negócios da Wyden e especialista em economia. "Planejar a graduação a curto e longo prazo é essencial para evitar contratempos e desilusões no mercado. Antecipar-se é fundamental para sair na frente", acrescenta ela. 

Em pleno mês da Black Friday, a Wyden apresenta a "Best Friday Wyden", uma oportunidade exclusiva para realizar o sonho da graduação de forma acessível. A instituição oferece mensalidades a partir de R$109 durante todo o curso para graduações em EAD. Já para quem sonha com uma pós-graduação, os cursos estarão por R$119/mês no curso todo. Com a plataforma virtual de ensino, os alunos têm acesso a um ambiente de aprendizado interativo, promovendo interação com colegas e professores, além de uma experiência educacional de alta qualidade. 

"Oferecemos suporte acadêmico completo, integração aos processos acadêmicos, ferramentas tecnológicas e, acima de tudo, uma comunidade acadêmica acolhedora. Na 'Best Friday Wyden', proporcionamos uma curva de aprendizado bem avaliada, preparando nossos alunos para um futuro brilhante", enfatiza Paula Villarinho, Coordenadora de Captação da Wyden.

Para aqueles que desejam iniciar uma jornada educacional, a "Best Friday Wyden" é a oportunidade ideal. A oferta é válida até o dia 24 de novembro. Para se inscrever e garantir seu futuro promissor, acesse https://www.wyden.com.br/selecao.

5° Expo Indústria no Maranhão traz o futuro como temática principal

 



Dos dias 09 a 12 de novembro acontecerá a 5° edição da Expo Indústria, a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, realizada pelo sistema FIEMA, em parceria com o Governo do Estado, Sebrae/MA e que conta com o patrocínio da Equatorial. Cerca de 240 mil visitantes são esperados este ano no evento com mais de 200 expositores que terão a oportunidade de movimentar a indústria criativa do Maranhão, além de compartilhar experiências e promover conexões de negócios.

As empresas do Grupo Equatorial (Equatorial Maranhão, Enova e Echoenergia) estarão com stands durante todo o evento, recebendo os principais clientes e investidores maranhenses para tirar dúvidas e falar sobre o mercado geral de energia. A Enova levará as principais informações sobre o modelo de geração de energia solar, instalação de placas solares e as condições especiais que colaboram com a aquisição desta energia sustentável. Já a EchoEnergia, mostrará sobre a energia eólica e seus benefícios para os grandes negócios que queiram uma nova forma de economia e que se preocupam com o futuro do planeta.

Focada em trabalhar pelo cliente hoje e pelo futuro todo dia, a Equatorial Maranhão também estará recebendo seus clientes e apresentando seus projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento, como o de mobilidade elétrica, além de contar com consultores disponíveis para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela Distribuidora.

A Gerente de Relacionamento com o Cliente, Francila Soares, destaca a proximidade que o tema escolhido para esta edição da Expo Indústria tem com os valores da Equatorial. ”Tecnologia, inovação, sustentabilidade e esse olhar para o futuro com foco no social, são temas que estão entranhados no nosso dia a dia enquanto empresa prestadora de serviços. Por isso estaremos com um time de consultores prontos para apresentar nossos projetos, nossos canais de atendimento e reforçar ainda mais nosso compromisso com as energias limpas e renováveis, a mobilidade elétrica, a sustentabilidade e o atendimento de excelência”, comenta. Francila finaliza convidando todos os maranhenses a conferirem as novidades da Expo Indústria 2023 e prestigiar os stands do Grupo Equatorial.

A Expo Indústria 2023 terá como pilares temáticos o ESG, capital humano, tecnologia e inovação. O evento acontece de quinta a domingo das 17h às 22h no Sebrae Multicenter. A programação conta com palestras e conferências e possui vagas limitadas. Para mais informações acesse expoindustriama.com.br.

3 de nov. de 2023

Secretaria de Educação disponibiliza transporte público gratuito para estudantes no Enem

 



Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), disponibilizará gratuidade no transporte público na cidade, para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, no próximo domingo (05), e no dia 12 de novembro, que corresponde a primeira e segunda etapa, respectivamente.  

Os candidatos participantes das provas poderão utilizar o transporte coletivo a partir da apresentação da carteira estudantil, durante os dois dias dos exames.  A Secretaria de Educação compreende que este momento é importante para a vida de muitos alunos, quando estarão concorrendo a uma vaga no ensino superior. As escolas municipais também estão cedidas para realização das provas. 

Secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisou do compromisso da rede municipal de ensino com a realização do Exame de 2023. “Estamos atentos e concedendo total apoio disponibilizando escolas para aplicação das provas, além do deslocamento gratuito nos ônibus coletivos dos candidatos. Foi uma proposta prontamente aceita pela gestão municipal, que contribuirá para o crescimento da educação de Imperatriz. Espero que todos tenham uma boa prova”, comenta. 

O Enem

O Enem é uma prova realizada desde 1988, que avalia o desempenho dos estudantes da educação básica. A partir de 2009, passou a ser usado para acesso ao ensino superior. As notas do Enem são usadas para o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).  

Os estudantes fiquem atentos para os horários do Exame, os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, horário de Brasília. No primeiro dia, domingo (05), a duração vai até 19h; no segundo, até 18h30.

Evento enaltece Servidores Públicos e explora o papel da Justiça Federal na Agenda 2030 da ONU para um mundo melhor

 



Uma colaboração entre a Faculdade Facimp Wyden, por meio do curso de Direito, e a Justiça Federal, Subseção Judiciária de Imperatriz, promoveu um evento em homenagem ao mês do Servidor Público. O tema foi "A Relevância da Justiça Federal no Contexto da Agenda 2030 da ONU", e o público-alvo incluiu membros da comunidade jurídica da cidade, como estudantes, professores e profissionais da área.

O evento ocorreu no final do último mês e contou com palestras dos desembargadores federais Carlos Pires Brandão e Roberto Veloso, além do Juiz Federal Diretor da Subseção Judiciária de Imperatriz, Hugo Abas Frazão. As palestras focaram em discutir como a Justiça Federal pode contribuir em relação à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), um plano global que busca um mundo melhor para todas as nações e povos nos próximos sete anos.

"A importância deste evento para a comunidade acadêmica e a sociedade é inegável, pois um de nossos principais objetivos é promover a interação entre diversas instituições, garantindo, assim, o acesso à justiça e tornando-nos cada vez mais eficazes nesse propósito", comentou Jakeline Nogueira, coordenadora do curso de Direito da Facimp Wyden e uma das idealizadoras do evento.

Além da parceria no evento, as instituições também colaboram na movimentação processual do dia a dia, com estagiários do curso de Direito da Facimp Wyden participando ativamente e adquirindo experiência prática na área.