A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), vai participar neste sábado (11), da Feira do Açaí das 9h às 18h, no povoado KM 1,700, realizada pela Associação Agroextrativista do Açaí. O evento já é tradição na região e acontece desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos, que apoiou o projeto na comunidade, que é reconhecida atualmente como uma das produtoras do fruto na região Tocantina.
De acordo com o secretário da Sedec, Wilson Filho, ajudar na ação é de grande relevância, pois fortalece e ajuda a manter algo já considerado da cultura local. “Esse festival envolve também a Fundação Cultural, envolve a limpeza, assim como também a infraestrutura. Todas essas secretarias dão suporte a esse trabalho tão lindo que só cresce a cada ano”, disse.
Como uma das programações da festividade, está imposta a degustação do açaí, assim como no ano passado. Na ocasião também serão apresentados um pouco do que é a fruta, sua relevância no meio ambiente e no que diz respeito a economia, visto que algumas pessoas comercializam o fruto.
O açaí é de origem brasileira e tem como nome científico Euterpe oleracea. O fruto nasce nas palmeiras da região Amazônica e tem aparência escura que varia entre o preto e roxo, é um caroço pequeno, mas considerado um alimento muito rico em calorias, antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. É utilizado na produção de bebidas, geleias, doces e sorvetes. Além disso, ajuda a prevenir o envelhecimento celular e mantém o organismo saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário